Autor |
Mensagem |
Jaum_Paulo Veterano |
# abr/05
· votar
O orçamento é limitado e os objetivos tb. (2)
será que devo me importar com madeira?
|
grooveblues335 Veterano |
# abr/05
· votar
kelson
e axo sempre ilusão ter o timbre como o do cara..
Deixei passar batido essa sua idéia antes, mas acho que é interessante fazê-lo agora.
Eu penso justamente o contrário. E a maioria dos grandes guitarristas (e aí eu me excluo :^p ), também. É só vc ler uma entrevista de qualquer um deles e quando perguntam sobre o som os caras dizem: eu procurava um timbre parecido com o de fulano, na música tal. Daí que tanto procurar, acabavam criando o seu próprio - o que coisa de poucos guitarristas.
PERSONALIDADE - quantos realmente tem? Vc sabe diferenciar Satriani e Vai pelo timbre de cada um? Ou então Edu Ardanuy, Frank Solari ou Sidiney Carvalho?
Todos são ótimos guitarristas e possuem sonoridades semelhantes.... não é verdade?
Agora escute um disco qualquer do Mark Knopler. É impressionate, a impressão digital que o cara coloca. Ouça Jeff Beck, SANTANA, eric clapton, david gilmour... Todos esses caras possuem IDENTIDADE.
Isso é uma coisa muito importante, que não se consegue reproduzir com equipamentos ou guitarras melhores... é a "pegada", o sustain, o ataque, os bends e vibratos, enfim, o "feeling" que fazem cada um ser o que é...
Com nossas medíocres guitarras também é assim. Ás vezes uma stratinho bagacera pode ter um som magro que é uma beleza num blues ou num funkeado à la Ed Motta, pra tocar um reggae ou fazer um solo clean, com double-stops e bends afiados. Mas se vc tentar tocar Dream Theater...
Da mesma forma uma stagg ou uma samick, ou uma condor ou golden, com humbuckings decentes e bem reguladas podem chegar mais próximas das timbreiras HI TEC de Satriani do que uma ibanez das mais baratas, com os captadores originais que são uma b******.
Então, às vezes, vale mais a pena comprar uma guitarra mais barata e envenenar do que pagar a "marca" de guitarras de segunda ou terceira linha de fabricantes tradicionais. Tem um rapaz que comprou uma strato groovin. Reguladinha, com encordoamento 0,10 e um captador da ponte virutal vintage (dimarzio) ela arrebenta!
|
kelson Veterano |
# abr/05
· votar
grooveblues335
eu vih ki passei muito facil na critica hahahahahahaaha
É só vc ler uma entrevista de qualquer um deles e quando perguntam sobre o som os caras dizem: eu procurava um timbre parecido com o de fulano, na música tal.
bem nesse ponto eu concordo com vc.. mas eu axo ki justamente eles criaram o seus timbres proprios com referencias ou nao.. parecidos ou nao.. pq normalmento o gosto se converge de maneira diferente de cada um pra cada um.. contexto influe.. epoca.. dinhero muita coisa influe..
eu faço pra akeles obcedos cheio de dinhero e enxem o butao de racks e cabeçotes caros, não passando de um timbre xeio de frescuras pedais midis enormes e nenhum gosto mesmo musical.. eu jah vih muita gente obscecado por ter o timbre ideal e trocar de instrumento mais ki roupa soh pq nao tem o timbre do seu idolo..
tah tem ki procurar sem.. se gosta vai poxa.. se conseguir eu ficarei feliz..
só que muita coisa diferencia em relaçao ao artista.. o cara grava com um efeito "x" mas no show vÊ q o "y" atende mais..
axo ki me disvirtuei do q eu mesmo comecei a falar! O.o
bem..
eu tbm concordo com isso..
