Conectores, balanceamento - P10, XLR.

    Autor Mensagem
    batousayh
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: batousayh


    Olá pessoal.
    Esse tópico visa esclarecer um assunto que para mim, por muito tempo, foi bem confuso.
    A confusão era relacionada à diferença entre os diferentes tipos de conectores e sobre o balanceamento.

    Bom, vamos lá!

    O que acontece dentro do cabo?
    Basicamente dentro de um cabo existem 2 ou 3 fios. No cabo com 2 fios um é responsável por transmitir o sinal e o outro é um fio neutro (sem sinal). O de 3 fios possui 2 sinais e 1 neutro.

    Balanceamento - O balanceamento foi uma técnica simples, porém muito útil que serve para eliminar ruídos e interferencias que "penetram" no sinal quando este percorre um cabo. Esta técnica consiste em utilizar no equipamento de audio (tanto na entrada, quanto na saída) um dispositivo que trabalha da seguinte forma:

    Saída - Na saída, a informação presente no fio e duplicada (para ilustrar: digamos que a informação no fio tinha valor "+1", ou seja um fio com sinal "+1" vira dois fios com sinal "+1"). Em seguida um desses fios (geralmente indicado como COLD) tem
    seu sinal invertido (o que era "+1", vira "-1") e as duas informações são enviadas ("+1" e "-1", o neutro não é "enviado" pois é, como o nome diz : NEUTRO);

    Entrada - Na entrada a informação que chega é analisada e o sinal do fio COLD é invertido novamente (de "-1" para "+1") e em seguida essa informação é somada ao outro fio (HOT - "+1") dobrando então seu valor ("+1" + "+1" = "+2" !!!FANTÁSTICO!!! Não?)...

    E AGORA Mr. "M" ? Qual o segredo então? O que tem de tão fantástico?

    Sigam o raciocínio:

    Digamos que essa informação estava sendo enviada (+1 e -1) e aí, por alguma conspiração do universo, entrou uma interferência com valor de +27 nos dois fios. Quando essas informações ( "+1" + "+27" = "+28", "-1" + "+27" = "+26") chegarem na ENTRADA (IN), o valor no fio COLD será invertido ( 26 vira "-26") e em seguida somado com o valor presente no fio HOT ("+28") ... ( 28 que é o HOT é somado com o COLD que é -26 -> "+28" + "-26" = "+2") e a interferência é anulada.

    Sobre conectores:

    Devemos ter em mente que existem conectores que variam tanto em formato quanto na quantidade de fios que são ligados a eles e também à função desses fios.

    Conector XLR (cannon) é um conector com três pinos geralmente usado em equipamentos que fazem o balanceamento de sinal. Os fios são ligados da seguinte forma : 1 = NEUTRO, 2 positivo (HOT) e 2 NEGATIVO (COLD).

    Conector P10 mono: é o "famoso" plug de guitarra, ele possui ligado a ele 2 fios 1 neutro que é ligado ao corpo do conector e um positivo que é ligado à ponta. É utilizado, como deve ter ficado evidente, para transmitir sinais mono, ou seja que não necessitam de um referencial espacial (aparecer de forma diferente no lado esquerdo e direito).

    Conector P10 stereo: é um plug semelhante ao P10 mono, mas com a diferença de ser ligado a um cabo com três fios, e possuir o mesmo número de divisões em seu corpo. Neste tipo de conector são ligados, como dito anteriormente, três fios. Esses fios são: o neutro, que é ligado à base do plug, o sinal1 ("positivo") ligado à ponta e o sinal2 ("negativo") ligado ao meio do plug.

    Possíveis confusões:

    Ao contrário do que alguns podem pensar (pelo fato de terem a mesma quantidade de fios) um plug XLR e um P10 Stereo não são a mesma coisa se a intenção é enviar um sinal stereo. Neste caso seve se enviar o sinal L/R por dois cabos distintos (de prefenrencia, balanceados através de um Direct Box, no caso de um Sintetizador, por exemplo).

    Pode-se usar um "cabo Y" para ligar meu teclado num mixer?
    Depende do sentido. Se vc ligar o P10 STEREO na sua saída de fones e cada um dos P10 Mono num canal da mesa, funcionará. Porém isso é uma "gambiárra" lascada (OBS. Toma vergonha e compra 2 cabos decentes!)

    Bom pessoal, queria escrever mais. Só que são quase 3:00 AM e eu tô com muito sono. Perdoem -me se alguma informação está imprecisa ou completamente errada. Sintam-se livres prara corrigir e assim que possível estarei editando e agregando mais informações aqui.

    Um grande abraço a todos. E... viva o compartilhamento de informação!!!

    "Acreditar que o conhecimento pode ser vendido, monopolizado e/ou tornado inacessível, é uma forma cruel de perpetuar a ignorância" - "Alguém do movimento Software Livre". ( Adaptado por mim da forma que eu lembrei hehehe)

    -Fagner Bitencourtt de Oliveira

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    batousayh
    gostei do tópico, mas só pra acrescentar algo que causa confusão pra muita gente também.
    Conectores P10 estereo podem ser balanceados e transmitirem Phantom Power tanto quanto os XLR.

    Eu não conhecia esse princípio da soma que você mostrou. Muito interessante. Você tem alguma "bibliografia" pra consultar o assunto mais afundo?

    Abraço.

    kasimeras bass
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    batousayh
    Muito Bom!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conectores, balanceamento - P10, XLR.