Olhem a minha idéia de setup:

Autor Mensagem
fábio_soul
Veterano
# abr/07


Olá pessoal.

Estou criando um tópico para expor para vocês, tecladistas como eu e que, na maioria das vezes entendem mais do que eu sobre isso, o setup que eu penso em ter (a médio ou longo prazo, é claro pois não tenho tanto dinheiro para o que eu vou sugerir).

Bem, vamos lá:

Tenho um TR 61. Penso que meu próximo investimento vá ser em um módulo GEM, para ter um piano acústico bom. Este módulo pode ser um que só tenha sons de piano e os outros mais básicos, ou pode ser um módulo sintetizador, como um amigo meu, que trabalha numa loja de instrumentos musicais me disse. Ele disse que tem esses dois módulos aí (novos), os quais eu já revirei o site www.generalmusic.com.br para achar, mas não encontrei nada (mas ele diz que tem... então eu acredito, até porque é o que eu quero, mesmo... um módulo GEM). Após comprar este módulo, penso em comprar um controlador de 88 teclas pesadas para controlar ele (é claro que, durante um tempo, eu pretendo controlar no meu TR mesmo). Depois disso, penso em comprar um módulo Roland VK-8M (não preciso nem dizer para quê), usando o meu TR para controlar. Então, quando eu já tiver tudo isso, penso em trocar o meu TR por um Workstation top de linha e de 61 teclas (não sei de qual marca).

Resumindo, no final de tudo ficaria assim (incluindo o meu TR, e não o futuro work top):

- Korg TR 61 (que eu já tenho)
- Módulo GEM (R$2400,00, segundo o meu amigo)
- Controlador 88 teclas pesadas (espero que não custe mais do que R$1500,00)
- Módulo Roland VK-8M (não faço a menor idéia de preço)

E aí, o que vocês acham da idéia, é boa? Ou têm outras opções?
Lembrando que eu toco em banda católica, e uso de tudo um pouco (e muito de piano acústico)

Obrigado.

Um abraço.

Joker
Veterano
# abr/07
· votar


Módulo Roland VK-8M (não faço a menor idéia de preço)


Mais de três mil reais com certeza. Por este preço você compra aquele simulador nacional que não lembro o nome, sabe??

Já que vc usa muito piano, a ação das teclas é tão (ou mais) importante que o timbre em si. Eu venderia o TR e pegaria um modulo de synth mesmo a seu gosto com um bom timbre de piano acustico (Motif Rack por exemplo) e controlaria-o com o 88. Bota o TX em cima e aquele abraço.

Scoth_Pr
Veterano
# abr/07
· votar


fábio_soul

Sugiro que vc faça diferente:

Esqueça um módulo só pra piano, além de ser muito caro tem toda a trabalheira de ficar levando mais cabos, configurando os comandos MIDI etc... Com esse dinheiro vc pode expandir a memória sampler do TR, colocar um sampler bom de piano e gastar muito menos. Daí vc pega um controlador de 88 teclas pra dar mais dinâmica (R$1.900,00 no mínimo um desses). Ainda com o dinheiro que vc economizou com o módulo, você junta ao que ia gastar no VK-8M (+/- 2.300,00) e compra um Tokai TX-5 que é muito superior, além de ter as teclas e todo o feelind do órgão de verdade né...

Ficaria um belo Setup:

- Korg TR 61 com memória Sampler expandida com um bom sampler de piano.

- Conrolador de 88 teclas: Prokeys 88SX, CME UF8, Keystation Pro etc...

- Tokai TX-5.

Scoth_Pr
Veterano
# abr/07
· votar


Joker


Módulo Roland VK-8M (não faço a menor idéia de preço)


Mais de três mil reais com certeza.


Eu chutei R$2.300,00 pois vi um sendo vendido nesse preço no ML. E ainda mais agora com o Tokai ninguém é inocente o bastante pra comprar um módulo ao invés do órgão em si né...

Joker
Veterano
# abr/07
· votar


Eu chutei R$2.300,00 pois vi um sendo vendido nesse preço no ML.

