Korg X50 o pequeno só no tamanho mesmo

Autor Mensagem
korgman
Veterano
# abr/07 · Editado por: korgman


Caros amigos do Forum Cifra Club...

Depois da grata experiencia obtida no show que realizei no sabado dia 14abr07 em Manaus, não resisti em escrever este tópico.

Como alguns amigos do cifra já sabem, eu faço parte da banda que acompanha os artistas do projeto Geração80, que são: Leo Jaime, Ritchie, Nazy, Marcelo Nova, Paulo Ricardo, Leoni, Dinho, Blitz entre outros.

Estes artistas sem reunem para fazer shows juntos, cantando cada um as musicas que fizeram sucesso na década de 80, e para cada um deste a sonoridade da banda tem que ser exatamente igual a sonoridade da década de 80, e os caras são extremanente exigente a este respeito...

Percebi nesta "remota e arriscada" possibilidade, ao testar pela primeira vêz o novíssimo Korg X50 no estúdio da Korg aqui no Brasil.

Percebi que sua semelhança sonora aos Triton "top de linha" é assombrosamente parecida, mesmo sendo um teclado de custo baixo e derivado da série Korg TR.

Devido a este fato, resolvir reprogramar um Korg X50, com combinações e splits semelhantes as que possuo em meu Korg Triton Stúdio, para fazer com ele, e apenas "só ele" um show com o projeto Geração 80.

Para isso finalizei cada uma das combinações equiparando a densidade entre os dois, utilizando o seu equalizador global, que está presente em todas as Combinações e programas deste aparelho, assim como as séries Korg triton Le e Korg Tr o possuem..

Equilibrei da mesma maneira com a qual ensinei em um outro tópico aqui no cifra ensinando a tecnica de timbrar este pequeno notável adequando os timbres a frequencia de resposta do sistema de som que utilizaria.

tópico Cifra Club relacionado - http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/155202/

Entretanto como não podia usar um PA tão grande para realizar esta calibragem, já que estava a 3 dias da da realização deste show.

Resolvi utilizar uma caixa Mackie que é utilizada normalmente em pequenos locações.

Pois ela não possui equalização, e desta forma seria mais facil equiparar as diferenças de ganho e equalização entre o Korg X50 e o meu Korg Triton Stúdio, e o foi fácilmente.. rápidao.

Rastreando cada uma das 3 frequencias que ele possui, e adicionando o ganho desejado a cada uma delas, inclusive utilizando o fator Q para um melhor posicionamento dos médios em cada uma das combinações que utilizei.

E lá fui eu com o pequenino X50 para Manaus tocar com o Geração 80 a tiracolo.

Realmente não fazia idéia de como a timbragem iria reagir naquele grande sistema de som. E com este trabalho para mim é importante, se não desse certo e o som gerado fosse "pequeno", com certeza o pessoal da gig iria reclamar com certeza... arrisquei muiiiito...

O resultado ao vivo naquele PA tão potente foi surpreendente, a qualidade nos acusticos.. nos synths. Graves, médios e agudos com fidelidade e cumprindo cada um o seu papel no espectro do som e com presença, que é o mais importante.. tocar e ser aúdivel por todos...

O tecnico de som deixou a equalização da mesas em flat.. e passei o som.

Acho inclusive que caprichei demais nos graves, talvez por medo, e isso me custou alguns estouros no monitor e no PA quando tocava mais forte as teclas.

Problema este facilmente resolvido pelo nosso tecnico de som, que atenuou os médios do meu canal e tudo ok

Ainda vou reequilibrar os graves de cada Comb no o equalizador master, para finalizxar este trabalho de edição, e aí nunca mais vou precisar reequilibra-los novamente.

Lembro que o Korg X50 vem com novas amostras, muitas delas extraidas das placas EXB-PCM que o Korg Triton Extreme possui..

piano acustico.. eletrico.. metais.. strings.. .synths etc. Estas amostras fizeram também a diferença e bem como a aproximação da fidelidade entre o X50 e os Tritons Top, mas o segredo realmente está no equalizador master..claro!!!

O mais importante foi ver a expressão dos artistas que inicialmente reclamaram no saguão do aeroporto de eu não ter levado o Tritonzão para o Show, e em seu lugar ter levado o que foi classificado como "essa coisinha" ... foi realmente divertido ver a expressão de todos durante a minha passagem de som.

