Cabos, Stereo ou mono?.......

Autor Mensagem
piolho fofo
Veterano
# abr/08
· votar


thiagotgc
tentei te mandar uma mensagem mas nao consegui

tô a fim de comprar o kurzweil pc2 e gostaria de lhe pedir q fizesse uma demo da seçao de cordas dele, procurei na net e nao achei

vlw

Jeferson Fernandes
Veterano
# abr/08
· votar


piolho fofo

O Key Alls vendeu o PC2 dele já faz alguma tempo... Agora ele tem um Fantom-Xa que tem ótimos Orquestrais também, além de poder ser expandido com EXB SRX, Samples ou SysEx (como o XV_Collection)... Já tive um Fantom-XA também.. rs...

mano_a_mano
Veterano
# abr/08
· votar


STEREO! Toda vida!

Victorkeyboard
Veterano
# abr/08
· votar


desculpa minha ignorância mas como eu diferencio se o cabo é estereo ou mono?

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# abr/08
· votar


Acho que so abrindo o plug do cabo, a não ser q venha escrito nele...

Eu não sabia bem que existe cabos stereo. Sempre que eu perguntava os cara das lojas diziam que só existe cabo mono.. e eu acreditando...
Em teclados com saídas (L/mono) e (R) só funfa stereo com dois cabos não é??

fernando tecladista
Veterano
# abr/08
· votar


Victorkeyboard
desculpa minha ignorância mas como eu diferencio se o cabo é estereo ou mono?

olha pro plug é vê quantas partes ele tem 3 (terra L e R) é stereo:
http://www.frapaconexoes.com.br/p-10stereo.gif

se tem 2 (terra e sinal) é mono:
http://www.temacomponentes.com.br/audio%20e%20video%20-plug%20e%20jack s/plug%20p10%20mono%20rabicho%205003.002.jpg




Aleciano Fuckin Roses
Em teclados com saídas (L/mono) e (R) só funfa stereo com dois cabos não é??

sim, dois cabos mono

Saullito Batera
Veterano
# set/08
· votar


Pessoal.
Montei uma listinha de cabos para o meu X50 para todas as ocasiões

2x cabos mono para servir tanto para o X50 como para meus violões
1x cabo estereo para meu PSR e com esse cabo estereo posso comprar 2x adaptador que convertem um cabo estereo em 2x P10 monos tanto em uma ponta como na outra
1x cabo em Y para ligar na placa de som para gravação 2xP10 para depois no final 1xP2
E outros mais sei lá o que.
Isso antes da mesa para ligar na mesa principal sem eu ter mesa propria
E depois....
E depois vou comprar uma mesa de som aquelas Beringher baratas mixer de 2 canais, as MAKIE que o Aureo me recomendou eu nun achei.
Aí eu compro 2x monos de uns 3 metro e ligo na mesa e aí vai sair 1x cabo de 6 metros P10 mono para a mesa principal.

Por favor, acho que ninguém deve ter entendido, é muita coisa e minha expressão é ruim.
AFF..
Falow pessoal.

Quantos metro de cabo é o ideal até a mesa principal ?
Os cabos vou comprar Tiaflex pois nun tenho grana para SA

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# set/08
· votar


Rapaz.... sei não... depende do tipo de show... quando toquei.. liguei meu cabo num Direct box e dele foi pra mesa... agora se for um show mais amador é bom ter um cabo legal... mas tamanho sei não.

Saullito Batera
Veterano
# set/08
· votar


Sei disso.
Mas tipo.
É um conjunto para todas as ocasiões.
E tomara que eu consiga comprar hehehe
Falow.
Valew

fernando tecladista
Veterano
# set/08
· votar


Quantos metro de cabo é o ideal até a mesa principal ?

como o
Aleciano Fuckin Roses comentou:
depende do tipo de show... quando toquei.. liguei meu cabo num Direct box
agora se for um show mais amador é bom ter um cabo legal.

