TECLADO DESAFINADO

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# jul/12 · Editado por: silvG8
· votar


Shadad
É A4 mesmo...... o primeiro A do piano (primeira nota em pianos comuns) é conceitualmente A0. Com a contagem no piano, o A440 é de fato o A4 - o A seguinte ao C central do piano. Até fui ao piano conferir isso agora. :)

Rick Pac
Veterano
# jul/12 · Editado por: Rick Pac
· votar


Uma coisa me lembrei : em alguns teclados Roland existe uma função se não me engano na página de SYSTEM que se pode colocar um fine tune em CADA NOTA. Certa vez eu emprestei o meu XP80 e o desgraçado mexeu nesta função. Eu quase enlouqueci até achar o problema em cima da hora de começar a tocar.

Shadad
Veterano
# jul/12 · Editado por: Shadad
· votar


Errata:

No meu post anterior, eu me atrapalhei e escrevi que o lá 27,5 Hz seria o lá 0. Na verdade esse seria o lá -1. Já corrigi o equívoco no post.

silvG8

Eu aprendi assim:

*O lá 0 é o lá presente na mesma escala do dó 0 (primeiro dó nos pianos com 88 teclas).

*O primeiro lá dos pianos que possuem 88 teclas é chamado de lá -1, por ser mais grave que o dó 0.

*O lá diapasão (440Hz) ou lá central do piano é chamado de lá 3.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Piano

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie_harm%C3%B4nica_%28m%C3%BAsica% 29

Foi assim que me ensinaram e era assim que estava escrito nos livros que li mas, pelo que acabei de ler em alguns foruns gringos, o protocolo General Midi impôs arbitrária e arrogantemente que - pelo menos em comunicações midi - o A-1 seria chamado de A0 e, consequentemente, o C3 seria chamado de C4. Isso está provocando uma certa confusão, pricipalmente porque a Acoustical Society of America System resolveu adotar as mesmas nomenclaturas utilizadas pelo protocolo Midi, criando seu próprio padrão e pensando diferente do resto do mundo, como os norte-americanos gostam de fazer.

http://www.music.vt.edu/musicdictionary/appendix/octaveregisters/octav eregisters.html

Resumindo: os livros de teoria musical e de física (pelo menos os que eu li) chamam o lá diapasão (440 Hz) de lá 3, os equipamentos/instrumentos eletrônicos e a Acoustical Society of America System chamam o lá diapasão de lá 4.

http://en.wikipedia.org/wiki/Scientific_pitch_notation

Leia as informações contidas nas páginas de todos os links, que você entenderá o meu "cabeçadurismo"!

=)

EDIT: links

fernando tecladista
Veterano
# jul/12
· votar


É A4 mesmo...... o primeiro A do piano (primeira nota em pianos comuns) é conceitualmente A0. Com a contagem no piano, o A440 é de fato o A4 - o A seguinte ao C central do piano. Até fui ao piano conferir isso agora. :)

Não sei por qual razão, os teclados e o padrão GM chamam esse lá de lá 4 e, consequentemente, chamam o lá -1 (27,5 Hz) de lá 0.

fui ver meus livros de teoria para eu não falar coisa errada
o que tem neles

o LA=440 é o Lá 3, o dó central é o dó 3

sim nos meus rolands se referem aos mesmos citados acima como "4"

vou chutar que o padrão midi vez essa mudança devido ao sistema binario no qual computador trabalha o que deve ser para um teclado muito mais facil entender que as teclas começam no "0" do que começar no "-1"
já que a extensão de teclas no midi são 128 no total

silvG8
Veterano
# jul/12
· votar


Shadad
fernando tecladista
Não tenho nem o que discutir... o "cabeçadurismo" seria meu. Rsrs!
Devo ter me confundido na nomenclatura das teclas, nada de mais. Achei que o piano começasse em A0. Preguiça de ler os links, acredito em vocês! :)

Razgriz
Veterano
# jul/12
· votar


Rick Pac
pode colocar um fine tune em CADA NOTA.

existem vários estilos de afinação, os instrumentos que a galera usa la nas arábias são bem diferentes, a escala é mt estranha, eu coloquei aki no gw pra vr como ficava alguma música no piano.... eu acho que desaprendi a tocar depois dessa experiência pq eu estranhei a escala padrão quando voltei ao normal.. kkkk... nunca + faço isso....

