Mostrar ou não mostrar a marca: eis a questão

Autor Mensagem
mano_a_mano
Veterano
# set/06


Finalmente, depois de um longo tempo, volto a discutir um tema polêmico (o outro tópico foi este aqui)...
Vamos levar em consideração que cada tecladista é único, por mais que o estilo seja o mesmo. Mas, no geral, existem dois grandes grupos de tecladistas: os que fazem questão de mostrar a marca dos seus equipamentos e os que ocultam-na por diversos motivos. E você é do primeiro ou do segundo grupo?

gustavorino
Veterano
# set/06
· votar


Eu mostro mesmo!! KAWAI

fernando tecladista
Veterano
# set/06
· votar


pra quem é tecladista conhece o teclado pelo timbre ou pela carcaça com ou sem nome

eu mostro e nunca procurei esconder, nunca estive ai se ia aparecer casio, yamaha, palmer ou qualquer coisa alternativa que não fosse considerado top e nunca me preocupei se eu estava fazendo propaganda de graça

como disse um tecladista amigo meu: se um dia você comprar uma FERRARI... você não vai arrancar o cavalinho da frente

mano_a_mano
Veterano
# set/06
· votar


Eu não estou falando sobre se a marca é Fulano, Sicrano, etc., e sim sobre a questão do patrocínio. Sei que, se você é patrocinado por determinada marca, deve obrigatoriamente mostrá-la, mas se não houver nenhum patrocínio, isso fica a seu critério. O próprio Ivan Lins, antes de conseguir patrocínio da Yamaha, nunca mostrou as marcas de seus antigos equipamentos. E ainda dizia: "Por que eu devo colocar azeitona na empada deles? Eles não colocam na minha..." (fonte: Revista Cover Teclado, edição 52 - acho eu).
Eu particularmente não ligo se a marca é Roland, Casio ou outra qualquer, o que importa é o som. Mas tem muita gente que julga determinados equipamentos pela marca, e não pelo que oferece - o que obviamente não é o meu ponto de vista.

kseven
Veterano
# set/06 · Editado por: kseven
· votar


Existem muitos musicos famosos (a maioria) que se nao receberem cache da marca nao a mostram dejeito nenhum (como Caçulinha do Faustao). Apagam as letras ou simbolo. Ivan Lins foi um deles durante 10 anos ate ser contratado por uma marca de teclado que nem gostava tanto mas topou. E o Phill Colins do Genesis botou uma fortuna no bolso pra usar o Karma. Ou seja, o que vale é "a bufunfa"!!! Faça o mesmo: se nao te pagam, vc vai "pagar" mico? E ainda de graça?
Mas vou te dar uma dica do q acontece aqui em sampa: 99% dos tecladista q usam o 630 na noite, apagam as letras "yamaha" do seu teclado. Deduza entao...
Ou entao reponda a isto: o q vc sente quando esta tocando em publico e nessa hora de frente a eles (entre vc e eles) há uma marca se mostrando?

Ken Himura
Veterano
# set/06
· votar


Eu não mostro porque nenhuma marca me dá $$$... como eu não tenho cara de outdoor, tapo as marcas.

Ou também só mostro quando pego um teclado pra vender e talz.

SnOOpeR
Veterano
# set/06
· votar


Nunca fiz questão de mostrar, mas também nunca fia questão de esconder.

Contudo, se você é tecladista de uma banda que está sempre na mídia, televisão principalmente, há motivos pra esconder sim a marca. Eu esconderia.

Mas se 90% do teu trabalho só quem vê é o público dos shows, não vejo necessidade. A maioria deles - pela distância ou pela falta de interesse - nem lê o que está escrito no painel traseiro do teu instrumento.