o direct o cara da mesa vai jogar lá perto do teu pé, então cabo basico de 3m serve

mas eu sempre ando com um de 10m e já precisei varias vezes, do contrario eu teria que montar o teclado do outro lado do palco pra ficar proximo da mesa (gosto sempre de ficar no mesmo lado)
falando 10 parece muito, mas se perde na média 1,5m de cada lado que é o tanto que sai do teclado (ou do teu mixer) até o chão, mais uma folga pra se alguem tropeçar não levar o teu teclado junto, então destes 10m sobra no maximo 6m a 7m

Saullito Batera
Veterano
# set/08 · Editado por: Saullito Batera
· votar


Valew, vou fazer alguns com 7 metros mesmo.
Certo pessoal.
Esse mixer aqui serve ?
O Aureo me recomendou um Makie muito bom mas não acho.
Vejam:
http://www.behringer.com/1002/index.cfm?lang=ENG

Vai o link.
Me falem se ela serve, está em um preço bom na Playtech.
Sobre os cabos eu mesmo faço e vou fazer desse jeito aí, para todas as ocasiões.
Aí eu posso usar para de todo jeito
Valew gente

liliane.coimbra
Veterano
# set/08 · Editado por: liliane.coimbra
· votar


Excelente topico.
Cito o meu material:
- 2 cabos mono (sendo um de 5m e outro de 7m)
- Um cubo meteoro Keyboard 30 com entrada única, uma saida de speakers e uma saída de linha (meu retorno)

Eu tinha um psr e-303 que só tem saida de phone.
Eu usava um cabo da saida do fone para o cubo e outro cabo do cubo para a mesa.
Assim eu tinha retorno.

Agora estou muito feliz com o meu mm6 rsrs
Ele tem as saídas de phone, L/mono e R

Qual a melhor ligação para fazer nele, sem perder o retorno?

Saullito Batera
Veterano
# set/08
· votar


Para seu cubo que tem apenas uma entrada e não sei se é estereo ou mono seria pegar uma mesa de som e mixar o canal L com o R e se tornar apenas 1x mono e ligar.
Isso seria o melhor.

liliane.coimbra
Veterano
# set/08 · Editado por: liliane.coimbra
· votar


Saullito Batera

pegar uma mesa de som e mixar o canal L com o R e se tornar apenas 1x mono e ligar.

Desculpe... eu realmente nao entendi. rsrsrs
Seria necessario uma mesa para mixar pra mono? a saida L/mono nao resolveria para isso?

No ultimo domingo (primeiro dia que usei o teclado na igreja) eu tive que usar a saida phone do teclado e conectar o cabo da saida de linha do cubo na entrada de microfone da mesa.
Sei que isso nao é recomendado e por isso estou vendo a possibilidade de ter o som stereo do teclado na mesa sem perder o uso do meu retorno.

Leo KB
Veterano
# set/08
· votar


liliane.coimbra
Com relação a ligação do seu teclado na mesa... o melhor seria utilizar as saídas L/R na entrada LINE da mesa! Evite usar a entrada de microfone para o teclado (ou outros instrumentos). Geralmente o gain da entrada dos mics é maior.
Não entendi muito bem, mas acho que você utiliza um cubo como retorno, certo? Sendo assim, creio que não haja problema em utilizar a saída de fone do seu teclado no cubo.
Espero ter ajudado.

Saullito Batera
Veterano
# set/08
· votar


Seria necessario uma mesa para mixar pra mono? a saida L/mono nao resolveria para isso?
Resolveria.
Mas você não teria o estereo e alguns teclados com alguns timbres tem bastante diferença quando liga em mono e em estereo.

Só que fazendo isso você não tem a espacialidade do estereo, isso só se resolveria com um PA estereo.
Como o PA deve ser mono usa-se uma mesa para "juntar" o L com o R e dar apenas um P10 e ligar.

