Preciso de ajuda com controladores

Autor Mensagem
mam
Veterano
# mar/07


Olá galera do Fórum!!!! Como vc's notaram sou novo na área e quero a ajuda de vc's para aprender a usar controladores. Toco em igreja, tenho um sp76 e uso muito pianos. Sinto a necessidade de fazer efeitos e algumas coisas nas músicas mas meu sp me limita em timbres. Pensei em utilizar controladores como o CME UF8. Mas ele não tem timbres próprios não é? Peço que me ajudem com essa dúvida e, se puderem, me ensinem a usar meu sp76 como controlador. Desde já agradeço...

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


mam

Olá mam, geralmente os controladores não possuem timbres, com algumas exceções, como os controladores SP/PC da Kurzweil. Os CME UFx não possuem timbres internos, servem somente para ccontrolar módulos/VST's e outros teclados. Se você quer uma diversidade maior de timbres, compre um módulo barato com os timbres que você precisa.

Agora, se você quer um poder real de edição, principalmente em tempo real, o SP não é um bom negócio, pois só tem as duas fitas e o slider de volume pra controlar efeitos. Você pode vender o SP, juntar mais uma grana e comprar um controlador bom e um módulo de sua escolha, daí sim você terá um poder de edição legal.

mam
Veterano
# mar/07
· votar


Scoth_Pr
Obrigado!!!!! Mas, vc acha o UFX um bom controlador? E, me dê sugestões de bons módulos, não muito caros e com bons pianos... Mais uma vez obrigado!!!!!

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


mam

De nada, estamos aqui pra isso, qualquer dúvida é só perguntar. O nome do controlador é CME UF5/6/7/8, eu coloquei UF"x" pra dar idéia de que pode ser qualquer um desses modelos dele.

Ele é um bom controlador sim, mas você deve testá-lo bem em alguma loja antes de comprar, pra ver se a ação das teclas é boa e de seu gosto. O módulo a ser escolhido depende muito do seu gosto cara. Eu acho que um Jv-1010 bom, tem todos os timbres do XP-80 e vem com a placa "Session" embutida nele, que tem uns pinaos muito bons, e além de tudo custa na faixa dos R$1.200,00.

Quanto você disponível pra investir?

Jeferson Fernandes
Veterano
# mar/07
· votar


O problema do CME UF está relacionado ao acesso sequencial aos MIDI PROGRAMS, o que anula a versatilidade em uma performance ao vivo!!!
O M-AUDIO PROKEYS não seria uma boa??? Não o conheço, mas vejo que tem preço bon...

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


Jeferson Fernandes

É um bom controlador também, mas faltam os controles em tempo real que são características de um bom controlador. Essa "deficiência" dos UF's você resolve facinho organixando os timbres mais usados no banco USER, daí é só trocar pra outro show.

mam
Veterano
# mar/07
· votar


Scoth_Pr

Tenho mais ou menos isso msm, uns R$1500 para o módulo pois o Uf, caso eu compre, consigo com o q eu tenho de proposta pelo meu SP...
Não entendi muito bem essa coisa de performance em tempo real... Busco também teclas mais pesadas que as do meu SP, o mais próximo possível da ação de martelo... Encontrarei no UF?
Aquele abraço!!!!!!

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


mam

Não entendi muito bem essa coisa de performance em tempo real

É ao vivo, na hora que vc tá tocando, modificar ou editar o timbre ali mesmo, na mão, através de Knobs, faders que irão alterar os efeitos e modificar o som a seu gosto.

Busco também teclas mais pesadas que as do meu SP, o mais próximo possível da ação de martelo... Encontrarei no UF?

Não, só o UF8 terá teclaso com peso martelo, e teclas beeeem pesadas mesmo.

mam
Veterano
# mar/07
· votar


Scoth_Pr

É justamente oq eu procuro, modificar os timbres a meu gosto ali na hora... Eu toco em igreja, e o tempo que tocamos é bastante grande... Pretendo fazer essas modificações enquanto tudo tá acontecendo... Com um Uf8 e um módulo terei problemas para fazer isso?

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


mam

Não terá não, você vários controles em tempo real e teclas bem pesadas. Eu te aconselho a ir testar em alguma loja, pois a questão de peso das teclas é bem pessoal, vai depender do que você gosta mesmo.

El_Cabong
Veterano
# mar/07
· votar


mam
Busco também teclas mais pesadas que as do meu SP, o mais próximo possível da ação de martelo... Encontrarei no UF?

