Musica ao vivo: quanto vc ganha (ou cobra) pra tocar???

Autor Mensagem
kseven
Veterano
# fev/06


Gostaria de fazer uma especie de enquete por aqui, mesmo nao sabendo quantos tecladistas por aqui (se há) que tocam nas noites por ai ao vivo de forma autonoma.

Seria para saber quanto ganham ou costumam cobrar por apresentaçao, em bares, saloes ou nas "discriminadas" churrascarias que muitos tocam (coisa muito honesta) mas alguns por aqui repudiam. Nao dando importancia aos citados, gostaria entao saber do valor medio dessas apresentaçoes pois sabemos que em todo o pais, há cidadezinhas que nao se pode cobrar muito e em algumas capitais se extrapola. Mas tambem em outras devido a concorrencia já há brigas e "suicidios" de tao baixo o cache.

Aqui em SP ha 2 anos se cobrava (e era barato) R$150,0 por apresentaçao em barzinhos ou saloes quando nao haviam tantos tecladistas "de esquina" como se diz (preço para bom tecladista e cantor porem desconhecido). Hoje dada a extrema concorrencia (pior q formigueiro- falo de forrozeiros), dificil alguem conseguir nessas condiçoes mais de R$ 80 e ainda se arrisca a ser assaltado no deslocamento. Mas o pior: ainda tem que levar outra cantora e 2 bailarinas, pode? Nao falamos de famosos ou conhecidos que cobram do dobro ao triplo. (obs: nao vale citar bandas).

Alguem ganha mais? Tem agenda cheia?

kseven
Veterano
# fev/06
· votar


OBS: nao vale discriminaçao, apenas postem os ganhos, possibilidades e se vale a pena. obrigado.

gustavorino
Veterano
# fev/06
· votar


ahaha.. até hoje nunca consegui sair num lucro em show ou algo parecido.. to fora da lista..

emanuel macedo
Veterano
# fev/06
· votar


kseven
aqui em belém o cache e em torno de r$ 250 a R$ 350 para 4 horas de show.
isso vc levando 2 back vocal fazendo esquema teclado e voz.

infelizmente para bandas por aqui tá feio , uma banda pequena não passa de R$ 500,00 levando equipamentos de mão e dançarinos.

confesso que tambem tem muitos disqueteiros nesta base de R$60,00 a R$150,00 que prejudica nosso trabalho , mas o nosso maior rival são as aparelhagens com dj de PCs que tocam todos os dias pelas portarias e acabam arrecadando a merreca de R$ 5000,00 a R$10.000,00 por uma apresentação.

fora as micaretas...

sarpa
Veterano
# fev/06
· votar


Bom, eu sobrevivo com música... entre shows (tecladista e vocalista), produções, gravações, etc...

Minha atuação como tecladista é somente em bandas. Toco muito em barzinhos, porém não com teclado, mas violão. Acho que, pro esquema de "barzinho", o violão se encaixa melhor.

A paga aqui em minha região para esse tipo de trabalho, é de R$150 à R$250. O guitarrista da minha banda que, quando nossa banda não toca e, de quarta e quinta-feira, faz esse trampo em barzinhos. Ele fatura mais de R$1000 por mês, só tocando e cantando a noite. Ele vai com um sonzinho (legalzinho, barato, leve e fácil de montar), violão e o microfone. Monta tudo, toca das 8hrs às 11hrs, as vezes até 00hrs.

Também faço essa vida, mas, meu maior ganho é com banda mesmo.


É o que eu sempre digo, estou à mais de 10 anos nessa estrada. Tem que QUERER mesmo a coisa e não parar, não desistir. Correr atrás!

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br

alexandrespa
Veterano
# fev/06
· votar


ah é? eu ganho literalmente experiencia mesmo.
alias, eu pago pra tocar.

Hammond B3
Veterano
# fev/06
· votar


alexandrespa

rsrsr

Ja fiz muito isso!

O foda é que vc vai nessa onda de ganhar experiencia e só se fode!!

Aqui em Poços de Caldas, é de 100 a 150, só teclado!

250 teclado e voz!

Violão e voz eu não sei como andam pagando mais, mesmo assim, é uma merreca!

Cachê de banda?!?!?!?!

Só se for em eventos particulares e de grande $$$$$ porte!
pq se naum for, é 300 reais e se chorar, naum toca afinal, concorrencia tem de sobra querendo ganhar os 300tinhos...



Agora, os musicos? naum vou falar nada!

Pegue seu teclado, um violão/guitarra, percussão e um baixo e anuncia: Vamos fazer um jazz em tal lugar hoje.

Se for a sua familia te ver tocar já é muita coisa. Bom, a familia ainda vai pq sempre tem aquele tio do coração que tem um pouquinho a mais de moral com vc e se sente na liberdade de (no meio da apresentação, vc inspirado), chegar e dizer: o guri, toca um forró ae!

hehehehehe

Esse infelismente é o retrato da musica em Poços de Caldas rsrs



Um abraço!