Então, às vezes, vale mais a pena comprar uma guitarra mais barata e envenenar do que pagar a "marca" de guitarras de segunda ou terceira linha de fabricantes tradicionais
aliás eu aposto eh nisso.. eu sou muito mais isso do q sei lah juntar eternamente um dinhero e derramar ele em equipamentos ki nao valem o nome da empresa..
o cap contou muito nessa guitarra..
acabei de ler.. o ki eu falei antes ali.. da eagle.. eu dei uma reacalchutada em todo o acabamento do corpo pq meu irmaum mais velho nao cuidava dela.. alias ele soh sabe toca mais ou menos.. nao to culpano ele por isso.. mas a stellfner me seduziu pela quantidade de informaçoes ki ela deu.. nao vou voltar com os singles pq nao gosto deles.. realmente nao gosto.. nao soh pela zuera mas pela cristalização excessiva ki alguns tem.. e tbm pq eu gosto de distorçoes graves e gordas.. e um overdrive com ganho "11" hhehe se me intende..
minha escola de guitarra eh basicamente punk.. hardcore.. um pouco de blues.. toco a mais ou menos 8 anos.. e só de 2 anos pra cá eu aprendi a parte de "trás" do som.. equipamentos.. eletronica.. essas coisas..
conheço muito pouco de musicos consagrados.. nomes e sobrenomes de escolas musicais nas costas.. mas respeito um monte de gente..
só axo ki muita gente gasta dinhero demais com coisas ki nem sempre são aquilo q ela precisa ou realmente busca.. e cada um tem ki descobrir isso.. se kizer neh..
haha eu mais desabafei ki falei algo tão embasado como vc..
eu soh axo uma busca meio ki "extrema".. igual banda cover.. eu tenho um pokinho de raiva.. procuram sempre tocar igualzinho no cd.. sendo ki no show.. os artistas.. a maioria colocam muita coisa na musica ki nao tem no cd..
|
Amok Veterano |
# abr/05 · Editado por: Amok
· votar
grooveblues335
Cara, vc me deu um alívio. Eu gosto muito da minha tranqueira, mas vc foi o primeiro que confirmou algo que eu já desconfiava:às vezes, vale mais a pena comprar uma guitarra mais barata e envenenar do que pagar a "marca" de guitarras de segunda ou terceira linha de fabricantes tradicionais . Todo guitarrista que eu conheci sempre ficava pagando pau pras guitarras de grife e me dizia que o melhor era trocar.
O madeiramento da guitar tá excelente, o braço está OK e afina direitinho com as 0.009 que estou acostumado. A parte elétrica é que precisa de uma geral e o hardware precisa de um trato leve. Eu tinha medo de levar a guitar prum luthier, investir em caps e depois concluir que num tinha jeito. Valeu mesmo, cara !
Eu corro o risco de desvirtuar o tópico, mas quais caps vc recomenda ? Digamos que eu tenha uns 1000,00 pra investir... É mais do que vale a guitarra, eu sei, mas não estou discutindo lógica.
Mas continua aí com tua matéria que eu tenho que começar a pensar em pedais...
[ ]´s
|
bebm Veterano |
# abr/05
· votar
o Richie Sambora do Bon Jovi, tem uma distorçao bem legal, com um timbre magnifico
Richie Sambora usa Noiseless! ;)
|
bebm Veterano |
# abr/05
· votar
Eu acho que ter alguem como referência para chegar num timbre é uma coisa... querer o timbre identico é outra!! Eu tenho minhas referências... hj em dia nem tanto pois já sei bem oq quero mas eu não queria exatamente akele timbre... até pq dependendo da pegada o timbre pode mudar e... dependendo da pegada tb um timbre pode facilitar o ato de tocar!! É tudo muito complexo mais na verdade n é... pq acaba que tudo isso se resolve por puro instinto... e é justamente ele q eu acho q todos vcs devem seguir!
|
snd Veterano |
# abr/05
· votar
depois do 0.09 vem o 0.10
|
# abr/05 · Editado por: grooveblues335
· votar
Jaum_Paulo
será que devo me importar com madeira?
