TX-5 - Novo simulador de Hammond da Tokai!!!

Autor Mensagem
_BLACKMORE_
Veterano
# abr/07
· votar


se ninguem comentar nada vou falar sobre PSRs

huhauaha

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/07
· votar


Comentei ;)


Será que alguém poderia me dizer qual a diferença entre essas teclas e as teclas ou pesadas ou semi-pesadas... Eu fico tentando imaginar, mas nunca toquei e não tenho idéia de como é a pegada delas. Quer dizer, elas tem retorno mais rápido, são mais leves, são utilizadas molas ou alguma outra coisa?
Mas que devem ser boas, devem...
Ah, Hammond B3 utiliza essas teclas, ou elas são uma simulação das do Hammond?

Abraços.

R Santiago
Veterano
# abr/07
· votar


Mauro Lacerda

Essas teclas são uma simulação mais próxima das teclas do Hammond. Elas, apesar de fechadas como as do piano não são pesadas, mas também não tão leves. Seriam um pouco mais leves que as semi-pesadas. Esse formato facilita na hora de fazer algumas técnicas como o glissando e na hora dos solos.

O teclado do OB3, apesar de não ser waterfall tem uma ação e um peso muito bom, facilitando muito nos solos.

Joker
Veterano
# abr/07
· votar


Galera do TX5 aí fiquem na torcida. O Allex me disse que o lower manual ta enroladissimo de sair, corre risco de nao rolar. Mas ela ta fazendo a cabeça dos caras...

:(

adao chagas
Veterano
# abr/07
· votar


Mauro Lacerda

Eu tenho um Hammond M2 e um TX-5. As teclas do M2 são as mesmas do B3 e são muito agradáveis de tocar mas não há muita relação de peso entre elas e o TX-5. No M2 percebe-se mais um efeito de contra-peso, enquanto que no TX-5 parece mais mola. O M2 lembra bastante o teclado do DX7, mas com mais peso. A maior diferença, no entanto, está na forma das teclas do M2, que são waterfall, facilitando bastante a técnica organística, como os glissandos.

Um abraço

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/07 · Editado por: Mauro Lacerda
· votar


Valeu, galera...

Era isso que eu queria saber. Eu uso o meu SP 76 com o B4, e em algumas horas (glissandos, solos rápidos, etc) sinto uma certa dificuldade com o "semi-peso" das teclas, fico imaginando então quem toca via Midi com um Privia, por exemplo, é impossível. Mas quando uso o meu CZ como controlador, acho as teclas muito leves, e tenho medo de quebra-las.
Deve ser muito bom e confortável tocar nessas teclas Waterfall. E antes, que eu achavas que qualquer instrumento com teclas era igual no "touche", santa inocência, Batman hahahahahhhaah


abraçs.

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/07
· votar


Galera do TX5 aí fiquem na torcida. O Allex me disse que o lower manual ta enroladissimo de sair, corre risco de nao rolar.

puuuuuta merda ... pow .. o que péga bixo .. estou com grande interesse nesse lower vou precisar disso na banda .. e agora nao vai rolar? puuuutts ! vou tentar ligar pra ele ... canááaário ...

Scoth_Pr
Veterano
# abr/07
· votar


_BLACKMORE_

Não dá pra programar um controlador normal tipo o UF-6 pra trabalhar como lower do TX? Tá certo que você perde a aparência vintage, mas é uma opção barata né...

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/07
· votar


Scoth_Pr

cara dá sim não tenho dúvidas ... mas tu disse exatamente o que eu não quero .. perder o visual vintage .. sem contar q o TX fica em cima do lower (pelas fotos q vi) dae dah pra fazer um rack no jeito que quero ... sem danificar qqer outro instrumento ... entende?

Scoth_Pr
Veterano
# abr/07
· votar


_BLACKMORE_

Ahhh, blz. Pois é, ia ficar massa mesmo, tomara que os engenheiros da Toaki não desistam né.

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/07
· votar


pois eh cara .. vou tentar comprar um no mercado negro !!

:P

alberiogn
Veterano
# mai/07
· votar


Caro amigo Adão Chagas.

