Força nos dedos: Teclado para Piano Treinar muito? Dores? E agora?

    Autor Mensagem
    Vany4251
    Veterano
    # nov/11


    Oi pessoal, estou eu aqui de novo, postando uma dúvida minha, antes que alguém brigue comigo, eu usei a busca sim, achei alguns tópicos relacionados, mas as respostas ainda não me agradaram... Eu estudei vários métodos de piano no teclado (sei que com certeza não é a mesma coisa que estudar no piano, porque tem aqueles sinais de intensidade que só dá pra fazer no piano). Quando eu toquei a primeira vez num piano, minhas mãos doeram na terceira música que toquei! Parecia que minha mão tinha diminuído de tamanho e meus dedos tinham afinado, pois achei as teclas pesadas demais e fundas... Foi muito estranha a sensação que tive... Sempre sonhei em tocar piano, tanto que ano que vem pretendo comprar um yamaha p155 para começar a treinar minha força nos dedos... Será que vou demorar para me acostumar? Tem alguma técnica de como posicionar as mãos e elas doerem menos? Toco teclado há nove anos (métodos de piano no teclado, pq teclado mesmo, acordes, cifras e tal sei muito pouco). Como fazer para conseguir me acostumar com o peso das teclas...? Obrigada pessoal =)

    jrpianissimo
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: jrpianissimo
    · votar


    Vany4251

    Olha vany, as dores só surgem quando da falta de técnica mesmo. Não pode haver dor. Não deve haver dor. Se a dor surgir, pare de tocar. Uma recuperação por conta de tendinite, além de dificil e dolorosa, pode lhe custar vários meses longe das teclas.

    É um pouco dificil passar técnica por aqui com teoria mas pelo que você descreveu, além da postura incorreta, está concentrando força demais nos punhos. Isso é muito comum em quem inicia no piano.

    Se observar bem, vc já respondeu em parte sua pergunta. Coloque a força nos dedos, articule os dedos ao tocar e não os punhos. A técnica é basicamente peso do braço e força nos dedos. Força vertical x movimento horizontal. Teclado aproximadamente na altura do quadril.

    No piano, o melhor caminho é a Lei do mínimo esforço. Observe a técnica dos grandes pianistas...vc até pode ver isso em algum video na Internet. Quem quer tocar piano precisa desmunhecar mesmo, no sentido verdadeiro do termo. Postura ereta e bastante relaxamento.

    O inicio do caminho é mais ou menos por aí.

    espero ter ajudado

    ppaulo
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    jrpianissimo já respondeu tudo,
    quando comecei a tocar piano, nem senti muita diferença, acostumei bem rapido, no começo até cansava mais, mas acostuma, hoje as teclas do piano são bem leves, tem que tocar suavemente que nem o cara falou ali, mínimo esforço.. mas ve oque voce ta forçando, e como está tocando, e também com o tempo voce ganha mais ''força'' no dedo, dai fica de boa

    J.Dionatan
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Vá com muita calma, muita calma mesmo. Faça exercícios de piano em que os todos os dedos executem com a mesma intensidade todas as teclas. Mas faça isto muito devagar. Leva tempo para desenvolver os dedos, ganhar força e tal. Doeu pare, nunca force ok. Mas não desista, o resultado vale a pena. Se quiser alguns exercícios para agilidade e tal quando o piano chegar me manda uma mensagem ok.

    Vany4251
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Valeu gente... Continuem postando... Acho que o problema é realmente eu que não sei como posicionar as mãos e os braços de maneira correta... :)


    J.Dionatan
    Quando o piano chegar, vou avisar sim, mas vai demorar um pouco (lá pra maio do ano que vem...)

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Vany4251
    Olha o que eu uso para exercitar meus deditchos...

    http://store.daddario.com/category/152456/Vari-Grip_Hand_Fitness_Tool

    Muito legal, com regulagem de intensidade de força, no começo é bem díficil, logo fica tranquilo, me garante a igualdade de força entre os dedos, e deixa eles treinados em tempos longe do piano, carrego no bolso, ótimo para quando não se está fazendo nada

    Bons treinos

    J.Dionatan
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Edson, eu já pensei em comprar um destes, fico horas no trampo em que podia estar exercitando nesta mini academia para pianista, rsrs mas faltava um depoimento sobre os benefícios. Agora me empolguei de novo.