Um teclado pequeno .. que desaparecia literalmente por sobre minha stay, e... fazendo um som gordo e brilhante daqueles he he he!!! gostei da situação

Parece que de hoje em diante vou poupar o meu Triton Stúdio nestas viagens longas.., aeroportos, com seus famigerados carregadores que não zelam pela integridade de nossos instrumentos caros, arremessando os mesmos na esteira de bagagens ou mesmo derrubando-os no chão.. longe de nossa visão.....

Vou de X50 a tiracolo, e o mais importante!!! ele vai comigo na mão em um bag, e cabe folgado no bagageiro acima da poltrona do avião ...

Nota importante: Informo que isto não é propaganda!!!, é apenas um depoimento de um tecladista que investiu em uma ideia barata.. arriscou... e ficou boquiaberto com o resultado.

Programando.. programando e programando.. claro!!!

Abraços a todos os amigos do Cifra Club

Áureo Galli
Bio - www.geocities.com/aureo59/menat.htm
korg@pridemusic.com.br

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/07
· votar


É, eu já ouvi falarem bem dele...
Se tiver como, posta algum som que você tirou nele, pra gente ter uma idéia do que você está falando...


Abraços.

JeffersonX
Veterano
# abr/07
· votar


Realmente parece ser muito show esse teclado. É incrível que muitos acham que para o teclado ser bom, precisa ser aquele trambolhão. Eu imaginei até a cena que o Korgman disse. Todo mundo olhando aquele teclado pequenino com aquele olhar : esse cara é louco? Vai tocar aqui com um instrumento ruim, brinquedo de criança e quando escuta o som ficam boquiaberto hehehe

Eu vi alguns vídeos e demos no site da Korg e parece ser muito show o teclado. Só acho que o preço dele aqui no Brasil pode ser mais barato, pois o valor que estou encontrando o Korg X50 é o mesmo do Roland Juno G que tem algumas funções a mais como sequencer, etc...

Poderia postar alguns mp3 com o som dele?
Abraço amigo

Joker
Veterano
# abr/07
· votar


é apenas um depoimento de um tecladista que investiu em uma ideia barata..

Nem tanto viu Aureo. O preço com que ele chegou aqui no BR foi um banho de agua fria em muita gente que estava esperando ansiosa pelo X50 (inclusive eu). Torço para que dê certo, testei-o e achei espetacular, mas o preço, confesso que acho exagerado. Seria para não canibalizar o X5D?? Aliás, o X5D ja nao deu o que tinha que dar?? Poderia ser substituido de vez pelo X50 e este ter o seu preço mais reduzido. Não sei, minha opinião só.

gustavorino
Veterano
# abr/07
· votar


Informo que isto não é propaganda!!!

uhum...

JeffersonX
Veterano
# abr/07
· votar


Nem tanto viu Aureo. O preço com que ele chegou aqui no BR foi um banho de agua fria em muita gente que estava esperando ansiosa pelo X50 (inclusive eu). Torço para que dê certo, testei-o e achei espetacular, mas o preço, confesso que acho exagerado. Seria para não canibalizar o X5D?? Aliás, o X5D ja nao deu o que tinha que dar?? Poderia ser substituido de vez pelo X50 e este ter o seu preço mais reduzido. Não sei, minha opinião só.

Falou tudo Joker!! Quando li sobre o X50 pensei que seria o substituto do X5D que já tem 10 anos de vida e custa na casa dos 2600. Só que fiquei assutado em ver um X50 a 3400 (isso pagando a vista a chorando desconto, porque o preço normal era quase 3900. Se fosse um workstation seria um preço aceitável, mas não tem sequencer.

Em timbres está todo mundo elogiando o poder dessa "maquininha", mas o preço tá puxado... Tomara que caia e muito.

korgman
Veterano
# abr/07 · Editado por: korgman
· votar


Caros Amigos Mauro Lacerda, JeffersonX e Joker

Agradeço o reporte de todos.. quando se trata em falar de sintetizadores pequenos.. o debate é sempre de "cachorro grande".

Isto porque um teclado top de linha é top de linha!! , não importa a sua marca, ele foi concebido para efetuar a tarefa a que foi destinado com sobra... É um teclado profissional e ponto final ,

Mas quando o mot de um assunto se refere a teclados de custo benefício competitivo, a coisa muda de figura, e entendo bem a posição de todos..