Rachmaninoff
Veterano
# set/06
· votar


Também acho que, se você toca na noite, o público não dá a mínima pra marca.
(A maioria não dá a mínima nem mesmo pro que você toca...)

mano_a_mano
Veterano
# set/06
· votar


kseven
99% dos tecladista q usam o 630 na noite, apagam as letras "yamaha" do seu teclado
Entendo...

o q vc sente quando esta tocando em publico e nessa hora de frente a eles (entre vc e eles) há uma marca se mostrando?
Eu sou indiferente a isso. Mas para muitos, isso é um mico, aliás, um casal de King Kong com filhos quatrigêmeos...

Ken Himura
Ou também só mostro quando pego um teclado pra vender e talz.
Bom... Nesse caso...

SnOOpeR
Nunca fiz questão de mostrar, mas também nunca fia questão de esconder. (2)

Contudo, se você é tecladista de uma banda que está sempre na mídia, televisão principalmente, há motivos pra esconder sim a marca.
Com certeza...

Rachmaninoff
se você toca na noite, o público não dá a mínima pra marca.
Eu já vi o oposto: uma vez o cara estava tocando num Casio WK-1800, tocando até muito bem, mas tinha um grupinho num canto que ficava dizendo: "Xiii... É Casio! Éca!!!". Adivinha como o tecladista saiu de lá?

A maioria não dá a mínima nem mesmo pro que você toca...
HAHAHAHAHAHHAA!!! Essa aí eu sei por mim, hehehehe :-P

Mitilico
Veterano
# set/06
· votar


Nunca me apresentei profissionalmente (bares, casas noturnas, casamentos etc), apenas em situações que não tinham nenhuma relação comercial pq tudo foi relacionado a igreja...então nunca me importei com isso e pra mim é indiferente mostrar ou não.....mas se tivesse que escolher eu mostraria a marca sem traumas

Cpires
Veterano
# set/06
· votar


Eu acho este assunto um pouco complexo.
Se você toca um teclado e mostra a marca, não importa se é na igreja, na praça, na noite em barzinho e muitas vezes até em casa para os amigos e parentes, etc. já parou para pensar quantos teclados você pode ter vendido sem saber, pela simples exposição da marca e alguém te ver tocando e gostado do som, do seu equipamento. Só quem ganhou com isso foi o fabricante e o revendedor é claro. Você não levou nenhum centavo, e ainda quando vai comprar tem que ficar chorando um desconto mixo que já esta previsto no preço de revenda. Por outro lado, quantas vezes você gostaria de saber e ver o desempenho de determinados equipamentos e por mais que você vá nas lojas não da para saber muito porque não dá para ficar experimentando a vida inteira, afinal tantos recursos e possibilidades, etc. mas você ve alguém usando tal equipamento em um show, ou apresentação e tem uma ideia melhor do potêncial do equipamento e fica feliz por ter podido ter um referencial, e observa a marca e o modelo. Ou ainda, quantas vezes você pede uma opinião sobre qual equipamento comprar e as pessoas ao darem, estão te induzindo a comprar o equipamento A ou B, e sabendo ou não, estão fazendo o papel de vendedor deste equipamento, quebrando o galho do fabricante e da loja sem guanharem nada com isso, não é verdade? É só olhar no forum. Em compensação se formos nos preocupar com isso também, .....

MOSTRAR OU NÃO MOSTRAR EIS A QUESTÃO

Eu sinceramente ainda não tenho uma opinião formada.
Mas deixo uma idéia: quem é motorista de taxi tem preço diferenciado na compra de carro 0km, por ser seu instrumento de trabalho. Eu acho que o músico profissional, que vive exclusivamente da música também deveria ter preço diferenciado ao comprar equipamento, e aí mostraria a marca sem problemas, já que de uma certa forma ele seria beneficiado por isso.

Mitilico
Veterano
# set/06
· votar


Mas deixo uma idéia: quem é motorista de taxi tem preço diferenciado na compra de carro 0km, por ser seu instrumento de trabalho. Eu acho que o músico profissional, que vive exclusivamente da música também deveria ter preço diferenciado ao comprar equipamento, e aí mostraria a marca sem problemas, já que de uma certa forma ele seria beneficiado por isso.

