A melhor distorção - Uma análise cuidadosa

Autor Mensagem
grooveblues335
Veterano
# abr/05 · Editado por: Moderador


Tenho visto muita gente comparando diferentes tipos de distorção e tentando identificar a melhor. Tenho 27 anos e 14 de estrada guitarreira. Já tive tudo quanto equipamento, alguns melhores que outros.

Mas o que de fato caracteriza o "Santo Graal" do Timbre? O que é, de fato uma distorção matadora? Como conseguir o tão sonhado "puta som"?

Vejo muita gente indicando pedais aos colegas do fórum, sem sequer saber que guitarra ele usa, ou qual amplificador ele tem. Isso sem falar nos estilos musicais...

Como esse artigo (sim, vai ser comprido) se destina aos amantes da guitarra do mercado nacional, não vou ficar falando de gibsons e fenders. Se vc tiver grana pra comprar uma, 50% dos seus problemas estarão resolvidos. Aí vc escolhe entre matchless, mesaboogie e marshall e tá 100% resolvido.

Agora o caso é o do cara que compra uma guitarrinha de 300 pila. Se o cara curte heavy-metal, vai precisar de alto ganho, saturação extrema e etc. Se a guitarra escolhida for uma strato, coitado. Vai morrer de desespero tentando solucionar a chiadeira, zumbidos e hums. E não vai conseguir chegar nem perto do timbre do Angus. Ou então o cara curte Eric Clapton e compra um mega distotion da boss "pq é distorção mais forte que tem". Virou um enxame de abelhas.

Então, a regra número 1 é escolha bem seu equipamento, com o dinheiro que vc tiver disponível: se vc quer saturação e alto ganho, compre guitarras com humbuckers. Esqueça os single coils. Não adianta teimar nesse ponto. Não compre nada sem testar BASTANTE antes. Não use só pq fulano diz que usa. Não corra atrás de marcas ou modelos. Busque uma sonoridade, com sua identidade.

Continua...

fabio_gravata
Veterano
# abr/05
· votar


Tenho 27 anos e 14 de estrada guitarreira
Já tive tudo quanto equipamento, alguns melhores que outros
(2)

e digo mais, só fiquei satisfeito depois de comprar uma Fender e um ampli valvulado, tudo o que eu comprei antes, ibanez, marshall transistor, fender transistor acabou de certa forma indo para o lixo

raff
Veterano
# abr/05
· votar


bom topico

bulldog
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
Não compre nada sem testar BASTANTE antes
Taí o primeiro problema: Só pra quem mora numa capital como São Paulo. Aqui na minha cidade não tem equipamentos suficientemente profissionais. Tem por encomenda. Nas lojas aqui se acham muitos solid states. E quando tem um Marshall hibrido na loja o cara da loja se gaba todo e te oferece como se estivesse te oferecendo uma jóia preciosa.
Há alguns meses estou na "odisséia Marshall". Já escrevi até pra importadora pois simplesmente não tem o que eu procuro nas lojas (nem em São Paulo). Segundo eles, está pra chegar. Tem por encomenda, como eu disse, mas é foda investir 5000 reais ou mais em algo sem testar, só pelo que se conhece e o que se lê.

Se a guitarra escolhida for uma strato, coitado. Vai morrer de desespero tentando solucionar a chiadeira, zumbidos e hums.
Discordo completamente. Mas não vou entrar em discussões sobre isso aqui. Malmsteen é usuário de single coils. Hendrix também.

Vejo muita gente indicando pedais aos colegas do fórum, sem sequer saber que guitarra ele usa, ou qual amplificador ele tem. Isso sem falar nos estilos musicais...
E o pior nem é isso. O pior é que eu vejo muitas vezes que mesmo com opiniões não recomendando alguma compra que o cara tem em mente, é muito comum no dia seguinte o mesmo cara postar um tópico: "comprei a guitarra tal" (aquela mesma que todo mundo tinha dito antes pra ele não comprar). As pessoas muitas vezes já tem uma opinião na cabeça e não mudam. Não sei pra que perguntam então.

bulldog
Veterano
# abr/05
· votar


Outra coisa: Eu vejo a maioria querendo comprar "a guitarra mais versátil que existe" ou a pedaleira "pra tocar tudo". A menos que você toque numa banda de baile e precise de dezenas de timbres diferentes, pra que tanta versatilidade de sons???
Basta ver nossos idolos que usam basicamente em sua carreira inteira os mesmos equipamentos e tem sempre aquele timbre de guitarra. Se você ouve David Gilmour, mesmo sem saber que é ele naquela gravação, você sabe que é David Gilmour. A mesma coisa com o Slash, Hendrix, Van Halen e todos os outros. Quem não conheçe o som do Eddie Van Halen?? Qualquer um reconhece. Ou o Steve Vai. Então pra que tanta versatilidade. Busque o seu som.

