Autor |
Mensagem |
fábio_soul Veterano |
# dez/07
· votar
Jeferson Fernandes
Ok. Valeu Jeferson. Uma última dúvida que eu tenho a respeito do Sonic Cell é se, por uma eventualidade, sei lá, os timbres dele tenham menos peso do que os do Fantom X... Parece coisa da minha cabeça, mas é que, às vezes, dá medo de olhar pra aquele módulo tão pequeno... rsrsrsr
Há... E já aproveita que você testou o XV-2020, MOTIF XS, Juno-G, Fantom-X e já tem um TR61 e posta uma impressão geral do que você achou dos teclados que tem no mercado, qual deles você acha interessantes... Essas coisas todas que saem em revistas especializadas, mas por um angulo sem pretenção comercial e baseado nos requisitos de praticos...
Legal, porém, fora o TR, só vou poder falar em termos de timbres dos outros teclados, pois os outros teclados que testei, dei mais atenção aos timbres, para conhecer a linha timbrística de cada equipamento, e não mexi quase nada neles. Mas eu vou fazer isto sim.
|
Jeferson Fernandes Veterano |
# dez/07
· votar
fábio_soul
Ok. Valeu Jeferson. Uma última dúvida que eu tenho a respeito do Sonic Cell é se, por uma eventualidade, sei lá, os timbres dele tenham menos peso do que os do Fantom X... Parece coisa da minha cabeça, mas é que, às vezes, dá medo de olhar pra aquele módulo tão pequeno... rsrsrsr
O que determina essa pegada dos timbres entre muitos são os conversores A/D D/A... O resto é por conta dos MFX, Master EQ e equalização externa... Sabemos que os 3 equipamentos tem o mesmo Mapa DSP, tanto em arquitetura, quanto plugins DSP.
Bom... A resolução do Fantom-X e do Juno-G para conversores D/A A/D é de 16 bits / 44.1 Khz... O Sonic Cell já tem um conversor novo. Segundo o site:
AD/DA Conversion: 24 bits / 44.1/48.8/96.6 Khz... Isso é bacana... Ou seja, trabalha com uma resolução de bits maior para os processos digitais, e processa audio até 96.6Khz (como o Fusion)...
É lógico que o Padrão de Waveforms nos 3 equipamentos é de 44.1 Khz...
Nesse caso o Sonic Cell pode atingir amostragens com maior frequência como sample player (playbacks). Sei que vai pintar essa dúvida, mas o Sonic Cell não é Sampler nem Sampler Patch.. É apenas um Sampler Player (reprodutor)... Vantagem dele é trabalhar com MP3 além do WAV e AIFF.
Com essas informações considera-se que a qualidade de audio do Sonic Cell é no mínimo igual ao de seus irmãos da família, pra não falar de pronto que é melhor...
|
fábio_soul Veterano |
# dez/07
· votar
Jeferson Fernandes
Você não é a primeira pessoa que me fala desses conversores, mas continuo não entendendo muita coisa disso... rsrsrs
De qualquer forma, isso que você disse já me tranquiliza um pouco com relação ao SonicCell.
Estou indo agora testar o Fantom-X. Siceramente, acho que se depender de eu gostar do Fantom-X para comprar o SonicCell, já posso encomendar o módulo... Mas vamos ver. Hoje de noite ou amanhã eu digo o que achei.
Valeu.
Abraços.
|
# dez/07 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar
EDIT
|
# dez/07
· votar
fábio_soul Você não é a primeira pessoa que me fala desses conversores, mas continuo não entendendo muita coisa disso... rsrsrs
Eh simples de entender... Teclados, Pedaleiras, Mesas com processamento digital e outros sempre tem esses conversores DA / AD (Analógico-Digital / Digital Analógico).
Em todos os casos (pedaleiras, teclados) o elemento de onda fundamental é um sinal analógico (imagine uma senóide). Essa senóide tem vários valores, que podem ser medidos no comprimento de onda de cada ciclo. Imagine!!! No instante t=0 ela tem valor 0,1 no instante t=1 ela tem valor 1,2 e assim vai durante o meio ciclo positivo e no meio ciclo negativo...
O conversor AD vai pegar essa forma de onda e através do calculo desses valores vai convertê-la em um trêm de pulso (sinal digital), para trabalhar a síntese do teclado... Instruções MIDI são digitais, processadores DSP é digital, o processador de audio é digital, todo o trabalho do teclado de acordo com a edição dos timbres é digital.... O Trem de pulso diferente da Senóide só tem dois valores... 0 e 1. Logo no seu ciclo ele terá a precisão de apenas 2 valores, mas esses dois valores vão ter que conter toda informação original da senóide com valores infinitos...
