Confecção - Placa de Circuito

Autor Mensagem
cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


kaskudo
aquelas furadeiras pequenas? uso uma super hobby da balck e decker!!!! aquelas marron do tempo do onça........acho que fiz uns quinhentos furos numa placa grande que fiz.... depois disso não dava nem pra tocar uma no banheiro!!!!! hehe....

kaskudo
Veterano
# mai/04
· votar


cacildo poncio
é, daquelas que se compra em lojas de eletrônica... funciona com 12 volts, 9000 rpm, usa broca de dentista ou de joalheiro. e tem 12645739302,5 utilidades! e é até barata +- 30,00.

Adonai
Veterano
# mai/04
· votar


Eae galera achei um tutorial bem massa pra confeccionar as placas de circuito ae vai:http://www.eletronica.org/modules.php?name=News&file=print&sid=61
Valew

FeRnAnDo_Z
Veterano
# mai/04
· votar


qual o modelo das transparências que vocês usaram? Eu jah testei com papel polyester e não havia dado certo, comprei mais ontem e vou tentar imprimir em uma impressora a laser, fotocópia naum deu legal.

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


FeRnAnDo_Z
eu não sei qual foi a minha, estava sem embalagem

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# mai/04
· votar


Pessoal tenho uma pergunta a fazer: esses métodos de confecção (papel poliéster, fotográfico, bla bla bla) eh apenas para evitar desenhar as trilhas manualmente com uma caneta retro projetor?????!!!!!! pq assim facilita o processo?

silvio_rp
Veterano
# mai/04
· votar


eu uso um furador de placa mesmo ... nunca errei um furo com ele ... eh pratico e barato ... mas só serve pra furar placa mesmo ehehhe

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# mai/04
· votar


alguem me responde pessoal!

silvio_rp
Veterano
# mai/04
· votar


Marcelo Vitor Paiva
eh isso mesmo, Marcelo .. tem circuitos q sao meio complicados pra desenhar na mao ... claro q nada eh impossivel mas esses metodos tornam o negocio menos cansativo e mais garantido.

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# mai/04
· votar


silvio_rp

Poxa mais com qualquer papel de plastico transparente vc pode obter os mesmos resultados apenas prendendo o papel no monitor do computador e copiando as trilhas da placa (deixando ela em tamanho real logico!) com caneta retro projetor......eu fiz isso com o circuito millenium 2 e passei o ferro de passar depois.....depois foi só fazer a corrosão e ficou mto bom o resultado.....sem precisar de papel poliester impressora e o caralho...

silvio_rp
Veterano
# mai/04
· votar


o meu monitor nao eh de tela plana e acho q isso causaria um pouco de desvio no tamanho .. mas de qualquer forma eh uma boa tb... vou tentar depois !!

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# mai/04
· votar


silvio_rp

Blz tenta aiii pq eh bom esse metodo e naum precisa gastar nada!

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


Marcelo Vitor Paiva
boa idéia, essa, o plastico pode ser aqueles de feira?

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# mai/04
· votar


cacildo poncio

Sim eu acho que serve sim! eu utilizei aqueles plasticos pra guardar papel em pastas....e ficou mto bom....mais dependendo do plastico vc tem que esperar secar e dar uns retoques com a caneta antes de fixar a trilha na placa...

silvio_rp
Veterano
# mai/04
· votar


Marcelo Vitor Paiva
esse plastico q vc fala eh aquele de pasta de cifras por exemplo ?? tenho um monte aqui ..!!! Seu monitor eh de tela plana?? pq acho q vou diminuir um pouco do tamanho real pra compensar a inclinação da tela do monitor...

SuperGeo
Veterano
# mai/04
· votar


Marcelo Vitor Paiva
até que a sua ideia é legal, mas eu prefiro pagar R$0,84 com xerox e a transparencia doq fica desenhando na tela do monitor

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# mai/04
· votar


SuperGeo

ok cada um com os seus metodos, eu prefiro naum pagar nada e ter os mesmos resultados

silvio_rp

Sim kra este mesmo.......mais antes de fazer a copia limpe bem o plastico......o fato do monitor ser de tela plana ou não naum vai influenciar mto, apenas pegue um circuito (serve um soquete de ic) e cheque se o tamanho da placa esta de acordo

Adonai
Veterano
# mai/04
· votar


Gostaria de saber: como vcs fazem a corrosao?

