Autor |
Mensagem |
bru_al Veterano |
# ago/04
Ea ai Galera Blz...
Eu estou projetando um pré-amplicador e tenho algumas dúvidas, porém antes de tudo as características do pré são:
- Equalizador gráfico de 7 bandas por canal (stereo)
- Controle de Volume
- Vu indicador de pico
As minhas dúvidas são as seguintes:
- Qual o melhor o melhor amplificador operacional para eu utilizar na parte do Ganho?
- Qual seria o melhor ganho, sabendo que irei utilizar o equipamento entre a mesa de som e o amplificador?
- É interessante eu colocar um buffer na entrada?
- Num pré-amplificador o ganho deve ser fixo ou variado?
- O controle de volume é feito ajustando o ganho ou um potenciometro na saida?
Por favor me ajudem, pois faltam apenas essas dúvidas para eu começar a colocar a mão na massa... Esse projeto pode ser interssante para várias pessoas deste forum...
Valew galera...
|
MSchmidt Veterano |
# ago/04
· votar
Cara! Acho melhor vc colocar este tópico no fórum de amplificadores. Lá tem mais gente prá te ajudar.
[]'s
|
Marisco Veterano |
# ago/04 · Editado por: Marisco
· votar
bru_al
Vou tentar ajudar em alguma coisa
depende do que tem na tua entrada... Se o 1º estágio de amplificação tiver impedância de entrada elevada, não precisa usar o buffer.
eu acho mais interessante usar um aplificador com um potênciometro logarítmico na realimentação... daí esse amplificador já funciona como buffer para a saída e controla o volume com mais precisão do que apenas o pot...
|
kaskudo Veterano |
# ago/04
· votar
bru_al
- Qual o melhor o melhor amplificador operacional para eu utilizar na parte do Ganho?
eu recomendo o tl074, são 4 operacionais jfet. muito usado em mesas de som de qualidade.
- Qual seria o melhor ganho, sabendo que irei utilizar o equipamento entre a mesa de som e o amplificador?
entre 6 e 12 db (+ e -)está ótimo. lembrando que os amplificadores tem sensibilidade entre 0,75 e 1 volt (0dbu)
sempre, e um capacitor de desacoplamento dc
- Num pré-amplificador o ganho deve ser fixo ou variado?
o ideal é variado, de -12 a +12 db
volume é uma coisa, ganho é outra. o ganho interfare na sensibilidade do circuito. o volume interfere na sensibilidade do circuito seguinte. o bom é ter os dois!
|
bru_al Veterano |
# ago/04 · Editado por: bru_al
· votar
kaskudo
Valeu cara...
Agora so falta eu colocar a mão na massa...
Outra coisa, vc saberia me dizer como calculo os db's ou se tem alguma relação com tensão?
|
bru_al Veterano |
# ago/04
· votar
Ae galera...
Testei hoje o primeiro canal do meu equalizador gráfico, e tive uma supresa do caralho, o bagulho ficou bom mesmo!!! Ótimas respostas nas frequencias graves médias e agudas (freq: 31Hz, 125Hz, 500Hz, 1 kHz, 4 kHz, 8 kHz e 16 kHz). Porém ainda falta adicionar um buffer na entrada, o controle de volume e o VU.
Por falar em VU, alguém sabe como eu calibro um VU Meter?
|
kaskudo Veterano |
# ago/04
· votar
bru_al
0db=1volt pp(pico a pico)
|
bru_al Veterano |
# ago/04
· votar
kaskudo
Cara entra nesse link e ve se eu posso melhorar alguma coisa nas partes relacionadas a ganho, buffer e controle de volum
http://paginas.terra.com.br/arte/sementedaterra/equ.gif
Valeu...
|