Como havia comentado aqui neste tópico, a alguns dias atrás, comprei um Korg CX - 3, depois de muita pesquisa, e ouvidas muitas opiniões, de profissionais experientes, como você...
Eu sentí muitas dúvidas, de qual seria a minha escolha mais perfeita, para obter um som de Hammond autêntico, aquele som maravilhoso que nós tanto apreciamos!
Depois de muita busca e pesquisas, decidi-me por comprar o "simulador" de Hammond, Korg CX - 3, o qual, muitos afirmam ser o melhor simulador de Hammond do mundo!
Bem, agora, recentemente, encomendei o novíssimo módulo Hammond do B - 3, que segundo a própria Hammond do Brasil fala, possui os mesmos sons do famoso e e aclamado mundialmente Hammond B - 3, alem do que, o mesmo possui praticamente, todas as características básicas do Hammond XK - 3!
O que eu pergunto ao caro amigo Adão, é o seguinte: Com esta nova aquisição que fiz, se havia antes, alguma digamos, "deficiência", quanto a absoluta autenticidade de sons do tipo Hammond, no Korg CX - 3, do qual falam muitos profissionais de que o mesmo é simplesmente maravilhoso e perfeito sob todos os aspectos, agora, com este módulo Hammond XM2, equipado com o Drawbar controller XMc-2, creio eu, que não haverá mais qualquer mínima necessidade em adquirir o Hammond XK - 3, visto que a partir de agora, penso eu, terei os excelentes sons do Korg CX - 3, aliados aos maravilhosos sons do Hammod B - 3 e Hammond XK - 3, do módulo da Hammond acima descrito!
Lhe pergunto então: Tenho 128 sons no Korg CX - 3, e agora, mais 128 sons do Hammond B - 3, que vem no módulo, e sendo assim, estes sons, provavelmente, terão características ao menos, um pouco distintas entre si, de forma que estes 128 sons a mais que terei ao meu dispor no módulo da Hammond, irão enriquecer ainda mais, quanto a variedade de sons os quais eu terei disponíveis para uso, ou, na sua opinião, esta minha nova aquisição, foi uma mera repetição dos mesmos sons do CX - 3, e conseqüentemente, mera perda de tempo, e, como resultado, desperdício de dinheiro ???
Gostaria muito, de ouvir a sua opinião a este respeito, lembrando que, no módulo da Hammond, eu poderei utilizar opcionalmente, de uma sofisticada pedaleira mid, da Hammond, bem como de uma caixa leslie da Hammond, modelo 2101, o que me dará uma grande flexilbilidade e qualidade excepcionais, quando estiver usando este efeito essencial e importantíssimo, em se tratando de sons autênticos de Hammond!!!
A pergunta principal, é a seguinte: Usando este módulo, e uma caixa leslie da Hammond, modelo 2101, eu terei exatamente, mesma qualidade que eu teria, utilizando-me de um Hammond XK - 3, com caixa leslie da Hammond ???
Seguem logo abaixo, alguns links interessantes, com sons maravilhosos:

Escute alguns sons, dentre os que vem neste módulo, segundo afirma a Hammond (click no link à esquerda de nome Music, e faça o download das músicas):
http://www.hammondsuzuki.com/

Veja qual foi o módulo da Hammond que comprei:
http://www.hammond.com.br/xm2/xm2.html

Caro amigo Adão Chagas, agradeço muitíssimo, desde já, a sua preciosa e abalizada opinião, pois sei que conheces profundamente do assunto, e por isto, a sua opinião é muito importante e valiosa para mim!

Muito obrigado ao amigo, e um grande abraço!

alberiogn
Veterano
# mai/07
· votar


Ah, me esqueci amigo Adão, por favor, veja no link abaixo, a caixa leslie que pretendo comprar, para usá-la juntamente com o módulo da Hammond que lhe falei, caso eu obtenha resultados perfeitos, ou seja, a mesma qualidade de som obtida, utilizando-me de um órgão Hammond XK-3+Leslie Hammond 2101...
http://www.hammondsuzuki.com/
Click na coluna à esquerda, no ítem Leslie 2101...
Gostaria muito, de ouvir a sua opinião, sobre este modelo de Leslie de 8 pinos, da Hammond!!!

Muito obrigado!

Joker
Veterano
# mai/07
· votar


alberiogn

Não sou o Adão, mas gostaria de opinar. Foi redundância pura a tua compra. Lógico q sao maquinas diferentes, com timbres de certa forma diferentes, mas ambas se destinam a fazer a mesma coisa (simular hammond) certo?? Além de serem instrumentos carissimos e ambos fazerem uma coisa só. A unica justificativa seria vc querer que um tecladista use o CX3 e outro o Hammond XM2, ao mesmo tempo. Mas é mais irracional ainda.

Qdo vc fala de 128 sons, acredito que se refere a presets, certo?? Comprar um simulador de hammond e se ater a presets é algo irracional. A grande graça sao as drawbars e as possibilidades em tempo real.

Minha sugestão: venda um dos dois (eu venderia o XM2) e pegue uma leslie como a 2101.