Para tocar piano ótimo!! agora para tocar não só piano, mas também outros sons como: synths, sopros, órgãos, etc. não sei se seria uma boa teclas pesadas. Eu escolheria semi pesadas para, ter uma maior versatilidade, desde o piano até os outros timbres.

Você toca em igreja ? Eu também.
Atualmente eu toco com um PSR2100, mas pretendo trocá-lo por 1 Motif Rack ES + 1 controlador

mam
Veterano
# mar/07
· votar


Aí galera!!!! Obrigado por todas as ajudas até agora... Consegui um UF8 por R$1900, tá caro????? Tem algum outro módulo com bons timbres (principalmente pianos) um pouco mais baratos que o JV1010? Mais uma vez, obrigado à todos!!!!!!!

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


mam

Dá uma olhada no site da TECLACENTER que eu acho que lá tá mais barato.

Você precisa de outros timbres além do piano? Quais? Muitos efeitos? Mais barato que o Jv-1010 vai ser difícil, fica bem limitada a área.

mam
Veterano
# mar/07
· votar


Scoth_Pr

Obrigado pela dica do Teclacenter... Ouvi uns demos do JV1010 lá... Muito legais os timbres que eu ouvi... Só não gostei muito dos metais, mas os pianos, os strings e os órgãos são bem legais... Basicamente é oq eu preciso, bons pianos, strings e órgãos... Por uma questão de grana tô em dúvida entre o UF7 ou o UF8... Fora a ação das teclas não perco nada né? Aquele abraço!!!!

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


mam

Pode ir de Jv-1010 tranquilo que é o que você procura mesmo. O UF7 terá 76 teclas semipesadas (são leves, mas tem um pequeno peso ao tocá-las), mas fora isso é idêntico ao UF8.

mam
Veterano
# mar/07
· votar


Scoth_Pr

Para trabalhar com os dois é só conectar um no outro ou eu tenho que instalar alguma coisa em algum lugar? Pq eu vi que o JV1010 vem com um cd de instalação em pc. Com relação aos timbres do Jv1010, ele me dá um timbre e eu modifico ou é como um teclado que no segmento de piano ele vai jogar todos os pianos para o teclado daí eu escolho um e modifico? Desculpe se as perguntas são muito básicas, mas é que eu nunca usei módulos... Caso eu queira usar um notebook, vc me recomenda uma configuração mínima para suportar os softwares? + 1 vez, obrigado pela ajuda... Valeu!!!!!!

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


mam

Bom, vamos por partes. Você não poderá jogar nenhum timbre do módulo para o teclado, não funciona assim. Você irá conectar um cabo MIDI na conexão MIDI OUT do UF8 e a outra ponta no MIDI IN do Jv-1010, assim o UF8 enviará comandos MIDI (Força que vc apertou a tecla, botões, contrels dos faders e knobs, efeitos etc...

O Jv-1010 não possui visor, isso significa que todas as alterações nos timbres, as edições, os efitos que vc vai alterar, terão que ser feitos no computador, mas isso é tranquilo, é só fazer antes do show ou doculto e ir pro ensaio programado já.

A respeito do notebook, depende muito de que software você vai usar, mas é muito cara e não indicado pra iniciantes nessa área, isso exige um pouco mais de noções de MIDI e controles.

A. Cordeiro
Veterano
# mar/07
· votar


Scoth_Pr
O UF7 terá 76 teclas semipesadas (são leves, mas tem um pequeno peso ao tocá-las), mas fora isso é idêntico ao UF8.

Tem também a questão de o UF7 começar pela nota lá e terminar em dó, como é num de 88 teclas (a diferença é tirando uma oitava certinho!!). Acho que pra quem é acostumado aos normais de 76 teclas, devem ter algumas dores de cabeça por quererem um sol mais grave e ao mesmo tempo um fá6, entendeu?? Mas isso é só questão de costume mesmo.

Me respondam uma coisa: os pianos do JV1010 já não são considerados uns pianos meio ultrapassados?

R Santiago
Veterano
# mar/07
· votar


Scoth_Pr

E ai testou o PC88?

Abraço!

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


A. Cordeiro

Me respondam uma coisa: os pianos do JV1010 já não são considerados uns pianos meio ultrapassados?

Cara, isso é muito relativo. Eu gosto bastante, são os pianos da placa "Session", eu acho massa, melhor que algus pianos que a gente encontra em teclados bem mais caros. Na verdade não existe "idade" pro timbre, e sim, gosto. É claro que os timbres dos teclados mais modernos vêm sampleados com mais camadas, os processos de montagem do timbre e os efeitos inseridos fazem toda a diferença, mas um timbre bom será sempre um timbre bom.

