Adeptos dos Vintage, uni-vos!

Autor Mensagem
Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Mr_Mojo_Rising

vc chegou a escutar a música "Vintage" daquela banda q te falei do Rio, Taska???

Eles estão no "É Claro Q É Rock"

mano_a_mano
Veterano
# nov/05
· votar


Aos fãs ardorosos de Hammond e Mellotron:

http://www.csulb.edu/~djacques/page_davids_keyboard_collection.htm

mano_a_mano
Veterano
# mar/06
· votar


Este aqui parece um Minimoog, não?

SaintFerio
Veterano
# mar/06
· votar


mano_a_mano
Tenho um synth virtual da Korg o MS-20 que se parece mto com esse, o MiniMoog é um pouco diferente, é marrom, em madeira, esse parece de plástico ou metal... E é bem escuro esse hehe!

mano_a_mano
Veterano
# mar/06
· votar


SaintFerio
Tenho um synth virtual da Korg o MS-20 que se parece mto com esse
Onde eu consigo esse?

magnomusica
Veterano
# mar/06
· votar


fernando tecladista
Membro # Enviado: 9/ago/05 00:49
Quote

http://www.vintagesynth.org/


e tb tem esse, gravações toscas de moog:
http://franklarosa.com/vinyl/Exhibit.jsp?AlbumID=27
http://franklarosa.com/vinyl/Exhibit.jsp?AlbumID=19
http://franklarosa.com/vinyl/Exhibit.jsp?AlbumID=47
http://franklarosa.com/vinyl/Exhibit.jsp?AlbumID=33

já é xique no ultimo pelas capas dos discos


Cara achei o mais esta gravações

Carlos Magno

Zara
Veterano
# dez/09
· votar


Tópico vintage, com membros vintage, da era vintage do FCC.

Trem bão!

lusojunior
Veterano
# dez/09
· votar


Zara

Que tópico bacana você trouxe de volta. Parece que tópicos assim andam sumidos aqui do FCC, bem como muitos dos veteranos.

Mauro Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


Bons tempos, até dava vontade passar por aqui todo dia. Saudade dos tempos em que se falava de osciladores, Moogs, Prophets, Hammonds...

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/09
· votar


Bons tempos em q se falava de Teclados é Mauro Lacerda ???

É triste vê o FCC hoje...

Mauro Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


Não acho melhor ou pior, acho diferente. As discussões hoje rolam muito em cima da tecnologia, que gosto muito também. Mas gostava mais quando tinha menos frescura, se falava palavrão mas não eram essas picuinhas adolescentes que rolam hoje. Tinha uma galera que realmente sacava de som, os tópicos antigos são lotados de informações preciosíssimas sobre os mais variados temas, a galera hoje nem usa a busca direito, pergunta a mesma coisa 10 vezes...


Sei lá, para não só ficar falando com um ar saudosista, volto aos Synths Vintages: reprogramei meu Casio CZ5000 todo.

Para quem não conhece, esse sintetizador usa síntese por Distorção de Fase. Tem algo que lembra a síntese FM (do famoso DX7, entre outros) mas não é igual.

Não possui filtro (ohhhhh) mas tem 3 formas de ondas que são ondas Ressonantes. Tanto as 5 ondas (dente de serra, saw, etc...) quanto essas 3 ressonantes podem ser subtraidas de seus harmonicos, chegando ao ponto de se tornarem uma onda Sine. Há 8 envelopes para o OSC, 8 para o "filtro" (no qual você regula a intensidade da onda) e 8 envelopes para o AMP. Essa característica permite fazer milhares de programações interessantíssimas.

O som é muito parecido com o Prophet em alguns casos, principalmente os Pads, que são grandiosos. São osciladores mesmo, controlados digitalmente, não são samples. Há apenas um efeito, um Chorus analógico poderoso também.

Há alguns vídeos no Youtube da linha CZ da Casio, vale dar uma olhada. Caso alguém queira saber mais, é só perguntar.

Mauro Lacerda
Veterano
# dez/09 · Editado por: Mauro Lacerda
· votar


Meu CZ5000 já tem mais de 20 anos, portanto é vintage hehehe

No começo de janeiro chega minha placa de som e aí vou poder gravar os sons que programei. O som que sai dele é muito forte, realmente "empurra" o som para as caixas com muita potência. O Chorus é bem intenso, o grande problema é que não tem os controles em tempo real, mas dá para se virar bem usando os 8 estágios dos envelopes.

Os Leads são fantásticos também, o portamento é muito bom e é possível simular com muito realismo o efeito dos filtros por conta das ondas ressonantes. A Casio fez um synth de qualidade incontestável, de verdade mesmo. O som é muito diferente de quando se se reproduz um sample, porque cada nota que se toca faz os osciladores trabalharem de forma diferente. Isso não acontece quando se reproduz um sample, tenha ele a qualidade que for. Quando se usa o portamento, por exemplo, e se passa de uma nota bem grave para uma bem aguda percebe um glissando totalmente natural, sem aqueles minúsculos cortes que se escutam quando se trabalha com MIDI, é um glissando lisinho e totalmente musical.