Ou da proxima vez, dê a grana do XM2 pra este que vos fala comprar um Rhodes.

:)

alberiogn
Veterano
# mai/07
· votar


Bem Joker, então neste caso, se os sons são diferentes, de uma certa forma, isto irá de fato enriquecer ainda mais, em termos de Presets, sons mesmo...
Bem, quanto ao módulo, creio eu, não sei, não sou profissional, terei a vantagem de poder usar acoplar uma caixa Leslie da Hammond, ao mesmo, possibilidade esta, inexistente, em se tratando do Korg CX - 3, ou seja, a possibilidade de uso de uma Leslie da Hammond no Módulo, não se constitui em uma grande vantagem, ou seja, em um grande incremento no som da Leslie???
Não sei afinal, contudo, dizem que a simulação de leslie do Korg CX-3, é de arrepiar, a mais perfeita simulação de leslie já criada, superando de longe, a do próprio Hammond XK-3!!!
Enfim, o que se poderia talvez obter de a vantagem, seria o uso de uma autêntica leslie real, e, o que talvez faça alguma diferença, da própria marca Hammond!
São estas as minhas humildes impressões, contudo gostaria de ouvir realmente, as opiniões dos amigos deste fórum!

Muito obrigado!

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


Bem...

Eu também achei meio redundante. Como você pretende integrar eles? Vai usar um present de um para uma música, um present de outro para outra música? Tá certo, são duas máquinas, mas que fazem a mesma coisa... Não toquei neles, mas se você vai comprar uma Leslie, e apenas o módulo tem essa entrada, que adianta a simulação perfeita do CX-3 se você vai ter a real? Faz muita diferença sentir o som vibrendo fisicamente ao sair da Leslie, entende?
Bem, minha humilde opinião: ou fica com o CX-3 pelo fato de ser um teclado, e não um módulo, mas não terá a Leslie, ou fique com o módulo (o que eu faria se tivesse como pegar uma Leslie), ligue a Bendita e seja feliz. Ainda acho redundância, mas se você conseguir utilizar isso de maneira proveitosa mesmo, ótimo!!!


OBS: como eu gostaria de estar com essa dúvida ;-)



Abraços.

adao chagas
Veterano
# mai/07
· votar


alberiogn

O CX-3 já foi o melhor simulador de Hammond, mas hoje não é mais, principalmente pela qualidade inferior do simulador de Leslie e ficaria limitado a apenas um controlador do XM2. Realmente seria melhor investir na Leslie 2101, que supriria a principal deficência do CX-3 e proporcionaria uma sonoridade melhor. É muito provável que o XM2 tenha a mesma sonoridade do que o XK-3, mas a Leslie 2101 não possui o mesmo efeito da 122 pois o rotor é simulado. A maioria dos demos da Hammond é feita com Leslie real. Acredito que o CX-3 + Leslie 2101 seria melhor do que apenas o XM2 ou o XK-3. Espero ter ajudado.

Um abraço

Adão

alberiogn
Veterano
# mai/07
· votar


Caro amigo Adão Chagas.
Perdoe-me, por tamanha ignorância: Pelo o que eu pude perceber, o CX-3 não dispõe de entada de 8 pinos, na qual eu poderia ligar a leslie da Hammond, então neste caso, como o faria ???
Outra dúvida: No link acima que disponibilizei, do módulo Hammond XM2, é-nos dito, que o mesmo dispõe de conexão para leslie que utiliza-se de cabo de 8 pinos, então neste caso, eu não poderia utilizar-me de uma leslie com um modelo mais, digamos, profissional, como a que o amigo citou, a 122 ???
Bem, se os sons entre ambas as máquinas, forem distintos entre sí, já estarei um tanto satisfeito com a aquisição feita!
No mais, caso obtenha um som tão fiel quanto um Hammond XK-3 c/ leslie, utilizando-me do módulo+leslie, então, neste caso, ficarei bastante satisfeito, pois esta foi também, o meu segundo propósito, ao adquirir o módulo, e o primeiro, um aumento na quantidade, qualidade e variedade de sons de Hammond!

Muito obrigado, por sua opinião valiosa!
Um grande abraço!

Joker
Veterano
# mai/07
· votar


neste caso, como o faria ???


www.speakeasy.com

Tem preamps que adaptam os clones com leslies vintage e modernas. Custam os olhs da cara, especialmente pra trazer pro BR, mas ainda acho mais em conta e mais jogo q o XM-2.