Entretanto abri este tópico para falar "apenas" de programação, ficarei no aguardo de outras questões tecnicas com respeito a edição, equilíbrio acústico etc.. com referencia ao Korg X50

Amigo Gustavorinho,

Tudo escrevi e escrevo desde que participo deste fórum a anos, tem mot o auxílio aos usuários da marca e interessados.

Tento usar meus 18 anos de experiência com teclados.. quebrando a cabeça.. para conseguir sempre o melhor resultado.

Nem que para isso tivesse que realizar uma experiência como esta.. e por sinal arriscada.. entretanto bem sucedida

Instante ao vivo, durante o solo da antológica "Sinca Chambord" sob os olhares do compositor.. Marcelo Nova.

http://www.geocities.com/aureo59b/manausabr07III.jpg
http://www.geocities.com/aureo59b/manausabr07.jpg

E assim tento dar minha contribuição, de maneira mais concreta, para os usuários que já possuem o X50, e para que saibam oque o teclado propicia resultados surpreendentes bastando apenas um único e simples ajuste...

Amostras em Mp3 para aferição de qualidade e bem como densidade sonora jamais irão exibir a qualidade de um timbre.

Afinal não fiz nada demais, apenas criei splits e equilibrei o som dos Combs com o equalizador Master, qualquer um pode efetuar os mesmos ajustes..

Basta ir a um revendedor Korg, sem nenhum compromisso.. pedir para o vendedor ligar o X50, "NO PIOR AMPLIFICADOR QUE A LOJA POSSUIR”, e efetuar os ajustes para perceber a flexibilidade do X50


Um abraço a todos os amigos deste forum

Dúvidas adicionais sobre o Korg X50 ou qualquer produto Korg entre em contato comigo através do e-mail

korg@pridemusic.com.br


Áureo Galli - Suporte SAC Korg
Bio - http://www.geocities.com/aureo59/menat.htm

JeffersonX
Veterano
# abr/07 · Editado por: JeffersonX
· votar


Sem problemas Korgman, eu entendi a sua intenção e achei bacana demais a iniciativa. Principalmente a parte que você citou do pessoal não por fé e fazer piadinha com o teclado por causa do seu tamanho. Parabéns mesmo! Isso demonstra que tamanho não é documento. O importante é o cara dominar os recursos do instrumento e ter boa técnica. Não adianta nada não saber nada e querer pegar um Triton Extreme achando que vai abafar. Lógico que tem muito mais recursos e ótimos timbres, mas irá ser somente isso.

O negócio mais é revolta minha, e acredito que do Joker e o Mauro com o preço praticado de teclados da Korg no Brasil. Acho muito elevado. Muito mesmo. Uma pesquisa breve que fiz aqui na net, vi por alto que o X50 lá fora custa 699 e 899 dolares. Um Roland Juno D achei por 599 a 700 dolares. Pelo fato desse Korg ser mais novo (lançado em poucos meses atrás e o Roland Juno D é de 2004) e me aparenta ter alguns recursos a mais, principalmente a síntese HI do Triton, acho a diferença justa. Então pela lógica deveria ser mais ou menos o preço do X5D aqui, que achei por absurdos 2800 reais, já que é um teclado com mais de 10 anos de estrada.

Se hoje eu tivesse na mão 3800 pra comprar um teclado novo dessa categoria, iria na loja, testaria um Korg X50, acharia legal, mas pegaria um Roland Juno G sem sombra de dúvida, pois teria em mãos a mesma síntese do Fantom, sequencer, mais knobs de edição em tempo real, mais opções de edição musical, workstation com suporte a gravação de áudio de 4 pistas, D-Beam e outros recursos amais pelo preço equivalmente ao X50.

Como você disse essa parte de custo x benefício é fogo, a briga é feia mesmo e agente que compra que só tem a ganhar. Mas o meu sonho de ter um Korg ainda está longe de ser realizado com esses preços praticados no Brasil.

R Santiago
Veterano
# abr/07
· votar


korgman

Essa questão do equalizador, na minha opinião é o grande diferencial da Korg. Na verdade os efeitos em geral mas principalmente o EQ.
O X5D apesar de não ter um Equalizador Master, tem um dentro do pacote de efeitos e eu utilizo ele bastante, principalmente para os pianos, melhorando e muito o som deles.