Tchê, de que adianta vc ter uma guitarra feita de mogno indiano serrado por virgens tibetanas e envelhecido 350 anos se vc não possui um captador
decente na sua guita?
snd
depois do 0.09 vem o 0.10
É, aprendi a contar de um a dez com três anos...
|
# abr/05
· votar
Amok
Digamos que eu tenha uns 1000,00 pra investir... É mais do que vale a guitarra, eu sei, mas não estou discutindo lógica.
Mil reais? Pow, é uma boa grana e dá pra dar uma boa ajeitada no seu setup. E aí vc precisa medir com cuidado as opções, pq tem o mercado de usados, com coisas muito boas nessa faixa de preço (N2, Tagimas Zero, Tagima Strato envenenada).
Aí é preciso avaliar se sua goldem é uma mosca branca ou um mico preto.
Se ela de fato for uma boa guitarra (o que é perfeitamente possível), vale a pena dar um trato nela (apenas guarde bem todos os componentes originais, caso você a venda um dia)....
|
# abr/05 · Editado por: grooveblues335
· votar
Continuando...
A distorção pode ser obtida de diversas formas. Mais comumente, através da saturação das válvulas de um amplificador ou através de circuitos analógicos, transistorizados ou digitais.
Por enquanto, ainda não existe tecnologia que substitua com perfeição o timbre de uma válvula fervendo. São muitos os fatores que se somam em uma construção valvulada e que acabam determinando sua sonoridade. Talvez a principal dela seja a excitação de "harmônicos pares" que não acontece da mesma forma em circuitos transistorizados.
Existem no mercado atual, empurrados por campanhas de marketing "vinteije", amplificadores híbridos, que prometem o tal "calor valvulado". Daí os "engenheiros" colocam umazinha 12Ax7 (válvula), no pré dos amplis... ih! acho que tenho que explicar melhor isso, né?
Todo amplificador para guitarra é constituído de pelo menos 2 estágios: o pré-amp (onde estão os controles de ganho, agudos, graves, etc) e o power-amp (que é onde a "potência" do ampli é gerada). Seria como se no pré-amp vc timbrasse o som e no power-amp vc "mandasse ver"...
Se ficou ruim de entender eu posso explicar de novo...
Então, voltando aos amplis: com essa única válvula, o máximo que se consegue é uma distorção "de pré" que tem características próprias e nem sempre é a grande responsável pela timbragem de um bom overdrive. Então, muitas vezes, se paga mais caro um ampli desses e não se consegue um resultado de fato satisfatório. Um bom ampli transistorizado, utilizado com umas "latinhas" de responsa, custa menos e permite a mesma qualidade sonora que um híbrido meia-boca. Mas lógico que náo estou falando do Marshall Mode Four, por favor : ^)
Os tais "pedais valvulados" também entram nesse mesmo barco. Alguns até utilizam diodos para a "clipagem" das válvulas! Claro que existem bons pedais "à valvula", mas também é possível chegar a bons timbres gastando menos do que comprando um Dr. Drive ou um V-Twin Mesa Boogie. Um bom e velho tubescreamer ou um DS-1 combinado com um metal zone fica uma coisa de louco! E vc não vai gastar nem a metade!
Eu acredito que só vale a pena investir em um valvulado full. Ou seja: pré e power de vidros! Porquê? Porque o barato das válvulas acontece quando a distorção do pré entra no circuito do power em volume 11: os harmônicos produziodos pelos dois estágios se combinam, e a mágica acontece! Fora isso, vc está botando dinheiro fora! Claro que é legal ver um loginho "valve alguma coisa" no ampli e também é cool dizer "meu ampli é valvulado". Mas será que vale a pena gastar dinheiro nisso?
|
Jaum_Paulo Veterano |
# abr/05
· votar
grooveblues335
entendi a dos valvulados, mas o que seria um amplificador pré-valvulado? seria quase o mesmo que um valvulado mas com valvulas só no pré? é que ouvi esses dias que pré-valvulado não usa as mesmas valvulas de um valvulado normal...
