Yamaha Motif ES8 vs. Yamaha S90 ES - Motif ganha em que?!

Autor Mensagem
eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06


Pessoal, faz tempo q tenho o sonho de comprar meu Motif ES8, mas vendo o S90 ES (apenas pela net) fiquei me perguntando qual a diferença entre ambos. No preço são +/- R$2.500 de diferença.

Minha intenção é tocar na igreja (onde uso mto piano acústico, piano elétrico, orgão, violinos, metais e raramente uns synths) e usa-lo no meu futuro home studio, onde pretendo gravar tudo no meu pc, seria só teclado e computador mesmo, provavelmente usando uma Audiophile 192.

E aí pessoal, qual a diferença entre estes 2 grandes teclados ... o que me recomendariam e qual escolheriam?

gustavorino
Veterano
# nov/06
· votar


eduardonogueirarj

Tu demoraria menos tempo procurando essa informacao no google do que digitando aqui

Eder Muchiutti
Veterano
# nov/06
· votar


eduardonogueirarj
o Motif é uma workstation. Tem sequencer.

ps.: pra gravar, de qualquer maineira, eu usaria o teclado apenas como controlador. VSTi's comandam.

leond
Veterano
# nov/06
· votar


dificil escolha, eu tenho o es6, e os pianos são excelentes, mas já li que o S90ES tem os pianos ainda melhores, para o computador qq um desses serviria, mas para tocar ao vivo o melhor mesmo eh o motif ES8 por ser um workstation, tem mais opções, mas eh muito pesado, transportar um teclado desses só compensa pelo som que ele produz

RafaelValeira
Veterano
# nov/06
· votar


Sem contar que o S90 ES tem menos controles em tempo real. (Pelo que eu vi, ele não tem o ribbon e outros controles)

Jeferson Fernandes
Veterano
# nov/06
· votar


Porém... O Piano Acústico do S90ES é melhor do que do Trinton... É animalesco... um dos melhores que já ouvi ao lado do K26XX...
Me parece que o S90ES tem mais memória pra WF..... Por consequência mais timbres...

eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06
· votar


o Motif é uma workstation. Tem sequencer.

ps.: pra gravar, de qualquer maineira, eu usaria o teclado apenas como controlador. VSTi's comandam.


Eu não pretendo gravar no teclado, mas sim no computador, devo adquirir uma audiophile 192.

------------------------------------------------------------------------------------

Sem contar que o S90 ES tem menos controles em tempo real. (Pelo que eu vi, ele não tem o ribbon e outros controles)

Nunca fui muito de usar esses controles em tempo real, só mesmo pra orgão, mas pretendo comprar aquele orgão portatil da tokai.

---------------------------------------------------------------------- --------------

A princípio eu estava pensando em pegar um piano digital, talvez o CP33 da Yamaha, mas pela pouquíssima quantidade de timbres que todo piano digital possui (por motivos obvios) é que estou pensando em comprar um bom sintetizador que tenha sons de piano acustico realmente bons, acho q é o caso do S90 ES.

Andre XP
Veterano
# nov/06
· votar


Pelos motivos citados acima, o S90es vai cair como uma luva...

p.s: realmente pra órgãos fica complicado tocar com o sistema de teclas pesadas....

O legal é q o S90 ainda vem com uns recursos legais, como o Arpejador, e outros...

RafaelValeira
Veterano
# nov/06
· votar


Jeferson Fernandes
A memória a mais do S90 ES é "só" para o Grand Piano.
(53 Megas a mais, só de amostras de piano! Falam que é mto bom!)

eduardonogueirarj
no teu caso, como disse o Andre, com certeza seria melhor pegar o S90 ES.

eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


Estou enfrentando uma grande quantidade de dúvidas amigos, a realidade é essa, rsrsrs. Quero um bom set para home studio e que também me atenda bem ao vivo.

Se eu fosse pensar apenas num equipamento pra home studio, eu teria apenas um bom pc com uma audiophile 192 e um controlador (cme uf8) usando VSTs.