bulldog
Veterano
# abr/05
· votar


Bem, o título do tópico é distorção. Fugi um pouco. Mas de qualquer forma essa discussão é bem ampla.

claretimus
Veterano
# abr/05
· votar


Malmsteen é usuário de single coils.

hehe, na real, são uns dimarzios q PARECEM single etc...

grooveblues335
Veterano
# abr/05 · Editado por: grooveblues335
· votar


Bem, o título do tópico é distorção. Fugi um pouco. Mas de qualquer forma essa discussão é bem ampla.

Mas sua idéia está muito certa. E como estamos falando, o timbre é um resultado da soma de muitos fatores.

Malmsteen é usuário de single coils. Hendrix também.

Mas com certeza não são coils de guitarras de 300 pila! Como já disse, não estou falando das tops de linha. Estou falando do mundo real. Estou falando de equipamentos que a maioria dos guitarristas brasileiros tem acesso. Não vou entrar no mérito da construção dos captadores usados por grandes nomes internacionais. Agora, compre uma eagle strato e faça o teste. Aí, pegue uma golden com humbuckers (não estou dizendo que ela seja melhor, nem indicando nada) e vc verá que o nível de ruído será menor, devido a tecnologia de cancelamento de fase utilizada em humbuckers. É apenas sobre isso que me refiro. Vc pode ter uma strato e utilizar humbucker coaxias (montados um sobre o outro) no formato de um captador single. Existem vários, de diversas marcas.

grooveblues335
Veterano
# abr/05 · Editado por: grooveblues335
· votar


não tem o que eu procuro nas lojas (nem em São Paulo)

Nossa! E o que vc procura? Vc já testou todas as possibilidades existentes? Se esse ampli é tão raro, vc já teve oportunidade de tocar com ele pra saber se o som é realmente fodão?

Às vezes, combinando algum pedal você descobre um puta timbre. E gastando menos grana vc chega lá!

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


Taí o primeiro problema: Só pra quem mora numa capital como São Paulo. Aqui na minha cidade não tem equipamentos suficientemente profissionais. Tem por encomenda. Nas lojas aqui se acham muitos solid states. E quando tem um Marshall hibrido na loja o cara da loja se gaba todo e te oferece como se estivesse te oferecendo uma jóia preciosa.

Esse é um problema que eu também passei. Moro no interior do RS. Aí eu ensaiava alguns riffs de blues (pra não fazer feio na capital) e ia pra Porto Alegre. Ficava na casa de amigos e passava o dia de loja em loja, testando amplis. Eu sei que é chato, mas pra mim foi a única saída...

Maykow Torres
Veterano
# abr/05
· votar


Putz...concordo plenamente...
Depende do cara....eu pedi pro pessoal me recomendar um set-up analogico apar começar....Falaram do gt-2 clone...mas sera q para eu tokar um som tipo angra isso vai ser suficiente....ou sera q um Mega Distorcion da Boss é melhor????
O cara nem perguntou meu equipamento....
Eu tenho uma Tagima t-635...com um gibson 500-t na ponte e um Seymour duncan 59 no braço ( ambos duplos) e uma Warm semi valvulada....
Agora eu vo testar td, pq esse gt2 naum tem pra testar aqui naum...
Vo segui meu extinto e meu gosto vai dizer o equipamento...

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


e digo mais, só fiquei satisfeito depois de comprar uma Fender e um ampli valvulado, tudo o que eu comprei antes, ibanez, marshall transistor, fender transistor acabou de certa forma indo para o lixo


Mas isso não significa que os equipamentos eram ruins. Talvez não combinassem com o tipo de sonoridade que vc buscava. Lógico, uma fender com um valvulado é um clássico mas, por exemplo, uma tagima plugada num warm music 208 GT tem um timbre bem honesto, pra blues e rock'n roll.

bebm
Veterano
# abr/05
· votar


Eu acho que cada um tem um som... n existe isso de pedal melhor q outro e bla bla bla... os sons saum diferentes... cada um e cada um... cada amp é cada amp responde de um jeito a cada pedal... não adianta o cara querer o mesmo pedal de distorção que o fulaninho usa pq oq faz o som não é um pedal e sim um conjunto de fatores do quais o pedal é só mais um deles! Agora... uma coisa é certa... vivendo e aprendendo... pra tu chegar num timbre que tu curte c vai se fuder muito ainda! E é valido pois vc ganha experiencia e aprende a lidar com o som... estudar as caracteristicas de vários equipamentos pra depois poder combinar eles e tirar o seu som!