Depois de todo o processamento, precisamos traduzir o audio para um meio analógico novamente, uma vez que o sistema de som é analógico, e nosso ouvido ouve analogicamente... (A não se que se use a saída digital SPDIF/out ADAT). Neste caso o conversor DA vai ser do sistema de som e não do teclado...
Então podemos entender...
1- Som analógico (das formas de ondas gravada) 2 - Sinais digitais processador (efeitos, edições...) 3 - Som analógico na saída de audio...
Nisso é importante a resolução dos conversores DA / AD... Um conversor 44.1Khz consegue processar uma amostra do sinal analógico de até 44100 Hz de frequencia... Essa frequencia é a frequencia da portadora, (sinal de envoltória) que transporta todos os spectros do som). Um conversor DA / AD de 24 bits vai traduzir a senoide em uma sequencia de 24 bits, o de 16 de 16 e assim por diante... Ex: 1110 0101 1111 0000 1001 0110 (24 bits), 1000 0001 0101 1001 (16 bits). Por final o conversor DA/AD vai regenerar o sinal analógico na resolução em que o seu processador analógico suporta...
Resume-se... Um conversor D/A A/D de 24bits com 96.6 Khz trabalha com amostras mais detalhas de sinal analógico, mantém mais informações do sinal analógico no trem de bits e consegue converter um sinal analógico mais fiel ao sinal original que um conversor D/A A/D de 16 bits com 44.1 Khz... Se essa diferença é perceptível eu não sei... Mas resumindo... A resolução menor é exatamente a resolução de um CD e a resolução maior é exatamente a resolução de um DVD...
Abraços...
|
riceira Veterano |
# dez/07
· votar
Jeferson Fernandes
E no caso da saída digital do Fusion, só é mesmo possível usá-la em um ADAT? Liguei no meu Home Theater, utilizando um cabo ótico, mas não saiu som algum. Até pensei em comprar um ADAT, mas quando vi que utiliza fita magnética, desisti.
|
# dez/07
· votar
riceira Jeferson Fernandes
E no caso da saída digital do Fusion, só é mesmo possível usá-la em um ADAT? Liguei no meu Home Theater, utilizando um cabo ótico, mas não saiu som algum. Até pensei em comprar um ADAT, mas quando vi que utiliza fita magnética, desisti.
No caso do Home Teather se ele tiver entrada SPDIF IN você pode utilizar a saída SPDF OUT que é digital...
Sobre o padrão ADAT eu não manjo nada...rs... Mas o fato é que uma vez utilizado a saída digital o conversor D/A do sistema externo vai fazer a conversão para o analógico... Porém hoje em dia, em equipamentos dedicados como Home Teather existem conversores muito eficientes... O Som digital pode ser decodificado para qualquer configuração 5.1, 8,1 e assim por diante... Agora como fazer a interface ótica Adat funcionar também não sei... Sei que meu PS2 tem uma saída ADAT e já me disseram que se eu ligá-la em um HT com interface ótica por meio de cabo ótico o som fica o bixo... Acho que o exemplo serve pra gente... hehehehe
Abraços..
|
riceira Veterano |
# dez/07
· votar
Jeferson Fernandes
Sei que meu PS2 tem uma saída ADAT e já me disseram que se eu ligá-la em um HT com interface ótica por meio de cabo ótico o som fica o bixo... Acho que o exemplo serve pra gente...
Também tenho um PS2 que está ligado no meu Home Theater com cabo ótico e realmente o som é excelente, mas não é saída ADAT e sim digital/ótica apenas; já no caso do Fusion parece que a saída é específica para ADAT (A Alesis tem vários modelos de ADAT no mercado) e já tentei conectá-lo ao meu Home e não saiu som algum.
|
# dez/07
· votar
riceira
Putz... Reiterando que não manjo nada desse ADAT... heheheheh...
Mas já testou a SPDIF?
|
fábio_soul Veterano |
# dez/07
· votar
Jeferson Fernandes
Nossa!!!! Cara, pára com esse negócio de AD/DA, senão você vai passar o resto dos seus dias em um hospício!!! heuaheuaheuahe
Mas, voltando a falar do SonicCell, hoje fui na loja. Como o Fantom-X estava na vitrine e era praticamente impossível pegá-lo se ter que desmontar toda a vitrine (rsrsrs) e, também devido ao fato de os vendedores da loja terem certeza de que eu só estou indo lá enrolar (e dessa vez eles se deram mal...), então eles me deram o JUNO-G para testar. Azar deles, porque não curti o JUNO-G e, se for depender do teste que eu fiz hoje, não vou comprar o SonicCell sem testá-lo, em hipótese alguma e também já decidi que, devido também ao que ocorreu hoje na loja, não vou comprar o SonicCell com eles...