|
kelson Veterano |
# abr/05
· votar
grooveblues335
pagasse realmente caro.. vc nao referiu mas eu refiro.. o vulcano g200 era vendido a 1400 uns 5..6 meses depois ki foi lançado e nisso o dolar tava muitoooooo mais caro do ki atualmente.. oji vc compra o vulcano versão 50W por esse preço.. com akele merchandaize de "hibrido" ou pré valvulado.. sendo que as características principais de um som kente nao se faz apenas no pré.. mas na potência.. eh ela ki empurra.. ela ki dah akele som macio e com porrada..
a tempos tenho deixado essa ânsia por amps valvulados de lado.. levando em consideração "moda, custo, manutençao" e umas outras coisas.. e venho me centrando em comprar pelo menos um amp transistorizado "razoavel" que por enquanto preencha minha vontade..
não quero nada profissional pois realmente nao sou.. toco por vontade e não vai passar disso..
eu só acho que os "feito a mão" deviam ser mais explorados e dismestificar um pouco essa "moda-mito" vinteiji.. eu axo muito legal um amp com aparencia dos anos 60..70.. mas será ki o som que vc consegue extrair deles são tão bons assim?
quando vc olha questao de preço vc pode levar em consideraçao as guitarras.. uma guitarra razoavel oji.. que vc pode ficar bons anos com ela. no maximo vc encontra uma uzada no cú do judas por 800.. e isso eh deprimente.. não é pro bolso pra maioria da realidade brasileira.. nao é pro meu.. por isso eu voto no upgrade.. ou em testar e testar e testar e procurar algo que encaixe com oq vc gosta.. e não pq seu amigo que tem dinhero comprou um ampli ki tem o pré valvulado e se axa o angus young..
|
leodacosta Veterano |
# abr/05
· votar
kelson
Recentemente adquiri um JCM 800 handmade todo valvulado e posso falar com certeza: Não há transistorizado no mercado nacional que se compare ao meu valvulado. E custou menos do que um híbrido de qualidade gringo. Então realmente é interessante analisar o mercao dos handmade, que são uma alternativa justa e interessante aos menos "favorecidos" como eu, hehe...
|
Ledgic Veterano |
# abr/05
· votar
grooveblues335
Você tem MSN ou ICQ, cara? Se for um incômodo, sem problemas.
|
DodgeThis MaLek Veterano |
# abr/05
· votar
grooveblues335
Possuo um amp híbrido da Laney (TFX3 Twin) que, como já citei antes em outro tópico, acho o melhor hibrido do mercado. Vc conhece ele? O que acha? Infelizmente não conheço ninguém que faça um HandMade valvulado aqui no Rio que seja de confiança, se não eu teria feito um. Eu toco apenas em apto. e faço muito pouca coisa ao vivo, por isso acabo usando mais os equipamentos com baixo volume ou inline para gravação. Acabo usando meu bom e velho Zoom 9002 para estudo (aquele q parece um walkman) de mais de 12 anos de idade hehehe.
Quanto a distorção uso o Hobbertt, clone do GT2, que complementa muito bem as distorções do Laney.
|
# abr/05
· votar
Jaum_Paulo
eria quase o mesmo que um valvulado mas com valvulas só no pré
Seria exatamente isso!
|
kelson Veterano |
# abr/05
· votar
leodacosta
eskeci de mencionar.. eu "amo" os hand-made.. hahahahaah
se eu tivesse tutu eu comprava um amp valvulado feito a mão.. e nao eskentava a cabeça mais com nada o resto da vida.. mas enkuanto não tenho vou "escalano" aos poucos as minhas opções..
|
# abr/05
· votar
kelson
se eu tivesse tutu eu comprava um amp valvulado feito a mão.. e nao eskentava a cabeça mais com nada o resto da vida.. mas enkuanto não tenho vou "escalano" aos poucos as minhas opções..
