MIDI/USB - Dá pra usar teclado normal como controlador?

    Autor Mensagem
    richardaum
    Veterano
    # mai/09


    gostaria de saber se,
    eu comprasse um cabo MIDI to USB e conectasse no meu teclado (MIDI) e no meu notebook (USB) eu conseguiria usar timbres que estivessem no meu computador (MOTIF 7) através do meu teclado (como se fosse um teclado-controlador) através de um programa que opere com essa tecnologia MIDI (CuBase, SONAR, etc.).

    tem como ?

    Prada
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Pelo que entendi, você quer usar timbres que estão no pc (Seja em formato sf2, gig, dll.. que seja) pelo seu teclado que não é controlador?

    Tem como sim, você conecta um cabo usb no note (lembre de ter o Asio também, por causa da latência) fazer as configurações necessárias e, usando o soft (caso não seja host).. tocar os timbres.

    Eu mesmo faço isso com meu velho casio... ah, bons tempos...

    dtplayer
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Claro que da! :)

    marcelo duke
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    bom dia galera, eu to com um teclado psr e313 e to tendo dificuldades em ligar ele na entrada midi da placa de som q é uma m-audio audiophille 192, o som ta com latencia demais, o q sera q eu tenho q fazer pra normalizar e gravar meus midis????????

    pra reforçar, meu soft é o sonar 6, e eu uso timbres dos vstis, como ezdrummer, roland, sax lab e outros

    lipevideo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    PERLA
    Eu uso o FL Studio 9 e percebo um atraso mesmo.
    Como se usa esse tal ASIO que você comentou para resolver isso.
    Uso um bom notebook e meu teclado é USB. Está funcionando direitinho,mas com um atrasozinho que dá nos nervos. rss.
    AJUDA-ME please!

    kiki
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    lipevideo
    procura o driver asio4all e instala ele!

    marcusVinicius
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    lipevideo: http://www.asio4all.com//

    Undarkness
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Possuo um Yamaha PSR-B20. Ele possui MIDI IN e MIDI OUT, porém ele é muito antigo, estimo ele ter uns 15 anos, no mínimo.
    Li no manual dele que esta interface MIDI é para ser usada em um sequencer da própria Yamaha, porém a curiosidade mata e eu tentei de várias formas estabelecer comunicação pelo MIDI entre este teclado e meu PC. Possuo o cabo conversor MIDI/USB e testei alguns drivers da Yamaha e alguns ASIO, mas sem sucesso algum.
    Sei que o teclado é antigo e a Yamaha não desenvolveu nada específico para este recurso com o PSR B20, mas por acaso alguém já conseguiu utilizar estes teclados mais antigos como controlador?
    Vi que um colega ali conseguiu usar um Casio antigo, qual o procedimento? Somente driver ASIO?

    Abs

    JJJ
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    Undarkness

    Antes de comprar um controladorzinho da M-Audio, eu usava um Casiozão CTK alguma coisa para entrar as informações midi na DAW (basicamente "notas" mesmo!).

    É perfeitamente possível, só precisa de uma interface MIDI (ou do cabinho MIDI-USB que você tem aí). Mas, na DAW, você precisa definir o "input" para essa interface no track que estiver gravando.

    Undarkness
    Membro
    # jun/13
    · votar


    JJJ

    Entendi. Então a questão do driver, é necessário somente o que é instalado pelo próprio conversor? Quando espeto ele no USB é instalado automaticamente.

    Vou fazer mais alguns testes hoje a tarde...

    JJJ
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    O driver, se for uma placa já existente, é o do placa... já estará instalado.
    Se for o cabinho, o Windows reconhece. Acho que não precisa de nada mais.

    IMPORTANTE: conecte o cabinho ANTES de entrar na DAW, senão ela pode não reconhecer o input.

    Undarkness
    Membro
    # jun/13
    · votar


    JJJ

    O driver, se for uma placa já existente, é o do placa... já estará instalado.
    Se for o cabinho, o Windows reconhece. Acho que não precisa de nada mais.


    É só o cabo mesmo.

    IMPORTANTE: conecte o cabinho ANTES de entrar na DAW, senão ela pode não reconhecer o input.