Acho a idéia valida, porém não sei como seria para comprovar que é músico profissional....só com a carterinha da OMB? iam falsificar fácil fácil.... como definiria a cota? (se não colocasse valor, um monte de gente ia vender esses equipamentos com desconto)...seria muito dificil o controle/fiscalização....é bem complexo essa questão..

Cpires
Veterano
# set/06
· votar


Não apenas complexo, mas complicadíssimo... Ainda mais aqui no Brasil.
Entretanto, é algo a ser pensado ... talvez um ponto de partida para outras idéias quem sabe?

SnOOpeR
Veterano
# set/06
· votar


parou para pensar quantos teclados você pode ter vendido sem saber, pela simples exposição da marca e alguém te ver tocando e gostado do som, do seu equipamento.

O contrário também é verdadeiro.

Quantos teclados a Korg, a Roland, a Kurzweil, dentre outras, já deixaram de vender depois que alguém nos viu tocando e percebeu que aquele tal piano não é grande coisa, aquele outro sonzinho é muito magro ou o teclado que tenho lá em casa tem um timbre igualzinho...
É a famosa faca de dois gumes.

Creio que não é o caso de dar desconto ou não. Vai da filosofia da pessoa. Tem gente que só mostra se for patrocinado, tem gente que faz questão de mostrar pra ter "status", tem gente que esconde porque não está sendo pago e tem gente que esconde porque tem vergonha da marca ou modelo.

Fica uma pergunta aos que escondem a marca:

Se depois do show alguém vai até você e diz: ei, cara, que som legal, adorei aquele piano e tal, qual o teclado que você está usando?

E aí?

mano_a_mano
Veterano
# set/06
· votar


SnOOpeR
ei, cara, que som legal, adorei aquele piano e tal, qual o teclado que você está usando?
Até agora isso nunca me aconteceu...

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# set/06
· votar


Até agora isso nunca me aconteceu...

Eita, deve estar usando cada pianinho ruim hein??

:)

mano_a_mano
Veterano
# set/06
· votar


Mr_Mojo_Rising
Muito pelo contrário...

El_Cabong
Veterano
# set/06
· votar


Tem algumas marcas que, quem tem faz questão de mostrar, p/ ex: Hammond.

Cpires
Veterano
# set/06
· votar


SnOOpeR
O contrário também é verdadeiro.

É verdade... mas se você não ajuda a vender o que você está tocando, pelo fato do cara achar ruim, você contribui, por elininação, para vender o do concorrente mais próximo... hahahahahahahaaha!

El_Cabong
Por falar em hammond, uma Igreja Batista em minha cidade, tem um órgão que toca para fazer o processional e o preludio, é tocado em alguns momentos também durante o culto, com uma pedaleira enorme de duas oitavas, dois andares de teclas, eu achava o som maravilhoso... Um dia muito curioso me aproximei para ve-lo de perto. Cara era um hammond que igreja havia ganho na década de 50 e está lá desde então. Muito show... e que som.!!!!!!!!!!

leond
Veterano
# set/06 · Editado por: leond
· votar


Acho em muitos casos exagero o músico tapar as marcas dos teclados,pois se fosse assim eu teria que tirar o símbolo da wolkswagen de meu carro, raspar goodyear dos pneus, tirar as etiquetas da calça, máquina fotográfica sony, (não seria a mesma coisa??)por ai vai, tem gente que sabe qual teclado eh, mesmo tapando, por exemplo, saberia dizer para vc qual eh a marca do teclado apenas olhando o painel e suas funções..

Concordo com vcs que uns tapam de vergonha e outros para não se sentir "usado", e que diferença faria se um usa um PSR ou Kurzweil? O que iria me influenciar na escolha?

Pode ocorrer ao contrário, a marca te dar $$$$$, pois quem entende do assunto, sabe que vc investiu profissionalmente...