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


R Santiago

Sumido héin cara? rsrs

Então, não teve conversa com a loja, eles pegam uma valor muito baixo nos meus equipamentos e supervalorizam o deles, e só a vaijem daqui até lá já fura meu orçamento. Tô esperando pra ver como vai ser o SP2, que deve ser bem massa também né?

A. Cordeiro
Veterano
# mar/07 · Editado por: A. Cordeiro
· votar


Scoth_Pr

Blz, só perguntei por uma questão de comparação, como por exemplo vc comparar um piano do JV1010 pra um piano digital como um CP33 ou SP200 ou ainda um P70 (este nem é tão novo assim!). Será que eu posso dizer que os pianos do JV-1010 são preparados pra palco e não tanto pra estudos ou apresentações eruditas ou pianísticas como esses que eu citei?

mam
Veterano
# mar/07
· votar


Scoth_Pr

Vê se eu entendi certo... Eu vou levar os timbre já pré pré-programados par onde eu for tocar. Daí são esses timbres que eu vou poder modificar enquanto estiver tocando?????

A. Cordeiro

os pianos do JV1010 já não são considerados uns pianos meio ultrapassados?
[i][/i]

Como deu pra vc notar, eu não entendo muita coisa de modulos mas com relação a timbres eu acredito que a única coisa que importa é se eles te agradam ou não... Um timbre se torna ultrapassado quando ele não atende mais às suas necessidades... Não sei se ajudei mas é oq eu acho... Aquele abraço!!!!

A. Cordeiro
Veterano
# mar/07
· votar


mam

Entendi o que disse, mas a questão não é se gosto ou não, pois eu gosto muito dos pianos da linha XP. O que quero dizer é que não vejo mais profissionais destacados por exemplo usando módulo JV1010 ou um Xp-80 pra gravação de cd's nas partes que convêm a piano. Eu sei que ele foi fabricado no começo da década de 90's e que quando chegou, foi uma febre pois todo mundo queria ter um, aliás, eu tenho o XP-80 como um divisor de águas de tudo que foi fabricado antes e o que veio posterior a ele. Mas os pianos nos teclados de hoje são de uma realidade e aproximidade muito maior dos originais grandpianos que vemos. Por isso foi a minha pegunta de ultrapassado ou não..

mam
Veterano
# mar/07
· votar


A. Cordeiro

ÃÃÃÃÃÃÃ!!!!! Desculpe se pareci rude, não foi minha intenção... Mas como eu te disse ainda não entendo muito dessas coisas... Qualquer dica pode mandar, pois preciso de muitas... Valeu!!!!!!

mam
Veterano
# mar/07
· votar


Scoth_Pr

Me diga tbm se para mudar de timbre durante a apresentação é só mudar aquela chave seletora de timbres do JV1010... Valeu!!!

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


nam

Sim, é só mudar a chave seletora, mas não me pergunte muita coisa pois eu não tenho um Jv-1010 rsrs. Daí você direciona uma função MIDI pros controles (knobs, faders) e pode alterá-los na hora mudando os efeitos etc...

É só você fuçar bastante, perguntar pro pessoal que entende bem e se dedicar que em pouco tempo você já estará dominando todas as funções desses equipamentos.

mam
Veterano
# mar/07
· votar


Scoth_Pr

Só me explica melhor oq eu vou fazer no PC que vc havia citado anteriormente... Ainda bem que logo depois vc escreveu que é bem fácil... Valeu!!!! Abraço!!!

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


mam

Só me explica melhor oq eu vou fazer no PC que vc havia citado anteriormente

É o seguinte: o Jv-1010 não possui um visor que indica o nome do timbre, os efeitos que estão ali, os valores, o número do banco etc... Porém, tudo isso pode ser feito através do computador. Você instala o programa, conecta o módulo no PC e edita tudo por ali, prganiza os timbres, altera os efeitos etc... É como se o visor que o módulo não tem fosse o CD, entende? Mas depois que tudo foi feito, é só ser feliz! rsrs

mam
Veterano
# mar/07
· votar


Scoth_Pr

ÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃ!!!!! Valeu!!!! O melhor msm vai ser aprender mexendo né?!?!?!?!?!?!?!? Vc pode me indicar onde conseguir material sobre ligações MIDI???? Como vc pode perceber, ainda tenho muito oq aprender... Valeu pela paciência!!!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preciso de ajuda com controladores