korgman Veterano |
# nov/05 · Editado por: korgman
· votar
Olá Caique,
MEDICO
Sentir dores nos pulsos com toda a certeza é demonstração postura errada, entretanto seria muito importante procurar auxílio médiCo, para que assim um bom profissional possa avaliar o seu caso, e bem como ministrar um tratamento adequado, evitando assim uma complicação futura com tendões e articulações.
PREVENIR DO QUE REMEDIAR
Após ter contactado um médico para a avaliação de seu problema, pe possível prevenir dores e bem como inflamações nos tendões e articulações, mantendo a postura correta ao tocar, vou mostrar algumas dicas de como tento previnir estes problemas.
O INICIO DE TUDO
Quando iniciei meus estudos de piano classico, ainda criança, a primeira instrução que minha ex professora, Dna Waydée Spanopoullos, na foto sentada á esqueda do piano:
http://www.geocities.com/aureo59/concert2.jpg
Serei eternamente grato a ela, pois foi ela que me ensinou, “com muita paciência” o posicionamento correto para se tocar piano, e que vale para inclusive o teclado.
TOCAR SENTADO AO PIANO OU TECLADO
No caso do piano você deve ajustar a altura do banco de maneira que o seu ante-braço fique em um angulo "quase" reto com o braço, e as costas retas.
Veja o posicionamento correto no exemplo desta minha foto aos 6 anos
http://www.geocities.com/aureo59/Foto23.jpg
Hoje raramente toco piano, pois hoje toco teclado e toco de pé. Se sempre regulo altura do teclado em meus suportes para ficar da mesma forma que o posicionamento sentado, e com o PULSO RETO EM RELAÇÃO AS COSTAS DAS MÃOS.
Usar suportes em X para tocar em pé, nem pensar ...pois são muito baixos, recomendo apenas para tecladistas de pouca estatura ou para se tocar sentado.
Na foto seguinte datada de 1987, eu utilizava um antigo suporte modelo “barraca de camping”.
Observe na proxima imagem, como uma regulagem de altura correta deixa os braços em uma angulação e bem como a posição dos pulsos em relação as mãos.
http://www.geocities.com/aureo59/Foto5.jpg
Hoje em dia eu utilizo um suporte Stay, quando o adquiri percebi que sua regulagem de altura máxima, não me permitida tocar relaxado e bem como no posicionamento correto, devido a minha estatura, "1.80". Por isso levei meu suporte Stay a um serralheiro e fiz cuma adaptação para que pudesse deixar o teclado na altura exata para ajustar meu posicionamento de braços e mãos, veja como fica este posicionamento neste suporte na imagem:
http://www.geocities.com/aureo59/banda.jpg
PULSOS
Os pulsos "jamais" deverão ficar abaixo do nivel das mãos ele tem que ficar retilíno seguindo as costas das mãos, e o ato de tocar deverá ser relaxado, lembre-se sempre de evitar tocar travado pois se fizer isso durante muito tempo enquanto estuda poderá acarretar dores os tendóes
COMPUTADOR UM ASSASSINO DE TENDÕES!!!
Como somos tecladistas e devido a isso realizamos muito estudo, acabamos por utilizar também o computador, o que acaba exigindo muito mais de nossos braos e mãos que as “pessoas normais”.
Se você entendeu nos exemplos acima como deverá tocar nas posições: sentado e ou de pé
Com toda a certeza quando estiver ao computador, deverá seguir a mesma regra afinal, muitas vezes não é o teclado que está criando estes problemas mas sim o posicionamento que fica quando está no computador, para o computador siga as mesmas regras inclusive a posição de mãos e pulso também!!!!!!!!!!
RELAXAMENTO
É muito difícil explicar um exercício de relaxamento com palavras mas vou tentar.
1- fique na posição correta ao tocar, conforme expliquei no ínicio de meu post, encontre uma superfície macia para efetuar estes exercícios.
2- Levante a mão uns 30 cms da base macia onde vai "deixar a mão cair"
3- O dedo a ser usado inicialmente será o dedo indicador. Deixe a mão cair por sobre esta base, mas apenas a ponta dedo indicador deverá tocar esta base macia, sem criar resistencia na queda, deixe cair mesmo!!!, tal a mão de um "morto". quando o dedo tocar a base mantenha o dedo "sustentando a mão.
4- A seguir comece a empurrar a mão para frente sendo que apenas o dedo indicador esteja tocando a base.
Com isso voce irá começar a “enrolar” o dedo, suas falange falanginha e falangeta irão se dobrar, no sentido contrário do sentido que a mão está sendo movida.
Finalmente esta rolagem terminar quando você tocar a segunda articulação do dedo, ficando a ponta do dedo ficará escondida por sobre a palma da mão.
Logicamente os dedos restantes acabarão por tocar a base também não há problemas quanto a isso, fique nesta posição final por uns 20 segundos, não precisa fazer muita força apenas uma leve pressão.
5-Realize esta operação para cada dedo três vezes, com exceção do polegar que ficará por ultimo.
POLEGAR
6- Como este dedo não dobra, procure uma canto de mesa, e deixe a mão cair por sobre este dedo, mas dedos restantes deverão estar do lado de fora da mesa, quando o curso do dedo chegar na posição de resistência máxima, em relação ao peso do braço, deixe o polegar ficar nesta posição por 20 segundos, e fim da operação da primeira mão.
7- Acabando a sessão da primeira mão, solte o braço em direção ao solo como se ele fosse um pendulo de relógio, apenas parado com os dedos apontando para o chão.
8- Comece a mexer os dedos sem dobrar as articulações dos mesmos, “bem devagar, vá aumentando gradativamente a velocidade até chegar ao tempo de 2 minutos e meio, nos 30 segundos finals mexa os dedos o mis rápido que puder, mas sem tensionar a mão, tudo bem relaxado.
9- Após concluir os 3 minutos deste ultimo processo, realize a mesma operação para a outra mão.
QUANDO FAZER
O ideal é realizar este processo sempre antes de iniciar os estudos ou minutos antes dese apresentar ao vivo.
Realizar a mesma quando terminar os estudos, e se tiver saco após a apresentação ao vivo.
Tudo isso pode parecer radical mas não é , sigo isto religiosamente e nunca tive problemas desta espécie.
Cuide-se afinal você terá que usar suas mãos por toda a suas vida musical.
Valeu,
Áureo Galli – Suporte SAC Korg
http://www.geocities.com/aureo59/menat.htm
|