Historia de uma cagada e duvidas sobre PreAmp !!!

    Autor Mensagem
    Izen Troya
    Veterano
    # abr/05


    Vou contar a historia:

    Num belo dia do ano passado eu resolvi ligar minha guitarra no pc! Eu espetei ela num adaptador e depois na placa de som! BELEZA!! saia o som dela na guita, que bonito! mas depois de um tempo o pc fez Pzfhiiuuhh.... e desligou. Tinha queimado a fonte do pc! Nunca mais fiz issu pq meu pai digamos q num gostou muito!

    Duvida:

    Me falaram q num pode liga a guitarra direto no pc! me falaram q tem q ligar a guita primeiro num preamp e depois no pc, pq fazendo issu as ondas sonoras viram digitais ou sei lah oq!

    Perguntas:

    Isso eh verdade?
    Pedaleiras digitais como zoom e v-amp são PreAmps tbm?
    Minha GT2 ( clone ) tbm eh um preamp?

    bulldog
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Izen Troya
    Eu ligo direto. Nunca deu nada.

    bulldog
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: bulldog
    · votar


    Pedaleiras digitais servem de pré amp

    Izen Troya
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    bulldog
    Gt2 tbm serve de PreAmp?
    e pq sera q a minha fonte queimo? será q ela era mto velha?

    Rifferman
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Rifferman
    · votar


    Izen Troya
    tua fonte q tava ruim..........pq no max ia queima a sua placa de som.....

    Izen Troya
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Rifferman
    hum... Vlw cara!

    Semyto
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Izen Troya
    Cara cheio de Historia vc heim Hehehe!!!
    Depois da Saga do GT2 Com Biaxo assinado e tudo agora esta huahuaha

    Vamo fazer um baixo pra teu pai deixar vc usar a Guita no PC

    Un Perro
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    meu colega tinha falado que nao podia ligar a guitarra direto no som, pq senao sei la o que..

    eu antes de tudo, sempre ligava no som.. nunca deu nada..
    ligava no pc pra usar com o revalver tb.. nunca deu nada...

    mais num sei pq isso, sera que existinham alguma coisa que queimava se ligasse a guitarra direto?
    pq o pessoal tanto fala essas coisa euhauhuhe

    bebm
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Muda nada!!

    Pode ligar direto no pc sim!!! Sua fonte n quemo por causa da guitarra ligada direto no pc n!!

    O pre-amp no caso serve pra empurrar o som da guitarra e ele chegar com mais pressão no pc assim vc consegue um timbre melhor e mais volume na gravação... só!!! N tem nada a ver o negocio da onda digital!! Até pq os melhores pre-amps são analogicos e valvulados!

    Pedaleiras digitais geralmente funcionam como um pré-amp sim!! E sua GT-2 clone é um pré-amp sim!! Na verdade tudo q tem um volume de output desses pedaizinhos funciona como um pré-amp!!

    PO fala pro seu pai q num teve na a ver n!! Foi coincidencia!!

    Izen Troya
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Un Perro
    bebm
    Vlw ae!

    Eu so cagado, veja soh coméque eh!

    lagwagon
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    eu também acho que não tem nada a ver... e que você pode ligar sim a guitarra direto.

    Igor Martins
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Foi coincidência infeliz só,
    se alguma coisa tivesse q ter problema seria a entrada da placa de som, mas com tá ligando direto no pc (como eu faço a 1 ano) não vejo nada de errado, o sinal é pequeno para ter problemas

    catoledow
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Na boa, sem querer ser chato, mas NAO pode ligar direto no pc. Na verdade vc tem q comprar um Direct Box, que vai fazer a impedancia saida da guitarra ser compativel com a da entrada da placa ou da mesa.

    Porem o GT2 é um pre amp e pode ser usado para tal funçao. As pedaleiras tambem podem. Os pedais como o DS1 ou qualquer outro Boss, Onerr, etc, podem fazer quase que a funçao de um Direct Box, porem tem que ser usados o tempo todo para nao correr o risco de queimar a placa/mesa. O problema é que um pedal como o DS1 não vai soar legal ligando direto no pc nem na mesa, por isso eu recomendo nem liga-lo, caso não haja um simulador de caixas no pc ou no direct box(para fazer com que o som fique com "cara" de som).

    Mas afinal, é raro queimar, como vc viu, ninguem sabia que podia queimar... vc teve o azar de acontecer com vc...

    Rifferman
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    catoledow
    mas foi a fonte q queimou.............¬¬

    Igor Martins
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    catoledow
    Cara, isso q vc falou no caso de estar ligando do ampli/pedaleira para micro, certo?
    No caso dele, pelo q li, era só a guitarra ligada direto no pc.

    E tb. foi a fonte do computador que queimou né, não a entrada

    thanatos
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    meio estranho queimar a fonte por esse motivo....se ainda fosse a placa d som....soh q se SEM ligar a guitarra num preamp jah queimou a placa, se fosse com preamp acho q sairia pior o estrago....huauhahua

    bebm
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: bebm
    · votar


    Na boa, sem querer ser chato, mas NAO pode ligar direto no pc. Na verdade vc tem q comprar um Direct Box, que vai fazer a impedancia saida da guitarra ser compativel com a da entrada da placa ou da mesa.

    Olha sem querer ser chato denovo... pode sim!! Até pq o direct box nada mais faz do que manter o sinal original da guitarra, casar a impiedancia e splitar o sinal em dois sinais um balanceado e outro comum... porém o sinal q vai pro amp é exatamente igual o original que saiu do cabo da guitarra... logo meu amigo isso que vc falou não procede! Não tem nada a ver o cu com as calça!