Pois e essa parada do Diapasão ai que me confundiu.... o diapasão que a galera usa pra afinar violão, e talz..... e isso msm.

silvG8
Veterano
# jul/12
· votar


Shadad
fernando tecladista
Eu tunha me conformado com o que voces disseram, mas ontem, procurando por algumas afinacoes diferentes para colocar no Moog, encontrei isso:
http://en.wikipedia.org/wiki/Piano_key_frequencies

E mais ou menos o que eu havia aprendido em termos de nomenclatura... o primeiro A e o A0.

Tudo sem acento no iPad!! Muita preguica! Hehehhe!

Maestron
Veterano
# jul/12
· votar


Devem ser nomenclaturas diferentes. Será que para teclados eletrônicos é usado outra nomenclatura? Quando eu estudava teoria, aprendi que o Dó central era o Dó3. E não havia o Dó0, do Dó-1, passava par o Dó1...

Shadad
Veterano
# jul/12
· votar


silvG8

Como eu já havia dito, a maioria das publicações em inglês chamam o primeiro lá do piano de lá 0 por causa da decisão da Acoustical Society of America System.

Agora o temo que essa moda pegue, seja estabelecida como padrão aqui também e eu tenha que eu tenha que me adaptar às mudanças. Odeio cessas coisas! Ainda não aprendi coisa alguma da nova reforma ortográfica. rsrsrsrsrs

Razgriz
Veterano
# jul/12 · Editado por: Razgriz
· votar


Eu estava lendo uma discussão sobre afinação em outro tópico e achei esses valores....

440 Hz = A

329.6 Hz = E

523.3 Hz = C


São os diapasões em suas respecticas tonalidades....

Mas me respondam, se eu ja tenho a função transpose no teclado, pq ele simplesmente não vem padrão em 440Hz , tipo a tecla lá sendo a nota lá msm, acho essa função desnessessária.

naty pires
Veterano
# dez/12
· votar


meu teclado tbem esta com isso de desafinar,quando ligo pedal nele..um kurzweil uso pedal roland e um kurzweil,mas no kurzweil não testei ainda se desafina pois to tentando mudar a polaridade mas nao tem a chave..
Alguem tem um palpite?

Marcos...
Veterano
# dez/12
· votar


não entendi muito bem a sua duvida, mas se vc for na configuração global do teclado da para alterar a polaridade do pedal

naty pires
Veterano
# dez/12
· votar


Meu teclado não tem essa funçao.Mas para mudar a polaridade é só ligar o teclado com o pedal ja conectado.Isso eu ja resolvi..
O que esta acontecendo é que eu estou tocando e ai algumas teclas que eu aperto saem desafinadas,como se tivessem usando o bend,e assim vai..

Mestre Duarte
Veterano
# dez/12
· votar


Cordeiro Neto

Experimente ligar o seu Roland JV mantendo a última tecla pressionada.

naty pires
Veterano
# dez/12
· votar


Estou pensando em desconectar o bend, do teclado para ver se resolve,dica de um amigo do face tecladista.Alguem ja resolveu este tipo de problema assim?

fernando tecladista
Veterano
# dez/12
· votar


naty pires
Estou pensando em desconectar o bend
talvez não resolva e até piore, não lembro qual de meus teclados velhos estava com as teclas falhando e nessa limpeza eu desconectei o bend, o teclado ficou "doidão" ele precisava ter o bend ligado pra saber que seu valor era "0" sem o bend ele ficava com valores aleatórios o tempo todo

faça algum teste do tipo mudar o valor do bend
em algum canto da programação do timbre ou em global, setup... (qual seu teclado?) você define o valor do bend, se colocar em zero não deveria acontecer nada, se colocar em +12 o defeito soará maior

se ficar igual o que já está o defeito não é na alavanca em sí e sim onde se processa o efeito