Felipe Sanches

fernando tecladista
Veterano
# fev/06
· votar


eu tocava muito em casamento em igreja, com o cache na media em R$ 150,00 mas se alguem chamar hoje por menos de R$ 200,00 acho que não vou

eu faço muita festa de casamento a banda cobra uns R$ 800,00 pra dividir em 3

quanto a trampo em barzinhos varia muito, mas são mizerentos, tem que ir no maximo em dois pra tirar uns R$ 100,00 cada um

emanuel macedo
Veterano
# fev/06
· votar


fernando tecladista
por menos de R$ 200,00 acho que não vou

eu não posso sair por menos de R$ 250 , tenho que levar som .
tenho medo de certos sons que tem na minha terra que djs montam . só medios!
já passei por isso, os caras não entende nada...

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/06
· votar


Já toquei (guitarra) por R$ 200... Éramos em 4 na banda, deu R$ 50 pra cada um.

Theo22
Veterano
# fev/06
· votar


Rufem os tambores...hauhaua
No MA ganhava R$150 por 1:40 min, depois que cheguei em Sampa, passei a ganhar -R$150 por 1:40 min, que lugar ruim pra se ganhar dinheiro...
Mas estou com novos projetos, quem sabe nào emplaca, pena que ta som com teclado, guitarra, violão e voz, tamos tocando pop.

Fala sério, cade o $$$$$$$$$$$$, eu preciso ganhar dinheiro pra comprar um Tokai TX-5, comprar um Kurzweil SP-76, comprar um sintetizador da korg ou roland ou yamaha... mas cade o $$$$$$$$$$$$$$$$$$44

Vamos pagar, música é arte, tem q

Theo22
Veterano
# fev/06
· votar


Ser valorizado, não é qualquer um que sabe canta, tocar legal...

Isso ta assim, pq todo mundo que não tem o que fazer, que ser músico, isso sem gostar da coisa, isso sem entender da coisa, isso sem... ter aquela paixão..

Eu digo, se eu seguir essa carreia, vou subir na vida, e virar um Jon Lord... Agora que falta aprender a tocar sim, mas amor pela coisa isso não falta!


Puta merda!

fernando tecladista
Veterano
# fev/06
· votar


emanuel macedo
por menos de R$ 200,00 acho que não vou isso é sóno caso de igreja onde um amplificador meu já basta

Theo22
Veterano
# fev/06
· votar


fernando tecladista
E vc ta mais que certo! Sinal que seu trabalho deve ser bom, e vc o valoriza! Se tem qualidade, os outros pagaram o seu preço.

emanuel macedo
Veterano
# fev/06
· votar


fernando tecladista
Theo22

no meu caso eu tenho duas pessoas que trabalham comigo,
eu não canto só toco e não acho justo levar um só cantor já que somos uma equipe, mas para cada um que canta e toca só isso é mas facil.

hoje em dia para um músico se valorizar tá dificil por que vc tem suas dividas
e por mas que vc seja um musico bom e valorizado quem lhe contrata pela primeira vez geralmente está buscando preço .
o cara chega comigo '' por quanto vc toca 4 horas?'
eu R$300,00
o cara" não tá salgado teu preço ? o outro que tocou pra mim cobrou R$100,00 semana passada .

como eu posso comprar o meu PA 50 desse jeito?

André GuitarMan
Veterano
# fev/06
· votar


Pois é... por aqui tb o q dá p/ tirar (por cabeça) é de 50 a 70 conto na noite... somos em 6 an banda e o máximo q a gente consegue tirar é 300 conto...

Aqui em Sorocaba viver de música é pedir p/ passar fome...

Theo22
Veterano
# fev/06 · Editado por: Theo22
· votar


É uma vergonha esse país... quem ta na fama nada em $$$$, quem não tá vive nessa situação....

Seria bom ter greve geral dos músico, e mesmo assim, os filhos na Mãe, vão colocar música...

Sucesso e dinheiro, pq tocar é bom, mas com certeza, ser reconhecido e ser bem pago, é melhor ainda!

Vamos lutar pra chegar lá!

fernando tecladista
Veterano
# fev/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar


o cara" não tá salgado teu preço ? o outro que tocou pra mim cobrou R$100,00 semana passada

quando alguem fala assim, se for já com um certo sorriso sem vergonha, e vejo que não adianta negociar que o cara se acha o tal, eu respondo
- cada um cobra pelo nivel do serviço (uso mais esta)

ou

o roberto carlos com banda cobra mais de 100.000... e faço uma cara de "oferece 100,00 pra eles" (pouco usado, quase sai no tapa uma vez que disse isso)