É isso!

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


Eu acho que cada um tem um som... n existe isso de pedal melhor q outro e bla bla bla... os sons saum diferentes... cada um e cada um...

Certo. Mas existem algumas coisas que dão mais certo que outras. E é sobre isso que devemos discutir e aprender, para não ficar penando cometendo sempre os mesmos erros. Para isso existem fóruns como este, onde a troca de experiência tenta atalhar os caminhos pra gente chegar mais rápido onde quer.

elefecto
Veterano
# abr/05
· votar


Caras,

Isso ai é EXTREMAMENTE importante.
Mas um dia já fui iniciante e sei como é difícil ouvir opiniões.
Quando comecei, realmente eu nem sabia bem que tipo de som eu queria tocar e acho que todos que começam tambem são assim.
Como o tempo você vai "SABENDO" o que te agrada mais.
Só comprando e ficando algum tempo com o pedal, guitarra, ampli.... você sabe realmente se é o que você esperava.

CARAS, tem pedais que até hoje é assim! Pra mim é difícil saber se vai me servir. Só depois de algum tempo consigo saber

O que acontece com quem tá iniciando é que ele vê uma infinidade de recursos, tipos de guitarras, madeira som dos CAPS que não tem como TESTAR, estética, distorções, tipos e marcas o cara que tá começando vai ficar perdidinho...

Inda mais que todos "BATEMOS" com as barreiras financeiras...
Tem tambem o lance do que é mais bonito queira ou não muitas vezes quem tá começando é muito novo 15, 16 anos e tá passando pela fase de conhecer então fica mais dificil ainda...

O que eu acho é que INDICAR o que FUNCIONA mais é muito relativo.
Principalmente que tem que haver o curso natural e o geito.....

É DEIXAR CADA UM APRENDER A SEU TEMPO E A SUA MANEIRA.

Abraços....

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


É DEIXAR CADA UM APRENDER A SEU TEMPO E A SUA MANEIRA.
Lógico... então vamos fechar as escolas de música, os cursos de luthieria, parar de comprar Guitar Player´s e fechar fóruns de discussão como este.

É muito romântica e heróica a frase acima, mas também contém um fundo de besteira...

Afinal, "nossa maneira" nada mais é do que influencias que moldamos junto com nossa personalidade própria.

Um exemplo prático: o cara quer tocar na igreja. Fazer um solinho leve, numa parada gospel light. Uma strato e um overdrive dão conta do recado (a princípio). Daí tem um outro irmão que curte Petra, Bride, Whitecross, Resgate e outras bandas que não me lembro mais: ok! agora uma guitarra com captadores humbucking seria mais indicada. Talvez uma floyd rose ou um trêmolo wilkinson.

Pra que deixar o guri penando e arrancando os cabelos pq não consegue chegar perto do timbre que quer?

Amok
Veterano
# abr/05 · Editado por: Amok
· votar


Que pena. O tópico começou muito bem, mas tá indo pruma flamewar...

Ô, grooveblues335, continua teu artigo ae, que tou querendo aprender um pouco sobre distorção e vc parece que sabe o que está falando. Tua proposta responde bem à necessidade da maioria dos caras sem alto poder aquisitivo, como eu. Continua ae: como fazer pra ter o melhor som possível com a pouca grana que eu tenho ? É possivel fazer um som honesto só com material nacional ? Esse lance de "match" pedal/guitarra é muito importante, mas ninguem fala disso.

[ ]´s

kelson
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
ninguem aprende tudo sozinho e nem aprende seguindo o q os outros falam.. dai eh soh reproduçao.. e axo sempre ilusão ter o timbre como o do cara.. alcançar uma perfeiçao eh meio kerer demais.. algo ilusorio..
e procure o seu timbre sim.. fuce nas lojas.. testa todos os instrumentos ki vc kizre.. nao acredite no ki o vendedor te empurra.. pq eh sempre melhor pro bolso dele pro q do seu gosto.. tente criar coisas e nao fica preso aos exercicios metodicos.. não pare de tocar.. e não se seduza por marcas.. timbres ou enfeites demais..
axo ki eh soh isso..
cada um aprende sin.. com referencias.. com conversa.. treinando.. estudando musica ou nao.. isso vai muito de pessoa a pessoa.. gosto.. subjetividade e vontade.. eu não sei kuando vou ter um ampli valvulado ou algo "bom".. não ki valvulado seja sinonimo de bom.. mas q encaixe no meu timbre favorito.. nao sei kuando vou ter uma guitarra com humbucks bons na ponte ou pedais.. só nao penso em parar de tocar..
fazer meus efeitos pq nao to afim de gastar pilhas de dinheros em efeitos ki dao a metado do ki os ki eu fiz ateh oji dão.. soh isso..

