UMA NOVA NOVELA: WORKSTATION X SET-UP (BANDA ESTILO BRIT-ROCK)?

    Autor Mensagem
    Wilmar Morari Junior
    Veterano
    # dez/05


    Olá, pessoal, beleza? Tô eu aqui de novo pedindo uma mão procês. É o seguinte:

    Tenho uma banda pop-rock (músicas próprias) meio Oasis-meio Coldplay-meio U2-com uma pitada de Charlatans e Los Hermanos, e tenho um Roland RS-5. Recentemente (acho que alguns acompanharam a "novela"), levado por impulso Jarresístico, comprei um Korg Triton Le 76 (alguns pads pareciam saídos do disco Oxygene), o qual, apesar de atender minhas espectativas como apreciador da música eletrônica e trilhas-sonoras, deixou a desejar nos timbres que eram necessários na minha banda (ainda sem nome, aceito sugestões), como piano acústico, órgãos e cordas, mesmo com 76 teclas e coisa e tal. Também achei a interface muito complicada e, a bem da verdade, atualmente eu já não tenho mais saco para programações ultra-complexas.

    Daí, vendi o Triton (com um bom desconto) e já estava inclinado a investir num Fantom X (até criei um tópico sobre isso), quando me dei por conta do seguinte negócio: Na minha banda, dos 1000 timbres que um aparelho destes oferece, eu acabo utilizando uma variedade muito ínfima (não uso metais, guitarras, percussões, baixos...), não utilizo sequencers (na banda, fora para armazenar alguma composição mais pessoal), e, até hoje, nunca lancei mão de samplers (que até é um recurso interessante). Então, após ler um tópico em que MR. MOJO RISING participou, me toquei que, talvez, no lugar de um teclado de R$6.000,00, eu poderia montar um set-up mais dedicado ao que procuro (bons timbres de piano acústico e elétrico, órgãos mais dinâmicos, algumas cordas e uns timbres espaciais). E, nos shows do Oasis, Doves, Los Hermanos e bandas em comum, que eu assisti, pareceu-me que os tecladistas, geralmente, se utilizavam de set-ups de teclados diversos, sendo que não há Workstations.

    Por isso, venho humildemente, e confiante do retorno de vocês, pedir um mãozinha pra resolver a questão WORKSTATION X SET-UP. Vi um Nord Lead Electro numa loja de Porto Alegre e fiquei muito impressionado com a facilidade de operação do bicho, além dos ótimos sons (fora que ele é bonito pra caramba). Mas ele é caro e não tem synths, pads e cordas e o piano acústico é ruim (parece o do Triton). Não quero me afobar e cometer o mesmo erro que fiz ao comprar o Triton Le (um bom teclado, mas, além de caro, fora da minha realidade musical).

    Então vamos lá, mandem suas opiniões de confgurações de teclados ou módulos, ou, ainda mesmo, de eu devo investir num Workstation como o Fantom (digo o Fantom, mas aceito outros modelos de outras marcas).

    mano_a_mano
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Wilmar Morari Junior
    Pelo que eu sei, o Oasis usa muito pouco teclado, já o Chris Martin do Coldplay usa mais piano - e é Kurzweil. Logo, o melhor que você pode fazer é adquirir um Kurzweil SP-88x (até poderia ser o SP-76, mas o SP-88x tem teclas de piano mesmo, assim como o Privia) e um sintetizador de sua preferência - tem vários no mercado, aí você escolhe...

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    pareceu-me que os tecladistas, geralmente, se utilizavam de set-ups de teclados diversos, sendo que não há Workstations

    da vontade de ter varios, eu sempre gostei de da ideia de ter um teclado pra pianos, outro pra orgão, outro para leads....
    quando eu tocava só com banda, gostava de levar tudo que tinha, mas tem palquinho por ai que não cabe todo mundo, se eu colocasse 2 teclados de frente e 1 de lado não sobrava espaço para o baterista, se você não for ter esse problema acho interessante a ideia do set-up


    se você não gostou de programar no triton, não sei se vai gostar do fantom X esse ainda não vi, mas quando comprei meu 01/w da korg eu tinha grana pra escolher entre o xp 50 ou o xp80 e não gostei da parte de programação destes roland, mesmo no meu caso já tendo um roland anterior, mas com eu disse o fantom ainda eu não vi, o triton lembra muita coisa do 01/w na ideia de programar

    esquecendo o que eu tenho de teclado e o que eu não tenho de grana, eu montaria um set com um triton le em cima e um destes de 76 ou 88 semi-pesadas (ou pesadas) pra piano em baixo

    gustavorino
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    modelos que você poderia conferir.