Agora se a saida da Mesa é estereo e o PA é estereo dá para ter a espacialidade (mesa principal), você pega o L e joga no canal 1 e o R no canal 2 e joga o PAN um para o direito e o outro para o esquerdo.
O Korgman que me ensinou isso e ele disse que nos shows ele gosta deixar de lado a espacialidade e "juntar" os L e R e sair para o PA dele.
OK ?

liliane.coimbra
Veterano
# set/08
· votar


Leo KB
Não entendi muito bem, mas acho que você utiliza um cubo como retorno, certo? Sendo assim, creio que não haja problema em utilizar a saída de fone do seu teclado no cubo

Mas se eu usar a saida do phone, nao vai sair nada na mesa. PQ anula a mesa...

Saullito Batera

Ontem eu fiz em casa, coloquei a saida R no som (entrada pra microfone) e a saida L/mono no cubo. Consegui o stereo. Estou pensando em colocar a saida L/mono direto na mesa e deixar a R no cubo pra ver como fica.

Posso colocar até os 2 cabos mono direto na mesa, mas perco o retorno, que é o meu grande problema. Eu nem sei dizer se o cubo é modo ou stereo.

cesio137
Veterano
# set/08 · Editado por: cesio137
· votar


liliane.coimbra
Acho que fazendo isto você anulou os efeitos stereo de teu teclado. :( Você está jogando uma parte do som para você (retorno) e o restante para a platéia (mesa).

Veja bem, a única saída verdadeiramente stereo dos teclados é a dos fones de ouvido (plug P10 com 3 contatos), as saidas L/Mono e R são saidas mono.

As formas corretas de usar as saídas do teclado:
primeira opção:
Ligar apenas a saída L/Mono na mesa ou cubo. O teclado sabe quando há plug apenas nesta saída, e envia todos os sinais (R e L) para o mesmo cabo.
segunda oção: Ligar os dois cabos em um cubo STERO (se é stereo deve ter 2 auto-falantes e entrada L e R independentes) ou na mesa estéro (uma parte da mesa deve ter canais com dois conectores de entrada.)

Nas duas formas, para usar cubo como retorno, ligue o teclado no cubo e ligue a saída do cubo na mesa, nunca o teclado na mesa. ;-)

Como testar?
Use o Balance (BAL) do teclado jogando o som para um lado e para o outro. se ao jogar para a direita ou esquerda e o som sumir, é porque algo errada está acontecendo. Neste caso uso só o cabo L/Mono.

liliane.coimbra
Veterano
# set/08
· votar


cesio137
Poxa... valeu mesmo!!

Ainda pensei em usar um cabo Y do teclado para o cubo, mas pelo que vc falou, o meu cubo, possui 2 falantes de 5" mas só tem uma entrada, então deve ser mono mesmo.
Não faria muita diferença o uso do Y ou de um cabo mono na saida L/mono, faria?

cesio137
Veterano
# set/08
· votar


liliane.coimbra
Não faria muita diferença o uso do Y ou de um cabo mono na saída L/mono, faria?
Exatamente liliane!
Eu até já fiz este teste. Peguei dois cabos e liguei nas saídas L e R do meu teclado, e com um plugue y daqueles com 2 conectores p10 fêmea e uma saida p10 macho liguei no cubo. Tanto fez conectar assim ou apenas um cabo no L/Mono. ;-)

o meu cubo, possui 2 falantes de 5" mas só tem uma entrada, então deve ser mono mesmo.
Infelizmente creio que sim. :(

liliane.coimbra
Veterano
# set/08
· votar


Comprei um power click F10 para resolver o problema.
Agora a dúvida ficou com o cabo. tenho 2 cabos mono.
Não sei se compro o Y pra colocar na mesa ou só mais um mono para o monitor...

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# set/08
· votar


Ei galera, tenho uma dúvida:
Aqui no auditório da escola precisa daqueles tipos de plug igual ao de microfone, que tem 3 pinos. Aí eu queria saber se posso usar num lado do cabo um plug P10 e no outro esse plug de microfone do tipo macho... e tb se dá pra comprar o plug separado e soldá-lo, as conexões eu já dei uma olhada rápida no google...

Vlw e espero ajuda de vcs.