Tenho interesse em trocar o X5D no X50, mas isso é para o futuro...

korgman
Veterano
# abr/07 · Editado por: korgman
· votar


Não Há Problemas Jefferson,

Entendo seu ponto de vista e o respeito.

Afinal o teclado escolhido é a extensão de nossos braços, e reflete exatamente a nossa musicalidade.

No meu caso.. e isto é a minha opinião pessoal apenas.. Depois do aparecimento da série Triton.. e depois o seu "filho" Triton Stúdio, não encontrei nada no mercado que me propicie a qualidade sonora densidade e bem como ferramentas de edição de audio sequenciamento, que me ajude tanto em minhas apresentações e gravações, antes dele apenas o Ensoniq TS12 me trazia tanto prazer assim.

Exceto agora o Oasys que está longe de minhas posses, e.. este pequeno gigante Korg X50..

Korg X50 que apartir de hoje faz parte de minha bagagem para estas terríveis víagens de avião.

ÁUDIO E SEQUENCER??

Claro que possuo alguns clicks para disparar ao vivo, quando levar o Korg X50, transformo estes padrões wav do Triton Stúdio para Mp3/340 Kbits.. e os disparo com meu mp3 player, já devidamente conectado á mesa com extensão para o baterista

O tecnico dá uma equalizada no áudio e bingo.. pacote economico completo.

valeu e um abraço meu amigo..

Korgman

korgman
Veterano
# abr/07 · Editado por: korgman
· votar


Caro amigo Santiago,

O Korg X5D é um ótimo produto conforme afirmei antes, com certeza é possivel utilizar um eq sacrificando o módulo de efeitos, muito embora voc~e perca um efeito, mas era uma maquina muito competente.

Entretanto ele ficou 10 anos no mercado, e seu sistema gerador de sons e amostras iguais as X e N acabou por se desatualizar com o tempo.

Já no X50 tudo é novo sistema gerador e amostras da série triton, colocou este teclado como um equipamento a ser utilizado pelos próximos 10 anos com certeza!! neste segmento de mercado..

Afinal densidade é dtudo, e o musico só percebe isso quando está tocando ao vivo junto com uma banda completa e percebe que os timbres de seu teclado "não desaparecem" no meio do show..

E não adianta aumentar o ganho!! quanto mais aumenta.. mais racha, e densidade nada!!!

Com o X50 não tive este problema durante esta apresentação, muito pelo contrário, tive que controlar o ganho para não incomodar a galera, afinal, leval é level e deve ser respeitado..

Qualquer dúvida adicional entre em contato comigo no e-mail korg@pridemusic.com.br, este é o e-mail do serviço SAC Korg, use-o ele serve para isso mesmo.

Atenciosamente

Áureo Galli - Korgman

Eder Muchiutti
Veterano
# abr/07
· votar


korgman
a grande questão do pessoal não é a comparação entre o X50 e o Juno-G, e sim a diferença gritante de preços. É revoltante! Lá nos EUA um Juno-G custa quase US$1000 AQUI e um X50 custa US$700 NA MESMA LOJA. São US$300 a menos.
E por que o X50 aqui no Brasil tem preço até superior ao Juno-G? Essa é a explicação que todos queremos pra acalmar nossa revolta.

E a mesma situação se repete com todos os teclados da Korg em relação a TODAS as outras marcas.

Repito que não estamos discutindo qualidade do equipamento ou se ele vale o que custa, apenas comparando FATOS e PREÇOS com os concorrentes.

R Santiago
Veterano
# abr/07 · Editado por: R Santiago
· votar


korgman

Blz!

Quando tiver mais folgado, eu penso em trocar num X50. (Tenho o manual dele e vi a potencia! )
Quem tá acostumado com a resposta dos KORG no palco não quer trocar. O X5D mesmo tem um ganho e tanto.

O X5D só não é perfeto, para mim, porque não tem Portamento e (uma pena...) A falta do filtro de Ressonância eu supri com a ressonância do Overdrive. Ai deu para criar um timbre de Moog simulando o controle de cutoff pela modulaçao. ficou legal. Se tivesse portamento ficaria 100%.

fábio_soul
Veterano
# abr/07
· votar


korgman

Mas você acha que o X50 supera o TR?