MatheusMX
Veterano
# set/06
· votar


"Por que eu devo colocar azeitona na empada deles? Eles não colocam na minha..."

=O
huaehea

mano_a_mano
Veterano
# set/06
· votar


É... O assunto é realmente complicado. Às vezes eu penso em tapar tudo, mas será que valeria a pena fazer isso?

Didi_Moio
Veterano
# set/06
· votar


Eu mostro mesmo! Uso e curto Roland, e é pra todo mundo saber.

emanuel macedo
Veterano
# set/06
· votar


só faltam falar que já perderam contrato por causa de marca!?

kseven
Veterano
# set/06
· votar


Falando em marcas, olhem o equipamento desta tecladista, que alias é uma PIANISTA formada pela UFRJ, pode? Vejam o curriculo dela. Porque teclado entao? Poderia ter sido uma grande pianista de uma orquestra nao?
http://www.tecladistas.com.br/

fernando tecladista
Veterano
# set/06
· votar


Poderia ter sido uma grande pianista de uma orquestra nao?
poderia ser, mas talvez não estivesse feliz

B4TER4
Veterano
# set/06
· votar


bom como podem ver pelo nick sou baterista

mais vou dar uma comentada nesse topico que tbm afeta os bateristas

com agente tbm ocorre esse problema mais numa proporçao maior ainda visto que fika a marca da bateria tanto nos tambores quanto nas peles, dai fica a marca nos pratos e tbm na baketa

eh uma coisa que pode ser considerada "terrivel"

mais quanto ao topico eu me orgulho do que tenho, naum importando marca nem nada, pra mim o que importa eh o som

naum faço kestao de esconder a marca pois como disseram acima, eu tbm escolhi meus produtos vendo outras pessoas usarem ele, vi e gostei e comprei, pelo mesmo modo que alguem pode estar me olhando tocar e dizer, nossa vou comprar uma bateris dessas, olha o som dela e talz

naum ganho nada com isso, mais com isso estou ajudando empresas realmente interessadas no consumidor a vender seus produtos bons e deixando de lado empresas que soh buscam o enrikecimento

ROTTA
Veterano
# set/06
· votar


Sobre mostrar a marca, vejo alguns poucos cenários que imagino envolver a maioria dos casos. São eles:

a) O sujeito famoso que se torna endorser de uma marca e, neste caso, em geral, acaba sendo obrigado a mostrar a marca.
b) O sujeito famoso que não é endorser, usa o teclado da marca X, mas como não ganha nada por isso, esconde a marca.
c) O sujeito que tem um teclado de marca "tida como" boa e quer exibir isto para todos. Penso que não ganha nada com isto, mas...
d) O sujeito que tem vergonha da marca ou modelo do seu teclado (por vários motivos), e que acaba escondendo.

Claro que as opções acima podem combinar-se, mas no geral o músico está em uma das 4 categorias acima, penso eu.

Abraços.

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/06
· votar


Não entendi o objetivo do topico.

Se o cara quer mostrar a marca que mostre, ué qual o problema ?

E se quiser tampar a marca que tampe, sem problema tambem.

Só vejo sentido em não mostrar a marca se o cara tem algum tipo de endorsement e usa no set equips de outra marca, ou se o cara faz algum tipo de apresentação em midia tipo tv, e a propria producao do programa geralmente aconselha que as marcas não aparecam.

FabioSalgado
Veterano
# set/06
· votar


Joe Cruz, nesse lance da mídia isso acontece mesmo.

Quando toquei com a Andréa Boris no Raul Gil em 2005, eles taparam
tudo quando era marca, e até algumas roupas não podiam entrar.

Mas, realmente, se o cara suou 5 anos para comprar um lance TOP, deve deixar a mostra mesmo para todo mundo, pois no final das contas, apenas 0,01% do público que está assistindo teu show vai se importar se é A, B ou C eles querem é curtir o som!

Galera, desencanem com esse lance!

Abraços!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mostrar ou não mostrar a marca: eis a questão