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# mai/04
· votar


Adonai

Compre percloreto de ferro pra fazer a corrosão...despeje um pouco em um potinho de plastico (de plastico!!!), jogue a plaquinha la......aguarde um pouco e retire ela...o tempo que vc deve deixar ela varia mto..

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# mai/04
· votar


Adonai

Tem tb o percloreto em pó, mais dessa parada eu nunca usei....ai vc que tem que preparar a solução...

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


Adonai
tem soluções prontas, vem em garrafas, e em pó para você diluir...dentro vem instruções como diluir, posso adiantar um pouco sobre isso....

os nomes pode ser: cloreto férrico, percloreto de ferro, e tem mais.....

o líquido, eu particularmente não gosto de usar, desconfio do teor de misturas......

para ultilizar o pó, deve separar duas partes de água para uma de cloreto. e sempre colocar o percloreto na água ao invés de água no percloreto, pois no processo de mistura, provoca uma reação que desprende muita caloria, mesmo o pó sendo colocado na água, mas em proporção menor.

feito isto, (use luvas em todo processo e tome cuidado para não manchar nada)

coloque a placa de preferência com o lado cobreado para baixo, e fique agitando de vez em quando.

você poderá guardar a solução para próxima corrosão, a cada corrosão ele se satura, o meu já está nas ultimas, tenho quase que ferver o danado para corrosão!!!!!!!!

a vasilha para corrosão é importante também, nunca use de metais, madeira ou cerâmica sem tratamento, escolha plasticos e vidros (tome cuidado de não usar tuperware, ou pratos da mãe, além de envenar a família, vai tomar um tremendo esporro da mãe)!!!!!!

bem, é isso, tem outros posts com dicas também, se esqueci algo postem ai pessoal.

abraço,

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


Marcelo Vitor Paiva
desculpe atropelar....mens. longa.....

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# mai/04
· votar


cacildo poncio

huahauhuahuaha blz cara foi mto boa sua explicação!! até eu li!! :)

Adonai
Veterano
# mai/04
· votar


Eu escrevi esse post justamente porque tem uns cara que usam esse tal de po e eu n sabia como funcionava valew

Adonai
Veterano
# mai/04
· votar


Ah mais uma coisa n existe "percloreto de ferro" ou eh ferrico(+2) ou eh ferroso(+3) mas como vcs me ajudaram eu do uma folga. hehehehheheheh. :)

silvio_rp
Veterano
# mai/04
· votar


pode ser usado tb Percloreto de Ferro 2 ou Percloreto de Ferro 3 nao tem mais isso, essas regras ja estao flexibilizadas.

danielgood
Veterano
# mai/04
· votar


depois que passar da transparencia para placa é só corroer né?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mai/04
· votar


danielgood
isso ae..... só confere se saiu certinho tudo e não precisa de uns retoques.....

Fernando Bello
Veterano
# mai/04
· votar


Ae galera. Vou ser um cara legal e desvendar o segredo final sobre placa de circuito impresso barata e eficaz. Chega de queimarem os dedos com ferro.
Pegue os arquivos do tonepad, por exemplo.
destrave os arquivos com um programa simples chamado Advanced PDF Password Recoveri Pro. No Corel Draw abra em arquivos, importar. Importe o arquivo para o carel draw e exporte como tiff. Faça isso com todos os layouts que vc quizer. Depois abra o Corel Trace. Abra o arquivo .tif, inverta o imagem (espelho). O layout da placa vai ficar certo e todo o resto ao contrário. Selecione o layout e clique em aplicar com a resolução máxima. Salve o arquivo. Faça isso com todos os layouts que vc quizer. Abra o Corel novamente, um arquivo novo e importe todos os layouts já vetorizados. Monte a página de acordo com o que vc quer. Imprima com boa qualidade numa folha de papel vegetal. Faça uma tela de silk-screen (vc paga uns R$ 15,00 para fazer se vc não souber) e pronto. É só passar para a placa e derreter. Quantas vezes quizer.

CaCo_
Veterano
# mai/04
· votar


explica melhor como funciona esse silk screen ae por favor
q tinha e usada nele

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Confecção - Placa de Circuito