    Kurzweil PC1x

    Kurzweil PC2 e PC2x

    Roland RD300sx

    Ou até mesmo um A90 com VRD-1 .. soh tem timbres de instrumentos de teclas... nada de sax e guitarra... e o piano dele é excelente!!

    ROTTA
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Apareceu muitas sugestões de pianos digitais, como a do colega gustavorino acima, mas você não deixou claro se pretende um teclado com teclas semi-pesadas. Tendo em vista que você precisa também de órgãos, cordas e pads, talvez fosse legal pegar algo com teclas de sintetizador.

    Já testou o bom e velho Roland XP-80? Você não encontrará mais este modelo novo, pois saiu de linha, mas eu recomendo e nem sai tão caro. Se quiser algo de novo, vai da Fantom X6 (ou X7) que você terá bons timbres nas categorias que pretende.

    Opinião dada. :)
    Abraços.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    pega um PC2 da Kurzweil, de 76 teclas semi-pesadas. Sai mais ou o menos o mesmo preço de um Triton LE 76, mas é um tecladod e performance. Pianos acústicos comparáveis aos melhores stage pianos, Pianos elétricos comparáveis aos do electro, cordas vindas da placa orquestral da Kurz que vem de fábrica (ótimas) e órgãos comparáveis aos clones de hammond da primeira geração (XB-2, CX-3 analógico, etc) graças ao modo KB-3 que transforma os sliders em drawbars e o resto dos botões nos demais controles em tempo real. os synths e pads não são ótimos, mas tão acima da média e todo o resto compensa. pelo preço e pelos features, acho que não teclado que faz tanta coisa melhor no mercado. Mas claro que tô falando de gosto pessoal. procura um aí em POA pra testar pra ver se vc curte tbém.

    Wilmar Morari Junior
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Caras, vida de tecladista é foda mesmo. Vão dizer que um guitarrista, um baixista ou um batera tem problemas como estes. Fora o fato de que, com a grana a gente investe em 1 (um) equipamento mediano, qualquer outro instrumentista de banda de rock compra um bom set (instrumento, ampli, pedais...).

    Fora o fato de que a gente vive com essa neura de equipamento desatualizado (sendo que os novos estão cada vez mais caros), problemas com programações, problemas elétricos... Uma vez até pensei em desistir e aprender a tocar guitarra (depois que eu vi um dos guitarristas do Radiohead, que, originalmente, era um tecladista).

    Por isso eu sou a favor, devidas as proporções, dessa onda vintage (pianos, órgãos, synths, strings...). Sem modismos, estes são sons básicos que, com um equipamento decente, são infinitamente mais maleáveis em relação ao que você está arranjando ou compondo do que esses teclados com 1.000 timbres e o diabo a quatro (me parece, pela experiência que tive, que o Triton cai como uma luva para tecladistas de metal).

    Vou dar uma olhada nas dicas que foram dadas até aqui. Retorno...

    Wilmar Morari Junior
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Putz, tá difícil achar o Kurzweil PC2!

    Para deixar claro: eu gostaria de um teclado de 76 teclas semi-pesadas, mas não descarto a idéia de um 61 mesmo.

    Uma combinação de um Kurzweil SP 76 com um Kurzweil ME-1 seria uma boa idéia, por exemplo, no lugar de um KME 61 ou um PC2? Que outro módulo eu poderia utilizar?

    Lendo os tópicos do Alesis QS, lembrei que da Alesis eu tive um Nanosynth, que é basicamente o módulo do QS6, mas como o controlava com um GEM CD 30 (256 bancos), não conseguia acessar todos os timbres (se eu não me engano, eram 500 e poucos). Quando comprei o Roland RS5 acabei fazendo a cagada de negociar o módulo por umas horas de gravação da minha banda em um estúdio.

    Aliás, com um controlador como o SP76, eu teria problemas em acessar todas as funções de um módulo (todos os bancos, como ocorreu naquele caso)?

    Enquanto isso, não paro de pensar no Clavia Electro... Como bom colorado que sou, fiquei doidão naquele vermeião!

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Nord Electro + módulo synth ou Kurzweil PC1x / K2661

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a UMA NOVA NOVELA: WORKSTATION X SET-UP (BANDA ESTILO BRIT-ROCK)?