Vi tbem. Se nao me engano é dessas lojas de "contrabando disfarçado" saca?? Pelo que lembro, os impostos não estão incluidos, entao ja viu.

mano_a_mano
Veterano
# abr/07
· votar


Joker
aquele simulador nacional que não lembro o nome, sabe?
Tokai TX-5

fábio_soul
Veterano
# abr/07
· votar


Scoth_Pr

Então, cara, eu já expandi o meu TR para 64Mb, mas desde o começo do ano que venho tentando e não consigo um sample bom, ou quando consigo, não consigo converter para formato que o meu TR leia. A propósito, será que com 64Mb eu consigo um timbre de piano melhor do que o de algum piano digital? No começo do ano eu estava com essa "pira", mas perdi as esperanças quando não consegui converter os samples que tenho no meu pc. Por isso que me veio essa idéia. Mas se eu conseguir um bom timbre de piano acústico para colocar no TR, mas bom mesmo, daí eu esqueço o módulo.
Valeu.

Joker

Existem dois contras na sua sugestão:

1 - A complicação de mexer em um módulo synth controlando num controlador (é claro que é num controlador!). Mas este contra é o de menos... é só eu tomar vergonha na cara e programar (como todo bom tecladista).

2 - Se eu fizer isso que você falou, não vou ter nenhum teclado de teclas leves (para usar synths, etc). E tem outra coisa: como eu toca em banda, saio direto para ensaiar, tocar, etc., e quase nunca eu vou ter espaço para carregar um teclado de 88 teclas. Por isso foi que eu coloquei lá em cima que queria um Work de 61 teclas. Entendeu o problema?


A propósito, quanto custa esse Tokai TX-5? Ele é bom mesmo? Desculpe, mas eu não sei nada sobre órgãos, nada mesmo!

Um abraço.

Obrigado

Joker
Veterano
# abr/07
· votar


fábio_soul
Desculpe, mas eu não sei nada sobre órgãos, nada mesmo!


Eita, pela sua segurança em falar do Vk-8m achei q sabia. Enfim, sobre o TX-5 acho que tem informações suficientes sobre ele aqui no forum. Dá uma busca la e qualquer cosia que vc nao ache e queira saber pergunta depois.

Joker
Veterano
# abr/07
· votar


mano_a_mano

aquele simulador nacional que não lembro o nome, sabe?
Tokai TX-5


Brigado hein.

Pessoar aqui tem um pouco de dificuldade de entender quando é brincadeira hein.

O_o

gustavorino
Veterano
# abr/07
· votar


Joker
pois eh
O_o

fábio_soul
Veterano
# abr/07
· votar


Joker

Eu só falei do VK-8M porque é o único módulo que eu conheço nessa linha.

Scoth_Pr
Veterano
# abr/07
· votar


fábio_soul

Com 64 Mb dá pra achar um piano bom sim. Pra voc~e ter uma idéia o piano do Yamaha S90 ES tem 53Mb,e é O piano né. O difícil é procurar, mas quem sabe dá pra comprar um sampler legal pela internet.

Quanto ao órgão, se você não conhece o básico das funções de um simulador de hammond (Drawbars, efeitos, técnicas, leslie, principais registrações etc...) não te aconselho a pegar um equipamento dedicado. É mai fácil pegar um módulo que já tenha bons presets ali na mão, além de ser mais barato também.

fernando tecladista
Veterano
# abr/07
· votar


- Korg TR 61 (que eu já tenho)
- Módulo GEM (R$2400,00, segundo o meu amigo)
- Controlador 88 teclas pesadas (espero que não custe mais do que R$1500,00)
- Módulo Roland VK-8M (não faço a menor idéia de preço)


na brincadeira você já ficou no minimo com 3 canais de audio aqui se ligar em mono, se não tem vai ter que colocar um mixer no pacote

fábio_soul
Veterano
# abr/07
· votar


Pensando, hoje, sobre os meus futuros investimentos, cheguei a algumas conclusões:

- Supondo que eu ache um bom sample de piano, durante esse ano eu não pretendo comprar mais nada, já que a única possibilidade de investimento, para mim, a curto prazo, seria um módulo de piano. Depois, então, quando eu tiver mais dinheiro, poderei pensar em outro investimento, que, se tudo acontecer deste modo, não sei como seria.