Mas como ao vivo eu não vou carregar meu pc e nem faço plano de comprar um bom notebook, vou precisar de ... ou um bom sintetizador feito o S90 ES ou um controlador CME UF8 + um módulo (provavelmente um Fantom XR, pois este já tem sample e entrada pra 6 placas SRX, por isso acho q ele é mais poderoso q o Motif Rack, q não tem como expandir com placas e nem tem sample ... e cá entre nós, os timbres dessas plaquinhas SRX são espetaculares).

Então ... eis as minhas opções:

1. PC c/ audiophile 192 + Yamaha S90 ES; (usando VSTs no studio e os próprio timbres do S90 ao vivo) ou
2. PC c/ audiophile 192 + CME UF8 + Fantom XR c/ as placas.

Somando o preço de um CME UF8 + Fantom XR é praticamente o mesmo preço de um S90 ES.

Para ouvir os timbres das placas SRX, clique neste link: http://www.roland.com/demos/en/SRX_IT/index.html

O que me dizem?

elektrodisco
Veterano
# nov/06
· votar


Eu tenho um S90 e creio que alem do menor preço em relação ao Motif, o piano dele é melhor sendo que para o Motif atingir o mesmo nível, ha necessidade de placas adicionais. O S90 não tem sequencer. Alem do piano, tem otimos timbres de rhodes e hammond. Fraco em metais e strings. Pesa quase 30 quilos !
Uma ótima opção !

Eder Muchiutti
Veterano
# nov/06
· votar


eduardonogueirarj
foi justamente o que disse: pra gravar, só use o teclado como controlador e gere os timbres por VSTi's...

eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


foi justamente o que disse: pra gravar, só use o teclado como controlador e gere os timbres por VSTi's...

Admito que ainda sou leigo com relação a gravação em computador, eu fazia isso muito era no meu antigo XP80 (que já rodou faz mto tempo, rs), sei que é meio fora de tópico, mas sobre VSTs, tenho a seguinte dúvida:

Pra quem quer usar o PC como studio completo de gravação e ter como equipamento apenas um controlador, um módulo e o próprio computador, que software é mais adequado pra se trabalhar com VST, Gigasampler, esses pacotes de samplers em geral? Seria o Sonar? o Reason? Qual???

Eder Muchiutti
Veterano
# nov/06
· votar


eduardonogueirarj
não precisa nem do módulo. Só o controlador é o suficiente.
Quase todo software multi-pista que se usa pra gravar áudio pode ser usado pra rodar VSTI's também. Cubase, Sonar, Logic, Vegas, etc.
Ainda não ouvi nenhum teclado atingir a qualidade e flexibilidade sonora de soft synths.

eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06
· votar


não precisa nem do módulo. Só o controlador é o suficiente.
Quase todo software multi-pista que se usa pra gravar áudio pode ser usado pra rodar VSTI's também. Cubase, Sonar, Logic, Vegas, etc.
Ainda não ouvi nenhum teclado atingir a qualidade e flexibilidade sonora de soft synths.


Posso até não precisar de módulo no studio, mas ao vivo ............. rsrs

KBRD
Veterano
# nov/06
· votar


eduardonogueirarj

Eu tenho um S90ES e já escrivi bastante sobre ele aqui no fórum. Use a busca. Se tiver alguma dúvida pode me perguntar.
Estou no trabalho agora e não tenho muito tempo pra escrever aqui.

KBRD
Veterano
# nov/06
· votar


eduardonogueirarj

Eis os tópicos em que já comentei sobre ele:

Yamaha MOTIF, todo mundo usa!
YAMAHA MO 6 e MO 8
S90 ES - Driver para conexão com computador.
Alguém tem os plugins da yamaha (série PLG150) do Motif ES?
Que sintetizador comprar com valor até 6Mil?
Comprei um S90-ES

Dê uma lida nestes. Se ainda tiver alguma dúvida pode pergutar. Posso te dizer que não me arrependi nenhum pouco de comprar este teclado.

Mr. Phil
Veterano
# dez/06
· votar


eduardonogueirarj

Se o q vc precisa sao excelentes sons de piano, te aconselho o S90ES;
Pois (IMHO) sao de qualidade superior aos das placas de expansao AP e PF do MOTIF ES (Possuo ambas)...
E, naturalmente, levando em consideraçao o preço das placas... (além do valor do teclado!) Tudo isso sai "relativamente" caro!