JeffersonX
Veterano
# abr/07 · Editado por: JeffersonX
· votar


a grande questão do pessoal não é a comparação entre o X50 e o Juno-G, e sim a diferença gritante de preços. É revoltante! Lá nos EUA um Juno-G custa quase US$1000 AQUI e um X50 custa US$700 NA MESMA LOJA. São US$300 a menos.
E por que o X50 aqui no Brasil tem preço até superior ao Juno-G? Essa é a explicação que todos queremos pra acalmar nossa revolta.


Isso mesmo que eu queria falar, mas talvez não soube me expressar bem. Quem sou eu pra discutir a qualidade de um teclado com um cara com a história que Korgman tem na música. O cara conhece muito e principalmente de som. Tem muito "músico" que só quer se preocupar com a marca do instrumento, tocá-lo e olhe lá se preocupa com a qualidade do amplificador. Músico pra mim tem que sempre procurar ser completo nesse quisito. Tem que se preocupar com detalhes que juntos podem fazer a diferença. Tenta sempre fazer que o som tirado do instrumento seja fiel e o melhor possível.

O que eu e os outros queremos é uma explicação do porque teclado da korg aqui no Brasil é tão caro. Tenho certeza de que se o preço fosse equivalente aos outros teclados como Roland e Yamaha, seria muito mais comum ver a galera com Korg do que vemos hoje.

Repito, sou doido pra ter um Korg. Eu tenho esse sonho desde meus 13 anos, quando literalmente andava de um lado para outro com um teclado Yamaha debaixo do braço pra tocar com os meus coletas. Um dia vi um Korg. Que show de máquina! Não lembro muito bem qual era, mas era um sintetizador de 61 teclas. A menina que era dona dele tocou e fiquei de cara!! Nesse dia era um trabalho de literatura e a professora pediu para quem tocava, levar os instrumentos e tocar músicas durante a apresentação.

E fiquei muito empolgado antes mesmo dessa declaração do Korgman, só de ver alguns vídeos, relatos na internet e demos em mp3. A qualidade do X50 parece ser muito alta para sua categoria. A síntese HI do Triton faz a diferença. Pra mim o X50 é um o "Pequeno" valente dos teclados, pois quebra o paradigma de que para o teclado ser bom, tem que ser grandão. Olha lá o cara com aquele teclado sumindo atrás da Stay!! Que brinquedo de som que deve ser aquele... Aí solta aquele string cheio e expressivo e os mesmos caras ficam de boca aberta... Deve ser emocionante para um músico passar por essa situação!!

Mas ao ver o preço foi um banho de água fria por conseguir ser mais caro que o Juno G que é uma workstation.

korgman
Veterano
# abr/07
· votar


Caros Amigos,

Reiterando o que disse anteriormente, gostaria que este tópico que criei fosse voltado exclusivamente para dicas e tecnicas de edição para o Korg X50

Afinal criei este tópico com este intuito, quem quiser debater asssuntos como mercado etc.. , sabe que possuem a liberdade democrática de criar um forum específico para si .. criar seu assunto específico... e debatê-lo como desejar..

OK??


Santiago

Com certerza o After touch faz falta no X5D assim como o portamento, e que hoje são itens corriqueiros em qualquer sinth.. evolução meu caro precisamos dela também nos teclados baratos..

Em 1983 eu adquiri um poly 800, imagine que para ter a força de dois osciladores em um preset, eu só poderia tocar quatro notas por vêz, imagine a dificuldade que era tocar um C7 teria que esquecer o baixo da mão esquerda para complementar o acorde.. coisas do início da era dos teclados hew he he..

O M1 por exemplo possui 4.500 eventos em seu sequencer se não me engano.., dava para tocar uma musica apenas, e se exagerasse nas notas que ria tocar em conjunto com o sequencer começava a sumir instrumentos no meio da sequencia.

E na época o M1 além de ser o primeiro workstations do mundo éra o sonho de consumo de todo o tecladista..

Hope um Korg TR dá um banho de polifonia e capacidade de sequenciamento no M1... é a evolução tecnológica ao nosso serviço..


Fabio Soul

X50 Versus TR.

