DPDT Eletrônico

Autor Mensagem
plautz
Veterano
# ago/04


Olá Pessoal,

Como a maioria que monta pedais aqui do forum eu também tenho dificuldade em achar a chave DPDT, mesmo morando no centro do Rio. As únicas que achei foram umas chaves de plástico meio vagabundas, vendidas por R$3,00.
Ha tempos estava pensando em como superar essa dificuldade com poucos componentes e agora acredito que cheguei ao ideal.
A lista de peças, para aqueles que desejam saber, é: um 4011 (ou 4001), um 4053, 3 Resistores (1 de 100R, 1 de 1K e 1 de 100K), um Capacitor Cerâmico (ou poliester) de .1uF (100 nf ou 104), um Led e uma chave de pressão normalmente aberta (tipo botão de campainha).
Já montei o protótipo numa proto board e funciona beleza. Estou desenvolvendo o lay-out do circuito impresso e assim que possível estarei disponibilizando uma página pro pessoal dar uma olhada.
O custo total do material, aqui no Rio, é de uns R$ 7,00.

Acredito que isso possa ajudar aqueles que tenham dificuldade como eu de encontrar a maldita DPDT.

Aproveitando, qual a chave usada no GT-2?

Abraços à todos.

Fernando Bello
Veterano
# ago/04
· votar


plautz
Tenho dois layouts prontos de chave 3pdt eletronica. Usando chave spst liga/desliga comum ou para chave momentanea. Se quizer eu lhe envio.

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


E ai Fernando, beleza?

Se for aqueles layouts que estão na página de um tal de Laurier (acho que é isso) agradeço mas não quero.
Já montei alguns cirtcuitos de lá e não funcionaram, por isso que deixei de me basear neles. Aliás, só me baseei nele pra ver o esquema de ligação das entradas / saídas no 4053.
O resto fiz de cabeça mesmo.
De qualquer forma valeu pelo post.

A propósito, e a respeito da chave do GT-2, sabe qual é?

Abraços.

mUrDoK
Veterano
# ago/04
· votar


Fernando Bello
plautz

Gostaria muito de ver esse equeminhas, vai ser uma mao-na-roda... onde posso ver?

valvulado81
Veterano
# ago/04
· votar


Fernando Bello
por favor, manda esse esquema pra mim se possivel
meu e mail eh flyingv68@bol.com.br
muito obrigado

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


Bom, coloquei os esquemas e placas aqui http://plautz.atspace.org/

Quem quiser (e tiver) esquemas testados e com funcionamento comprovado e quiser colocar lá é só avisar.

Abraços à todos

Zett RJ
Veterano
# ago/04
· votar


Não entendi como vc conecta as saidas para os jacks e as chaves!

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


Qual parte vc não entendeu?

Zett RJ
Veterano
# ago/04
· votar


por exeplo ! quando vc comenta que pos no lugar das saidas vc pois o simbolo do capacitor! dá prar vc montar um esquema a mão e scanear?

Zett RJ
Veterano
# ago/04
· votar


vou te mandar um e-mail com minhas duvidas no Layout!

Zett RJ
Veterano
# ago/04
· votar


te mandei um e-mail com a figura pedindo esplicações! obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


Conforme minha dica em outro ponto deste site, as chaves DPDT encontram-se na MusicWare, Rua do Ouvidor, n° 130 2° andar, Centro do RJ, a R$30. É o lugar mais barato do RJ.

plautz
Veterano
# ago/04 · Editado por: plautz
· votar


Fala Mauricio, Blz?

Olha só: R$30,00? Caro não?

Se levarmos em conta que essa eletrônica custa por volta de R$ 7,00 -> 2,50 (4053) + 1,20 (4011/4001) + 0,30 (tres resistores) + 0,45 (led) + 2,30 (chave de pressão) + 0,25 (capacitor), acho que se torna uma opção interessante, ficando a critério do montador / músico entre uma e outra, ok?
Além do que, esta não é uma DPDT e sim uma 3PDT.

Mas obrigado por visitar o post.

Abraços

mUrDoK
Veterano
# ago/04
· votar


plautz

Ai brother... tem como vc fazer uma dessas pra mim?, eu te pago? quebra essa?

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


Ai brother... tem como vc fazer uma dessas pra mim?, eu te pago? quebra essa?

Pode até ser, mas tô meio sem tempo pra fazer.
Aliás, de onde vc é? Pq tem que ver o lance do envio, pra não ficar muito caro.
Se tu puder esperar até semana q vem posso correr um pouco.
Abraços.

valvulado81
Veterano
# ago/04
· votar


plautz
cara, vc nao pode me mandar esse esquema? Por favor!
meu e mail eh flyingv68@bol.com.br
obrigado

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


valvulado81

Dá uma olhada na Seção 3PDT Eletrônico em http://plautz.atspace.org

Abraços

valvulado81
Veterano
# ago/04
· votar


plautz
valeu, obrigado!

valvulado81
Veterano
# ago/04
· votar


plautz
vc sabe quanto custa uma chave spdt igual aquela que tem no
http://plautz.atspace.org ?

plautz
Veterano
# ago/04 · Editado por: plautz
· votar


valvulado81

vc sabe quanto custa uma chave spdt igual aquela que tem no
http://plautz.atspace.org ?



Mano, a foto daquela chave eu catei na internet e, se não me falha a memória, custava US$ 0,80. Aqui no Rio eu comprei uma mais parruda por 2,50.

Mas você deve encontrar vários modelos com vários preços. Só esteja atento por que a chave tem que ser NORMALMENTE ABERTA.

Coloquei o desenho daquela chave no esquema de ligação pra mostrar como ligá-la ao circuito.