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


kelson

E isso aí...

Quanto a continuação do artigo, Amok, fique tranquilo, a flamewar é só fogo de palha. Diz aí: que equipo tu tem?

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


Se a guitarra escolhida for uma strato, coitado. Vai morrer de desespero tentando solucionar a chiadeira, zumbidos e hums.

é eu... hehe

grooveblues335
muito bom o tópico, to ansioso pela continuação!

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
o que você diria dos hambuckers em forma de single, é a solução pra quem tem strato, ou não compensa? a minha guitarra só tem singles (e dos ruins) e não sei se troco ela ou se invisto nela (caps, tarrachas e nut)...

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


Jaum_Paulo
Vc gosta da sua guitarra? Se VOCÊ acha que vale a pena, te digo que qualquer guitarra fica melhor com um set de captadores decentes, uma boa revisão na parte elétrica e uma regulagem por um luthier de responsa.


Quanto aos humbucker em formato single, eles funcionam muitíssimo bem. Existem vários modelos, de diversas marcas, cada um com um timbre específico. Quanto aos ruídos (hums), eles tendem a diminuir ou desaparecer.

Trocar tarrachas, só se as suas não seguram mais a afinação. Mas você não precisa, necessariamente, gastar 500 reais com marcas top de linha.

Enfim, se vc tem uma guitarra de 700 pila, não adianta nada vender e comprar uma de 1.500. Geralmente os captadores continuarão a serem ruins, a madeira será de qualidade equivalente e o hardware também. Talvez ela possua mais "maquiagem" ou recursos hitec, e só...

Aí, faça as contas.... quanto vc pode melhorar em sua guitarra, com essa diferença?

bebm
Veterano
# abr/05
· votar


Certo. Mas existem algumas coisas que dão mais certo que outras. E é sobre isso que devemos discutir e aprender, para não ficar penando cometendo sempre os mesmos erros. Para isso existem fóruns como este, onde a troca de experiência tenta atalhar os caminhos pra gente chegar mais rápido onde quer.

Eu não sei se o atalho é bom! É justamente oq eu estou falando! Acho que testar várias possíbilidades e "apanhar" um pouco faz parte para que você ganhe experiência e amadureça sua identidade! ;)

Mas é claro q dicas são válidas... mas acho que a palavra da vez é TESTE! Até pq é akilo que eu falei... o som é uma soma de fatores... até o ambiente vai contar! ;)

Morcegou
Veterano
# abr/05
· votar


excelente tópico, com certeza vai ajudar mto os q tão perdidos, o jeito eh testar msm..

kelson
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
cara eu tenho uma eagle aki.. com o hardware despencado..era do meu irmaum.. dai um dia ele levou num cara porcaria ki colocou uns cocos de captador e potenciometros.. soh ki.. como eu to kerendo ressucitar ela.. to pensando em jogar 2 humbucks mao menos.. porem tenho duvida entre alnico 5 e ceramico.. pretendo comprar da http://www.stellfner.com.br/ ... um marca nacional que me "seduziu" bastante.. tbm tava em mente colocar 2 spanichs(braço;ponte).. no ki ficaria uns cenzinhos mais caros.. tbm vou trocar todos os potenciomentros(hardware todo).. o escudo pq o dela eh pra singles.. talves as tarrachas.. e umas parafusos.. ela tah bem judiada.. não eh uma boa guitarra.. mas pretendo utilizar o menos ruim dela ki eh o corpo.. apesar de algumas falhas que tive que corrigir.. mas oq vc pode dizer sobre isso? abraços..

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


Com certeza vc vai se espantar com o que um upgrade bem feito pode fazer na sua guitarra....

Tenho uma ibanez semi-acústica com um F5000 e um Paf da spanich. Gosto bastante do som desses captadores.

Geralmente captadores de alnico tem uma saída mais ardida, mas isso depende bastante do modelo. De qualquer forma, não conheço os stellfner, mas me pareceram bem decentes. Mas pelo preço, talvez valha a pena arriscar...

Cuide bem de sua guitarra e não gaste dinheiro à toa.

janick
Veterano
# abr/05
· votar


nada haver isso de singles.
depende da qualidade da tua guitarra.
o Richie Sambora do Bon Jovi, tem uma distorçao bem legal, com um timbre magnifico, tanto pra base e p/ solo, e num show mais atual, vi ele usando uma strato com 3 singles fender.
depende da guitarra.
nego pega eagle strato + meteoro nitrous, poe o drive no talo e qr uma distorçao boa, e ja qr ir malhar o single coil p causa disso.