Mas quanto ao JUNO-G, não curti ele não. Até que tem um sonzinho legal, e tal, mas para pensar naqueles timbres para juntar com os timbres do meu TR, sem chances, preciso de timbres insanos.
As soluções que posso dar para testar o SonicCell são: ver se em Londrina tem (é 100Km de Maringá); caso não tenha em Londrina, ver se em Curitiba tem (fica a 100Km de Ponta Grossa, que é onde meu pai trabalha toda semana, então eu poderia ir pra lá com ele). Só então, poderei tomar uma decisão. Ainda estou na esperança de que o SonicCell seja bem melhor do que o JUNO-G em termos de timbres.
Surgiu ainda uma outra proposta: o cara que me vendeu o TR propôs trocar o meu TR pau a pau no XP-60 dele + Pop + Session e dar mais R$1.900,00 no TR-Rack dele, que é o módulo do Trinity, o que me dá também um equipamento Roland mais um Korg, e também seria um set legal, embora não tenha timbres tão atuais. Mas o duro é que quando você coloca uma idéia na cabeça, é difícil tirá-la, como eu já coloquei na minha cabeça o SonicCell ou o XV-5080. Isso tudo, sem contar o fato de que já me acostumei com o TR, e estou gostando muito dele, etc... Agora, se eu testar o SonicCell e não curtir, daí a coisa muda de figura, mas, até lá, ainda não posso tomar nenhuma decisão.
Amanhã mesmo vou ligar nas lojas de Londrina e Curitiba para ver se acho o Sonic Cell.
Estou bem indeciso.
|
# dez/07
· votar
fábio_soul
Vc fez os esquemas que sempre comentei pra testar o Juno-G... Aumentar o ganho e aumentar a sensibilidade das teclas???
O som não sai do jeito que ele vem de fábrica... Só com porrada mesmo...
Mexendo nessas duas coisinhas o teclado vira outro...
Abraços..
|
fábio_soul Veterano |
# dez/07
· votar
Jeferson Fernandes
Quanto ao ganho e sensibilidade, não fez muita diferença, pois usei um fone de ouvido AKG, e o ganho estava legal. As teclas estavam meio leves, sim, mas também não fizeram muita diferença no teste. A questão é que eu fui lá para avaliar os timbres do teclado, ou então, a característica de timbres dele, não mexi em edição, nem nada, só fui ouvir os timbres mesmo, e não curti a característica dos timbres dele, tanto dos pianos, quanto dos E.P.'s, e outros. Não estou dizendo que é um teclado ridículo, ele é um teclado legal, por ser um entry level, tem timbres usáveis, e tal... Mas a grande questão é: ele não tem a característica de timbres que eu estou procurando para completar o TR. No TR, por exemplo, eu tenho os timbres que eu preciso para E.P's, rhodes, metais, sample de saxofone, quase tudo que eu quero em strings, entre outros. A questão é que quero os timbres que me faltam no TR, em especial, pianos acústicos e bells, que eu sei que os da Roland bagassam os Korg, entre outros timbres também, mas esses timbres que eu quero, precisam ser animais, como eu espero que os pianos do Fantom-X (que estão no SonicCell) sejam, por exemplo, entende?
Valeu.
Abraços.
|
fábio_soul Veterano |
# dez/07
· votar
Jeferson Fernandes
E outra, né, acho que eu sou meio xarope mesmo... Pra um cara que nem gostou muito do MOTIF XS, não curtir o JG não é muita surpresa... rsrs
|
fábio_soul Veterano |
# dez/07
· votar
Bom, moçada, encontrei uma loja que tem o SonicCell à pronta entrega. Acho que semana que vem vou testá-lo e, caso goste, vai ser ele mesmo, eu acho.
Valeu pela ajuda até agora.
|
fábio_soul Veterano |
# dez/07
· votar
Então, pessoal, não deu certo de eu ir para Curitiba essa semana para testar o SonicCell, provavelmente só na semana que vem, mesmo.
Mas.... eis que mudei de idéia novamente!!! (que novidade...rsrs) Estive conversando com um tecladista amigo meu e ele me disse uma coisa que, à princípio não acatei muito, mas, pensando bem, é verdade. Foi o seguinte: como toco em banda católica, uso muito piano e, ele me disse que o que eu mais preciso é de teclas, e, pensando bem, refletindo, e, depois de tocar esse fim de semana num casamento onde usei muuuuuito piano no meu TR61, cheguei à conclusão que estou ficando de saco cheio de apertar os botões "Octave down" e "Octave up" no meio da música. Pensei então, com mais carinho, na possibilidade de comprar um QS8, que, segundo o que dizem, tem ótimos sons de piano, 88 teclas, e uma ação legal nas teclas, além de ser um synth legal também. O que acham?
|
# dez/07
· votar
fábio_soul
Se tratando de faixa de preço, mecanismo de teclas, recursos e timbres o QS8 é com certeza mais jogo que o S08 e RS-9 (sintetizadores com 88 teclas na faixa de preço do QS8)... Mas quer um novo synth ou um piano digital... já pensou no SP2X???
