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dan_nsh Veterano |
# jul/03
Lá vem eu com esse papo denovo!
Muito bem pessoal, há pouco eu escrevi nesse fórum sobre esse assunto e acabei conhecendo o Campo Harmônico, que eu nem sabia que existia e pra que servia (mas agora eu sei!).
Agora a minha curiosidade é sobre improvisação e solos. Eu aprendi como se forma uma escala musical (tom tom semitom tom tom tom semitom) e tudo legal, mas eu ainda não consegui ver uma aplicação prática nisso tudo. Ou seja, ainda não entendi como fazer um solo!
Alguém me dê uma luz!
Valeu!
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CIERAIS Veterano |
# jul/03 · Editado por: CIERAIS
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bem é o seguinte,
uma melodia simples já é um solo...
um exemplo pratico de um solo/introdução com esses conceitos q vc aprendeu é a introdução da musica Será do legião urbana...
tenta tirar a introdução de ouvido e vc vera a aplicação prática disso.(tom tom semitom ....)
os acordes acho q tem em cifra no site o tom original se não me engano é dó.
Aos acordes da musica são C G Am F (até o refrão) ai é só usar o q vc aprendeu improvisando nessas notas com a escala de dó nesse caso...
A riqueza da improvisação/solo depende somente da sua criatividade...
mas nada impede de vc improvisar com outras escalas e outras maneiras mas isso já é um outro assunto!
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dan_nsh Veterano |
# jul/03
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Interessante...
E outra dúvida que tenho...
Como faço pra saber em que tom determinada música é tocada?
Nesse caso, Será do Legião é tocada em Dó, então a improvisação é na escala de Dó.
Como eu faço pra identificar em que tom está sendo tocada então outras músicas?
Dan
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CIERAIS Veterano |
# jul/03
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se vc souber ler partitura é pela armadura de clave...
mas pelo acorde inicial geralmente da pra sacar...ou pela introdução.
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CIRO Veterano |
# jul/03
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dan_nsh
tente tirar músicas de ouvido...aumente a dificuldade dos solos gradativamente, aos poucos vc vai entender como se improvisa...pelo menos eu aprendi assim...
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conte Veterano |
# jul/03
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dan_nsh
pra saber o tom vc precisa sabe a melodia, e analisa no campo harmonico. por ex. as notas o campo harmonico são
I M(1ª maior)
II m( 2ª menor)...
III m
IV M
V M
VI m
VII M
dai vc vê os acordes e analisa e descobre o tom.
por favor c eu errei algma coisa me corrijam.
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Ralf_Alvarenga Veterano |
# jul/03
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dan_nsh.
Minha dica é q vc arrume um professor (se já tiver converse com ele), será o melhor modo para vc saber improvisar...
Abração.
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dan_nsh Veterano |
# jul/03
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Nossa pessoal, valeu todas as dicas aí!
Brigadão mesmo!
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mazza Veterano |
# jul/03
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conte, o campo harmonico que vc passou refere-se á escala maior, e o correto é:
I7M - função tonica
IIm7 - função subdominante
IIIm7 - função tônica
IV7M - função subdominante
V7 (acode da sétima da dominante)
VIm7 - função tônica
VIIm7 (b5) (acorde diminuto) - função dominante
existem ainda as funções harmônicas dos graus das escalas menores (harmônica, natural e melódica)
sugiro a leitura do livro "Harmonia e Improvisação" do Almir Chediak,e se possível o apoio de um professor, ajuda bem... espero ter ajudado.
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mazza Veterano |
# jul/03
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conte, o campo harmonico que vc passou refere-se á escala maior, e o correto é:
I7M - função tonica
IIm7 - função subdominante
IIIm7 - função tônica
IV7M - função subdominante
V7 (acode da sétima da dominante)
VIm7 - função tônica
VIIm7 (b5) (acorde diminuto) - função dominante
existem ainda as funções harmônicas dos graus das escalas menores (harmônica, natural e melódica)
sugiro a leitura do livro "Harmonia e Improvisação" do Almir Chediak,e se possível o apoio de um professor, ajuda bem... espero ter ajudado.
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conte Veterano |
# jul/03
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me explica ae a funçao dominante e tônica,
de teoria eu so ruim.