- Supondo que eu não consiga um bom sample de piano, há duas possibilidades:
1 - Comprar alguma coisa (ou módulo, ou o próprio piano) com bons sons de piano, ainda este ano, e mais para frente, ir comprando mais coisas...
2 - Ficar mais um tempo só com o TR, mesmo, e, quando tiver mais dinheiro (espero que por volta do meio do ano que vem) comprar um Workstation top. Até esta referida época, espero que a Roland já tenha lançado um novo work para substituir o Fantom X, e que o M3 já tenha chegado no Brasil.

E aí, o que é melhor?

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


Meu set up é tudo o que eu planejada desde a década de 80, onde se não tivesse dois teclados, estava morto!!!

Hoje me basta um sampler workstation com seis saídas , e o Triton Stúdio 76, dá muioto bem conta do recado.

Afinal teclados de 88 teclas não são muito praticos para viagens de Van, e eu faço muitas, que dirá de avião??

Tenho sampler para tudo o que é tipo de coisa, ensembles do oberheim, um Piano Bozendorfer "Minha Gibson les paul dos pianos) para harmonização, e um Steinway (minha stratocastre dos pianos) para rock and roll, um hammond para Purple e um Vox para Doors.

Uso um Mixer Boss BX6 que possuo desde 1985, ele tem 6 canais mono e sem equalização, como equalizo cada combinação o mixer funciona mesmo apenas para misturar os 4 canais que utilizo a saber

L&R teclado
AUX 1 - saída dos samplers "efeitos especiais"
AUX 2 - Sampler de gtr distorção (saturo o ganho da mesa para obter mais fidelidade
AUX 3 -saída dos MIDIS das musicas GM e dos audios direct HD
AUX 4 - Click para o baterista

Quando uso o X50 para viagens de avião, para os shows do geração 80 uso apenas os canais L&R do Mixer, e equilizo todos os combs que utilizo usando o Equalizador master do X50

Uso a saída auxiliar justamente para que o technico de som me retorne este sinal para meu monitor, desta forma eu comando o volume do meu monitor como se fosse um amplificador de teclado, e dá super certo.

Infelizente não tenho uma foto do meu setup atual, entretanto tenho uma foto do meu 1o setup de 1999 até 2004, composto por 01 Korg Triton Classic ProX, e um um zip drive para carregar os samplers:

http://www.geocities.com/aureo59/aureo_set_2000.jpg

O que mudou foi que agora só utilizo o Triton Stúdio 76 e o velho "e adorado" mixer Boss com seus 22 anos de idade he he he!!

Mexer para que se está dando certo não é??

Valeu Galera

Korgman
Bio - www.geocities.com/aureo59/menat.htm

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


korgman

Então, na sua opinião, vale mais a pena ter um bom Workstation (top de linha) do que ter um monte de coisas que não sejam necessariamente os melhores da marca? Ou você não quis dizer nada disso?

A. Cordeiro
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul,korgman

Até já pensei tb em deixar um work apenas como set up principal, e daí só acrescentar algum possível módulo ou eqto sampler, mas teria que ser algo do tio top de linha mesmo pra segurar todo o rojão..

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


Olá amigos Fabio A. Cordeiro,

Não necessáriamente um top de linha, pois se eu pegar meus samplers importá-los para um Korg Tr ou Triton Le, editá-los e criar as combinações tal qual faço em meu Stúdio tudo irá funcionar da mesma maneira, com excessão do audio que disparo diretamene do sequenciador via Hd interno.

Mas para isso já criei uma solução simples, posso disparar este áudio e o click para o baterista diretamente de um Mp3 Player, onde já fiz um cabo só para isso, o sinal direito vai para o PA e meu moniotor e o Click mando através de uma saída auxiliar para o baterista.