-----------------------------

tinha um tempo que eu saia pra tocar por qualquer coisa, se era com uma turminha de músicos conhecidos era legal, era mais pra dar risada, filar um lanche ou pizza de graça e ainda enfiar um troco no bolso

mas também aparecia muito picareta com show barato e você sai queimado, pelo nivel do pessoal e pelas espeluncas em que me meti

acho que se manter um certo nivel de postura quanto a valor, perde alguma coisa mas você é mais valorizado em eventos melhores

toco em trio eu mais dois cantores as vezes tem a proposta não pode ser só dois, então cada cantor tem um estilo e o repertório fica emburacado sem os backings e no final fica com cara de serviço mal feito

não tem como negociar uns R$ 800,00 com o meu trio em uma festa de casamento se o pai da noiva sabe que eu toquei no buteco do zelão por 20,00 mais uma coxinha e um pastel (ainda mais aqui que é cidade pequena)

Theo22
Veterano
# fev/06
· votar


eu toquei no buteco do zelão por 20,00 mais uma coxinha e um pastel
hehehe, cara de história...

kseven
Veterano
# fev/06
· votar


Theo22
Seria bom ter greve geral dos músico,

É ai q a onda da discoteca volta!!!

cardosi
Veterano
# fev/06
· votar


Fernando

Kra, tu é uma figuraça, bacana esse seu jeitão simples...

emanuel macedo
Veterano
# fev/06
· votar


sinceramente, tem algum músico que paga pra tocar aqui ?

magnomusica
Veterano
# fev/06
· votar


Aqui em São josé dos Campos não toco com minha banda e não faço free lance por menos de 100 reais, casamento 200, aulas no meu escritorio 80 reais.

Theo22
Veterano
# fev/06
· votar


É ai q a onda da discoteca volta!!!
Nem isso temos direito....hauhauha

Legal quem toca só pra refrescar a cuca, robby, difícil é o cara que tentar viver só tocando, tem que ser bom e ter o mais complicado, SORTE

Razgriz
Veterano
# out/11
· votar


lol eu sei que o tópico é de 2006 mas parece que os preços não mudam mesmo néhh, aki em João Pessoa eu ganho 70, 80 reais pra fazer um show free lance, mas com o Grupo que sou Eu no teclado, um Guitarrista e um vocal não sai por mais que 300 nãum viu, aí eu engalobo 20 de cada um p dispesas , transporte e talz, e aí que eu venho a ganhar um tutu satisfatório 100 conto nessa onda agente toca 2:00 horas tranquilo ^^ pena que num tem sempre, e ainda tem quem ofereça só cem reáus viu, da vontade de mandar a pessoa se f.... :D

KBRD
Veterano
# out/11
· votar


Acho que pagam pouco porque tem quem toca por pouco.

A maioria do pessoal que tem banda toca por hobby. Tem outra profissão. E no começo estão desesperados para tocar em qualquer lugar. E se bobear tocam de graça.

Quando a banda fica mais madura, se cansa de tocar a troco de banana, começa a se dá mais valor, e a pedir um cache mais alto. Mas aí, já tem outras 30 bandas querendo tocar de graça.

Se você fosse o dono do bar, o que faria??

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Concordo com tudo que o KBRD disse, nada mais é do que capitalismo feroz, lei da oferta e da procura, tem muita gente boa tocando por hobbie aceitando tocar em qualquer casa, até de graça, apenas para curtir, e quando cansa da novidade, vai reverter, mas já era, tem outras 30 banda querendo dividir o mesmo mistinho hehe

Aqui na minha cidade Santos, região metropolitana da Baixada Santista, coisa de mais milhão de pessoas, dá para contar no dedo o número de bandas que conseguem se virar $$ na selva, e mesmo assim os caras tem que trabalhar em outras funções para conseguir completar o orçamento

A profissão músico, provavelmente é a que mais sofre com o mercado informal, praticamente existe em todas as areas, mas na música faz parte de uma atividade cultural inerente ao ser humano, ou seja todo mundo prática

Um dia quando era muito novo, tive um conselho profissional que era mais ou menos assim: Quer ficar rico? Pegue uma profissão que ninguem mais saiba fazer (que pena que eu não consegui hehe)

Shadad
Veterano
# out/11
· votar


Esse tópico me faz pensar...

a pesar do salário mínimo ter aumentado, da inflação...

o meu cachê hoje é praticamente o mesmo de 2006.

bravo57
Veterano
# out/11
· votar


Bem, uma verdade é o que foi dito pelo KBRD.

Se querem pagar pouco, é porque tem gente cobrando pouco ou de graça.

O pior é que se o músico se valorizar, vem os DJs Media player e fazem mais barato, e como brasileiro gosta de desvalorizar música (veja como o funk é aclamado), prefere colocar o DJ ao invés de curtir uma performance ao vivo.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/11
· votar


Acho que pagam pouco porque tem quem toca por pouco

disso eu tenho certeza e digo que tem bandas que aceitam ganhar nada!!!fico puto com essa atitude.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musica ao vivo: quanto vc ganha (ou cobra) pra tocar???