Alguém me ajuda a ligar um teclado no pc pra usar como controlador MIDI?

Autor Mensagem
pOkiz
Veterano
# mai/12
· votar


Gente, aproveitando aqui.

Estou querendo um controlador MIDI até 500 reais, pra gravar arranjos de músicas, usando VST's de violinos, teclados, e até bateria. Guitarra e baixo eu tenho então posso fazer com os intrumentos mesmo.

Andei vendo o Akai MPK Mini, por R$400, compensa pegar ele, consigo fazer tudo isso? E ele não tem o botão de Pitch Bend, isso vai me atrapalhar muito? No caso, é muito necessário esse botão ou sem ele ja posso criar músicas com uma qualidade bem aceitável de instrumentação?

Obrigado.

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


pOkiz
O pitch não vai interferir na sua musica não, é só um recurso a mais, porém as teclas do mini são mínimas, eu aconselho o umx490 muito bom e esta perto deste preço

pOkiz
Veterano
# mai/12 · Editado por: pOkiz
· votar


O fato de não ter aqueles pads não me atrapalham em nada para gravar uma bateria por exemplo?

Os pads na verdade tem quais benefícios?

EDIT: Só para lembrar, a minha intenção é apenas usá-lo para fazer gravações, no caso, emular sons através de VST's, inclusive bateria. O umx490 é mais indicado para isso do que o MPK Mini? Vi que o MPK é usado mt por DJs né, axo que o mais indicado para gravações em geral seria realmente o UMX correto? Tem algo que o MPK tenha que faz falta no UMX?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


pOkiz
Os pads para uma bateria facilitam a ergonomia, mas dá para fazer com as teclas normalmente, quanto mais recursos melhor, mas o que interessa é as teclas, onde vai efetivamente fazer sua música

pOkiz
Veterano
# mai/12
· votar


Obrigado Edson.

Reparei que existe 8 'mini-pads' na UMX também, aquilo serve para este fim também ou são só teclas de seleção? Posso usar para criar uma bateria como acontece na MPK?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


No umx não tem mini Pad, que modelo você viu... Mas a priori em se tratando de controladores, você pode atribuir qualquer função a qualquer controle, através de midi learn por exemplo, e este recurso é do soft e não do hardware

pOkiz
Veterano
# mai/12 · Editado por: pOkiz
· votar


Edson acho que eu estava errado, são apenas botões.

Resumindo, mesmo sendo R$200 a mais, compensa pegar um Behringer UMX490 invés do MPK Mini?

Posso fazer a mesma coisa com os dois? A vantagem do UMX490 é só pelas teclas a mais ou tem mais alguma função para custar R$200 a mais?

Com o dinheiro pra gastar no UMX, tem esse aqui que é mais ou menos a mesma faixa de preço. Ainda o Behringer é superior?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237267593-m-audio-oxygen-49-v3- pronta-entrega--_JM

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


No umx não tem mini Pad, tem knobs

pOkiz
Veterano
# mai/12
· votar


Tears Of Fire

Dido entre os Knobs, mais não são PADs, são botões, escritos de B1 até B8.

Ouvi vários elogios do teclado do UMX, o do Oxygen é comparável também?

Visto que é o mesmo preço, é melhor comparar ambos do que com o MPK mini. Entre Oxygen e UMX, pego qual? Lembrando que por hora, não penso em nada ao vivo, apenas gravações caseiras manipulando VSTs; porém é sempre bom pegar um completo, pq não se sabe o futuro. O Oxygen tem boa compatibilidade com os atuais DAWs também, assim como o UMX?

Desculpa tantas perguntas, é pq dinheiro hoje em dia não é tão fácil conseguir, e como não entendo nada sobre isso, procuro vocês que entendem mais, para fazer uma boa compra.

Obrigado

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


A grande vantagem do umx são as boas teclas e a interface uca222 que vem incluída só isso, o produto da maudio é muito bom também, o oxigen é um controlador bem simples mas funcional, uma boa pedida

pOkiz
Veterano
# mai/12
· votar


Sim, a interface é uma boa pedida mesmo.

Porém juntamente com um controlador, irei comprar uma M Audio Fast Track Pro, acho que ficarei com a Oxygen, já que a UCA não será utilizável nesse caso, correto?

As teclas da Oxygen é do msm patamar da UMX?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


pOkiz
Sim se vai comprar a FTP a uca vai ficar de peso de papel, as teclas do oxygen são bacanas sim, pode bater o martelo, se puder queimar mais umas dilmas pule para o modelo axiom, aí sim vai ter uma ferramente extremamente completa em mãos, podendo inclusive ser superfície de controle da Daw

DnylTS
Veterano
# mai/12
· votar


pOkiz

nunca toquei num Umx ..
Eu tenho um Oxygen 61.. eu exijo bastante das teclas.
mesmo este sendo um teclado com teclas leves, elas aguentam bastante o impacto e a pressão .. tem uma bom recuo ..
só acho qe fazem muito barulho.. não sei se é isto mas deve ser pq eu toco batendo com mt força nelas :)

DnylTS
Veterano
# mai/12
· votar


pOkiz

é qe nem disse o amigo Edson, se puder gastar mais um pouco, compre um Axiom .. controllador perfeito ele..

pOkiz
Veterano
# mai/12
· votar


Realmente, estive vendo esse Axiom 49, é um senhor controlador. Porém pra quem tava pensando em pegar uma MPK Mini de R$399, R$1199 é um salto mt grande rs.