Quanto a qualidade do áudio, basta ter um software rip que decodifique o WAV em um MP3 com 320 kbytes e qualidade maxima, o que eu uso é o

CD EXTRACT - http://www.eusing.com/CDRipper/CDRipper.htm

A qualidade do áudio fica muito boa, e o tamanho de do arquivo com aproximadamente 9 mbytes , o triplo de um Mp3 convencional.

Valeu

Korgman

A. Cordeiro
Veterano
# mai/07
· votar


korgman

Hum...legal. Por esse lado até que se pode ter os mesmos resultados...com certeza é uma opção a se pensar pra que não quer gastar uma fortuna com um top de linha.

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


A.Cordeiro

Eu sempre ofereço duas opções para os usuários Korg, afinal cada qual tem sua necessidade profisional e também o custo beneficio que deseja investir.

Este com certeza também faz parte do meu trabalho..

valeu

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Olhem só como as coisas são...

Até poucos dias atrás, eu criticava o uso de notebook para tocar ao vivo. Porém agora me passou pela idéia comprar um notebook para usar junto com o TR, já que tenho ouvido tanta gente falar daquelas tais de vsti's (é isso mesmo?) que são de um qualidade muito superior àquela encontrada em teclados top de linha (segundo o que ouvi). Desse modo, continuo tendo a versatilidade de um Workstation, que é do que eu não quero abrir mão, e, além disso, com os melhores timbres (imaginem um piano acústico de 4Gb!). Daí, mais para frente compro um controlador só para usar com o notebook, e, se (daqui a muito tempo) eu estiver me entendendo muuuito bem com o notebook, posso até pensar em vender o TR e ficar só com ele (o que seria um tanto arriscado).

Vamos, então, à questão prática do a$$unto:

- Quanto eu precisaria gastar para comprar um notebook suficiente para tanto mais uma placa de som muito boa? Com uns R$3000,00 dá para pensar nisso?
- Vale a pena esse investimento, ou o melhor, é investir num workstation top de linha? Se bem que o M3, segundo um post do Áureo, vai chegar aqui no Brasil custando, em média, R$12000,00... É muita grana. Acho que um note ficaria bem mais barato. Só lembrando, não me importo com o arpegiador da segunda geração KARMA do M3... não uso nem o do meu TR!

Opinem aí, galera.

Um abraço.

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


up

Eduardo 336
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul

o tópico ficou muito grande e não tenho tempo pra ler o que o pessoal falou, heheee..

Mas da uma olhada no módulo da Hammond XM-2 com os controles de Drawbars XMc-2, não preciso nem dizer a qualidade da criança né, não faço a mínima idéia de quanto custe, sei que barato não é.

Da uma olhada em:
http://www.hammond.com.br/



abraço..


Eduardo Costa de Aquino

tecladomax
Veterano
# mai/07 · Editado por: tecladomax
· votar


Cara por que vc não pega um SP76 e um modulo JV1010

junto com o seu TR vai ficar um setap muito completo

Hoje eu uso esse trio só que o meu é um Triton Le 76

SP76 + JV1010 + Triton Le

um completa o outro

ai vc vai estar pronto p´ra tocar qualquer stilo de musica

abraços!

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul


O seu TR + um notebook seria perfeito. Mesmo que o notebbok desse algum pau na hora (esse é o grande medo da galera, mas tendo um confiável não dá grilo) você ainda teria o TR para segurar a onda.
Se tiver condiçõe$, acho que seria o ideal...

Abraços.

Scoth_Pr
Veterano
# mai/07
· votar


O TR + notebook é massa mesmo... mas pense só: Você usa um VST como o Akoustic Piano, daí vai precisar de mais de 61 teclas pra ficar legal não é? Seria legal investir num teclado de pelo menos 76 teclas.

See bem que com a grana do TR61 + R$3.000,00 dá pra pegar um extreme usado, daí já é jogo também né?

Hammond B3
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul

Olha aqui um setup bem original e bom pra caralho: Roland FP4 (Novo e tem uns pianos do caralho!) Tokai TX5 pra orgãos, e Roland SH 201 pra synts.
Todos são dedicados, cada um na sua area dando o melhor de sí.

Se tivesse 9 mil reais, investiria já!

