Esse fórum já não é mais o mesmo...

Autor Mensagem
Urubu Rei
Veterano
# set/05 · Editado por: Moderador
· votar


*** Editado. Nada de xingamentos. ***

ROTTA
Veterano
# set/05 · Editado por: ROTTA
· votar


L Felipe Miranda
Não concordo com vc também...

Ninguém é obrigado a concordar com ninguém. Apenas manter o respeito. :)
É como diz um ditado: "mesmo que não concorde com sua opinião, defenderei seu direito de tê-la".

INSIGNIFICANTE seu comentário!

Eu acho 25 mil acessos diários bastante "significantes", mas ainda sim respeito sua opinião.

L Felipe Miranda
E por favor não apague.

Nem pensei nisto.

Um moderador CONCORDAR de que: " O forum não é mais o mesmo"...

Por que não? Antes de ser moderador, sou também usuário do fórum. O fórum muda, e estas mudanças, rápidas ou não, são naturais.

O Urubu Rei já foi banido dezenas de vezes (a última foi recentemente). No entanto, sabemos que o banimento com 100% de eficiência é impossível.

Abraços.

L Felipe Miranda
Veterano
# set/05
· votar


Marco Alan Rotta
Vi que vc é um cara justo!
Valeu!!!

Durval Dellê
Veterano
# set/05
· votar


Eu concordo que o forum não está mais o mesmo, tanto que estou entrando bem menos que antigamente.

Mas já consegui aprender muita coisa aqui, e sei que, se procurar, provavelmente irei encontrar mais assuntos interessantes.

Exemplo disso, o assunto sobre síntese q o Marco Alan levantou, é algo que eu ainda não sei fazer direito. E já escutei muito falar, que o mais importante para a qualidade de um tecladista não é tocar e sim a escolha e criação do timbre.

Por exemplo, não entendi direito até hj pra que serve o Filtro LFO.

wernegher
Veterano
# set/05
· votar


Durval Dellê
Por exemplo, não entendi direito até hj pra que serve o Filtro LFO.
Nem eu....rss

Durval Dellê
Veterano
# set/05
· votar


eu sei que tem um esquema de vc regular os efeitos por filtro.....

mas não entendi como e pq?

tipo assim..... vc modifica os efeitos.......... aí vai no filtro LFO e modifica de novo q aí vc tá modificando outra coisa..... eu não sei direito não..

wernegher
Veterano
# set/05
· votar


Durval Dellê

Pra falar a verdade cara, eu dificilmente quando edito sons entro nesse nível de detalhe. Geralmente eu trabalho com os timbres já existentes, e quando não, eu monto de uma maneira bem simples e que me agrade.

Mas essas definições são sem dúvida bem úteis ! Acho que vale a pena de repente criar um tópico ou algo do tipo.

yanni540
Veterano
# set/05
· votar


Durval Dellê
wernegher
Eu copiei isto aqui do site http://www.music-center.com.br

O Filtro do Sintetizador
por Miguel Ratton

No processo de síntese por subtração de harmônicos, o filtro (filter) é o elemento mais importante. A forma-de-onda (wave) produzida inicialmente pelo oscilador, em geral é complexa e possui uma grande quantidade de harmônicos, e é a quantidade e a intensidade desses harmônicos presentes na forma-de-onda que determinam a qualidade timbral, também chamada de coloração do som. Quanto maior for o número de harmônicos presentes no som, mais brilhante é a sensação, enquanto que, à medida que são subtraídos ou retirados os harmônicos, mais aveludado ou abafado ele se torna para os ouvidos.
A operação do filtro do sintetizador é bastante semelhante à dos controles de graves e agudos existentes em um equipamento de som comum, que, aliás, também são filtros. Sua função é justamente filtrar, de forma controlada, os harmônicos do som que esteja passando através dele. Há alguns tipos diferentes de filtros, sendo que nos instrumentos musicais, o mais comum é o filtro do tipo passa-baixas (low-pass filter), que filtra as freqüências harmônicas que estejam acima de determinado valor e deixa passar as que estão abaixo dele (veja gráfico da Figura 1).

Chama-se de freqüência de corte (cut-off frequency) a freqüência de referência a partir da qual o filtro passa a atuar, isto é, a freqüência a partir da qual são filtrados os harmônicos. No caso de um filtro passa-baixas, qualquer freqüência (harmônico) acima da freqüência de corte é eliminada do som original. Na maioria dos instrumentos modernos, pode-se ajustar a posição da freqüência de corte, para obter o timbre desejado.
Um outro parâmetro muito importante no filtro é a chamada ressonância (resonance), que possibilita enfatizar a intensidade das freqüências vizinhas à freqüência de corte. Esse recurso é bastante útil e, no filtro passa-baixas, permite obter-se sons sibilantes, pois destaca os harmônicos mais altos do som, que originalmente têm pouca amplitude.
Os outros tipos de filtros encontrados em instrumentos são: o passa-altas (high-pass), que corta as freqüências abaixo da freqüência de corte, e o passa-faixa (band-pass), que só permite a passagem de determinadas freqüências, de uma certa faixa.
Na maioria dos sintetizadores, ao se programar um timbre, normalmente pode-se ajustar os seguintes parâmetros relativos à atuação do filtro:
Type: Determina a configuração de filtro a ser adotada (passa-baixas, passa-altas, passa-faixa, etc). Na maioria dos instrumentos, existe apenas o tipo passa-baixas).
Cut-off frequency: Define a posição da freqüência de corte, limitando a faixa de freqüências (harmônicos) que devem passar pelo filtro. Nos filtros passa-baixas, mais comuns nos sintetizadores, quanto maior este valor, mais freqüências harmônicas poderão passar, resultando em som mais agudo; à medida que a freqüência de corte é reduzida, mais abafado fica o som.
Resonance: Determina a quantidade de ressonância a ser aplicada sobre as freqüências nas vizinhanças da freqüência de corte. Quanto mais ressonância for aplicada, mais sibilante se torna o som, graças a presença acentuada de harmônicos altos (Fig.2).