Se vc faz questao de sampler, maior variedade de sons (se for usa-la em estudio) dentre outras coisas jà comentadas nos tópicos do amigo KBRD, entao nao hà duvidas, o teclado ideal p/ vc é o MOTIF ES (embora o custo...)

Abç

Tecladista Congregacional
Veterano
# dez/06
· votar


Fala eduardonogueirarj

Vou com a galera ... se o negócio é sons de piano ... S90ES resolve.

Se vc precisa de mais versatilidade ... MOTIF ES ... sem dúvidas ...

Agora, vc tem outra opção, já que vc precisa gravar e tocar ao vivo ... pense em comprar um bom controlador e um notebook para gerar os timbres ... o incoveniente é que em suas apresentações vc terá de levar o note e o controlador ... e ainda torcer para não rolar uma "tela azul" durante a música. (só zoando) ...

Já utilizei essa saída (2 para ser mais preciso) e até fiquei animado ... mas prefiro um teclado bom já que gravo muito pouco ...

Grande Abraço e boa escolha.

apaixonados por teclado
Veterano
# nov/07
· votar


Uma questão: o s90es é bom para progressivo ?
porque eu quero um teclado que tem otimo piano e bons timbres
de synth.
obrigado!!!

Gleyson
Veterano
# nov/07
· votar


Essa questão tem uma resposta simples: a melhor opção é vc ir na loja e testar o S90ES e o Motif ES8. Aqui vc poderá ter uma noção dos recursos dos dois mas a decisão é vc que tem que tomar e para isso precisa experimentá-los pessoalmente.

Acho que é o melhor que tem a fazer.

tecladomax
Veterano
# nov/07
· votar


apaixonados por teclado

Cara a resposta é muito simples

O Motif ES e o S90ES tem os mesmos timbres no geral

mas o S90ES tem alguns timbres de piano melhores
essa é a vantagem do S90ES

a vantagem do Motif e o sequencer e os controles em tempo real

eu se foce vc compraria o Motif ES8 + placa PLG150-AP

essa placa tem timbres de piano até melhores que o Motif XS que não aceita placa de expansão

abraços!

Junior-Indaia
Veterano
# jan/08
· votar


Ola pessoal,
É minha primeira postagem no Fórum, conheci porque estava fazendo algumas pesquisas para conhecer os teclados da Yamaha e ele está sendo muito proveitoso pra mim porque estou querendo vender meu XP-80 da Roland com Case de Alumínio da Artcase. Tenho ele faz uns 6 anos olho pra ele fico com Dó de vender (está impecável) mais quero uns sons mais fiéis para mim e se possível com tecla de piano afinal sempre toquei com 76 teclas semi-pesada e um dia fui prestar uma prova onde tive que tocar em um piano de cauda.. fala sério.. além de toda ansiedade akelas teclas travaram minhas mãos.
Estou muito, mais muito curioso em conhecer esse S90 ES (qualquer dia vou pra sampa só pra ficar mexer em um), afinal fiquei encantado com o Motif ES / XS porém não estou disposto a investir tanto assim já que não sou musico profissional, faço por hobbi.
Estou postanto para perguntar sobre a leitura de Sequencer do S90 Es. Li que ele só executa e em formato SMF, como funciona esse processo, por ex: Consigo através de um arquivo midi baixado da internet mapear os instrumentos para os que eu desejar do S90 ES e executa-los com qualquer som do teclado? Ou só os Soms GM (general music) como funciona?
Como são os timbres abaixo? Eu costumo usa-los com mais freqüência na banda que toco.
Piano (esse nem precisa de comentários), Piano Elétrico, Metais (sax, trompete Trombone e combinações etc), Acordion, Organ (vi um demo no youtube que fala sério é tudo akilo mesmo?) , Led, Strings.


Gosto muito da roland porém um amigo meu tem o Fanton X7 uma coisa assim, lindo o teclado, nunca mexi só que ouvindo ele tocar não me estiga tanto como o Motif e S90ES estão me estigando, afinal se eu tivesse 9000 mil reais pra comprar um teclado desses acho que compraria o Pro-keys 88 da M-audio (tem o mesmo timbre do piano C7 da yamaha), um motif XS6 e se sobrasse um pokinho de grana compraria um laptop que estão baratos hoje para controlar pelo M-audio.

