DPDT Eletrônico

Autor Mensagem
plautz
Veterano
# ago/04
· votar


Isso aí que eu penso tb Mauricio.

As vezes o que é tecnologicamente mais avançado não necessariamente é o mais viável (ou rentável ou que dê melhores resultados) e vice-versa.
Quando me propus a fazer esse circuito, foi justamente por ter perdido um tempo enorme em busca da DPDT e não achá-la (só achei aquelas de plástico que são uma bomba, só servindo mesmo pra testes e mesmo assim muito mal).
Além do mais, como os integrados são fabricados pela Texas, fica ainda mais fácil fazê-la.
Tudo, em todos os campos, em meu modo de ver, depende de perseverança e criatividade, duas coisas que nós, Brasileiros, temos de sobra.
E quanto à eletrônica em sí, a tenho como hobby desde os 12 anos (tenho 30), e embora não tenha feito nenhum curso regular, estudei bastante por conta própria (não sei sua idade, mas quem lembra da DCE ou BeABá e Cia?).

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


É isso aí. Tenho 41, sou Prof. Universitário, Pai-de-família e nas horas vagas Luthier e baixista da banda EXPRESSO DA NOITE, e tb faço pedais!!! Ufa! Quase não dá tempo pra nada!
Podemos trocar boas experiências com isto. Por exemplo: Estou construindo pedais Fuzz Face (apelidado por meus amigos de "FuzzTola") aperfeiçoados com controle de tonalidade, resistor anti-pop, capacitores para redução do "ardido" e trimpot para "casamento" entre os transístores. Faço-os por encomenda e ficam bem legais, se vc quiser lhe envio o esquema (que é relativamente simples). Tenho tb um "MiniFuzz" baseado no design do Bass Fuzz (site Runoffgroove), mas com componentes diversos e mais saída. Estou iniciando experiências com um booster p/ guitarras baseado no LPB-2, exclusivo para solos.
Um abraço.

plautz
Veterano
# ago/04 · Editado por: plautz
· votar


Legal.

Podendo manda os esquemas para leonardo@airandinas.com.
Eu tb quase não tenho tempo. Trabalho atualmente como programador / técnico de micro, o que consome quase todo o tempo que posso imaginar ter.
Hoje vou na Republica do Libano comprar as peças pra montar o Ross Compressor (o que você acha dele?) e o GT-2.
Olha, apesar de tanto tempo de eletrônica, ainda não fico muito à vontade em fazer modificações MUITO profundas em circuitos. Mas na medida do possível dou minhas mexidas.

A propósito: quais caixas você usa (e onde as compra)?

Se tiver icq ou msn anota os meus ai: 19494978 e leonardo_chocron@hotmail.com.

[]´s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


Vou ver se consigo "escanear" os esquemas e mando assim que puder.
O Ross é quase igual ao MXR Dynacomp, e é chatinho de fazer!!
Já cheguei à conclusão (junto com amigos guitarristas) que compressores não servem para muita coisa; servem mais para o baixo (eu uso uma pedaleira composta de um FuzzTola otimizado p/ baixo, um Boss Limiter/Enchancer, um flanger e um chorus). Por isto optei por fazer um booster, que um guitarrista pode usar na hora de solar "empurrando" o som p/ frente.
Estou fazendo caixas metálicas com laterais em madeira confeccionadas por uma fábrica lá em Tribobó (!!!), são baratas, pesadas e bem pintadas ou cromadas ficam legais. Vc pode desenhar uma e pedir para um torneiro mecânico fazê-la. Também usei muito aquelas patolas de plástico preto injetado + ou - do tamanho de um MXR, mas a base (tampa de baixo) eu troco por uma chapa de ferro tb cortada por um torneiro (1,5mm de espessura)que serve como reforço, base pesada e aterramento, pode-se colocar pézinhos ou uma borracha para não escorregar.
Não tenho ICQ, mas meu e-mail é mlbertola@hotmail.com
Abraços.

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


As caixas patola eu tb usei em duas distorções que fiz (Um TS9 e o obsidian que tá la minha página) só que chiam feito o cão.
Tb tinha pensado em pedir pra um torneiro fazer, mas acho que na verdade vou partir pra outro ataque (aquele lance que um membro do forum falou sobre caixas de "conduletes".).
A questão do compressor realmente não entendo (até pq to fora do meio musical a mais de 10 anos), mas não custa nada montar. Se não der certo reaproveito as peças.
Bem, vamos ver o que vai dar esses pedais que vou montar.
Já te adicionei no meu msn.