Realmente estou entre a UMX e a Oxygen, por questões financeiras mesmo, e por essa mesma questão, penso em aproveitar o dinheiro para comprar algo de qualidade. Sei que adquirindo qualquer uma dessas cogitadas, estarei bem servido dentre aquilo que quero gastar. Só me resta saber qual, como não entendo nada sobre isso, a única pergunta que me resta a vocês é:

Qual das duas vocês comprariam, para fim domésticos, melhor dizendo, em homestudio, para gravar arranjos dos mais variados tipos e instrumentos, sem deixar de lado a praticidade e qualidade? Sabendo que vou adquirir uma Fast Track Pro.

Vou fazer minha escolha baseado nessa pergunta, já que não entendo realmente nada, e dependo de vocês.

DnylTS
Veterano
# mai/12
· votar


pOkiz

eu dei uma comparada como se fosse comprar pra mim :)
entre UMX 490 e Oxygen49
se tivesse que optar entre eles eu ficaria com o oxygen.

pelas seguintes vantagens
ele tem mais controles do que o umx (knobs, faders, botões, etc);
gosto dele pq ele tbm mapeia automaticamente os parâmetros comuns (acho bom pra quem vai usar vst's) e outra vantagem é qe ele possui um display né..
tem tbm os botões de "transporte" (record - play - stop - forward - rewind - repeat) e tbm pelo fato de você querer adquirir uma fast track.

pOkiz
Veterano
# mai/12
· votar


DnylTS

Poxa cara, nem tenho como agradecer a atenção hein, muito obrigado mesmo, estou bem voltado ao Oxygen mesmo, ainda mais depois do seu post, ele é compatível com outros DAWs também além do ProTools ? Por exemplo, Cubase, Sonar etc?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


pOkiz
Cara o Oxygen é melhor do que o UMX sim sem dúvida alguma...

Controladores Midi são compatíveis com qualquer DAW disponível no mercado hoje, alguns trabalham especificamente em cima de certa plataforma, mas todas funcionam com qualquer programa, não precisa ter este receio

Outra coisa, não fique viajando muito sobre que programa vai adotar para o seu uso, escolha um e vá com ele, já é díficil saber mecher bem em uma DAW, agora ter que aprender meia duzia de DAWs é muito pior hehe

pOkiz
Veterano
# mai/12
· votar


Isso mesmo, obrigado pelas respostas, amigos. Vou viajar pelo Pro Tools mesmo, principalmente pelo fato de vir uma edição na Fast Track, é limitada, mais ja da pra fazer algo. Vou de Oxygen mesmo, qdo eu der um pulo em Sampa, que é 40KM daqui, ja compro a FTP e ele.

Obrigado pela paciência de todos (:

DnylTS
Veterano
# mai/12
· votar


pOkiz
sim, midi controllers funcionam em qualquer DAW.
eu já testei meu oxygen em softwares de diversos tipos: kontakt, krystal, Cakewalk Sonar, Protools, Ablenton Live, Cantabile e alguns outros ..
o importante mesmo é se identificar com um e trabalhar nele, explorar e conhecer ao máximo todas as possibilidades e recursos. ao invés de ficar com vários.
todos os softs que citei se mostraram totalmente compatíveis e bastante funcionais.
o que muda entre um software e outro basicamente é o seu gosto.. a interface que melhor lhe agradar, o tipo de projeto qe vai querer eleborar.

pOkiz
Veterano
# jun/12
· votar


Gente, fui comprar pelo ML a Oxygen hoje, porém vi um comentário que ela não tem MIDI IN e nem MIDI OUT, isso pode atrapalhar alguma coisa nesse meu caso?

Repetindo, vou usa-la para simular instrumentos e criar arranjos para gravação em Home Studio, porém quem sabe não uso ela em apresentações ao vivo para simular também...

Podem me responder isso em relação as entradas e saídas MIDI? Obrigado

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


ele tem midi in, midi out e se não me engano também tem o midi thru também

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


Vocês viajam...

O nome do bagulho é controlador Midi, ou seja é obrigatório ter MIDI, tanto de entrada como de saída, mas é em formato USB, passa tanto IN como Out pelo mesmo conector, simples assim

Já tinha falado isso, principalmente para o Tears, que parte é díficil de entender que o midi pode rolar tranqüilamente por USB, e ele funciona perfeitamente, mas apenas em conexões midi USB, computador perfect

O midi com conector din tradicional esta diminuindo, nao vou prever nada mas acho que vai sumir do mapa

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém me ajuda a ligar um teclado no pc pra usar como controlador MIDI?