TECLADO DESAFINADO

Autor Mensagem
Cordeiro Neto
Veterano
# set/05


Fui ensaiar um dia desses com o meu JV 1000, e qnd toquei os primeiros acordes percebi uma dissonancia... liguei um outra teclado.. e percebi q o meu teclado estava desafinado.... n chegava a ser um semitom abaixo.. mas uma microafinação (FINE TUNE) pensei q fosse o PITCH BEND quebrado, mas o key ta novo! tocando uma nota só n se percebia mt a diferença de som... mas qnd se executava os acordes.. ai sim... q nojera.. heheheh! e se fosse um dissonante é q fedia mesmo...

Ai depois de mt olhar e procurar... encontrei o TUNE do key.. q tava em 451.0 mhz.. pesquisei e vi q o normal do key.. pra ficar afinadão é 400mhz.. ai depois de algum tempo preocupado jah consegui resolver o pro.. to só postando pq se alguem precisar aew jah sabe...

ñ adianta afinar pelo FINE TUNE do timbre se não vai ter q fazer em todos os timbres... use o TUNE da programação principal q fica 10....

400 mhz é o padrão!

vlw galera... boa música aew pra vcs!

Cordeiro Neto
Veterano
# set/05
· votar


OPS.... só corrigindo....

o padrão é 440 MHZ....

REPETINDO 440 MHZ.. me empolguei na postagem heheh!

flw...

-TeClADiSTa-

wernegher
Veterano
# set/05
· votar


Cordeiro Neto

Isso existe. Tenho percebido que a série SP da Kurzweil é campeã nisso. Já encontrei 3 SP 88 que depois de um tempo a afinação dá uma cambaleada, sem que ninguém tenha mexido na função TUNE...

sei lá..vai entender...rs

ROTTA
Veterano
# set/05
· votar


Cordeiro Neto

Realmente, sua suspeita de problema no pitch bend é importante, pois isto pode acontecer, especialmente em teclados mais antigos. Menos mal que era somente a afinação.

Abraços.

SaintFerio
Veterano
# set/05
· votar


Meu SP tá perfeitinho hehe não deu problema disso não e eu afino ele meio tom abaixo, digo, uso o transpose né hehe! Pq minha banda toca tudo meio tom abaixo...

Durval Dellê
Veterano
# set/05
· votar


nem sabia q existia isso :D

Alex A Sachi
Veterano
# set/05
· votar


Legal esse lance... bom eu estou com um problema quase igual com o meu Roland D70, ele ta desafinado apenas umas teclas dos graves do SOL ao RÉ da segunda 8ª.....é ja tentei de tudo mas naum consegui ta definado mesmo.... bom se alguém souber de alguma coisa por favor da um toque.... valeu e falowwwwwww

Alex Sachi e-mail: alinux15@hotmail.com

Cordeiro Neto
Veterano
# set/05
· votar


Alex A Sachi

é meio espantoso esse seu aew... pq se fosse o PITCH BEND.. baixava o tom de todas as teclas.. e se fosse o tUNE tbm... mas no seu caso são quase 2 oitavas.. ai realmente é estranho!! o meu tava tudo.. mt loko! qm puder ajudar o cara aew... vamos lah... !

alguem tem material pra trocar? mp3 da banda q vc toca.. algum solo, etc? vamos ver aew..!

Juruna_Tecladista
Veterano
# out/10
· votar


Poxa gente.
Meu Roland e-68 tá com esse problema, mas o meu eu acho q é o PITCH BEND, pq quando eu coloco o teclado em Split a parte da esquerda q não modifica se eu mecher no PITCH BEND fica diferente da parte da direita q é influenciada pelo PITCH BEND, aí juntando os 2 fica diferente, uma sinfonia de horror.
Será q o problema é o PITCH BEND??

fernando tecladista
Veterano
# out/10
· votar


Juruna_Tecladista

deve ter algum lugar nele onde você configura a extenção do pitch bend

vê se tem como colocar valor zero e ver se o defeito pra ou aumentar pra +24 e ver se piora

PB range vai de 0 a 24 no seu teclado

--------------------
mas o mais provavel é que tá mexido na afinação da escala
li o manual e vi que o "SCALE TUNE" só se aplica para o upper 1 e 2

no menu de "parameter" aparece uma tela para cada no C, C#, D.... ve se todos estão zerados

marcusVinicius
Veterano
# out/10 · Editado por: marcusVinicius
· votar


Uma pequena correção: o padrão é 440Hz e não 440MHZ.
A unidade de frequencia é o Hertz.

(coisa de engenheiro metido a músico...)