Quando se toca nas notas mais agudas com as notas sem se subtrair os harmonicos o som é super estridentes, exatamente como os analógicos. Hoje em dia é tudo feito para soar "homogêneo", o que não acontecia de verdade com os analógicos.

Usando o Keyboard Follower dá para se criar coisa interessantíssimas, sendo que as notas mais graves por exemplo estão com todos os harmonicos e as notas agudas estão quase sem nenhum.

São 2 Osciladores, sendo que cada oscilador pode produzir duas formas de onda ao mesmo tempo. Isso torna o som realmente pesado, caso seja a intenção.

O Casio CZ5000 é um puta synth, que quem conhece de programação fica muito feliz em ter :)



OBS: só para constar, é um Synth de 500 reais!!! Acha-se por aí nesse preço, se eu tivesse grana mesmo teria um Prophet 5 ou algum similar, mas prefiro muito mais o som do CZ5000 do que o som do VST Ominisphere, por exemplo, pelo fatores que já citei (não ser samples, funcionamento do portamento, etc...).

Mauro Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


E só para falar de outro Vintage (como eu gosto desse assunto hehehe) testei um Suette. Que coisa linda, que som. Teclas muito diferentes do que qualquer teclado, você sento o instrumento vibrando, isso para o músico, na minha nada humilde opinião, é fundamental. Além do que a pegada é totalmente diferente.

Quem pega um teclado "faz tudo" hoje em dia na verdade não tem idéia de como se toca nenhum instrumento. As teclas de um teclado não são como as de um piano, não são com as de pianos elétricos, não são como as teclas de um Synth... É muito bom poder tocar num Minimoog de verdade, por exemplo, e ver como as teclas se comportam, são molengas... A mesma coisa para um Rhodes por exemplo, quando você tem contato com um percebe que tem passagem que dá para se fazer no teclado mas que são impossíveis de se tocar no instrumento original. São essas coisas que me tiraram dos VSTs e me ajudaram a voltar para os teclados.

Mr. Phil
Veterano
# dez/09
· votar


lusojunior
bem como muitos dos veteranos.

será q morreram de velhice?! eheheh...

Mauro Lacerda
Concordo plenamente com vc!
Uso muito os vst's mas nada como o instrumento original... é mais do que outro som, é outro feeling, outra sensação...

Abçs, ;P

Mauro Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


Pois é, mas a gente paga um preço por isso também: tenho 3 teclados (GEM PRP700, TX Classic e o CZ5000) e carregar isso tudo não é mole, mas na hora em que estou tocando sempre penso: porra, não acredito que eu usava aquelas bostas de VSTs só para não carregar a tralha toda hehehe

riceira
Veterano
# dez/09
· votar


O problema dos teclados vintage está na manutenção complicada e na dificuldade para se conseguir peças quando surgem problemas... você acaba dependendo de pessoas capazes de criar peças alternativas e essas pessoas estão cada vez mais raras de se encontrar.
Tive M-1 e até o Juno 106 e este último embora com aparência física de OKM me trouxe muita dor de cabeça o que acabou freando o meu ímpeto de experimentar teclados vintage e me sossegar com as workstation atuais.

Leo Synth
Veterano
# dez/09
· votar


Já faz um tempinho que eu construí esse sintetizador analógico, só pra ter o prazer de um som mais vintage. Sou fã desse tipo de sonoridade. Meu JUNO 106 não está 100%, os filtros VCA/VCF (80017A) estão apresentando problemas. Se alguem tiver alguma informação que possa me ajudar a repará-lo ficaria muito grato. Feliz 2010 a TODOS do FCC !!!

Leo Synth
Veterano
# jan/10
· votar


Sintetizador analogico Segue aqui o link com algumas fotos do sintetizador que eu criei. (Minha conexão havia caído e eu não tive tempo de me certificar se o link havia sido postado).

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


Tem os esquemas também?

Cleber Vaz
Veterano
# jan/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


Leo Synth
E esse teclado do teu synth? É MIDI ou aproveitasse as teclas de outro teclado?

Cleber Vaz
Veterano
# jan/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


O problema dos teclados vintage está na manutenção complicada e na dificuldade para se conseguir peças quando surgem problemas...

Eu tive que aposentar o meu DX-7 depois de usa-lo menos de um ano, o bixo fez uma turnê pelas assistências técnicas do RS e voltou aposentado...eu adoraria poder tocar com um set igual ao do Rick Wakeman em 73 mas não tenho intenção de comprar teclados vintage a menos que seja um Hammond hehe...

Cleber Vaz
Veterano
# jan/10
· votar


Jonathas Lacerda
Nesse site aqui tem esquemas para todos os módulos analógicos de um synth, o meu (que está em reforma) foi construido na maioria com módulos dessa pagina e o René Schmitz responde os emails com as eventuais dúvidas, aprendí muito do que sei sobre síntese analógica com esse cara...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Adeptos dos Vintage, uni-vos!