alguns teclados tem um "modo de teste" onde você ligando ele pressionando alguma tecla ou botão você entra em teste e calibragem de bend
geralmente não tme no manual e você tem que achar pela net

naty pires
Veterano
# dez/12
· votar


Sim fernando eu ja fiz este teste, esta td ok.
Eu tive uma dica de deixar desligado o bend no modo setup,meu telcado é kme 61 kurzweil.
E estou testando varios pacth no modo setup com bend zerado e depois usando o modo de favrica com bend ligado,Esta dando certo.fernando tecladista

arevilo
Membro Novato
# jun/16
· votar


Galera...
Estou desenterrando este tópico porque acho que abrir um outro tópico não valerá a pena...

Sou leigo no que se refere a assuntos técnicos de piano.
Meu Kurzweil Sp2x apresentou um problema a uns 15 dias, quando sua afinação oscilava, parecendo como se fosse uma oscilação na energia, como se a mesma estivesse acabando, e eu não sei o porque isto ocorria, ao desligar e religar o piano, voltava ao normal, porém dps de poucos minutos o problema acontecia novamente.
Imaginei que poderia ser a mola ou algo relacionado ao pitch bend, desconectei a placa do pitch e aparentemente voltou a funcionar. Reconectei a placa e o problema voltou. Desconectei e deixei assim.

Porém, eu percebi que ele está alguns Hz desafinados, fazendo com que todas as teclas estivessem quase que um semitom acima do tom normal e, mesmo afinando ele através do transpose, não fica na frequência correta.
A única forma de fazer com que retorne ao tom certo é fazendo o RESET de FÁBRICA pelas opções dos botoões "Global + reset + yes + yes"

Alguém pode me ajudar? Estou realmente necessitado, agradeço desde já...

Leo Synth
Veterano
# jun/16
· votar


O ideal seria você reconectar a placa de pitch, fazer um reset de fábrica e tentar ajustar a placa de pitch. Tem um trimpot que é responsável por fazer esse ajuste. O ideal seria você consultar o Service Manual, entrar no modo de diagnóstico e fazer o ajuste. Caso não encontre o Service Manual, pode tentar fazer o ajuste de modo que a roda de pitch aumente exatamente 1 tom quando for colocada toda para cima e 1 tom quando for colocada para baixo. Se eu não me engano, esse teclado tem mais de 1 trimpot nessa placa, então antes de mexer nos trimpots para descobrir quem é o pitch, marque com uma caneta Pitot os trimpots de modo a poder voltar a posição original sempre que for necessário, caso contrário a situação só tende a piorar. Feito o ajuste, a afinação deverá voltar ao normal, caso contrário, pode ser que haja algum problema no potenciômetro do pitch, ou você não ajustou direito. Aproveite que o SP2 está aberto, vá até a placa mãe que fica lá no lado direito no finalzinho, localize a bateria CR2032 e substitua por outra nova (com o SP2 desligado, é claro). Pode ser que a causa desse problema seja a bateria fraca gerando erro na memória flash. Se mesmo assim o problema não for solucionado, faça a coisa certa: Leve o teu teclado à uma assistência técnica autorizada Proshows.

-Slash-
Membro Novato
# jun/16
· votar


isso e problema com o pitbend deve ter travado,so na assistencia tecnica mesmo pra arrumar

-Slash-
Membro Novato
# jun/16
· votar


isso e problema com o pitbend deve ter travado,so na assistencia tecnica mesmo pra arrumar

-Slash-
Membro Novato
# jun/16
· votar


isso e problema com o pitbend deve ter travado,so na assistencia tecnica mesmo pra arrumar

Junior Meireles
Membro Novato
# mar/19
· votar


Olá amigos,

Eu estou com o mesmo problema com o meu teclado um Casio XWP1.
Do nada, começa a desafinar, achei que era algum problema relacionado com o PITCH BEND quebrado, fiz todos os procedimentos que o Cordeiro Neto orientou acima. Mas permaneceu desafinando. Vou tentar resetar pra se resolve esse problema chato.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a TECLADO DESAFINADO