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


As chaves que são vendidas na MusicWare são DPDT. Chaves 3PDT só podem ser adquiridas no site da Hobbert, e custam US$ 16! A chave é cara mesmo, mas vale à pena, pois as chavinhas 2X2 com trava são frágeis, e a ligação é feita de forma diferente. Já fiz pedais com estas chaves e não ficaram bons. Quanto ao custo....Bem, um pedal MXR Dist+, ou um Fuzz Face, sai, na loja por algo em torno de R$500, portanto...

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quanto ao custo....Bem, um pedal MXR Dist+, ou um Fuzz Face, sai, na loja por algo em torno de R$500, portanto...

Fala Mauricio, blz?

Bom, foi o que disse anteriormente: acho que fica a critério da pessoa usar ou não.
Inclusive uns dias atrás abri um pedal da Ibanez de uma vizinha minha e ví que ele não usava dpdt e sim uma micro-chave de pressão (também normalmente aberta).
Não me foi possível ver o circuito de controle, mas se for me basear no funcionamento em sí, acredito que seja semelhante.
Ora, se a Ibanez, que tem pedais a venda no mercado (não tenho base pra afirmar se são bons ou não), usa este tipo de controle, por que nós não poderiamos usar?
Mas, volto a frisar, tudo a critério do montador.

Abraços e obrigado pelo post.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


É verdade. Mas eu tenho pedais da Ibanez (TS)e posso te garantir que, mais cedo ou mais tarde eles vão dar problema, Os da DOD também vivem "pifando".
As fábricas, ao contrário do que muita gente pensa, não fazem produtos para durar (como qualquer ramo da indústria no nosso mundo capitalista), principalmente coisas em que a gente pisa, muitos, por serem garotos, com muita força. Assim eu sempre recomendo que se usem chaves DPDT ao se construir um pedal, pois elas vão durar muito mais que as micro-chaves (não tem comparação!), Se vc for a qualquer site de fabricantes de pedais "de boutique" gringos, ou daqui, verá que eles só usam as DPDT ou 3PDT "Heavy Duty" (como se diz nos EUA).
Um abraço.

plautz
Veterano
# ago/04 · Editado por: plautz
· votar


Pô, legal isso.

Mas tendo em vista que o que dá problema é a parte mecânica do circuito (chave propriamente dita) então ficaria muito mais barato apenas trocar uma chave de pressão do que uma dptp (ou 3pdt) heavy duty, concorda?

Entenda que não estou querendo impor meu ponto de vista ou qualquer coisa do gênero.

Maneira a forma como se desenvolveu o post. Assim que aprendemos cada vez mais.

*** Editado ****

Acabei de Pensar em algo interessante:

Poderiamos então conjugar a eletrônica com uma chave SPST Pesada para acionar o 4053.
Vou dar uma olhada e ver o que faço, pois o que você falou me deu o que pensar.

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


Uma vez em SP ví um TS da Ibanez com uma chave DPDT "enfiada" nele!!!
Quanto à sua questão...Sinceramente não sei responder, pois simplesmente não uso mais micro-chaves ou 2X2 com trava, mas se o negócio é só manutenção...Bem, creio que vc está certo.
Um abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


É uma boa idéia, vá em frente e depois diga os resultados.
Fui à pagina que vc fez e achei o esquema muito inteligente e interessante. Tenho alguns destes "chips" em casa, mas achei mais simples e rápido usar as DPDT mesmo. Agora, para melhorar um Ibanes, Boss ou DOD a tua idéia é "tiro-e-queda". Parabens!

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


Ô, valeu.

Mas ainda to batalhando em umas outras coisas nesse mesmo esquema.
Funcionar ele funciona sem problemas, mas as vezes tenho oscilações no sinal (não sei se é por causa do CI que usei, mas tão chegando mais por ai, dai eu posso testar.)
Vou montar um outro e posto os resultados.

Abraços

valvulado81
Veterano
# ago/04
· votar


plautz
cara, fiquei des das seis e pouco da manha ateh agora desenhando um layout da sua chave 3PDT eletronica no tamanho certo pra impressao. Desenhei no paint, deu um trabalhao, mas ficou perfeito, igual aos do GGG porque eu fui pegando pedacos do layout do mxr distortion e cokando e medindo os tamanhos pra ficar legal. Me surpreendi com o resultado. Se voce quiser que eu te mande o arquivo do word (com apenas cento e poucos kbytes)
deixe poste seu e mail aqui.
Se alguem mais quiser, eh soh postar o e mail que eu mandarei com o maior prazer.
Esta pronto, bastaimprimir e ja vai sair do tamanho certo.
A noite eu vou entrar de novo aqui no forum pra ver se alguem
quis o layout.

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


Fala valvulado,

Manda o arquivo ai que disponibilizo lá na página mesmo, ok?

Só não tenho esse trabalho que você teve por que depois de criar o circuito na proto board, passar pro Eagle e criar a placa, fica um pouco cansativo, não acha? Por isso digo que o layout é sugerido, para servir como referência.

Pode mandar pra leonardo@airandinas.com.

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


Caros Plautz e Valvulado81.
Já deu para perceber que vcs são hábeis e não amadores como muitos aqui no fórum (sem fazer juízo de valor, ok!). Creio que vcs devem tb pensar no custo-benefício (incluindo a variável "tempo"), do uso de determinadas tecnologias (ou técnicas), pois nem sempre algo que é avançado tecnologicamente ou ,em princípio, mais barato é (ou seria) viável economicamente falando. Creio que todos nós, hobbystas ou profissas temos que ter isto em mente para que o sucesso de nossas empreitadas seja possivel. Veja bem, não estou querendo impor nenhum tipo de opinião, mas colocar mais dados à disposição para uma reflexão madura, séria e eficaz para todos.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a DPDT Eletrônico