Desde já obrigado e no que puder ajudar vamos lá! Mais não manjo muito não...
Abraço!!!!

Beto_SSA
Veterano
# jan/08
· votar


Junior-Indaia

Estou na mesma situação que você Júnior, inclusive também tenho um XP-80 que devo vender logo depois de comprar o meu próximo brinquedinho.
Pra piorar o meu problema também não estou em SP, pois se tivesse seria bem mais fácil de ir às lojas e testar um por um.
Vou deixar meu e-mail e pode me enviar o seu para trocarmos algumas idéias a respeito => hdiegues@yahoo.com
Eu quase comprei o Fantom X-8, mesmo porque sempre gostei da Roland, mas resolvi dar uma pesquisada antes e vi que aparentemente tem coisa bem melhor por este valor.
Abraço!

wernegher
Veterano
# jan/08
· votar


Jeferson Fernandes
O Piano Acústico do S90ES é melhor do que do Trinton
Isso não é muito difícil né... o Piano do Triton é mto ruim. Aliás, os pianos da Korg geralmente são muito fracos.

Por consequência mais timbres
Não tem mais timbres não. O ES tem bem mais. Só olhar nesse site aqui:

MOTIF ES - http://www.yamahasynth.com/products/motifes/specifications.html

S90 ES - http://www.yamahasynth.com/products/s90es/specifications.html

A não ser que eu tenha lido ou entendido errado...

eduardonogueirarj
Escolher um dos dois vai depender do tipo de tecladista que vc é. Se vc faz mais base (pianos, rhodes e etc...), pegue o S90ES. Caso vc necessite - além dos pianos - de outros timbres, pegue o ES. Tenho um ES 6 e pra mim é espetacular.

Abço

wernegher
Veterano
# jan/08
· votar


Apenas para facilitar a leitura, o ES tem 256 timbres a mais.

Tecladista Congregacional
Veterano
# jan/08
· votar


wernegher

A sua afirmação está correta (o Motif ES possui mais timbres que o S90 ES).

Mas o detalhe que realmente conta são os 1935 waveforms do S90 ES contra os 1859 waveforms do Motif. São 228Mb do S90 contra 175Mb do Motif.

Esses 53 Mb a mais são amostras espetaculáres de piano. Coisa que o Motif só consegue com as placas de expansão.

Os timbres de um teclado são baseados nos waveforms que ele possui.

Mesmo o S90 não possuindo um timbre de fábrica do Motif é possivel vc criá-lo pois vc tem a essência que são os waveforms.

Lembre-se que se trata de um sintetizador.

Em termos de possibilidades de timbres, o S90 é superior ao Motif.

Agora, o Motif tem sampler, sequencer, etc ... é uma workstation completa o que o S90 não é.

Blz, brother. Espero ter ajudado.

Um feliz 2008 e muito som.

wernegher
Veterano
# jan/08 · Editado por: wernegher
· votar


Tecladista Congregacional
Mas o detalhe que realmente conta são os 1935 waveforms do S90 ES contra os 1859 waveforms do Motif. São 228Mb do S90 contra 175Mb do Motif.

Verdade. Embora já tivesse ouvido algo, eu só prestei atenção na qtde de timbres pq alguém lá em cima mencionou o contrário, e por isso acabei ignorando esse detalhe.

Abração ae ! Deus te abençoe !

Beto_SSA
Veterano
# jan/08
· votar


Pessoal, este tópico está me ajudando pacas !! Obrigado a todos por dividirem as experiências.
Estou quase que convencido a comprar mesmo o S90 ES. Algum de vocês aí tem este teclado e indicaria alguma placa de expansão pra dar uma "turbinada" nele ? Se tiver alguma que vale a pena já quero colocar no rolo na hora de negociar a compra.
Parece que ele por si só já tem uma boa gama de patches, mas se não me engano tem placas que além de possuirem mais timbres também aumentam a polifonia.
Boa noite e fiquem com Deus !

tecladomax
Veterano
# jan/08 · Editado por: tecladomax
· votar


Beto_SSA

Vc ainda está quase convencido?

O S90ES pra mim até agora não tem concorrentes a sua altura na sua categoria

abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Yamaha Motif ES8 vs. Yamaha S90 ES - Motif ganha em que?!