JFETs e Phase 90. quem!?

    Autor Mensagem
    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05


    alguém aí vende JFETs casados pra fazer Phase 90?? ou sabe quem vende?

    Tiruk
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Renato gomes
    cara, nao intendo esses negocios de JFETs casados, dah pra c me explica? qual a diferença?

    randy51
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    nao intendo esses negocios de JFETs casados, dah pra c me explica? qual a diferença? (2)

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    o filtro do phaser (aquela onda que parece que está circulando) é feita aproveitando a variação de resistencia conseguida nos transistores fets conforme a voltagem que se aplica num dos pinos, alguns fets tem uma extenção de variação maior do q outros, por exemplo aplica-se uma voltagem e determinado fet tem 100 omhs de baixa resistencia e 3megaomhs de alta, um outro teria 500 omhs e 2 mega de alta (to chutando os valores). uma onda é um circulo completo, dividindo o circulo em 4 pedaços teriamos 360 graus dividido por 4 q é igual a 90 graus, cada fet é responsavel por um giro de 90 graus, assim se tiver fets com resistencias parecidas (q chamam de casados) a variação do giro da onda seria mais uniforme.
    Na realidade não importa muito que os fets tenham resistencias muito proximas (casados) o mais importante e escolher determinada marca de fet cuja a variação da baixa resistencia pra alta resistencia seja a mais extença possivel pois fariam o filtro dar um efeito mais enfatizado.

    Tiruk
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    macaco veio
    entao eh soh eu chega la e pedi 2 transistores com mesmo numero ou tem q pedi specificamente casados?

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    se pedir o vendedor transistores casados ele não vai saber, a qualidade do fet em si vai depender do fabricante por exemplo um bf254 da farchild pode estar melhor que um da siemens, eu não saberia lhe dizer entre diferentes numeros qual teria essa variação da extensão de resistencia maior ou menor, mas dá pra notar diferença quando coloca num phaser 4 transistores iguais (ex BF245) e depois troca os 4 por MPF112 (por ex), quando montei phaser pude constatar isso, na época eu so usava mpf102 ou 112, mas hoje tem muitos outros.

    kelson
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mede o Hfe do transitor neh macaco veio?

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    hfe é apenas o ganho beta do transistor e ai interessa quando o transistor é usado como amplificador mas no caso do phaser o transistor é usado como resistor variavel.

    kelson
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    intaum nao eh isso.. hahaha dancei feio..
    entao mede a resistencia entre o coletor e o emissor?

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    nos fets se usar dizer 'porta' (base) , 'dreno' e 'fonte' (ou 'supridoro') que seriam indiferentes coletor ou emissor porque este transistor não é igual um bipolar comum, não tem como medir a resistencia, o maximo que pode conseguir é colocando o multimetro (digital) na função teste de diodo, ponha uma ponta de prova na porta do fet (é um dos pinos da ponta) e a outra ponta mede o valor em um pino e outro, dará sempre um numero proximo de 700 e pouco, e ai da pra comparar os numeros proximos de determinados fets, mas não sei garantir a eficacia disso. Tem um site que tem uma montagem (acho q é de phaser mesmo) que o cara bolou um pequeno circuito para testar fets.

    kelson
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    sin na geofex ele mostra como casar fet´s.. "matched fets" algo assim..
    eu confundi os nomes.. me desculpa..

    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    é, isso tudo eu já sabia... :)

    mas ninguém vende os benditos fets casados ou sabe quem vende?
    já construí 2 phase 90, mas agora estou sem tempo e dinheiro pra casar os danados e to querendo comprar já casado...

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    pelo que eu saiba não vendem casados não
    acho que no negócio do geofets tinha um jeito de olhar na loja como casar eles (ou tornar os valores mais próximos)
    desculpa se eu não to sendo muito claro mas é que eu não entendo nada de eletrônica mas lí sobre isso pois queria montar um phase 90 também.

    andyeffect
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Renato gomes
    eu tenho e posso vender a 20,00 o quarteto casado.

    Gabriel Hendrix
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mas ninguém vende os benditos fets casados ou sabe quem vende?

    Lembre-se, o que importa é o amor...

    kelson
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    andyeffect
    tah caro andy! hahahah abraços..

    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Gabriel Hendrix
    não dizem que amor não enche barriga? hehehehe

    Semyto
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    UP!

    Quem se Habilatar a fazer um PCB Pra galera o esquema ta ai.
    http://www.geofex.com/Article_Folders/fetmatch/fetmatch.htm

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a JFETs e Phase 90. quem!?