Amok
Veterano
# abr/05 · Editado por: Amok
· votar


grooveblues335
Diz aí: que equipo tu tem?
Olha, vou ser linchado aqui no fórum, mas tenho uma Golden LP 1991. Só deu pra comprar isso na época, mesmo porque as alternativas importadas eram caríssimas. Está em bom estado, mas a opinião geral é que essa guitarra deveria ser incendiada e tivesse as cinzas vendidas pra eu comprar outra guitarra. Não pretendo ser um guitar hero, queria no máximo um som decente pra fazer um pouco de base em pop, punk e hard rock. Se eu trocasse a captação, potenciometros, etc. por algo decente e desse uma boa trabalhada num luthier, será que resolvia ? Ou o melhor seria começar do zero ? O orçamento é limitado e os objetivos tb.

[ ]´s

grooveblues335
Veterano
# abr/05 · Editado por: grooveblues335
· votar


janick
o Richie Sambora do Bon Jovi, tem uma distorçao bem legal, com um timbre magnifico, tanto pra base e p/ solo, e num show mais atual, vi ele usando uma strato com 3 singles fender.
depende da guitarra.
nego pega eagle strato + meteoro nitrous, poe o drive no talo e qr uma distorçao boa, e ja qr ir malhar o single coil p causa disso.

Tchê, vê se pelo menos lê os posts... já disse que não estou falando de conseguir um bom timbre com guitarras top de linha e 30 mil dólares de equipamento. Isso é simples, lógico e óbvio. E MESMO OS FENDER SINGLES STANDART SÃO CONHECIDÍSSIMOS PELO SEU HUUUUMMMM! Basta plugar uma strato em qualquer cubo e abrir o ganho... Mas você acha que signature do ritchie sambora tem humbucking na ponte por acaso?

Lógico, existem singles maravilhosos, comos os virtual vintage da dimarzio ou os noiseless ou lace sensor da fender. Mas possuem uma construção diferenciada e muitos possuem bobina dupla coaxial, ou seja, são humbuckers em formato de single-coils. Se liga!


mas tenho uma Golden LP 1991.

E daí? Uma goldem não é melhor nem pior do que outras guitarras em sua faixa de preço. O que acontece é que às vezes o padrão de qualidade de uma fábrica deixa passar algumas guitarras com imperfeições que comprometem seriamente a qualidade. Agora, se sua guitarra afina direitinho e não possui torções ou empenos no braço, é uma boa guitarra e vc não precisa ficar encucado, não.

Leve a guitar num luthier (aliás, essa deveria ser a primeira coisa a ser feita com uma guitarra que a gente compra, seja ela uma samick ou uma paul reed smith), para que ele a regule de acordo com o calibre de cordas que vc vai utilizar e não mude de tensão, sem outra regulagem!! Se vc quer um som "maior", abra mão das levíssimas 0.008 e use com cuidado as 0.009. Para punk, um jogo de 0.011/0.012 soa muuuito bem, especialmente se vc afinar um tom abaixo (pra não ficar muito "duro"). O Malcon, irmão do Angus e guitarrista do AC/DC usa 0.012 e diz que é essencial para os powerchords soarem tão bem. Dê uma checada no que vc realmente precisa trocar e estabeleça as prioridades: captadores, parte elétrica, tarrachas, hardware geral. Você pode tirar ótimos sons dessa guitarra e "incendiar" riffs, não a própria... Quanto a "voz do povo", raramente ela é a "voz de deus"...

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


kelson
e axo sempre ilusão ter o timbre como o do cara..
Deixei passar batido essa sua idéia antes, mas acho que é interessante fazê-lo agora.

Eu penso justamente o contrário. E a maioria dos grandes guitarristas (e aí eu me excluo :^p ), também. É só vc ler uma entrevista de qualquer um deles e quando perguntam sobre o som os caras dizem: eu procurava um timbre parecido com o de fulano, na música tal. Daí que tanto procurar, acabavam criando o seu próprio - o que coisa de poucos guitarristas.

PERSONALIDADE - quantos realmente tem? Vc sabe diferenciar Satriani e Vai pelo timbre? Ou então Edu Ardanuy, Frank Solari ou Sidiney Carvalho?
Todos são ótimos guitarristas e possuem sonoridades semelhantes.... não é verdade?

Agora escute um disco qualquer do Mark Knopler. É impressionate, a impressão digital que o cara coloca. Ouça Jeff Beck, SANTANA

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A melhor distorção - Uma análise cuidadosa