Pq vc mesmo naum tenta fazer um? Peça ajuda para alguém que vc conheça e que manje "um pouco" de eletrônica. Existem projetos simples como o www.ax84.com que servem muito bem como primeira experiências e tem ótima sonoridade.
|
# abr/05
· votar
Ledgic
Você tem MSN ou ICQ, cara? Se for um incômodo, sem problemas.
Não tenho, cara. Mas se quiser emelhar, grooveblues335$yahoo.com.br
|
edugrelha Veterano |
# abr/05
· votar
essa parada de amp feito a mao.....alguem conhece alguem em curitiba q faça.....sai MTO mais barato,a ponto de ser mais baratom q comprar um "autentico" nos states ou a diferença de preço nao eh tanta..eh q minha irmã mora lah, entao, nao sei se nao vale a pena esperar alguem ir pra lah e trazer pra mim ou se mandar fazer fica igualzinhoe ainda assim mais barato, pq se o preço for parecido, prefiro o genuino, afinal, o valor de revenda dele com certeza eh outro...
|
baruch_kata Veterano |
# abr/05
· votar
ou a diferença de preço nao eh tanta..
E como sai mais barato, fora que é exclusivo. Mas em todo caso, consulte os preços...
|
edugrelha Veterano |
# abr/05
· votar
onde consigo as especificações de varios amps (ponto de interrogação).....dai eu posso pedir prum cra fazer exatamente igual..com peças ateh melhores e preço mto inferior (pi)
alguem tem (PI)
|
baruch_kata Veterano |
# abr/05
· votar
edugrelha
Quem faz já conhece os esquemas o mais comum é o Marshall, basta vc especificar a faixa de potencia e deixa a criterio de quem vai fazer, ou especifique vc o que espera...
Considere as válvulas de saída pois o preço delas define aproximadamente o valor total do amp (el84, el34, 6v6, 6l6, kt88). Opessoal discute bastante isso no forum de amp, dá uma chegada lá
|
# abr/05
· votar
edugrelha
onde consigo as especificações de varios amps (ponto de interrogação).....dai eu posso pedir prum cra fazer exatamente igual..com peças ateh melhores e preço mto inferior (pi)
alguem tem (PI)
Tem muita gente que faz hand-mades pelo brasil afora. É só pesquisar na net... Quanto à qualidade, entretanto, é bom vc ficar esperto. Um bom hand-made NÃO SAI MUUUITO MAIS BARATO do que um equivalente de marca. Cuidado com preços muito baixos, ok?
Continuando...
Quanto a sonoridade dos amplificadores, é preciso cuidar que nem sempre basta ser valvulado pra ter uma distorção excelente. Existem valvulados com características mais blueseiras, por exemplo, com distorções mais modestas (em termos de ganho), mas com timbres perfeitos. Não adianta vc comprar um cubo todo valvulado com 18 watts de potência e um falante de 10" e esperar que saia o peso de um half-stack marshal 8x12.
O tamanho (e a qualidade) dos alto-falantes são decisivos para timbrar uma boa guitarra. Se vc analisar as curvas de resposta de um celestion 30, por exemplo, verá que é cheia de "picos" e "vales" em muitas frequências. Isso faz parte e caracteriza o timbre do alto falante. Sem contar na eficiência do conjunto.
Para exemplificar, posso contar a história de uma banda de bailes da minha região, que comprou um cabeçote marshall de 100 watts, todo valvulado. Não tenho certeza do modelo, acho que era um JCM 900 ou coisa parecida. Aí, mandaram fazer uma caixa 4x12 com uma empresa que fabrica ótimos falantes para sonorização profissional. Utilizaram os tops de linha dessa empresa, com 400 ou 600 watts de potência. Resultado: um som chocho, com pouco volume e embolado. Aí (vejam só!), chegaram a conclusão de que o ampli era muito fraco (!) e montaram uma etapa de potência transistorizada de 400 watts, utilizando apenas o pré do marshall. DÁ PRA ACREDITAR? Ah! E continuaram reclamando que não conseguiam um som "limpo" em altos volumes. Claro, né? Era um marshal...