    Certamente. Inclusive, após testar estes drivers da Yamaha, eles apareciam no DAW (Cubase), e mesmo setando eles, não era enviado sinal algum.

    Mas agora fiquei com uma esperança maior hehe, a tarde testarei!

    Valeu pelas dicas!

    Abs

    Blueman
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Blueman
    · votar


    Pra testar o teu setup MIDI:

    Você pode ter problema no cabo MIDI - USB ou no próprio controlador MIDI (em geral no setup). É compreensível que na primeira vez você queira gastar o mínimo possível mas em se tratando de cabo MIDI - USB, o mercado tá infestado de cabos de procedência chinesa duvidosa. O único cabo confiável que achei no mercado local é o M-Audio Midisport Uno.

    Estando de posse de um cabo confiável, use o MIDI-OX para monitorar a entrada MIDI (caso você use Windows 7 ou Mac, procure MIDI Monitor no Google pra conseguir outras opções de software). Toque qualquer coisa no controlador MIDI que você já deverá ver as notas sendo monitoradas. A partir desse ponto você já poderá ver se tem algum setup adicional que precise ser feito no controlador, principalmente no que tange ao canal MIDI que ele esteja tocando.

    E eu mesmo tenho um Casio bem antigo, deve ter uns 23 anos e funciona bem no MIDI até hoje (apesar que hoje em dia tenho bem mais teclados...)

    Undarkness
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Blueman

    Deu certo! Instalei o driver do conversor MIDI/USB e também instalei um display MIDI, e vi que o sinal estava sendo enviado para o Windows. Após isso fiz as configurações no DAW e funcionou perfeitamente! Valeu pela dica, Blueman!

    Obs: Utilizei o Windows 8 x64.

    Abs!

    gambit
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Up....
    Ola galera...seguinte..Meu teclado tem entrada / saída MIDI e uso ele como controlador via notebook / vst host e tambem um stand alone do orgao hammond. Porém, também uso ele normalmente com seus próprios timbres .
    Minha pergunta...Tem um jeito prático de alternar entre teclado "normal x controlador sem ter que ficar desplugando ou desligando no meio da apresentação ? Sendo que possuo somente um teclado..dai teria um cabo ligado na saída do notebook para um canal da mesa de som...e um outro do teclado para outro canal da mesa...
    Ou é impossível / inviável tentar um negócio desses ??
    Muito obrigado

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Qual se teclado?

    gambit
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Qual se teclado?
    Olá...boa noite..
    Roland bk5...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    se fosse algum synth seria pratico

    porque ai você cria um Combi / Perform em canal midi diferente do canal interno do teclado
    e coloca o VST nesse canal diferente que você escolheu

    mas em arranjador essa ideia minha geralmente não funciona, vou pensar aqui

    quando teclado arranjador era facil pra configurar comandos de midi também dava redondo
    faço isso no meu G1000 e até consigo no PSR 600 velhão aqui... mas bk, vou ler manual

    gambit
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    faço isso no meu G1000 e até consigo no PSR 600 velhão aqui... mas bk, vou ler manual
    fernando tecladista

    Ok..muito obrigado por tentar me ajudar...

    TrebleH
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Amigo, quando eu mexi com o bk5, vi que era pouco prático mesmo pra se utilizar como controlador. Agora, você pode configurar i canal midi dele. Coloque um numero qualquer la, que não conflite com o seu performance. Exemplo, no patch ele usa midi ch 1. Então use a partir do midi ch 2 no kontakt ou outra daw.
    Se vc usar performance, dai vai ter que ver quantos canais midi (instrumentos) ela ocupa e usar um canal diferente desses.
    Vê se rola ai e fala pra gente

    TrebleH
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Você tbm pode desabilitar o modo local do teclado, pra usar como controlador.
    Tente tbm criar uma performance com varios canais, mas dar um mute nos canais que vc quiser usar com o vst. Dessa forma, seu teclado poderia funcionar como um modo combi da korg e vc poderia controlar seu vst sem ter que ficar desplugando. Se rolar, da uma ideia ai

    gambit
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    TrebleH

    Você tbm pode desabilitar o modo local do teclado, pra usar como controlador.
    Tente tbm criar uma performance com varios canais, mas dar um mute nos canais que vc quiser usar com o vst. Dessa forma, seu teclado poderia funcionar como um modo combi da korg e vc poderia controlar seu vst sem ter que ficar desplugando. Se rolar, da uma ideia ai

    Muito obrigado pela idéia...vou tentar e depois posto o resultado... abraço..