[]´s

valvulado81
Veterano
# ago/04
· votar


plautz
ja te mandei o layout, depois voce diz o que achou, falow?

valvulado81
Veterano
# ago/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, valeu por dizer que sou habil, mas a verdade eh que eu estou comecando a aprender sobre essas coisas e o desenho que eu fiz foi baseado em um layout do GGG. O merito mesmo eh todo do plautz. Ele sim fez algo muito bom! Mas muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


Ô valvulado, é por aí mesmo. Não existe ciência que surja "do nada", mas de uma série de esforços em comum. E eu sei bem disto pois é minha profissão.
Plautz, não gosto destas "conduletes", pois são grandes, feias e com furos, afinal foram projetadas para circuitos elétricos e para servir de "caixa de passagem". Recomendo que vc use caixas metálicas dobradas em uma metalúrgica pois vão dar uma aperência bem profissa em seus pedais.
Abç

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


valvulado81

Parabéns cara. O layout tá demais.
Quando ví seu arquivo me deparei com duas coisas:

1ª) A excelência do seu trabalho; e
2ª) Que realmente cometi um pequeno erro (que também está no obsidian): é que eu faço as placas utilizando aquele método do ferro de passar roupa, então pra mim o desenho que está no site está perfeito, pois quando imprimo no papel ele sai daquela maneira, mas DEPOIS que transfiro, boto a placa pra corroer e a viro, ela está correta. Então tinha me esquecido de espelhar a placa pra quem usa outros métodos que não esse.

Agradeço de coração teu trabalho. Vou dar uns pitacos no próprio documento e te mando de volta pra vc analisar. Se tu der o sinal verde disponibilizo ele na página, ok?

O teu trabalho veio complementar o que eu fiz como uma luva. Mais uma vez, obrigado.

Mauricio

Pois é.

Acabei de chegar de uma loja aonde vendiam essas caixas e ao olhar não ví nem chance de serem utilizadas, mas um dos lojistas disse que aqui perto tem uma loja que é especializada em caixas de metal e amanhã vou dar uma passada lá.

[]´s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


Falou! Se as caixas forem boas, de bom tamanho, sem furos, etc. Me diga onde é, ok!
Abç.
P.S.: à propósito, uso aquelas placas universais com trilhas paralelas, ou sem trilhas, pois nunca consegui fazer uma placa direito eh, eh, eh..

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


Bom, pelo que pude perceber vc é daqui do Rio, não?

Me manda um email que talvez a gente possa resolver esse seu problema com placas.
Faço placa acho que desde 87, então podemos trocar umas idéias.
Já te adianto que não gosto muito das placas universais por que das duas uma: ou você queima a mufa pra disponibilizar os componentes com um mínimo de ficação, ou usa uma porrada de fio...
Achando as caixas e sendo legais te aviso sim.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


Sou do Rio sim, meu e-mail é mlbertola@hotmail.com ou mlbertola@ig.com.br.
Vc tem toda a razão quanto às placas, mas acontece que nunca aprendi a fazê-las direito, assim acabo por usar o "método lusitano"... Não se pode ganhar todas, né!
Abç

garota super poderosa
Veterano
# ago/04
· votar


plautz
te mandei um e mail. Nao vejo a hora de voce colocar o layout
no site. Muito obrigado pelos elogios e por ter gostado do layout.
Eu empolguei e fiz tambem a mesma coisa com um layout do millenium bypass, se voce ou alguem tiver interesse, eu mando, tambem achei bem legal.
Sobre usar uma chave SPDT Heavy Duty, o que voce acha de usar uma sem trava? (nao sei se existe e se eh facil ou dificil encontrar, caso exista). Ela tem quatro terminais, e se usar so dois? caso nao tenha sem trava, a gente poderia tentar tirar a trava de uma normal.
O que voce acha?

valvulado81
Veterano
# ago/04
· votar


plautz
Nao repara nesse nick ai de cima porque ele eh o nick da minha noiva. Ela tava no forum na hora e pedi pra ela deixar eu postar essa mensagem ai de cima para voce.
Flws!

plautz
Veterano
# ago/04 · Editado por: plautz
· votar


Sem galho valvulado (abraços respeitosos à sua noiva).

Recebi seu email agora (02:40 da manhã, tava na casa de um amigo meu promovendo uma "festa culinária").

Conforme te expliquei no mail assim que der posto no site.

Não entendi muito bem a questão do SPDT heavy (sem trava). Pra isso o circuito em questão foi desenvolvido. Usa-se uma SPST Heavy SEM trava para fazer o chaveamento.

Estive bolando com meus dois neurônios (depois do papo com o Mauricio) uma maneira de se usar a SPDT heavy COM trava. Dessa forma o circuito ficaria ainda menor, pois só usaria o 4053.

Pode mandar o layout do millenium pra eu ver (embora não tenha entendido muito daquele troço, até pq nos meus dois pedais que montei até hoje consegui colocar by pass com led indicador ao mesmo tempo).

Acho que to com sono e a festa ta pegando um pouco.

Deixa msg aqui que amanhã assim que acordar (tradução: QUANDO acordar, hehehe) dou uma olhada.

Abraços Sinceros!

Leonardo Plautz Chocron

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


Agora que eu ví a hora.

Ê mundo notívago....

Fernando Bello
Veterano
# ago/04
· votar


plautz
Não sei se já te falei isso, mas eu tenho os dois layouts prontos em format pdf, prontos pra imprimir, dos circuitos de chave eletronica, com chave spdt e com chave spst, se quizer eu mando. nandobello2003@hotmail.
Tenho outros esquemas que es fiz em pdf. Se vc tiver algum esquema eu passo em pdf, pra ficar no formato universal para imprimir no tamanho correto para a placa.

