Pré amplificador - Dúvida

    Autor Mensagem
    bru_al
    Veterano
    # ago/04


    Ea ai Galera Blz...

    Eu estou projetando um pré-amplicador e tenho algumas dúvidas, porém antes de tudo as características do pré são:

    - Equalizador gráfico de 7 bandas por canal (stereo)
    - Controle de Volume
    - Vu indicador de pico

    As minhas dúvidas são as seguintes:

    - Qual o melhor o melhor amplificador operacional para eu utilizar na parte do Ganho?
    - Qual seria o melhor ganho, sabendo que irei utilizar o equipamento entre a mesa de som e o amplificador?
    - É interessante eu colocar um buffer na entrada?
    - Num pré-amplificador o ganho deve ser fixo ou variado?
    - O controle de volume é feito ajustando o ganho ou um potenciometro na saida?

    Por favor me ajudem, pois faltam apenas essas dúvidas para eu começar a colocar a mão na massa... Esse projeto pode ser interssante para várias pessoas deste forum...

    Valew galera...

    MSchmidt
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Cara! Acho melhor vc colocar este tópico no fórum de amplificadores. Lá tem mais gente prá te ajudar.

    []'s

    Marisco
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: Marisco
    · votar


    bru_al
    Vou tentar ajudar em alguma coisa

    - É interessante eu colocar um buffer na entrada?
    depende do que tem na tua entrada... Se o 1º estágio de amplificação tiver impedância de entrada elevada, não precisa usar o buffer.

    - O controle de volume é feito ajustando o ganho ou um potenciometro na saida?
    eu acho mais interessante usar um aplificador com um potênciometro logarítmico na realimentação... daí esse amplificador já funciona como buffer para a saída e controla o volume com mais precisão do que apenas o pot...

    kaskudo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    bru_al
    - Qual o melhor o melhor amplificador operacional para eu utilizar na parte do Ganho?


    eu recomendo o tl074, são 4 operacionais jfet. muito usado em mesas de som de qualidade.

    - Qual seria o melhor ganho, sabendo que irei utilizar o equipamento entre a mesa de som e o amplificador?


    entre 6 e 12 db (+ e -)está ótimo. lembrando que os amplificadores tem sensibilidade entre 0,75 e 1 volt (0dbu)

    - É interessante eu colocar um buffer na entrada?


    sempre, e um capacitor de desacoplamento dc

    - Num pré-amplificador o ganho deve ser fixo ou variado?


    o ideal é variado, de -12 a +12 db

    - O controle de volume é feito ajustando o ganho ou um potenciometro na saida?


    volume é uma coisa, ganho é outra. o ganho interfare na sensibilidade do circuito. o volume interfere na sensibilidade do circuito seguinte. o bom é ter os dois!

    bru_al
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: bru_al
    · votar


    kaskudo

    Valeu cara...

    Agora so falta eu colocar a mão na massa...

    Outra coisa, vc saberia me dizer como calculo os db's ou se tem alguma relação com tensão?

    bru_al
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Ae galera...

    Testei hoje o primeiro canal do meu equalizador gráfico, e tive uma supresa do caralho, o bagulho ficou bom mesmo!!! Ótimas respostas nas frequencias graves médias e agudas (freq: 31Hz, 125Hz, 500Hz, 1 kHz, 4 kHz, 8 kHz e 16 kHz). Porém ainda falta adicionar um buffer na entrada, o controle de volume e o VU.

    Por falar em VU, alguém sabe como eu calibro um VU Meter?

    kaskudo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    bru_al

    0db=1volt pp(pico a pico)

    bru_al
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    kaskudo

    Cara entra nesse link e ve se eu posso melhorar alguma coisa nas partes relacionadas a ganho, buffer e controle de volum

    http://paginas.terra.com.br/arte/sementedaterra/equ.gif

    Valeu...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pré amplificador - Dúvida