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Eduardo 336

Na verdade o tópico (e as minhas pretensões de novas aquisições) já saiu um pouco daquela minha idéia inicial um monte de módulos..., mas valeu pela sugestão.


tecladomax

Concordo que é um bom set, mas não curto muito o SP. Além do mais, acho que estou numa fase de querer coisas mais novas, e os dois equipamentos que você citou, embora sejam bons, já são meio antigos... sei lá, é gosto, mesmo.

Valeu.

Mauro Lacerda

Foi exatamente nisso que pensei quando me interessei por um notebook. Tenho muito medo desses lances de dar pau ao vivo, da falta de agilidade para mudar de som, etc., mas tendo um bom workstation (o TR) junto, aí eu fico com um "porto seguro".
Na verdade a minha idéia a respeito do notebook foi a seguinte: como vocês viram no começo do tópico, eu queria comprar um módulo da GEM só para pianos (que são muito bons, segundo o meu amigo), entretanto, esse mesmo amigo, que trabalha numa loja de instrumentos musicais, disse que o módulo sairia por uns R$2700,00. Então pensei: se eu comprar um notebook, posso colocar um piano muito melhor que o do módulo GEM (um de uns 4Gb acho que já estava de bom tamanho), além de poder ter todos os timbres que eu quiser imaginar (B4 Native Instruments II, por exemplo). Ou seja, mesmo que eu só use o notebook para um timbre excelente de piano, ainda saio ganhando, pelo custo/benefício, em relação ao módulo GEM, não é mesmo?

Scoth_Pr

Então, eu realmente, penso em, depois que comprar o notebook, quando eu tiver um dinheirinho, comprar um controlador só para o notebook, daí dá para deixar o TR livre que conexões midi. Fica mais simples. Minha idéia para um possível controlador seria um de 76, ou 88 (não sei) teclas semi-pesadas (não faço questão de teclas pesadas. Acho que neste caso, o melhor seria semi-pesadas mesmo, pois posso utilizar outras coisas do notebook, como hammonds, o que com teclas pesadas seria um tanto complicado. E, além disso, praticamente todo o meu aprendizado foi em teclado, não em piano, então, nem sou acostumado à essas teclas pesadas não) e com bastantes controles em tempo real.
Quanto ao Extreme, sei lá, acho que perdi a pira desses teclados top. Talvez, neste caso, valha mais a pena ficar com o TR 61 + Notebook + controlador para o notebook. Sei lá... é a minha opinião.

Hammond B3

Na verdade, para mim não há necessidade de ter um Roland SH 201 só para synths, pois os uso muito pouco.
Mas com este setup aí, eu teria sons mais gerais, como cordas, e outros sons daqueles de workstation? Uso bastante essas frescurinhas aí.
Valeu pela dica,... mas olha o que eu vou dizer logo abaixo...



Ah! E outra coisa que esqueci de falar que preciso (que neste set do Hammond B3 ficaria faltando) seria um sequenciador.

Pessoal, vocês que são mais experientes nesse negócio de notebook, quanto eu gastaria para comprar um notebook bom + uma boa placa de som?

Um abraço a todos.

Obrigado pelos posts. Continuem opinando.

Hammond B3
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul

(SE ACHANDO ON)

Bom, pra eu que toco com orquestra em todas as apresentações, e sou muito bem pago, dentro de estudio ultilizo sampler, não precisaria de sequencer e nem timbres de cordas hehehehe

(SE ACHANDO OFF)

Até parece ...

Mais isso que vc disse é verdade.
Timbres de cordas fazem uma falta...

No SH201 vc teria sim, mais somente Pads e coisas do tipo.
E o sequencer faz falta tb.

velho, tem tanta opção que a gente fica até perdido.

Scoth_Pr
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul

Não precisa ter teclado com sequencer ou notebook não. No sequencer do teclado vc fica limitado àa polifonia dele, e no notebook é a velha história dos bugs.

Grava em casa com um software bom (Sonar, Pro tools etc...), converte pra MP3 e leva pro shoe em um MP3 baratinho... Daí é só dar Play e pronto!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Olhem a minha idéia de setup: