Ajuda! Set perfeito - Workstation + Piano Digital

    Autor Mensagem
    KORG TR
    Veterano
    # jun/10


    Salve galera do FCC! Gostaria da opinião de vocês pois quero trocar de teclado e adicionar + 1, formando um set de mais responsa. Minha intensão é 1 Workstation TOP com 76 teclas leves + 1 Piano Digital TOP (com 88 teclas pesadas). Quanto ao transporte isso não é problema.

    Atualmente tenho um KORG TR-76, estou com ele a quase 3 anos. Me atendeu bem até o momento, mesmo com os pianos acústicos mal falados da Korg. Agora quero aumentar minhas possibilidades com sampler, etc... além é claro de melhores timbres e teclas.

    Toco em igreja e as vezes faço apresentações fora. Os timbres mais usados por mim são os pianos acústicos, EP's, Strings e Organ. As vezes uns metais.

    Já li e pesquisei trocentos tópicos sobre os teclados mais TOPS (FANTOM X ou G, MOTIF XS e KORG M3) e também sobre os pianos digitais YAMAHA S90ES e ROLAND RD700GX. As opiniões são diversas e as minhas dúvidas também, quanto mais eu leio mais fico com dúvida.

    Sobre os Workstations estou propenso a ir de Motif XS7, mas as vezes começo a achar o Fantom melhor. M3 está descartado pelo preço.

    Sobre os pianos digitais pelo que li o S90ES tem melhor timbre e o RD700GX melhor mecanica e teclas. Estou na total dúvida.

    Vamos lá, dentro dos teclados listados abaixo qual seria a formação perfeita? Onde um completaria o outro da melhor maneira onde minhas necessidades serião atendidas com excelência. . Resumindo qual o melhor custo benefício?

    - MOTIF XS7 ou XS8
    - FANTOM X7/G7 ou G7/G8
    - ROLAND RD700GX
    - YAMAHA S90ES/EX

    Estou aberto a outras sugestões também. Já até pensei em continuar com o meu TR-76 e pegar outro para complementá-lo, já que os Orgãos da KORG são excelentes. Sei lá. Estou na fase do namoro ainda. Claro que pretendo antes de bater o martelo ir testar cada um deles, mas já gostaria de ir com uma pré-opinião. E nada melhor do que contar com a ajuda de especialistas no assunto.

    Bom, é isso. Obrigado a todos.

    Artref
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Se vai usar os dois teclados sempre, considere a possibilidade de ter um 88 e um 61, você ganha no preço, na facilidade de transporte do 61 e ainda tem a opção de sair só com o 61, o que é bem cômodo. Teclas acho que não vai faltar, você já vai ter as 88 embaixo.

    Pra mim a combinação que mais se complementa é Korg + Yamaha. Portanto o set perfeito pra mim é um piano digital top da Yamaha + um workstation da Korg.

    No seu caso, creio que o ideal seja comprar algo de 88 teclas da Yamaha - S90Es, S90XS, ou esperar pela linha nova CP1, CP5, CP50 - e trocar o TR por um korg mais top. Você falou do preço do M3, mas eu já vi o M3-61 por 6000. Aí acho que ficaria um set quase perfeito. É o que tento fazer aqui, mas não dá coragem de pagar o precinho do S90XS, eu só fico ameaçando, hahaha.

    Quanto ao RD700GX, é um puta instrumento, visual lindo, teclas maravilhosas (uma das melhores da atualidade em termos de piano digital), outros sons muito bons, mas o piano acústico não me agrada. Já tive um por 5000 na mão, só que fui testar e não curti. Acho o piano puxado para o médio e com agudos um pouco artificiais, não consigo gostar.

    O XS7 eu acho que não se encaixa no seu set. O XS8 como teclado de baixo, aí sim. Trocar o seu TR por um Fantom vai te deixar sem organs decentes, que não serão supridos tão bem assim pela Yamaha. Pra mim você tem que ter um Korg no set.

    Em resumo, pra mim:

    TR: Troca por Extreme ou M3.
    Compra: S90ES ou S90XS ou CP50 ou CP5.

    O texto tá meio sem sentido porque digitei por partes, mas espero ter sido claro. Qualquer coisa pergunta, prazer ajudar.

    KORG TR
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Legal seu ponto de vista sobre o M3 mas tenho que considerar outros fatores:

    1 - Como são os Pianos do M3 ? Pois ele seria meu teclado para apresentações fora. Então teria que ter um bom piano. Com o XS estaria mais bem servido nesse quesito certo?

    2 - 61 teclas? Tudo bem se estiver com os 2 teclados juntos, mas com ele sozinho senterei falta de 1 oitava. E o M3 de 6 oitavas é o zóio da cara.

    Realmente o peso do M3 no set faria uma enorme diferença, principalmente nos Organs e Metais mas tem esses fatores a se considerar.

    Andei lendo que o XS possui uns Organs interessantes, são aceitáveis? melhores que do Korg TR ?

    brunoamaral
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    KORG TR
    Os timbres mais usados por mim são os pianos acústicos, EP's, Strings e Organ. As vezes uns metais.

    Cara, o teclado menor precisa ser de teclas de synth mesmo? Se servirem semi-pesadas, te indico de olhos fechados o PC3, vai te atender muito bem (mesmo) em todos estes timbres, ainda com extras bem legais (como a simulação de analógicos VA1).

    Outra opção é o Nord Electro 3, também te atenderia bem em tudo isso. (não estou puxando sardinha pro meu lado, pois são exatamente os que eu tenho, mas desses posso falar com conhecimento de causa que te deixarão extremamente satisfeito).

    Minha opinião: gaste mais no teclado de 76 (ou 73) teclas, esse realmente pega um top. O piano digital pra complementar, na boa, um CP33 vai dar conta com folga.

    Artref
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Andei lendo que o XS possui uns Organs interessantes, são aceitáveis? melhores que do Korg TR ?

    Eu tive um XS por 6 meses e não achei um preset de organ que me empolgasse. Me aventurei em infindáveis programações de performances, efeitos e parâmetros, até finalmente desistir de tirar um som de organ da qualidade do M3, não tem jeito MESMO. Na verdade o TR, apesar de ser um puta teclado legal, também não oferece o que a Korg tem de melhor em organs, pois não tem a leslie fera do Extreme, Triton Classic, Studio e M3.

    Cara, pelo seu post você tá decidido pelo Motif XS7. E aí vai acabar pegando um piano digital pra completar. Se for o RD700GX, pra mim com esse set (RD700GX + MotifXS7) você não vai ter um timbre de piano realmente bom, não vai ter um timbre de organ realmente bom, além de outras coisinhas. Com um set MotifXS + S90ES, esse sim é pior por ser bem redundante e se bobear os teclados são 70% iguais em termos de formas de onda. MotifXS7 + S90XS pior ainda, porque nesse caso são 99% iguais e é bem idiota ter dois teclados iguais no set. Por tudo isso que falei que acho que o XS7 não encaixa no seu set, meu conselho é que você não pegue.

    Cara, importa um M3 direto, sai mais barato que o Fantom. Só pesquisar que você acha. Em relação ao piano dele, aí temos que ver qual é sua referência de piano pra falar se é bom ou não. Pra mim, dos 3 tops, nenhum tem um piano realmente bom. O melhorzinho é o FullConcert Grand do MotifXS, e nem esse é BOMMM mesmo, pra mim os pianos BOONNNSSS mesmo da Yamaha estão nos pianos digitais (mesmo porque a Yamaha nem é boba de colocar o melhor nos Workstations). Quanto às expansões do Motif, aí não sei, pode ser que sejam realmente boas. Então eu posso dizer que o piano do M3 é bom, não é um timbre ruim, só fica atrás do piano do Motifxs, mas esse pra mim também não é a oitava maravilha do mundo, então o melhor é você ir na loja e testar mesmo.

    Já um MotifXS8 fica mais condizente com o set, aí você pode até manter o TR ou trocar por um Extreme. Puta set. Só vai ter que se contentar com o Full Concert Grand ou ir atrás das expansões.

    Tem que ver o que é viável em termos de negócio também.

    Artref
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Putzz, óótima opção, esqueci dele: PC3. Show de teclado.

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    O legal dos Kurzweil é que eles têm um modo de simulação de órgão dedicado e também o de VA... Assim, sai um pouco somente daquele convencional de wave -> síntese -> efeitos -> ÁUDIO dos outros workstations.

    Nunca toquei no PC3, e tenho um Motif ES6, que é aquele modelo clássico de synth, mas, pelo que já ouvi dos kurzweil, acho que talvez valha muito a pena pegar um desses, ainda mais se for para ter um outro teclado junto, pois tem bastante gente que, como eu, não gosta do timbre de piano dos Kurzweil. Então, se tiver um PC361 e mais um piano digital ao seu gosto para usar junto, pode ser uma opção interessante.

    Tem que testar...

    Mr Madruga
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Mr Madruga
    · votar


    É, parece que não é tão fácil montar um set perfeito assim...

    Mas acho que ficaria melhor:

    .Um 88 teclas pesadas da Kuzrweil ou Yamaha como: *CP33, *S90XS, turma do PC3 (*PC3X, *PC3LE8, *PC3K8) ou até um *SP3X, afinal a preocupação maior é a workstation.

    .Se tem que ter 6 oitavas, *M-50 73, não vai mudar muita coisa, mas tem mais polifonia e o piano é melhor que o TR
    .Se conseguir se conformar com um 61 teclas, *M3 ou *PC361
    .Se nada se encaixa, vai ter que esperar alguém lançar algo novo...

    brunoamaral
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    fábio_soul

    Fábio, exatamente vc que não curte o piano da Kurzweil (e eu concordo que ele realmente depende de gosto pessoal - ame ou odeie), não acha que um kurzweil com um yamaha daria uma dupla bem interessante? Pra não gastar muito, o PC3 com o CP33 já daria um puta set. Se ainda der pra investir num S90 (es ou xs, tanto faz, não precisa nem chegar nos Motif), o trem (como dizem os mineiros) fica ainda mais feio: a yamaha supriria exatamente os pontos "fracos" da kurzweil (violões e guitarras principalmente, a meu ver- o que nem todo tecladista usa - e daria uma opção TOPTOPTOP de pianos acústicos).

    Sozinhos, os motif já são samplers, o que permite o preenchimento das suas próprias "lacunas". Mas não é o mesmo que ter KB3 e VA1 nas mãos.

    Enfim, o que quero dizer aqui é, na minha opinião, PC3 e MOTIF se completam melhor que M3 e MOTÎF (claro, dependendo das suas necessidades). M3 e PC3 têm pontos fortes bem semelhantes (EP's, órgãos, leads - embora a interface Korg seja bem mais amigável, e o M3 mereça ser comparado ao recém lançado PC3K, não ao PC3x). Eu preferi Kurzweil que Korg, mas isso é muito pessoal. O que me parece bem claro é que, se quiser ter 2 tops, um deles deverá ser Motif. A não ser que já esteja satisfeito e queira não propriamente um complemento, mas outra opção (meu caso: o Nord Electro 3 é forte exatamente onde o PC3x também é, mas me permite levar apenas um teclado leve quando o show não merece set completo).

    Mas, enfim, é o q vc disse:tem que testar e ver o que te agrada mais...

    Artref
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Artref
    · votar


    Fábio, na última vez que toquei no PC3, achei o piano principal dele bem interessante. Não sei ao certo se é o messsmo timbre da linha SP; esse não me agrada, mas se esse do PC 3 usa as mesmas waves, pode ter certeza de que foi reprogramado.

    O que eu acho foda no PC3 é aquele visor e o fato de não ter sample. Pô, teclado caro, top, com visor de celular e nem um leitorzinho de sample? Foda, viu. Mas aquele VAST, o modo VA, o modo KB3 me dão água na boca. Deve ser chique programar nele.

    EDIT: Outro detalhe do PC3 que pra mim é maravilhoso: Teclas Semi-pesadas. Ah, como eu queria que as teclas do M3 fossem mais pesadas...

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    brunoamaral

    Fábio, exatamente vc que não curte o piano da Kurzweil (e eu concordo que ele realmente depende de gosto pessoal - ame ou odeie), não acha que um kurzweil com um yamaha daria uma dupla bem interessante?

    Com certeza é um set invejável, e que eu compraria sem mesmo testar, se tivesse dinheiro...

    Sozinhos, os motif já são samplers, o que permite o preenchimento das suas próprias "lacunas". Mas não é o mesmo que ter KB3 e VA1 nas mãos.

    Com certeza... Isto agrava mais ainda porque a leslie do Motif é meio fraca (a do ES é beeeem fraca... acho que a do XS deve ser melhor um pouco).

    Artref

    Fábio, na última vez que toquei no PC3, achei o piano principal dele bem interessante. Não sei ao certo se é o messsmo timbre da linha SP; esse não me agrada, mas se esse do PC 3 usa as mesmas waves, pode ter certeza de que foi reprogramado.

    Não sei se é a mesma wave exatamente, mas se não for, tem a mesma cara. A questão é que, para o estilo de piano que toco (banda católica), aqueles médios totalmente característicos apareceriam sempre, pois é a região que mais uso, então, acaba enjoando. Mas em outros casos pode ser bem interessante. Por exemplo: o pianista do Spyro Gyra usou (não sei se usa ainda) piano Kurzweil por muito tempo, e quase não se nota aquele médio característico, justamente por causa do jeito que ele usa o piano, das regiões que ele usa, e tudo mais (e também porque ele é muito melhor do que eu... hahahahha). É por isto que digo: para mim, aquele timbre Kurzweil não funciona, e o PC3 tem a mesma cara do piano do SP, só com uma maquiagem mais bem feita... hahahhahahah

    Mas ainda assim, eu trocaria meu ES6 por um PC3... hahahahahaha

    Mas aquele VAST, o modo VA, o modo KB3 me dão água na boca. Deve ser chique programar nele.

    Certamente...

    pomtwo
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    set perfeito seria um yamaha s90 es e um pc3 ... nossa que set perfeito .. principalmente pra pianos , tanto eletrico como acustico , organs de qualidade , metais legais pra caramba ...

    olha realmente se vc conseguir ter esse set, parabens vc eh um dos tecladistas mais sortudos do forum ..

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    pomtwo

    Perfeito (pelo menos para mim): PC361 + S90 ES (ou o XS... melhor ainda)

    KORG TR
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Gostei da idéia: MOTIF XS8 + PC361. Vou analisar com carinho. Se o PC3 fosse 76 teclas leves seria perfeito, apesar que nunca testei as teclas semi-pesadas. Dá muita diferença na pegada?

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: fábio_soul
    · votar


    KORG TR

    Eu não conheço as teclas semipesadas do PC3, mas conheço as do SP76. Particularmente, acho o melhor mecanismo de teclas semipesadas que já toquei. Imagino que no PC3 seja, no mínimo, igual ao do SP, não é mesmo?

    Eu prefiro as teclas semipesadas do SP76 do que qualquer um de todos os mecanismos de teclas leves que já toquei até hoje.

    Por que, ao invés do MOTIF XS8, você não pensa melhor no S90 XS ou S90 ES mesmo?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    fábio_soul

    Eu também amava as teclas do meu SP76. Um dia terei de novo um Kurzweil de 76 teclas novamente... Saudades :D

    pomtwo
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    o dificil ta sendo achar pc3 no mercado .. ai fica dificil de testar , mas com certeza deve ter teclas otimas , pelo menos elas tem tamanho de teclas de pianos .. nao pequenas como as de outros teclados por ai tipo fantom g

    agora tambem tem a opçao cp33 ou p140 + pc3 que tambem nao fica devendo em nada , um piano digital e um synth maneiro , porem ainda a melhor opçao eh um s90+ pc3 .. puts .. a lombriga chega a gritar quando menciono isso ..

    ou entao pc3x e motif xs 7 controlando os organs do pc3 .. puts tambem seria um set e tanto

    KORG TR
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    fábio_soul

    O problema é que se for de S90ES/XS + PC361 não tenho sampler nesse set. E gastar uma nota em 2 keys tops e não ter sampler é meio sem sentido, por isso pensei no Motif XS8.

    Talvez o melhor seria S90ES/XS + M3 61 ou 76 conforme nosso amigo Artref sugeriu. E dalhe $$$ rsrs.

    Semana que vem irei começar a ir nas lojas conhecer as máquinas.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Pergunta básica: já q carregar o set não é problema pq não um note e um placa de áudio junto com o TR ao invés de um top ? A palavra VSTs se encaixa bem com a palavra perfeito.

    KORG TR
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    ThiagoMafra

    Também é uma opção, mas sou zerado nessa parte, nem sei por onde começar.

    Tenho um note até que bom, comprei a pouco tempo. HPDV2160US. Processador Intel Core i5 com 4gb de Ram. Dá pra fazer algo com ele? Detalhe: Windows 7, os softwares precisam rodar nele.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    KORG TR

    É só vc comprar mais uma placa de áudio externa. Com essa configuração aí tu roda até Ivory!!! Resta saber se seu note tem HD pra rodar o q vc vai querer. Dá uma pesquisada aqui pelo fórum e ouve umas demos. Acho q vc vai gostar do que vai ouvir e talvez até mude de idéia. No lugar do seu TR eu gostaria de ter um Extreme mais a galera tá pedindo muito pelo 76. Eu compraria um RD700GX só pela mecânica e rodaria Ivory e pianoteq nele o tempo todo. O resta eu rodaria tudo no Workstation de 76!!! Ah e eu tb tenho Seven e já rodei tudo isso por aqui. Inclusive rodei tb o Komplete 6 da native. Pena q o teclado midi não era meu... Só aviso q fazer Ivory rodar é uma guerra...

    KORG TR
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    O que acham do Roland VR-700 ?? Pelo que li parece ser interessante. Postem ai suas opiniões sobre ele.

    Artref
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Não testei esse VR700; conheço o antecessor dele que é o VR760, mas como o conceito é o mesmo, creio que possa opinar. Eu não gosto. Pra mim o principal problema é ter teclas waterfall, que na minha opinião só é boa pra tocar organ e prejudica a performance pra tocar outras coisas, principalmente piano.

    Além disso, acho que as possibilidades de programação, splits, layers e etc são um pouco limitadas. Também penso que acaba sendo um instrumento que quer ser tudo - piano, organ, synth - e acaba fazendo tudo superficialmente.

    KORG TR
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Artref

    E em relação aos timbres? São bons? Como são os pianos acústicos comparando com o motif xs?

    Artref
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Vish cara, faz tempo que testei e não me lembro exatamente de como eram os pianos do 760, e talvez eles tenham mudado no 700, mas considerando que eu não ando tendo paixões por nenhum piano da Roland ultimamente, deve ser bom mas ainda fica atrás da Yamaha.

    KORG TR
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Bom galera.. só pra atualizar vcs sobre minha caminhada em montar um set bacana acabei de passar meu TR para frente... Fiz um rolo em um FANTOM X8 praticamente novo, sem detalhe algum.

    A princípio não era o que buscava mas diante do bom negócio (financeiramente falando) e também da oportunidade de passar logo o TR para frente já que ele está um pouco ruim de mercado depois da chegada do M50.

    Não mexi muito nele ainda... só fucei um pouco nos timbres e gostei bastante dos pianos, um belo salto em relação ao TR. As teclas pesadas também gostei.

    Não sei ainda, mas talvez fique com ele. Pensei em pegar um TX5 Classic para compor o set com ele.

    Vou ficar um tempo com o FX. Vamos ver.

    DuduXP
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    KORG TR
    Uma pergunta, agora voce vai mudar seu nick pra Fantom X? rsrs, brincadeira.
    Abrass.

    KORG TR
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    DuduXP

    Rsrs. Acho que nem dá.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda! Set perfeito - Workstation + Piano Digital