Improvisação e Solos

Autor Mensagem
Jube
Veterano
# jul/15
· votar


DarkSilent
É o seguinte
Eu aprendi a escala maior e a pentatonica, decorei-as e tal.
Porém quando pego uma música como base e tento improvisar em cima destas escalas, o som não sai bom, fica como se as notas não pertencessem à escala, sendo que a escala é a do tom da música
Alguém pode me explicar por quê isso acontece e se há alguma maneira de improvisar e o som sair natural.
Desde já, obrigado.


Em que tom está a música? Será que ela não está em uma escala menor e você está usando uma maior??

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Jube

Em que tom está a música? Será que ela não está em uma escala menor e você está usando uma maior??

Também chegar a pensar nessa possibilidade, já que o DarkSilent não comentou que aprendeu também a escala menor natural, por exemplo. Apesar que é só começar do 6º grau da maior e terá a sua relativa menor.
DarkSilent, qualquer escala maior, por exemplo, tem sua relativa. Por exemplo, C (dó maior) tem como relativa Am (Lá menor). Talvez você já saiba disso e sabe também que elas possuem as mesmas notas e os mesmos acordes. Qual a diferença então entre elas ? A "ordem" com que estas notas (numa melodia) ou os acordes (harmonização) são tocados. Isso é chamado de "progressão". O grau II de uma escala maior é sempre um acorde menor; por outro lado, o grau II de uma escala menor natural é sempre do tipo Xm7(5b), uns chamam de acorde diminuto, mas acredito que seja o meio-diminuto, se considerarmos a 7ª pertencente à escala. Corrijam-me se estiver errado.

Se um cantor falar para um instrumentista: "- Toca aí em C".
ou
Se um cantor falar para um instrumentista: "- Toca aí em Am".

Como são tons relativos, o instrumentista já vai saber quais acordes e quais notas ele vai tocar, "porém" a ordem como ele vai fazer isso vai mudar. Isso que é progressão (Existem 7 graus, cada um sendo representado por um acorde, e a ordem como esses graus serão tocados que vai mudar de um tom maior para um menor natural).

Músicos de plantão ... É isso, não é ?

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


É importante saber também sobre os modos gregos, pois se um músico fala ...

A música está em C (dó maior) e você não encontra a melodia ...

Talvez, se souber modos gregos, fica mais fácil descobrir a melodia se ele te der outra informação:

A música está em G mixolídio.

Isso vai te ajudar mais a encontrar a melodia exata da música.

É claro que se a pessoa tiver muita prática, só com a escala ela acha a melodia. Ou, em determinados casos, nem de escala ela precisa, pois sua memória auditiva no instrumento já está bem treinada.

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


em que tom está essa música? música tonal praticamente morreu, hoje em dia é um deus nos acuda: alguns partem para atonalismo, outros para barulheira pura e microfonia, outros tentam trazer modos pré-tonais de volta à voga e alguns poucos ainda tentam manter o tom, ou vários tons sem muita resolução... outros ainda preferem se equilibrar só em 3 notas. bons tempos dos 3 acordes do rock, hein?

blinkboy
Veterano
# ago/15
· votar


DarkSilent
e se há alguma maneira de improvisar e o som sair natural.

Cara, primeiramente parabéns por ter aprendido essas escalas, muita gente tem preguiça de estudar (infelizmente :/), mas não pare por aí, continue estudando cada vez mais.

E sobre sua dúvida, bom, no início quando aprendemos as escalas e os acordes e tals, improvisar em cima disso tudo que nós acabamos de aprender é um pouco estranho, pq é algo novo e não soa tão natural para nós, mas com o tempo e prática acaba ficando mais natural e som vai saindo melhor.

uma analogia pode ser por exemplo com uma lingua estrangeira, por exemplo o inglês, nós aprendemos ali a ler e escrever algumas palavras e formar algumas frases, mas na hora de improvisar, ou seja, na hora de falar sem ter tempo de escrever a frase ou pensar muito nós gaguejamos um pouco no início, mas se praticarmos com o tempo praticando a fluencia vem chegando e quando percebemos aquilo se tornou natural e perfeito (ou quase).

bom resumindo, treine sempre improvisos nessas escalas (estude outras tbm, não pare nelas ;)) que um dia quando você perceber já estará natural e você vai estar mandando um som violento.. hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improvisação e Solos