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mazza Veterano |
# jul/03
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função dominante e tônica refere-se às variações que motivam a continuidade da música até o repouso final, aonde temos momentos instáveis, estáveis e menos instáveis. A palavra "função" serve para estabelecer a sensação que determinado acorde nos dá dentro da frase harmônica, sendo três as funções harmônicas: tônica (estável), dominante (instável) e subdominante (menos instável). As funções tonais podem ser resumidas da seguinte forma:
a) Função tônica
è uma função de sentido conclusivo (estável). Geralmente é o acorde que finaliza uma música. O acorde principal da função tônica é o I grau e pode ser substituído pelo VI ou II graus que também estabelecem repouso.
b) função dominante
é uma função de sentido suspensivo (instável) e pede resolução pela tônica. O acrod principal da função dominante é o V grau (pela ocorrência do trítono, sacou?) podendo ser substituído pelo VII, que por ser um acorde diminuto e consequentemente possuir dois trítonos em sua formação, gerando assim o o efeito suspensivo.
c) função subdominante
é uma função de sentiodo meio suspensivo, pois se apresenta de forma intermediária entre as funções tônica e dominante, sendo que o acorde principal da função subdominante é o IV grau podendo ser substituído pelo II.
Percebeu? Você vai entender melhor quando começar a aplicar isso na cadência harmônica, pegue uma música qualquer (de preferência com uma harmonia mais simples) e tente analisar a cadência e veja como as funções dos acordes se completam dentro dela.
Qualquer dúvida é só escrever.
Até!!!
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Thiago Patto Veterano |
# jul/03
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Excelente a explicação do cara. Minha dica é a escala pentatonica. É o seguinte: a escala possui 5 notas, divididas assim: C (1,5 tom) Eb (1 tom) F (1 tom) G (1,5 tom) Bb (1 tom) C.
Essa é uma escala penta em dó. Ela encaixa tanto em dó maior quanto em dó menor. Essa escala é a mais usada e a mais simples. Como vc sabe campo harmonico junte um conjunto de acordes, ponha um acompanhamento no seu teclado,
e encaixe um solo. Se for em tom de dó menor o solo se encaixa melhor.
Para arranjos simples, aí vc encaixa a diatonica, a que forma o campo harmonico. Mas dependendo do arranjo muitas vezes pode não ficar bom.
Essa "experiencia" vc vai adquirir tocandos os arranjos de musicas que vc já conhece.
Isso tudo deu certo comigo. Me desculpe se meus conselhos não ajudaram.
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usgcc Veterano |
# out/05
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Voces conhecem algum site onde existam dicas reais sobre improvisção e jazz, indicando riffs, escalas para serem aplicadas em derterminadas harmonias, exemplos para ouvir, etc...???
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Raphael cox Veterano |
# out/05
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Thiago Patto
rapaz....valeu mesmo, ajudou muito, eu nao sou muito entendido de teoria nao, quanto mais eu lê e praticar melhor, se alguem puder falar mais sobre escalas pentatonicas eu agradeço
obrigado
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ROTTA Veterano |
# out/05
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Bom ver estes tópicos no topo de novo. O fórum anda precisando.
Abraços.
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GIANCARLO TARDELLI Veterano |
# out/05
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Eu assino em baixo.,Este tipo de tópico é sempre bem vindo.
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fabiano_mitologia Veterano |
# out/05
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Olá pessoal . Aproveitando o assunto de improvisação , alguem aqui sabe me explicar tecnicas utilizadas pelo Jon Lord no Hammond , quando por exemplo ele segura a nota mais aguda ( dedinho da mão direita ) e faz variações de acordes com a mesma mão ( incrível ) nos seus solos .
Se tiverm exercícios favor me mandem .
Obrigado
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Lg-slash Veterano |
# abr/11
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UP (dps d mto tempo) eu li a resp do cara q dizia C Eb F G Bb essa penta e de C menor pq ela tb se encaixa em C maior? n deveria ser a PENTA maior pra C maior? pq eu li em outros foruns q a unica penta q se encaixa na maior e a relativa q seria a penta d Am ?
boiei bunito na explicaçao do Patto
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Edson Caetano Veterano
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# abr/11
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Lg-slash
Pode ser o caso, em entrando em harmonia, de um preparo de resolução (os famosos V, I), ou seja, poderiamos estar abordando uma Dominante Secundária, que estaria resolvendo qualquer um dos graus de I a VI da escala, sendo assim é completamente possivel ter notas fora do tom da escala Principal, o que justificaria o emprego de tonalidades diferentes totalmente do tom original
Mas seriam em casos especificos, li e reli tambem o post do Patto e tambem não entendi como uma pentatonica de Cm com o Eb e o Bb se encaixaria na escala de C
Quem explica isso? ou foi escrito bobagem 6 anos atrás e passou batido hehe
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Razgriz Veterano |
# mai/11 · Editado por: Razgriz
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aproveitando pra tirar minhas dúvidas. tipo assim, estou fazendo a sequencia C(dó) - Am(lá) - F(fá)- G(sol).
em quanto estou em 'C(dó)' , uso a escala Pentatônica de 'C(dó)' ok.
mas e quando eu mudar pra 'Am(lá)', Continuo na pentatonica de 'C(dó)' ou transponho a escala pra 'Am(lá)' tbm?