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


Fala Fernando, blz?

Manda os esquemas ai pra leonardo@airandinas.com.

Cara, além desse obsidian que tá lá só o da chave que eu desenvolvi o layout, sendo que os outros usei os próprios pdf´s disponibilizados pelos autores.

Ja imaginei o esquema de usar uma spst com trava pesada mais o 4053. Entao vou poder comparar com o teu pra ver se é o mesmo princípio.
Qualquer coisa entra em contato.

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


Oi Pessoal,
O Millenium by-pass é muito útil, o problema é encontrar o JFET que ele contém. Estou procurando à semanas e não acho em lugar nenhum.
Plutz, como foi que vc conseguiu colocar LED no circuito? Será que não aumenta violentamente o dreno de energia, ou muda o som?
Cara, os esquemas de meus pedais vão ter que ficar para depois, ou podem ser enviados via correio mesmo, pois o scanner daqui de casa não está funcionando!!!!(pior, ele é de meu irmão!!!).
Abç

Fernando Bello
Veterano
# ago/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu estou usando uma chave DPDT com um relé de contato DPDT. Metade da chave aciona a bobina do relé, metade acende o led. a chave mais o relé sai por uns 12,00, mais barato que a porra da 3PDT.

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


Mauricio,

Dá uma olhada em http://plautz.atspace.org/dpdtled.jpg.
Não sei se é a melhor opção (usei essa maneira quando fiz esses dois pedais, ha quase dois anos).

Agora que voltei a ativa na montagem vou passar a usar a eletrônica.

Abraços

Passoka
Veterano
# ago/04
· votar


cara, só uma dica. essas chaves digitais sempre tem uma certa resistência. Algo em torno de 300 ohms. O que já mata um pouco do sinal.

Coloca um buffer de entrada e saida que resolve.

Zett RJ
Veterano
# ago/04
· votar


Alguem sabe Onde encontro estes CI deste DPDT eletronico! (Alguem do Rio de Janeiro)!

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


Passoka

Não entendi muito bem a questão de colocar buffer na E/S. Pode explicar melhor?

Abraços.

Zett RJ

Pra que comprar esses CI´s?

Vai la na Texas e pede!

Chegou hoje minha terceira encomenda e nela estão esses CI´s.

O código deles na Texas é CD4053BE e CD4011BE.

Mas se MESMO ASSIM você quiser comprar, qualquer loja na Rua República do Líbano tem.

Abraços.

Passoka
Veterano
# ago/04
· votar


coloca um amp-op com ganho 1 na entrada, antes da chave. E outro na saida tbm com ganho 1.

A impedância do amp op é altissima na entrada e baixa na saida, logo, vc vai ter muito menos perda de sinal

karazu
Veterano
# ago/04
· votar


Fernando Bello
me passa esses dois esquemas que se tem em pdf da chave eletronica ae, rsmdm85@yahoo.com ,um abraço,valew

plautz
ae eu tambem so do rio e sei onde vende as chaves do gt-2 por 4 reais, me pssa teu icq pra gente troca umas ideis sobre componente ai, que ta meio brabo de eu achar tudo que eu preciso sozinho

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


Olá pessoal,
Acabei de voltar do ensaio de minha banda, o EXPRESSO DA NOITE.
Fernando. Quando vc faz este tipo de ligação ela vira SPDT, portanto perde sinal.
O Passoka tá certo, por isto tem q colocar o buffer. Tenho vários aqui em casa, com um diskete explicativo, mas não entendi bem, portanto nem mexi nos pedais sem "real by-pass" q tenho (Ibanez TS-5, DOD FX-20B stereo phaser e Dan-echo, e alguns Boss), porém um amigo fez e deu "chiado".
Tem uma coisa q gostaria de falar, q é sobre a perda de sinal. Quanto mais coisas colocamos entre a fonte (guitarra/baixo, no caso), e o amp, maior a perda e a modificação do mesmo. Só quem já tocou com uma Les Paul plugada direto num Twin Reverb, ou num Jazz Bass direto num Ampeg saberá o q estou falando. Não quero ser purista, mas sempre devemos pensar nisto (eu mesmo uso uma "pedaleira" com 5 pedais), ademais existe o problema de "casamento" entre os pedais - caso clássico do Fuzz Face depois do Wah - não dá certo. Por isto, quando penso em pedal, penso em "true by-pass", e o circuito mais simples possível.
Abç

plautz
Veterano
# ago/04 · Editado por: plautz
· votar


Karazu

Podendo ma passar VALEU pela dica da chave.

Meu icq é 19494978 (Senna)

Deixa a lá no icq que se der amanha dou um pulo lá pra comprar. So faltam elas mesmo.

Qualquer coisa é so pedir que estamos ai.

Abraços

plautz
Veterano
# ago/04
· votar


Karazu

Ô mano entra em contato lá no icq (19494978).

Você sumiu...

[]´s

Fernando Bello
Veterano
# ago/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não, o sinal não passa pela chave, só pelos contatos do relé. A cheve é só pra alimentar a bobina do relé e o led.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a DPDT Eletrônico