Outra opção: www.motionsound.com

Tbem carissimos, mas sao rotary speakers reais e ja vem com adaptação pra plug P10. No CX3 ficaria otimo.

alberiogn
Veterano
# mai/07
· votar


Muito obrigado, amigo Joker, por suas dicas!

adao chagas
Veterano
# mai/07
· votar


alberiogn

A Leslie 2101 possui uma entrada convencional para teclados e pode receber o CX-3. No entanto seria necessária uma adaptação para ligá-lo à uma 122. Se o objetivo é uma grande variedade de timbres diferentes, é válida a sua proposta, mas, se o seu objetivo é obter o timbre mais fiel ao original você vai acabar utilizando apenas o XM2 tendo o CX-3 como controlador.

Um abraço

Adão

alberiogn
Veterano
# mai/07
· votar


Adão.

Então neste exemplo acima citado pelo amigo, utilizando-me o XM2+CX3, obterei uma incrível sonoridade, fiel e igual ao Hammond, contudo, caso deseje uma maior gama de variações sônicas dos sons típicos da Hammond, poderei fazer uso de uma caixa Leslie Hammond 122, é isto mesmo ???
Neste caso, pergunto-lhe: Esta adaptação referida acima, é algo simples de ser realizado ???
Mais uma vez, muito obrigado!
Um grande abraço!

Scoth_Pr
Veterano
# mai/07
· votar


alberiogn

utilizando-me o XM2+CX3

Cara, pra que isso? Além de ser uma redundância imensa, é um gasto com dinheiro que poderia ser redirecionado pra outras coisas mais importantes. É quase a mesma coisa que o cara comprar um Fantom-X e logo depois um Fantom-Xr pra acoplar nele.

Minha opnião: Fique com o CX-3, vende o módulo e compra uma Leslie 122, pronto, tá ótimo já. Qualquer músico que entenda o mínimo do assunto vai ter essa mesma opnião quanto a esse Setup e a redundância do Korg + XM2.

XM2+CX3, obterei uma incrível sonoridade, fiel e igual ao Hammond

Fiel sim, igual não né...

CX-3 + 122 = ótimo, o máximo da fidelidade.

XM2 + 122 = Muito bom também, porém perde o "feeling" das teclas.

CX-3 + XM2 + 122 = Gasto totalmente desnecessário de grana.

adao chagas
Veterano
# mai/07
· votar


alberiogn



Então neste exemplo acima citado pelo amigo, utilizando-me o XM2+CX3, obterei uma incrível sonoridade, fiel e igual ao Hammond, contudo, caso deseje uma maior gama de variações sônicas dos sons típicos da Hammond, poderei fazer uso de uma caixa Leslie Hammond 122, é isto mesmo ???

Eu diria o contrário: XM2+CX-3 lhe daria uma gama maior de sonoridade, embora a maioria seja redundante, e a Leslie 122 daria maior fidelidade ao trimbre original. Infelizmente a Leslie 122 é muito cara, mas se você tiver condições seria a melhor opção para o CX-3. Eu uso um TX-5 ligado na caixa Leslie que construí e não trocaria o conjunto nem pelo CX-3 nem pelo XM2, pois não teria a mesma qualidade que só uma versão acústico-mecânica dá. Abaixo o link para o adaptador:

http://www.speakeasyvintagemusic.com/vintagetubepreamps.htm

Um abraço

Adão

alberiogn
Veterano
# mai/07
· votar


Caro Scoth Pr.

Se utilizando-me o CX3+XM2, eu conseguir efetivamente, aumentar a quantidade de sons de Hammond, bem como a sua variedade(os sons, devem ter algumas diferenças entre si, afinal, do contrário, não faria qualquer sentido esta aquisição), eu já ficarei bastante alegre, com a compra do módulo!
Pelo o que eu entendi da opinião do nosso amigo e expert Adão Chagas, eu terei sim um significativo aumento na quantidade de sons ao meu dispor, e se estes sons diferirem entre si, claro que para mim, isto resultará em enorme satisfação pessoal, pois afinal de contas, eu terei ao meu dispor, novos e variados sons para utilizar-me!
Quanto ao uso da caixa Leslie, segundo observou o nosso amigo, a sensação física de um leslie real, ao vivo, é bem superior aquela obtida com uma simulação obtida à partir de um teclado ou módulo, e se de fato isto ocorre, realmente, a compra de uma leslie, será o meu próximo e último passo, quando finalmente, terminarei o upgrade do meu set-up!!!
Bem, pelo menos, quanto ao quesito referente ao aumento na quantidade e variedade de sons disponíveis, pelo visto, eu acertei, e neste caso, foi sim para mim, uma ótima aquisição!
Quanto a caixa leslie, caso seja bem superior em todos os sentidos, o uso de uma leslie real, ao vivo, então, não terei quaisquer dúvidas, e assim que o puder fazer, adquirirei uma!
Quanto a leslie, e as diferenças entre o uso de uma simulção, e o uso de uma leslie real, ninguém melhor para opinar a este respeito, com o devido conhecimento de causa, do que o nosso amigo Adão Chagas, pois alem de músico profissional, o mesmo é simplesmente fabricante de leslies, e por este motivo, certamente a sua explicação sobre as diferenças entre a utilização de uma caixa leslie real, ao vivo, e uma simulação das mesmas,
fará toda a diferença para mim!
Se o amigo Adão me explicar quais são estas diferenças entre o som real, e o som real das leslies, ficarei muito agradecido!
Bem,finalmente, estou chegando ao fim das minhas muitas dúvidas!
Obrigado a todos os amigos do fórum, por suas preciosas opiniões!
Um grande abraço!