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Buhbor Veterano |
# mai/11 · Editado por: Buhbor
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Lg-slash Edson Caetano
Acredito que ele tenha boiado na explicação. A escala pentatonica de C maior sería: C D E G A
E a relativa sería a de A menor: A C D E G
A escala pentatonica de C menor (C Eb F G Bb) é a relativa da escala de Eb maior (Eb F G Bb C).
O que é comum acontecer é a nota Eb ser acrescentada a escala pentatonica de C maior (A menor) ficando assim: C D Eb E G A - (C maior) A C D Eb E G - (A menor)
Ou seja, acrescenta-se a 3º menor na escala pentatonica maior e a 4º aumentada/5º diminuida na escala pentatonica menor.
Isso é muito comum no Blues.
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Buhbor Veterano |
# mai/11 · Editado por: Buhbor
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Razgriz
A escala de C possui 7 notas (C D E F G A B) sendo que vc pode começar a escala a partir de qualquer nota. Por exemplo:
C D E F G A B - I - Jônio D E F G A B C - II - Dório E F G A B C D - III - Frígio F G A B C D E - IV - Lídio G A B C D E F - V - Mixolídio A B C D E F G - VI - Eólio B C D E F G A - VII - Lócrio
São os modos.
Na sua sequência I, VI, IV e V... você pode usar o modo correspondente a cada grau. C, Am(natural), F Lídio e G mixolídio.
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Binho Moraes Veterano |
# mai/11 · Editado por: Binho Moraes
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Alguém pode me ajudar, como faço para começar a improvisar, só consigo solar o que já existe, alguém pode me explicar o básico sobre improviso, se existe técnicas. To aprendendo teclado a pouco tempo. E to procurando igual um maluco tudo a respeito de solo e improviso, aqui achei bastante coisa, escalas, blue notes, e outras, mas me ajudem aí, começando do começo, rsrsrsr.
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Razgriz Veterano |
# mai/11
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Buhbor
Ei funciona.... esclarecido pra min , só praticar agora, de teoria sou muito ruim, aprendí a tocar sozinho olhando os outros, só sabia os acordes(tríades) maiores, menores, #maiores e #menores...
to aprendendo muito aqui no fórum, como já disseram postem mais desse aew!!!!
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cxpdLeandro Membro Novato |
# set/13
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Aprenda a solfejar. Comece a treinar o ouvido. Treine as Escalas maiores, menores, e pentatônicas. Melhore o músico (Você) , depois invista no instrumento. Aprenda intervalos.
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ckavernoso Membro |
# set/13
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Até hoje não consigo compreender a aplicação dos modos. Alguém saberia me explicar algo na prática, que eu possa aplicar aqui, como exemplo? Valeu.
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edneymusico Membro Novato |
# nov/13
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Pessoal, estou estudando o livro harmonia e improvisação e me deparei com várias dúvidas, ai vai:
Por que tendo como acorde Cm7 posso usar as pentatônicas de Gm , Dm? Algumas notas se repetem nesses acordes , mas outras estão fora. Agradeço a ajuda.
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blinkboy Veterano |
# dez/13
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edneymusico Por que tendo como acorde Cm7 posso usar as pentatônicas de Gm , Dm? Algumas notas se repetem nesses acordes , mas outras estão fora. Agradeço a ajuda.
Em uma improvisação modal você pode analisar o acorde e a escala que deseja utilizar e esta escala pode soar bem "em cima" deste acorde se ela tiver pelo menos 3 notas que contenham no acorde.. (algumas vezes até duas notas como no caso dos acordes com quinta "C5")
Bom, você pode analisar da seguinte forma.. Pentatônicas de 'Gm' e possui quais notas? Gm -> G - Bb - C - D - F - G
agora analise o acorde 'Cm7', quais notas ele tem? Cm7 -> C - Eb - G - Bb
como se pode ver, a escala pentatonica menor de sol tem as notas "C, G, Bb" que estão contidas no acorde de Cm7..
essa escala pentatônica de ré menos não aconselho muito a usar não, dentro de um acorde existe uma grande quantidade de escalas que você pode utilizar, varia muito pelo gosto, criação, necessidade. Mas o segredo de tudo é estudar bastante.
só pra você ter uma noção, no acorde de Cm7 podemos utilizar : -escala de dó menor (modo eólio) -escala de dó no modo dórico -escala de dó no modo frígio -pentablues de dó, de sol e por aí vai..
(desculpe os erros?)
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DarkSilent Membro Novato |
# jul/15
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É o seguinte Eu aprendi a escala maior e a pentatonica, decorei-as e tal. Porém quando pego uma música como base e tento improvisar em cima destas escalas, o som não sai bom, fica como se as notas não pertencessem à escala, sendo que a escala é a do tom da música Alguém pode me explicar por quê isso acontece e se há alguma maneira de improvisar e o som sair natural. Desde já, obrigado.
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