    Artref
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    É por isso que tecnicamente falando é muito melhor estudar piano. Olha, arrume um bom professor e treine piano.

    mil_thin
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    toco piano a onze anos ,e meus alunos mais novos às vezes reclamam de dor sim, eh um fato que qual quer exercicio vai doer no começo,mas vc tem que exercitar os musculos fazendo o movimento da forma correta e na medida certa.
    no caso do piano é normal doer abaixo do antebraço, quando doer pare um pouco e descanse,com o tempo para.
    nao force o braço todo no piano pra dar intensidade às notas ,se fizer isso a dor vai ser proximo ao cotovelo,isso nao eh bom pode se tornar um vicio.
    o peso do braço deve estar todo nos ombros.
    quando tiver o piano faça o HANON,eh otimo pra fortalecer os dedos e adquirir outras tecnicas relacionadas

    Vany4251
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Pessoal, obrigada pelas dicas =)
    Vou baixar o Hanon da net e assim q meu piano chegar vou procurar treinar :D

    Lord fafe
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Vany4251
    Vc tem um professor? Se tiver é muito melhor. Tem algumas dores que são normais, de fortalecimento, de flexibilidade, mais tem outras que são um aviso de q vc tá fazendo algo errado. Eu acho melhor vc usar o Hannon pra articulação dos dedos, não pense em virtuosidade por agora.

    J.Dionatan
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Olha o que eu uso para exercitar meus deditchos...
    O Edson, por tua culpa encomendei um destes eh eh. A hora que chegar eu aviso, mas valeu pela dica.

    Vany4251
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Lord fafe
    No início do ano pretendo entrar num instituto de musica aqui na minha cidade para ter aulas com um professor que vai poder me dar dicas... =)
    Realmente com piano é muito mais fácil.


    J.Dionatan
    Também estou pensando em encomendar um desse... =)

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    É isso mesmo, é no total um jogo de postura.

    pedromarcelobarros
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Olá,sou novo aqui...

    Alguém aí pode me dar uma luz? é o seguinte,gostaria de saber a opinião de vocês quanto ao piano Schneider,tem uma anunciante vendendo um Schneider com cerca de 100 anos aqui na minha cidade,enfim,vi as fotos e ele está super conservado(na verdade,ela diz que foi da avó dela o piano né) e tal,eu teria que ter algumas preocupações quanto a ''saúde'' do piano,certo? com o que eu deveria me preocupar? ela está vendendo por 3.000 (com o desconto de que as cordas não estão afinadas devido a ela não tocar mais..fiquei pensando em compra-lo devido ao seu estado de conservação e tal..até mesmo porque a anunciante é pianista e tem os devidos cuidados com o piano).

    Mas tem outro anunciante que está vendendo um Fritz Dobbert pelo mesmo preço e vi fotos também e parece estar super conservado,assim como o Schneider citado ali em cima,todas as peças originais e tal..mas tem aproximadamente 15 anos(um pequeno bebê comparado ao schneider hahahhaa)...qual desses seria melhor? alguém poderia me dar uma luz? Obrigado desde já

    Abraços

    pedromarcelobarros
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    jrpianissimo
    Piano ON GRACE

    Lord fafe
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    pedromarcelobarros
    Pela net ñ dá pra saber né, ainda mais qndo é piano usado, tem gente q afina só pra enganar e vende o piano todo disgraçado... Tem ir lá pessoalmente anializar o caso...

    J.Dionatan
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: J.Dionatan
    · votar


    Olha o que eu uso para exercitar meus deditchos...http://store.daddario.com/category/152456/Vari-Grip_Hand_F itness_Tool

    Chegou meu Varigrip, achei que seria mais fácil rsrs, mas o trequinho até que é legal. Dedos 4 e 5 são os que mais apanham... Nada substitui o piano, mas quando se está longe de um até que vai. Falando nisto chega de net, hora de ferver o P95.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Força nos dedos: Teclado para Piano Treinar muito? Dores? E agora?