O X50 é derivado do TR, apenas não possui sequenciador, e opção sampler.

As amostras são as mesmas, basta observar a lista de multisamples indo em qualquer Program no parametro Basic selecionando uma amostra inical e apertando CATEGORY.. exatamente as mesmas amostras.

Um produto específico para cada tipo de usuário

JeffersonX
Veterano
# abr/07 · Editado por: JeffersonX
· votar


sabe que possuem a liberdade democrática de criar um forum específico para si .. criar seu assunto específico... e debatê-lo como desejar..

Ok. Um tópico foi criado para não desviar o assunto deste.

korgman
Veterano
# abr/07
· votar


Outro Fato ineressante em relação a equalização que realizei, foi ter equilibrado todos os combs que criei em uma caixa Mackie sem equalização propria, e com certeza esta escolha muito ajudou neste ajuste.

Entretanto não sabia se tal equalização poderia surtir um bom efeito em um grande PA.

Por isso acrescemntei um pouco mais de grave, que agora percebo que não foi necessário,

Então registro aqui que quando o equilibrio no equalizador master do X50 for efetuado em caixas semelhantes, o resultado em PA grandes ou mesmo sistemas de som de bares será satisfatório.

Na verdade i timbre já vem pronto de fabrica, a excessão que ele está equilibrado para monitores de referencia, e por isso soam como se sivesse mesnos ganho..
A bem da verdade eles estão de certa forma atenuados, e com um bom ajuste ficam extremamente encorpados e brilhantes.

Outra dica aproveite sempre um comb básico como ponto de partida para um comb, com o exemplo do comb A000 que é umpiano com cordas, ele pode ser um bom ponto de partida para a criação de um piano eletrico ao bom estilo Tines com cordas.

E obviamente o ajustes do equalizador master claro

Áureo Galli - Suporte SAc Korg

R Santiago
Veterano
# abr/07 · Editado por: R Santiago
· votar


korgman

Essa dica das COMBI eu faço! Eu até brinco que os engenheiros da KORG são fãs de Sherlock Homes, pois eles deixam "pistas" p gente desvendar e desenvover idéias nas COMBIs e tb nos PRESETs. Crieu um timbre para TIME do PINK FLOYD a partir de uma COMBI que tinha o PRESET Haven Piano somado a uns pads com delay. Dei apenas uma regulada e ficou muito legal! Bem ao estilo Pink Floyd ao vivo.

korgman
Veterano
# abr/07 · Editado por: korgman
· votar


Caro amigo Santiago ,

Congratulações, você acertou na mosca meu velho..

Está correto quanto a sua recem batizada sigla "SESH" - Sintese de Edição Sherlock Holmes, he he he..Gostei do termo que atribuiu a isto!!

Realmente basta dar uma navegada pelos Combs do X50.. TR.. Le... Triton Extreme, para descobrir Combs, fantásticos que podem ser utilizados como ponto de partida. Para a edição de várias combinações para temas já conhecidos ou para criação.

Foi exatamente assim que realizei a procura e a criação dos combs que uso com o pessoal do Geração 80, conforme contei no início deste tópico.

Outra dica interessante para a musica TIME, que também toco com minha banda de classic Rock aqui em São Paulo.

Banda Alkatraz - http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=17114538

É que no Chorus desta musica, eu utilizo um program com vozes femininas.

Quando chega a hora de utilizar este program de voz que está "Escondido no comb!!”, eu me utilizo de um dos quatro botões de “CONTROLE DE TEMPO REAL”.

Onde préviamente já havia editado e atribuido para este botão a função midi control 07 “volume” individual.

E com isso tenho controle de volume exclusivo deste Program de voz, criando com isso fades incríveis durante a execuçao desta musica ao vivo, e "Sem alterar os outros integrantes deste comb"

Aha!! você pode escolher se quer que o volume deste program dentro do Comb fique zerado ou graduado para volume desejado, assim toda a vêz que acessar a combinação, o valor do volume do program editado estará na posição que foi ajustada.

Basta para isso ajustar o botão de controle em tempo real para a posição desejada. Salve em seguida o Comb,e com isso ficará registrada a ultima posição que você ajustou o botão, ou os quatro botões claro!!.

Assim sendo quando acessar o Comb, basta acionar este botão para graduar o volume como desejar, sendo possível atribuir outras funções para este botão e bem como qualquer um dos quatro BOTÕES DE CONTROLE DE TEMPO REAL.