Tracking: Determina como a freqüência de corte do filtro deve acompanhar a nota executada pela voz do sintetizador. Dependendo deste ajuste, a freqüência de corte permanece constante ou se altera proporcionalmente à nota executada no sintetizador. Neste último caso, consegue-se manter constante a quantidade final de harmônicos do som inicial, independentemente da sua altura (veja Figura 3).
Envelope amount: Determina o quanto o gerador de envoltória (envelope generator) do filtro irá atuar sobre a posição da freqüência de corte. Veremos mais adiante que os geradores de envoltória pode atuar sobre o filtro, controlando dinamicamente o valor da freqüência de corte.
A influência (amount) do gerador de envoltória sobre o filtro faz com que a coloração do som (presença de harmônicos) se altere no decorrer do tempo, do início (note on) ao fim (note off) da execução da nota. Isso produz uma variação dinâmica de timbre, de forma que, quanto maior for o amount, mais alteração de timbre será percebida. Essa interação do gerador de envoltória sobre o filtro produz, automaticamente, o mesmo efeito como se o músico alterasse manualmente a freqüência de corte do filtro, no decorrer da execução da nota.

Para alterar a coloração (composição harmônica) do timbre, o gerador de envoltória controla o valor (posição) da freqüência de corte do filtro, de forma que, em cada estágio da envoltória (atack, decay, sustain, release) tem-se uma quantidade diferente de harmônicos presentes no som, durante a execução da nota. Com este recurso, o músico pode então obter uma alteração dinâmica da qualidade (coloração) do timbre, criando sons que mudam sua composição harmônica no decorrer da execução da nota. Um exemplo de som natural onde isso ocorre é o som do trompete, que abre (aumenta a quantidade de harmônicos) após iniciar a nota.


(texto publicado no Informus no.9 - mar/95)

MetalKey
Veterano
# set/05
· votar


Durval Dellê
Filtro LFO.
É uma alteração cíclica no timbre no decorrer do tempo. Você produz vibrato atraves dele.

Durval Dellê
Veterano
# set/05
· votar


yanni540

muito legal esse texto, algumas coisas eu já tinha conhecimento, mas é sembre bom rever, sempre acabamos aprendendo mais.

A minha duvida é realmente o LFO.

MetalKey
Mas não é uma função semelhante ao Decay (q tb controla a intensidade do Vibrato) junto com o rate (velocidade do vibrato). Ele é o que exatamente?

MetalKey
Veterano
# set/05
· votar


Durval Dellê
Low Frequency Oscillator - Um oscilador usado para a modulação cuja a escala está abaixo da escala audível (20 hertz). Dentro deste filtro existem os parâmetros. O Rate, Decay são parâmetros deste filtro. Um controla a velocidade e o outro a velocidade como você mesmo disse.
Assim como o VDA (que seria o comportamento do timbre no tempo no sentido de amplificação) .Você ataca, ele sustenta depois decai e quando você tira o dedo das teclas ele corta o som quase que instantaneamente. O exemplo típico de um comportamente de um piano.

Durval Dellê
Veterano
# set/05
· votar


MetalKey

Agora começou a ficar mais interessante :D

Mas mesmo estando abaixo da escala audível, você por exemplo, o usa?

Outra coisa... para quem for ler.... só edite ali "Um controla a velocidade e o outro a intensidade".

Valeu pela informação tb !!

MetalKey
Veterano
# set/05
· votar


Durval Dellê
Vamos levar esta discução para o tópico "Mundo maravilhoso da síntese!", pois as pessoas podem dar maiores esclarecimentos e talvés a sua dúvida seja a de outros e aqui ficará escondida.
Tô levando pra lá, se tiver algum problema você me fala que eu edito.
Valeu!

MetalKey
Veterano
# set/05
· votar


Aê Durva! Eu respondi lá no tópico "Mundo maravilhoso da síntese!" a sua pergunta "Mas mesmo estando abaixo da escala audível, você por exemplo, o usa?"
Falou! Qualquer coisa agente se vê por lá!

wernegher
Veterano
# set/05
· votar


yanni540

Boa ..vlw mesmo !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esse fórum já não é mais o mesmo...