    Nesse caso a impiedancia pouco importa! Impiedancia é simplesmente resistencia... você está confundindo com caixa de som o qual se vc não casar a impiedancia da caixa com a da potência vc queima a potência! No caso da guitarra ligado na placa de som o raciocinio é o inverso e a impiedancia pouco importa!!

    Pode ligar direto sim!!! Até pq a entrada audio in do computador é feita para receber uma fonte de audio sem especificações! Logo qualquer coisa pré-amplificada(ou não... ai a unica diferença será na intensidade do sinal que chegara a placa) pode ser ligado lá!

    SEEE vc estiver ligando no MIC IN a unica coisa que vai acontecer é que o som pode distorcer... só isso!

    Mas EM HIPOTESE ALGUMA ligar a guitarra direto no pc queima alguma coisa nele!

    raphaeljsh
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    bebn, cara entra em contato comigo pelo email/msn raphaeljsh@hotmail.com
    Valeu

    raphaeljsh
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    UP, é bebM e não bebN

    Gambá do Rock
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Izen Troya

    Cara, o catoledow versou sobre essas ligações quase que totalmente certo...

    observe:


    Na boa, sem querer ser chato, mas NAO pode ligar direto no pc. Na verdade vc tem q comprar um Direct Box, que vai fazer a impedancia saida da guitarra ser compativel com a da entrada da placa ou da mesa.

    Porem o GT2 é um pre amp e pode ser usado para tal funçao. As pedaleiras tambem podem. Os pedais como o DS1 ou qualquer outro Boss, Onerr, etc, podem fazer quase que a funçao de um Direct Box, porem tem que ser usados o tempo todo para nao correr o risco de queimar a placa/mesa. O problema é que um pedal como o DS1 não vai soar legal ligando direto no pc nem na mesa, por isso eu recomendo nem liga-lo, caso não haja um simulador de caixas no pc ou no direct box(para fazer com que o som fique com "cara" de som).

    Mas afinal, é raro queimar, como vc viu, ninguem sabia que podia queimar... vc teve o azar de acontecer com vc...


    Essa informação do direct box está certa! Vc precisa de um para ligar a guitarra direto no pc ou após passá-la por pedais analógicos.

    Quando vc passa o sinal da guitarra por uma pedaleira digital, seu sinal, de certa forma, recebe um "casamento de impedâncias" para com a placa de som de seu PC. Da mesma forma que o Direct Box faz isso com o sinal proveniente de pedais analógicos (essa é uma das funções dele).

    O seu GT2 clone pode ser um pré amp mas, não tem saída balanceada. Isso faz com qua as impedâncias não estejam casadas com a placa. Então, vc precisará de um Direct Box para que tenha uma qualidade sonora mais interessante e que não exponha ao risco sua placa de som...ou qqr outra porra dentro de seu pc.

    Por exemplo, o GDI21 já vem equipado com uma saída balanceada (a XLR) que pode ser ligada diretamente na placa sem maiores danos (na verdade, sem dano algum) mas, vc optou pelo clone...

    Agora, o que salvará seu sinal para ser bem gravado pode ser:

    Um Direct Box

    ou

    Um GDI21

    ou

    Gravar microfonando o amplificador

    escolha a melhor alternativa

    abraço


    Gabriel Simões
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Gabriel Simões
    · votar


    Vamos la ....

    Bebm, você esta certo.

    A impedância nada mais é do que resistencia, e casa-la so afetara a fidelidade do sinal, apenas isso. Nunca queimar uma placa de som, muito mais uma fonte de computador.
    Quanto a falar que pedaleiras "digitais" casam impedancia pra dispositivos digitais e di boxes pra analogicos, completamente errado!
    Primeiro, as pedaleiras digitais recebem sinal analogico e dao como saida outro sinal analogico.
    Segundo: praticamente todos os stompboxes do mercado, e tambmem pedaleiras sao feitos para receberem sinal de alta impedancia e sair com sinal de baixa impedancia, e sendo assim você ligaria a saida deles no LINE-IN da placa de som , e não no mic.
    Já o DirectBox é exatamente o contrario, ele casa a impedância dos dispositivos pra ligar no mic, que tem, em geral, altissima impedancia, funcionando de forma oposta aos pedais, onde você deve ligar numa entrada casada pra microfone (mic in da placa de som).
    Então sendo assim, nunca ligue a saida do seu preamp num mic in, nem o microfone ou di num line-in.
    E pode ligar sem problemas porque não queima nada, apenas controle o volume que está entrando na placa para não distorcer e é provavel que o seu conversor a/d tenha uma corrente máxima de entrada pra não queimar, e a sua guitarra sozinha nunca vai atingir esse valor.
    Tow escrevendo rápido porque tow sem comp. e tow na casa dum amigo, não vou abusar da boa vontade ...
    Para aqueles que quiserem saber qual a real funcao de um preamp façam a busca no site.
    E para aqueles que acham que o preamp faz a diferença pra gravação, digo: nem sempre. A função básica do preamp é aumentar o volume para que esse possa ser utilizado por um poweramp (nao precisando assim um preamp possuir equalizador, efeitos, etc) .... Dessa forma ele pode ser transparente no timbre e não influenciar em nada na gravação, alem do nivel sinal/ruido.
    O indicado para gravacoes diretas na placa são simuladores/emuladores/modeladores de caixas, microfones e ambiente .... como alguns DIY que vemos por ai (condor cab, marshall cab, etc...)
    Espero ter ajudado, abraço.
    Gabriel

    lula_molusco
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Pode ligar sim, que se der problema a culpa não foi da guitarra e sim do seu pc

    Midgard
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    loko

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Historia de uma cagada e duvidas sobre PreAmp !!!