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Voce quer por exemplo
    Tocar a mão direita com o VST e a esquerda no acompanhamento com os sons do BK?

    Ou tocar timbres do BK ou do VST saindo de um ou outro sem ficar mutando canais de audio?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    O que eu faço no g1000,
    Nele tenho a vantagem de ter um botão upper 1, entao lá consigo colocar o up1 e up2 cada um com canal midi diferente, o up2 esta com o local dele em off, então so serve para midi, o up1 está para não transmitir informação midi, então consigo alternar entre os dois o up2 vai para modulos, vst.... e o up1 fica com os timbres internos

    Antes tive tive um alfa1 que não tenho saudades dele, era bem limitado com midi
    Mas lembro que conseguia tocar com os ritmos dele e deixar a direita somente em modulo ou vst
    Acho que tinha uma opção onde eu escolhia o que mandar para o midi onde mandasomente o que era tocado no upper1, os ritmos não eram mandados via midi
    Então eu tinha uma performance salva com o volume da direita em zero para que soasse somente o módulo, para os outros sons do alfa1 tinha uma performance para esses timbres, no modulo ej tinha um botão onde eu mutava a parte que repondia a upper,
    Tambem no modulo eu usava os filtros de midi para não receber mensagens de troca de timbre e mensagem de midi, porque aquele volume em zero, também zerava o módulo se não fosse filtrado


    Pelo que li o manual la comecando na pag 102 onde começa explicar sobre midi, da pra tentar fazer a gambiarra que eu fazia
    Pelo menos igual a do alfa1

    Como faz é só tentativa e erro, só de frente pro teclado pra entender o manual

    gambit
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    fernando tecladista
    Ola... o que quero fazer é a segunda opção citada por você...
    Tipo tenho uma musica no repertório que uso o strings do bk5..
    A proxima música teria que ser usado um vst do órgão b4 por exemplo..
    A terceira música eu usaria o piano do bk5.. e assim vai..eu queria alternar entre bk5 e vst de uma forma que nao fosse necessário desplugar ou desligar nada..

    O que eu faço no g1000,
    Nele tenho a vantagem de ter um botão upper 1, entao lá consigo colocar o up1 e up2 cada um com canal midi diferente, o up2 esta com o local dele em off, então so serve para midi, o up1 está para não transmitir informação midi, então consigo alternar entre os dois o up2 vai para modulos, vst.... e o up1 fica com os timbres internos


    Será que esse esquema que você fazia serve pra mim ?
    Obrigado

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Ola... o que quero fazer é a segunda opção citada por você...

    Tem que estar e ver no manual se o teclado memoriza o canal midi diferente em cada performance

    É performance que chama no roland? Registraçâo? Memory?.... programa de usuario? Se memorizar fica mais pratico
    Se não tem que fazer o negocio acontecer e ter que mutar o vst na tela, mas é muito facil de esquer algo no inicio da música e comecar a tocar sem som


    Coisa que já fiz antes era em outro set, eu tinha um mixer então era cortando no volume, mas vira e mexe esquecia e começa musica com solo de piano quando era pra ser de órgão. .
    Imagina errar uma do deep purple e começar n pianinho....
    Abandonei a ideia do mixer

    gambit
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    fernando tecladista


    Imagina errar uma do deep purple e começar n pianinho....
    Abandonei a ideia do mixer


    Ha não..nao vou entrar nessa nao..ainda mais que também toco deep purple..kkkk
    Mas vou tentar esses caminhos que você me deu e tentar fuçar mais , porque tenho quase certeza que dapra fazer
    Muito obrigado pela ajuda

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a MIDI/USB - Dá pra usar teclado normal como controlador?