Muitos combs já vem com funções específicas para estes quatro botões, como por exemplo vários timbres de órgão vem atribuídos acessos aos drawbars mais usados para o estilo e bem como o controle da velocidade do rotor do leslie, basta acessar os combas e acionar os botões em tempo real para verificar que em cada combinação existe uma “surpresa” editada para eles..

È como você disse..Sherlocl Holmes he he he!!!.

TUTORIAIS DISPONÍVEIS PARA OS USUÁRIOS X50 DO CIFRA CLUB

EDITANDO BOTÕES DE CONTROLE DE TEMPO REAL
EDITANDO O EQUALIZADOR MASTER


Informo criei estres dois tutoriais que ensina a fazer esta operação de ajuste de botões de controle para tempo real, para controle de volume específico em um program personalizado, e també como utilizar o equalizador master do Korg X50.

Caso alguem queira recebê-los gratuitamente, entre em contato fazendo a solitação através do e-mail do

Serviço de SAC Korg - korg@pridemusic.com.br.

Até mais Galera

Áureo Galli – Suporte SAC Korg
Bio – http://www.geocities.com/aureo59/menat.htm

JeffersonX
Veterano
# abr/07 · Editado por: JeffersonX
· votar


Ok. Editado...

korgman
Veterano
# abr/07
· votar


Ola Jefferson,

Espero que os tutoriais exclareçam estas duas tecnicas de edição, importantíssimas para se tocar ao vivo.

Por favor caso tenha mais questões, mande-as para mim.


abraços do amigo...

Áureo Galli - Suporte SAc Korg
Bio – http://www.geocities.com/aureo59/menat.htm

JeffersonX
Veterano
# abr/07
· votar


Ok. Apesar de não ter um Korg, será de bom proveito. A parte da equalização vou aproveitar no meu Roland, pois as opções são muito parecidas.

Uma pergunta, o Korg X50 tem um software de edição e configuração? Como estou mais acostumado com a Roland, vou fazer um paralelo entre as funções para ilustrar melhor o cenário.

No Juno D Editor, eu posso configurar os patches do teclado, criar e editar performances. E junto tem o Roland Librarian que me permite onde exporto para um arquivo os patches criados, bem como performances. Com isso, posso por exemplo, mandar esse arquivo para você (ele é um .jul. No Juno G é .JGL) e você abre este arquivo no programa. Aí basta mandar enviar as informações para o teclado para ter os patches e performances que criei.

O X50 dá pra fazer algo parecido? Que mais dá pra fazer?
Se puder fazer algo assim, seria legal que, por exemplo, alguém criasse no 4shared ou em outro lugar, um diretório para compartilhar patches criados pela galera aqui do fórum (no Korg chama-se patch também?)

Também queria que fosse explicado o que é um Program, Multi e Combi nos teclados da Korg, pois como eu disse, estou acostumado com Roland, mas gosto de saber desses detalhes de outros equipamentos.

Obrigado e até mais.

R Santiago
Veterano
# abr/07
· votar


korgman
Está correto quanto a sua recem batizada sigla "SESH"

Haaaaa! Essa sigla ficou legal!
Mas é isso mesmo. Em alguns tópicos sobre o X5D ou Korg em geral sempre falei sobre essa questão da KORG mostrar o caminho e deixar o resto com a nossa criatividade. E como o poder de edição dos KORG são muito bons então haja madrugada!!!!!!!

Esse sistema para controle em tempo real deve ser muito bom mesmo. Pena que não da para usar no X5D... Nesse caso eu abuso do controle de Modulação...

korgman
Veterano
# abr/07
· votar


Caro Amigo Santiago,

Concordo com você , haja madrugas para procurar combs com a memória que este X50 tem he he he!!

Entretanto se quiser ler os dois tutoriais , envie um e-mail para mim que eu enviarei para voce.

Abraços do amigo

Korgman

korgman
Veterano
# abr/07 · Editado por: korgman
· votar


Olá Jefferson,

Agradeço seu novo contato, informo que mesmo que você utilize os ensinamentos de Eq para seu teclado, diferenças no áudio serão audíveis...