Marcos Martini
Veterano
# out/10
· votar


marcusVinicius

Pow tbm escrevo errado sempre coloquei "Hz"

marcusVinicius
Veterano
# out/10
· votar


Marcos Martini
Pow tbm escrevo errado sempre coloquei "Hz"

Então, "Hz" está certo.

korgman
Veterano
# out/10 · Editado por: korgman
· votar


Olá amigos,

Acho que este problema pode estar sendo causado pelo enfraquecimento do sistema de molas que mantem o joystick ou roda de pitch, na posição central, e dependendo da folga nesta tensão bilateral dos pólos pode gerar micro desafinações temporárias e até permanentes.

BAGS DE NYLON
IMAGEM
No caso especial do joystick este problema muitas vezes pode ocorrer quando se usa bags de nylon para proteção e transporte, pois qualquer pressão ou pancada sobre a região do joystick nunca será totalmente absorvida, ou mesmo quando for exercida uma pressão contínua, logo quando se transporta um teclado em um bag, ele sempre deverá ser armazenado no topo dos equipamentos com case.



CASES
IMAGEM
No caso dos cases, sempre é bom observar se existe uma cava ondulada que evita que a proteção da tampa do case exerça pressão por sobre o joystick quando o mesmo está fechado. No caso da i,agem acima é fácil perceber que a alavanca de joystick roça levemente na pelúcia da tampa, isto significa que se acidentalmente o case seja transportado de cabeça para baixo uma vibração maior do veículo que o transporta pode fazer com que o peso do teclado se apoie sobre o joystick.

MANUTENÇÃO

A solução deste problema é bem simples, levar o teclado para a assistencia técnica autorizada.

Abraços

Áureo Galli - Suporte Korg
http://www.youtube.com/korgmann

Felipe Felix
Veterano
# nov/10
· votar


korgman
Acho que este problema pode estar sendo causado pelo enfraquecimento do sistema de molas que mantem o joystick ou roda de pitch, na posição central, e dependendo da folga nesta tensão bilateral dos pólos pode gerar micro desafinações temporárias e até permanentes.

Ele tentou dizer que você vai ter de trocar a mola interna do Pitch Bend.

korgman
Veterano
# nov/10 · Editado por: korgman
· votar


Exatamente Felipe, Felix.

Na verdade expliquei com minucias porque o circuito do joystick é quem segura a afinação master do teclado no ponto exato, e na maioria das vezes este problema pode ser evitado bastando para isso verificar os entalhes na região de contato com o Joystick no case para evitar que o mesmo receba pressão quando a tampa é fechada ou no transporte do bag.

E claro que conforme eu me referi no final do meu post, basta levar na assistencia para o problema será sanado

Valeu e obrigado pela força.

Áureo Galli - Suporte Korg
www.youtube.com/korgmann

Juruna_Tecladista
Veterano
# nov/10
· votar


Obrigado gente.
Parou de dar o problema, espero que não volte.
Valeu mesmo por todas as respostas.

Shadad
Veterano
# jun/12
· votar


Galera, estou desenterrando esse tópico porque esse problema está acontecendo com o meu TR velho de guerra.

A afinação padrão está sendo mostrada nos display como 440Hz, mas na verdade está soando por volta de 450Hz.. Essa desafinação em 10Hz a mais é bem perceptível, principalmente quando estou tocando o TR junto com meus outros teclados ou com a banda.

Tá phoda! para contornar o problema, tive que deixar a afinação padrão do teclado por volta de 430Hz e mesmo assim não ficou perfeito.

Antes que alguém diga que o problema pode ser a mola do joystick de pitch, eu já adianto: o problema não é esse! Sei disso porque eu já desconectei todos os cabos e conectores que ligavam o joystick à placa mãe do teclado e dei um preload nas configuração de fábrica.

Alguém aqui pode sugerir algo além disso?

J.Dionatan
Veterano
# jun/12 · Editado por: J.Dionatan
· votar


Shadad
Cara, vou dar uma viajada legal aqui. Mas ...
Eu suponho problemas na rede elétrica, alterações de freqûencia da rede. Afinal a referência de frequencia que todo eletrônico pega é a da rede elétrica. Você pode ter sido vítima de surto elétrico e nem notou. Uma vez eu tinha um rádio-relógio que após um temporal começou a "acelerar" o tempo. Adiantava quase 10 minutos por dia. Isto por causa da osciliação. Com o passar do tempo ele foi se reajustando. Se for mesmo isso a solução é reprogramar o teclado (factory reset que você já fez) ou o pior que é substituir os componentes eletrônicos (trocar placa-mãe).

Mas é só especulação, sem comprovação científica rsrs

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


cadê o Korgman??

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire
E o que voce acha que o korgman faria??

Falaria o mesmo que eu ao colega Shadad, infelizmente parece caso de assistência técnica.... Tu já é fera o bastante em seus equipamentos para estar vacilando em algo simples como o tune do seu key

fernando tecladista
Veterano
# jun/12 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Shadad

tem uma outra tela no global onde você escolhe o tipo de escala: barroca, temperada1, 2.....
veja se não esta alterada ou em "user" como todas as teclas em +50

o transpose está zerado?