alberiogn
Veterano
# mai/07
· votar


Eu na verdade quis dizer: Se o amigo Adão me explicar quais são estas diferenças, entre o som simulado, e o som real das caixas leslies, ficarei muito agradecido!
A propósito: Alguem sabe qual é o preço médio, de uma caixa Leslie Hammond, modelo 122 ???
Muito obrigado!

R Santiago
Veterano
# mai/07
· votar


alberiogn
[
O jogo de Drawbars permite que vc crie inúmeras combinações. Os simuladores de Hammond já vem com presets para facilitar quem não tem saco de ficar mudando a configuração ao vivo e quer por exemplo um Jimmy Smith 68' da vida ou um Purple Dirty Palmer sem precisar fazer nada, porém os timbres foram criados utilizando as mesmas 9 drawbars + os efeitos do simulador.

Acredito p o que vc quer quem vai resolver é uma Leslie ligada um CX3 ou um XK3. Então vc vai poder tirar o máximo de timbres, porém o Hammond real é único. A cada mudança de temperatura o seu som pode mudar e ser único naquele dia, então...

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


alberiogn


Só um detalhe, que acho que não falei: a principal característica dos Hammond é poder usar os Drawbars em tempo real, Chorus, Vibrato, Key Click, etc...
O uso de presents é legal, mas o mais legal é poder mexer ao vivo nos Drawbars. Para isso, seriam necessários apenas alguns Presents básicos, os quais você mudaria durante o show. Acho que não adianta ter 500 presents: o principal é feito na hora, e essa é a característica principal do Hammond. O uso de presents é principalmente para equipamentos que não dispõe dos drawbars.
Então, o que eu quis dizer com isso tudo é que se você manjar trabalhar com esses drawbars, a quantidade de presents se tornará secundária, mas não desnecessária.
Ainda acho que é redundância. Eu sei que a procura pelo timbre ideal é necessária, eu sempre quero o MELHOR, não me contento com pouco, não gosto das coisas mais ou menos. Apenas penso que você, nessa busca pelo melhor timbre, acaba por se seduzir por algo que na prática possa se tornar redundante. Mas é opinião pessoal minha, não quero com isso esculachar, desprezar, criticar negativamente nada disso que você disse. Só pensei no lado monetário, que acredito não é fácil para ninguém, e que ás vezes compensa pensar melhor para não chegar daqui algum tempo e perceber que tem coisa "sobrando"...



Abraços.

Joker
Veterano
# mai/07
· votar


As tais diferenças de timbres entreo CX3 e o XM2 seriam as mesmas que pegar um B3 1958 e um B3 1962. A não ser que vc tenha grana sobrando, nao vale a pena.

Como o R Santiago disse, todas as tais variações de timbres que vc deseja sao criadas pelas mesmas drawbars, presentes nos dois insntrumentos que vc se refere e em qualquer bom simulador de hammond.

O que vai te dar variação e riqueza timbristica é o uso da leslie real!!

adao chagas
Veterano
# mai/07
· votar


alberiogn

A principal diferença é que a simulação é sempre feita com base na microfonação, ou seja , no ambiente de gravação. Quando se ouve uma Leslie através de um microfone o efeito é sempre mais intenso e com nuances que não se ouvem ao vivo, a menos que se fique muito próximo da caixa. Por outro lado, perde-se toda a sensação acústica que a caixa proprociona e o movimento espacial do som, que não fica restrito a 2 canais e torna-se mais encorpado. Além do mais. a Leslie tem uma faixa de frequências restrita, pois não possui tweeter. Ninguém consegue tirar um timbre perfeito de uma guitarra que não esteja ligada a um amplificador de guitarras e a mesma coisa ocorre com a Leslie.

Um abraço

Adão

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a TX-5 - Novo simulador de Hammond da Tokai!!!