Pois é histórico que a forma com que a Korg e Roland processam o som interno de suas maquinas, e bem como possuem amostras (tones / multisamples) diferentes, e só perceptíveis quando ouvidos em um mesmo sistema de som em flat.

Com isso penso eu que as frequencias de rastreio que irá encontrar serão com certeza bem diferentes.

Levando em consideração que a unica maneira para fazer este ajuste em seu teclado é sacrificando um efeito, justamente aí que está o X da questão.

Isto porque o Master Effect do X50 e Korg TR possuem um roteamento similiar ao parametro Finalizing dos gravadores digitais Korg D4 e D32X entre outros.

O que faz muita diferença, pois o o efeito de inserção somado aos dois masters Fx do X50/Korg TR, após processarem e alterarem o sinal, são a seguir routeados para o circuito e processamento do Eq master, o que produz uma espacialidade sonora global muito mais precisa e bem como presenças e encorpado inpressionantes.

Entretanto se estas instruções lhe forem úteis, ficarei contente por tê-lo ajudado.

SOFTWARE EDITOR KORG X50

O Korg X50 possui sim um editor poderoso, e o CD der instalação vem na caixa do aparelho, ovocê deve conectar o X50 via USB ao PC.

o abrir o software com o X50 conectado ele já irá carregar os programas contidos no X50, e após estes 15 segundos, voce já poderá efetuar as edições que desejar no X50 através do PC.

Edições como, Programas, os multisamples (tones), e o combinações , criar novos padrões de arpegio, editar kits de bateria e muito mais

Um software com visual ergonomico, fácil de navegar e muito bonito, veja o link abaixo:

Software X50 - http://www.korg.com/service/downloadinfo.asp?DID=1223

VÍDEO DEMONSTRAÇÃO E DEMOS EM MP3 DO KORG X50

Abaixo um video com o especialista da Korg na feiraNann realizada meses atraz e bem como as demos em Mp3, uma delas é exatamente a mesma do Korg TR.

Vídeo Demosntratico especialista Korg EUA

http://www.clicklive.com/KorgUSA/sniffer/X-50/results.html?os=Windows& osv=98&br=MSIE&bv=5&java=true&wm=6.1.5.130&rn=false&qt=undefined&fl=4. 0&rate=25.3


Demos em Mp3

http://www.korg.com/downloads/mp3/TR/OutOfTheBox.mp3

http://www.korg.com/downloads/mp3/TR/OutOfTheBox.mp3

http://www.korg.com/downloads/mp3/X50/X50_RDEUpdates.mp3

Atenciosamente

Áureo Galli - Suporte SAC Korg
Bio - www.geocities.com/aureo59/menat.htm

Couto
Veterano
# abr/07
· votar


JeffersonX

Acho q a relação Roland x Korg seria essa:
Tone x Multisample
Patch x Program
Performance x Combi

Multi é nomenclatura de Yamahas, certo?

korgman

Esse editor do X50 é compatível com o TR?

korgman
Veterano
# abr/07
· votar


Olá Couto,

O software do X50 não é compatível com o TR.

Valeu

JeffersonX
Veterano
# abr/07 · Editado por: JeffersonX
· votar


Agradeço seu novo contato, informo que mesmo que você utilize os ensinamentos de Eq para seu teclado, diferenças no áudio serão audíveis...

Pois é histórico que a forma com que a Korg e Roland processam o som interno de suas maquinas, e bem como possuem amostras (tones / multisamples) diferentes, e só perceptíveis quando ouvidos em um mesmo sistema de som em flat.


Eu até imaginava isso. O que vai ser útil é ver mesmo como alguns ajustes podem ser aplicados para melhor o som. Talvez algo seja aproveitável no Roland. Acho difícil, mas é bom ter. E também se um dia eu pegar um Korg, esse arquivo pode me ser útil.

Korgman, desculpa a ignorância, mas quando você diz o sistema de som em flat, o que quer dizer?

Ah! Couto, valeu pela explicação sobre os modos da Korg. Ainda falado no meu idioma, O Roland hehe

mikemax2
Veterano
# abr/07
· votar


som em flat amigo seria coma equalização no zerada, no botão do equalizador da mesa seria como se fosse 12:00hs ou no equalizador seria todas as freqüências no meio nem pra mais nem pra menos entende.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Korg X50 o pequeno só no tamanho mesmo