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


Edson Caetano
não sei...
mas vejo uns tópicos mais antigos, ele ajudava muito o pessoal com problemas dos Korgs, e se não me engano até com alguns outros...

Piano ON GRACE
Veterano
# jun/12 · Editado por: Piano ON GRACE
· votar


História parecida:

Certa vez na Made in Brazil me deparo com aquele faraônico Roland V-Piano em exposição. Sento para tocar, percebo que está perceptivelmente desafinado. Não sei o que fazer. Acabo desistindo!

Shadad
Veterano
# jul/12
· votar


fernando tecladista

Eu já havia tentado alterar o tipo de escala. Sem sucesso.

____________________________________________________________

Edson Caetano
J.Dionatan
fernando tecladista
Tears Of Fire
Piano ON GRACE

Eu tava esperando para atualizar vocês quanto ao problema só depois que reinstalasse o O.S. do TR. Mas, por alguma razão que eu deconheço, está impossível baixar o sistema operacional do TR nos sites da Korg.

Bom, hoje, a algumas horas, consegui resolver o problema. Adivinhem o que era!

Era um dos meus pedais sustain Yamaha FC4. Pasmem!

Sempre quando eu plugava esse maldito pedal no TR, a desafinação começava. Isso acontecia com apenas um dos meus pedais, o mais novo. O problema não era só no áudio, pois o TR também enviava mensagens midi desafinadas quando eu o usava para controlar o Microstation. Por puro acaso, resolvi ligar esse pedal no Microstation e, quando o fiz, o som do TR voltou ao normal. Já no Microstation, além do sustain, esse pedal adicionou um tremolo ou vibrato com uma frequência muito alta no timbre.

Não! Os timbres não tinham nenhum efeito configurado para ser acionado pelo pedal sustain. Também dei um preload nas configurações de fábrica do Microstation para ter certeza disso.

Tô besta aqui. Nunca tinha ouvido falar que o pedal sustain poderia estar relacionado à afinação ou a qualquer outro parâmetro que não fosse o damper ou função assignada/assignável.

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


Shadad
Nem eu heim, pedal do mal Hehe
Mais uma pro repertório de prováveis problemas a serem considerados...

E falei que você era fera demais para estar vacilando em algo no key... Isso aí era algo muito difícil de prever...

fernando tecladista
Veterano
# jul/12
· votar


Shadad
no resumo
você ligou o pedal em dois teclados e cada um deles deu um bug diferente

pedal é um mero liga/desliga, mas deve ter alguma nele, que deixa o teclado maluco, ou cabo mal soldado, em curto que faz gerar alguma coisa que o teclado entende como comando
faça alguns testes, em outro teclado, em algum teclado yamaha troque o cabo do pedal

lembrei do meu módulo technics
que tempos atras apresentava problemas com o ritmo, ficava maluco, ligava/desligava, acionava fill .... sem fazer nada, fui descobrir que só acontecia quando eu liga um foot controller que ele usava, mas no meu caso era problema de solda fria nos conectores, fizeram a resolda e voltou funcionar lindamente
mas no teu caso acontece em teclados diferentes, então a zica tá mesmo no pedal

Razgriz
Veterano
# jul/12
· votar


Nem eu heim, pedal do mal Hehe
Mêdo.. :P

fernando tecladista
pedal é um mero liga/desliga,
Rapá, eu ja abri um pedal Kurzweil.. tinha uma placa com alguns esquemas e componentes, talvez pra que só funcione na propia + ficou a dúvida....

Interessante a da afinação em 440Mz é = a afinação em A, se por um acaso alguém afina teclado em E ou B, sei lah, deve haver alguma tabela por aí....

silvG8
Veterano
# jul/12
· votar


Razgriz
Afinação A440Hz significa que o A4 do piano/teclado terá essa frequência sonora. Se você modifica essa afinação você modifica a frequência do A4 - existem alguns padrões de afinação de piano diferentes - pesquise no Google. Guitarrista fala afinar em D ou C, mas na verdade isso se refere a 6ª corda do instrumento e a relação com as outras e não à afinação em si (pois o A4 continuará geralmente tendo a frequência de 440Hz).

Shadad
Veterano
# jul/12 · Editado por: Shadad
· votar


silvG8

Afinação A440Hz significa que o A4 do piano/teclado terá essa frequência sonora

Na verdade, do ponto de vista teórico, esse lá seria o lá 3, pois é o lá presente na mesma escala do dó central do piano (dó 3). Isso foi estabelecido numa conferência internacional, em 1939.

Não sei por qual razão, os teclados e o padrão GM chamam esse lá de lá 4 e, consequentemente, chamam o lá -1 (27,5 Hz) de lá 0.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a TECLADO DESAFINADO