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# set/08
· votar


Opa de novo heehehe
Pesquisei aqui no fórum e achei infos!! \o/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/153077/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/167463/

A merda toda é q meus cabos são mono, e eu precisaria de um stéreo!!! Droga!

liliane.coimbra
Veterano
# set/08
· votar


hehehe
Continuo com algumas dúvidas... (ô menina dificil rsrs)
Testei o F10 - Gostei do treco, mas ainda nao estou satisfeita.

- Liguei 2 cabos monos no teclado diretamente na mesa em 2 canais diferentes.
- Liguei um cabo mono no fone da mesa e trouxe para o meu F10.
=conclusão, eu ouvia tudo no power click, mas o teclado ficou muito baixo quando juntou tudo.

OBS.: O power click F10 possui uma entrada mono, uma saida mono (para ligaçao em outro power click) e uma saida de fone.

Pensei então em fazer assim:
Ligar um cabo mono do R do teclado direto na mesa e ligar um cabo mono do L/mono do teclado no power click e do power click para a mesa.
Bastaria eu testar se a saida do power click funciona se usada para a mesa (pq para fone nao funciona - nao deve ser amplificada)
Porém, desta forma eu nao teria o som todo no fone... somente o "L".

Outro teste a ser feito é usar a saida fone do teclado para o power click e do power click pra mesa, mas eu estaria transformando o som em mono e estaria apenas substituindo o cubo pelo fone.

Ainda outra dúvida passou pela minha cabeça. Não sei quantos canais monitor tem uma ciclotron amr de 12 canais. Tb nao sei se posso anular o som de alguns instrumentos para este monitor ou fone da mesa e consequentemente para o power click.

Se alguem aí já tiver feito esses testes, poste aqui pf, ta?

daviportacio
Veterano
# set/11
· votar


Olá amigos! O Juno D tem três saídas: Phones, R e L.
Quando divido o teclado, por exemplo, usando piano na direita e baixo na esquerda, botando o PAN do piano R63 e do baixo L63 e ligando dois cabos nas duas saídas(R e L) em duas caixas diferentes. Ainda assim, nas duas caixas saem os dois tones praticamente em volume igual. Só altera um pouco quando mexo no balance..mas ae um dos dois tones ficam mudo...

Alguma dica amigos de como botar cada um de um lado? Obrigado.

do-bandolim
Veterano
# set/11
· votar


daviportacio,

Se vc. colocar o pan do piano R-63 e do baixo L-63 e ligando em duas caixas somente, logicamente o volume será igual, pois vc. está apenas alterando os pans. Para ter o efeito stéreo penso que irá precisar de uma mesinha de som para poder fazer essa divisão.

has4
Veterano
# set/11
· votar


Cabos... procure sempre os de 5 a 10 metros. Recomendo a medida mínima de 5m. Não terás problemas com tamanho, principalmente se forem cabos de boa qualidade.

Nunca fiz testes quanto a mono ou estereo, mas certamente em estereo deve ter sim grandes benefícios. Afinal, por que teríam os teclados as duas opções? Eu só imagino que, só soará e apresentará a dierença se for realmente conectado em dois canais diferentes L / R.

ThyagoAmaral
Veterano
# out/11
· votar


has4
Por mais que nao sejam ligados em R/L tem a opção que chamamos de Double Mono, que da um brilho a mais no timbre já que ele envolve as 2 partes do som em uma.

Mas no geral é isso mesmo q vc falou o lance dos tamanhos... mais q isso vc já perde coisas no meio do caminho... sempre uso 5m!

Tiago Teclas
Veterano
# fev/13
· votar


Usando 2 Cabos P10 (Stereo) nas saidas L/R do teclado, será que melhora o som na mesa do que 2 cabos P10 (mono) que é o mais usado ?

Leo Vaz
Veterano
# fev/13
· votar


Tiago Teclas
Não vai melhorar, a menos que a saída do teclado seja balanceada, o que faria uso do terceiro polo do p10.
Em saídas normais, um dos pólos não seria conectado a nada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cabos, Stereo ou mono?.......