Abraços...
|
fábio_soul Veterano |
# dez/07
· votar
Jeferson Fernandes
O SP2X é muito caro para mim, está na faixa dos R$3.500,00, à vista, não sai por menos de R$2.500,00 nunca (se você souber de algum lugar, me avisa) , e meu dinheiro está bem limitado.
Ainda não sei, foi uma idéia que veio à minha cabeça. De qualquer forma, semana que vem pretendo testar o SonicCell e, se eu gostar dele, vou arrumar um baita problema para a minha cabeça... rsrsrs
|
# dez/07
· votar
fábio_soul
Essa semana eu comprei um Casio... Muito bom... Tem Analógicos perfeitos... Dizem que é o que há na categoria... A pulseira ficou um pouco folgada mas vou resolver isso essa semana ainda.. huahuahuahuahuahauhauhauahuahauha....
Mas quem sabe um PX-400R pra acabar com seus lamentos hein??? Piano muito bom!!!
ABraços..
|
fábio_soul Veterano |
# dez/07
· votar
Estou cada vez mais confuso. Agora entrou um GEM PRO1 na jogada. Ouvi duas demos dele e, para o meu gosto, estão pau a pau com os pianos da SRX-11, em termos de preferência. O que acham desse piano?
|
binhoalves Veterano |
# jul/08
· votar
Olá, galera! Acho que este tópico está incrível em relação a tecnologia destes teclados e módulos, mas, no quesito timbres, só se limitou a pianos. Alguém sabe se o Sonic Cell e o Juno-G tem bons metais, orgãos, strings, cordas, pads e outros timbres interessantes? E na comparação, quem ganha(Pq no Fantom X, G eu ouvi falar muito bem de strings e pads)...
Tenho um Triton Rack e estou satisfeito com orgão, strings e principalmente metais, mas queria saber mesmo assim...é o que espero de um módulo...muitos timbres interessantes...
|
binhoalves Veterano |
# jul/08
· votar
Olá, galera! Acho que este tópico está incrível em relação a tecnologia destes teclados e módulos, mas, no quesito timbres, só se limitou a pianos. Alguém sabe se o Sonic Cell e o Juno-G tem bons metais, orgãos, strings, cordas, pads e outros timbres interessantes? E na comparação, quem ganha(Pq no Fantom X, G eu ouvi falar muito bem de strings e pads)...
Tenho um Triton Rack e estou satisfeito com orgão, strings e principalmente metais, mas queria saber mesmo assim...é o que espero de um módulo...muitos timbres interessantes...
|
binhoalves Veterano |
# jul/08
· votar
|
thedenysson Veterano |
# abr/09
· votar
entao pessoal eu penso em junho comprar um notebook, pra por no meu set, logo me veio a duvida: é facil o acesso aos vsts? pois instalei um pequenino aqui no desktop pra testar e achei legal mas queria saber se rola mesmo pra tocar ao vivo pois se tiver de ficar, a maior prte do tempo futricando no notebook, ai nem rola né...meu key atual é um yamaha mm6 e tenho tb um korg n364 que esta em manutençao.
|
tmurback Veterano |
# abr/09
· votar
thedenysson Então, cara, os VSTs estão evoluindo e ficando cada vez melhores, inclusive pra tocar ao vivo. Agora, ainda dá muito trabalho conseguir tirar um bom som ao vivo. Você vai ter que investir tempo em instalação e configuração de programas, além do ajuste dos timbres. Mas, o resultado fica bom, sem sombra de dúvidas.
Um conselho que te dou, é não ficar instalando tudo o que é programa no seu micro. Eu, por exemplo, peguei o Reason e o Addictive Drums - pois as baterias do Reason são limitadas - e estou tentando "destrinchá-los". Se não, você tem um monte de coisa instalada e não sabe usar, não sabe extrair o que o programa tem de melhor. E aí vem a decepção.
Eu vejo que os synths ainda terem a vantagem de serem mais "plu-and-play", as coisas serem prontas, já soarem bem de cara, sem praticamente nenhum ajuste. E, é claro, tudo isso são anos de investimento de uma YAMAHA, por exemplo, na fabricação dos MOs, Motifs, etc... É um caminho que os VSTs ainda têm que percorrer. Mas, eu ainda te falo que vale a pena insvestir pois é uma tecnologia em plena expansão, que , mais cedo ou mais tarde todos precisaremos, e que é possível colher excelentes resultados.
|
thedenysson Veterano |
# abr/09
· votar
tmurback
valeu cara, muito obrigado
|