Autor |
Mensagem |
Jube Veterano |
# jul/15
· votar
DarkSilent É o seguinte Eu aprendi a escala maior e a pentatonica, decorei-as e tal. Porém quando pego uma música como base e tento improvisar em cima destas escalas, o som não sai bom, fica como se as notas não pertencessem à escala, sendo que a escala é a do tom da música Alguém pode me explicar por quê isso acontece e se há alguma maneira de improvisar e o som sair natural. Desde já, obrigado.
Em que tom está a música? Será que ela não está em uma escala menor e você está usando uma maior??
|
Tecfrente Membro Novato |
# jul/15
· votar
Jube
Em que tom está a música? Será que ela não está em uma escala menor e você está usando uma maior??
Também chegar a pensar nessa possibilidade, já que o DarkSilent não comentou que aprendeu também a escala menor natural, por exemplo. Apesar que é só começar do 6º grau da maior e terá a sua relativa menor. DarkSilent, qualquer escala maior, por exemplo, tem sua relativa. Por exemplo, C (dó maior) tem como relativa Am (Lá menor). Talvez você já saiba disso e sabe também que elas possuem as mesmas notas e os mesmos acordes. Qual a diferença então entre elas ? A "ordem" com que estas notas (numa melodia) ou os acordes (harmonização) são tocados. Isso é chamado de "progressão". O grau II de uma escala maior é sempre um acorde menor; por outro lado, o grau II de uma escala menor natural é sempre do tipo Xm7(5b), uns chamam de acorde diminuto, mas acredito que seja o meio-diminuto, se considerarmos a 7ª pertencente à escala. Corrijam-me se estiver errado.
Se um cantor falar para um instrumentista: "- Toca aí em C". ou Se um cantor falar para um instrumentista: "- Toca aí em Am".
Como são tons relativos, o instrumentista já vai saber quais acordes e quais notas ele vai tocar, "porém" a ordem como ele vai fazer isso vai mudar. Isso que é progressão (Existem 7 graus, cada um sendo representado por um acorde, e a ordem como esses graus serão tocados que vai mudar de um tom maior para um menor natural).
Músicos de plantão ... É isso, não é ?
|
Tecfrente Membro Novato |
# jul/15
· votar
É importante saber também sobre os modos gregos, pois se um músico fala ...
A música está em C (dó maior) e você não encontra a melodia ...
Talvez, se souber modos gregos, fica mais fácil descobrir a melodia se ele te der outra informação:
A música está em G mixolídio.
Isso vai te ajudar mais a encontrar a melodia exata da música.
É claro que se a pessoa tiver muita prática, só com a escala ela acha a melodia. Ou, em determinados casos, nem de escala ela precisa, pois sua memória auditiva no instrumento já está bem treinada.
|
pianoid Veterano |
# jul/15
· votar
em que tom está essa música? música tonal praticamente morreu, hoje em dia é um deus nos acuda: alguns partem para atonalismo, outros para barulheira pura e microfonia, outros tentam trazer modos pré-tonais de volta à voga e alguns poucos ainda tentam manter o tom, ou vários tons sem muita resolução... outros ainda preferem se equilibrar só em 3 notas. bons tempos dos 3 acordes do rock, hein?
|
blinkboy Veterano |
# ago/15
· votar
DarkSilent e se há alguma maneira de improvisar e o som sair natural.
Cara, primeiramente parabéns por ter aprendido essas escalas, muita gente tem preguiça de estudar (infelizmente :/), mas não pare por aí, continue estudando cada vez mais.
E sobre sua dúvida, bom, no início quando aprendemos as escalas e os acordes e tals, improvisar em cima disso tudo que nós acabamos de aprender é um pouco estranho, pq é algo novo e não soa tão natural para nós, mas com o tempo e prática acaba ficando mais natural e som vai saindo melhor.
uma analogia pode ser por exemplo com uma lingua estrangeira, por exemplo o inglês, nós aprendemos ali a ler e escrever algumas palavras e formar algumas frases, mas na hora de improvisar, ou seja, na hora de falar sem ter tempo de escrever a frase ou pensar muito nós gaguejamos um pouco no início, mas se praticarmos com o tempo praticando a fluencia vem chegando e quando percebemos aquilo se tornou natural e perfeito (ou quase).
bom resumindo, treine sempre improvisos nessas escalas (estude outras tbm, não pare nelas ;)) que um dia quando você perceber já estará natural e você vai estar mandando um som violento.. hehe
|