Mas essa histórinha é só pra ilustrar a confusão e a quantidade de fatores que devem ser levados em conta. Um bom sistema de falantes, com peças nacionais, pode ser montado utilizando-se a combinção de 4 3pw10 da selenium. Possuem um ótimo timbre e um preço bem acessível, por exemplo.
Da mesma formal, não adianta vc ter um ampli de 200w à valvula e ter que usá-lo no volume 2. Vc NÃO VAI CONSEGUIR timbrar corretamente o seu som porque as válvulas de saída não estarão suficientemente excitadas. Para corrigir isto, basta utilizar uma "carga resistiva" junto aos falantes, para atenuar o volume sonoro e poder manter o "master" confortávelmente aberto.
Já nos amplis transistorizados, é sempre bom ter uma boa margem de potência sobrando, para que ele possa absorver os picos musicais sem "clipar", o que produz uma sonoridade comprimida e desagradável, bem diferente de uma saturação valvulada.
Muitos amplis nacionais utilizam altofalantes superdimensionados e com uma resposta de frequência inadequada para instrumentos. Por isso, geralmente, sua característica sonora difere bastante dos importados, que usam falantes específicos. E essa é uma boa dica de upgrade pra quem tem aqueles horríveis amplificadores meteoro com falantes de 15", quadradões. Troque o falante por um de 12 ou 10 polegadas da linha 3pw da selenium www.selenium.com.br (eu recomendaria o de dez, mas se vc quizer mais graves, utilize os de 12). Vc vai sentira a diferença na hora...
continua...
|
edugrelha Veterano |
# abr/05
· votar
pois eh.....se fosse valvulado, tava pensando em 40, 50 watts, pq tbm nao vo tocar no rock in rio, achoq pra shows em lugares menores aguenta o tranco, e em lugares maiores microfona, certo (PI).......mesmo transistorizado, acho q uns 60 watts jah tava elgal, oq acham (PI)
|
kelson Veterano |
# abr/05
· votar
grooveblues335
Pq vc mesmo naum tenta fazer um?
bem cara.. hahah eu tenho essa esperança.. mas sou um pouco recioso kuanto a choques acima de 200V de corrente direta numa amperagem ki os trafos pra valvulas costumam ter.. hahahahahaah
eu tenho essa vontade.. não eh atoa ki to tentando fazer minhas caixinhas.. e não penso ainda a começar a mexer com os tubinhos kentes a vacuo.... e tem um bom tempo já ki namoro esses sites e leio muita coisa.. pra q se um dia eu mesmo for mexer.. eu já souber um poco neh..
edugrelha
eu tbm tenho a intençao de um valvulado nessa potencia.. ou um amp tranzistorizado mesmo.. se axar um preço descente e não de mil pra cima.. tsc..
eu andei dano uma olhada nakele "valvestate" do rio ki vende kits pra amplis valvulados.. motagem.. mas não olhei os preços ainda
|
kelson Veterano |
# abr/05
· votar
grooveblues335
vc colocou ao contrario cara..
a linha da selenio eh essa aki "Woofers PW3 - 12PW3"
antes eh a polegada.. depois o modelo.. =)
|
# abr/05
· votar
kelson
vc colocou ao contrario cara..
a linha da selenio eh essa aki "Woofers PW3 - 12PW3"
antes eh a polegada.. depois o modelo.. =)
Tem razão. Desculpe : - (
|
# abr/05
· votar
kelson
de 200V de corrente direta numa amperagem ki os trafos pra valvulas costumam te
Valvulados costumam ter BAIXA amperagem e ALTA voltagem, não confunda. Costuma passar fácil de 400v. Portanto, recomendo cautela. Mas basta ter um local de trabalho bem feito, utilizar calçados com boa isolação e não beber antes de trabalhar : ^)
|
# abr/05
· votar
50 watts valvulados aguentam o tranco numa boa. Já os transitorizados devem ter no mínimo 100 watts, na minha opinião.
Para se ter uma idéia o warm music 208 GT trabalha com 60 watts RMS.
|