Confecção - Placa de Circuito

Autor Mensagem
Amador Gonçalves Neto
Veterano
# mai/04


Amigos, experientes que ja fizeram alguns pedais...
Por favor, gostaria que colocassem a disposição de todos, os métodos para transferir o Layout para uma Placa de Circuito.
E por favor se puderem me explicar sobre o Easy'N Peel Blue:
http://www.tonepad.com/photoessay.asp?photoEssayID=10&sequenceNo=1
e se há algo parecido para se comprar no Brasil. Valeu!

Amador Gonçalves Neto
Veterano
# mai/04
· votar


meu msn é guitarragospel@hotmail.com

mingauzera
Veterano
# mai/04
· votar


te adicionei, sou o julio

FeRnAnDo_Z
Veterano
# mai/04
· votar


mingauzera
me adiciona tmb.
fernandostock@hotmail.com

rodrigo nienkoetter
Veterano
# mai/04
· votar


eu adicionei os 2 sou o crazy dick

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


pessoal

olhei alguns tópicos de dúvidas (na verdade vários) sobre confecção de placas de ci.

este final de semana resolvi fazer uma tentativa, e me surpreendi com os resultados, ao todo seis placas, sem problemas, e esforço.

segui algumas dicas do fórum, outras eu fui adapdando. vou explicar +/- como fiz:

primeiro selecionei o lay-out das placas, todos os arquivos em pdf do tonepad são travados para edição em programas como photoshop, ou seja, voce terá que imprimir toda pagina para usar só o lay-out da placa. a maneira que encontrei para driblar isto, foi fazendo um "print screen", e colando posteriormente no photoshop (quem tiver interesse posso explicar passo-a-passo também). com esta "técnica" voce poderá tirar nomes que tem na placa e colocar o seu por exemplo.

esparelhei todas as placas em um doc a4, usei transparência para retroprojetor, esta transparência tem dois lados (óbvio)hehe!!, um lado tem um acabamento meio fosco, este lado é para impressão, usei este lado. o outro lado é liso, com impressora à jato, a tinta não adere.
toner de laser, não sei se adere, acho que sim, outra hora faço o teste.

configurei a impressão para "melhor qualidade", dependendo da impressora pode estar escrito "qualidade foto", lembre-se, a impressão terá de ser feita em impressora à laser.

com a folha já impressa, tomei o cuidado de não encostar no lado impresso, para não sujar e também não engurdurar, dando problemas na hora da corrosão.

a escolha da placa é importante, dê preferencia a placas bem planas sem riscos (onde tem risco/ imperfeição, o toner não adere)

corte a placa do tam. desejado e jornal(dobre o jornal de modo que fique de 10 à 15 camadas e corte no tamanho da placa)

limpe bem a placa com o bom e velho "bom-brill", até ficar bem brilhante, ****depois não à toque em hipótese alguma*****
no tonepad mostra que depois de "dar o brilho" tem que lavar a placa, eu não recomendo, neste processo pode acontecer o contrário, usei um guarnapo para tirar o pó da placa, (em uma, não me preocupei tanto e o toner não aderiu onde tinha poeira)

usei um pedaço de madeira de 20mm como apoio, é importante ser bem plana, veja como ficou as camadas:


|--------------------ferro de passar-------------------|
|------------------------------------------------------|
........................................................
|------------------------placa-------------------------|
|------------------cobreado para baixo-----------------|
........................................................
|-------------------impresso pra cima------------------|
|----------------------transparência-------------------|
........................................................
|-------------------------jornal-----------------------|
|------------------------------------------------------|
........................................................
|-------------------------madeira----------------------|
|------------------------------------------------------|
|------------------------------------------------------|
se o desenho sair direito, desconsidere os pontos "..."

o ferro coloquei na temp. máxima, quando ele desligou, coloquei em cima da placa e deixei por cinco minutos.

coloquei a placa junto com a transparência no chão (para resfriar mais rápido) ****só retire a tranparência quando estiver fria******

retirei a transparência (com cuidado) e corrigi algumas falhas (bem poucas por sinal) com caneta para c.i.

depois fiz a corrosão,

creio que nesta etapa de corrosão não tem segredos.

após várias tentativas frustradas de retirar o toner impregnado na placa, resolvi passar o "bom-brill", os amigos que fizeram, como retiraram?

espero ter ajudado,

abraços,

kaskudo
Veterano
# mai/04 · Editado por: kaskudo
· votar


cacildo poncio
vc deixou o ferro desligado sobre a placa?

o toner eu tirei com assolan (dylon). depois bati verniz spray.

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


kaskudo
isso, ferro desligado,

assolan dylon? voce quis dizer nylon?

também, passei o verniz próprio para ci.

kaskudo
Veterano
# mai/04
· votar


cacildo poncio
é dylon mesmo, por causa da música do felipe dylon (blagh!!) que toca na propaganda :)

que por sinal é bem melhor do que com ele...

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


kaskudo
ahh tahhh.....usa o lado abrasivo?

voce se lembra da primeira propaganda da assolan? com aquela loira boazuda!!!!! uhhhhhh!!!!!! não consigo tirar da minha cabeça........agora que voce me lembrou......

abraço,

kaskudo
Veterano
# mai/04
· votar


cacildo poncio
nÃo é a esponja nÃo, é a palha de aço mesmo...

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


kaskudo
ahhh sim,
é aquela mais grossa mais abrasiva ou a menos abrasiva?

tem diferença entre as duas, a mais abrasiva fará mais imperfeiçoes na placa do que a outra....

kaskudo
Veterano
# mai/04
· votar


cacildo poncio
é a semelhante ao bombril mesmo. passo ela sob agua corrente, fica menos abrasiva. tbem uso luvas de borracha, acaba com o problema das digitais, elas podem incrimina-lo num processo por pirataria... rsrsrsrs!

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


kaskudo
acaba com o problema das digitais, elas podem incrimina-lo num processo por pirataria...

hehe...!!!!

bissinhu
Veterano
# mai/04
· votar


cacildo poncio
vc imprime na jato de tinta?

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


bissinhu
na laser, configurado para impressão de melhor qualidade....

Marcelo Rodrigues
Veterano
# mai/04
· votar


Eu imprimi o layout do sansamp em uma transparencia (deu pra colocar quatro). Depois, recortei um pouco maior que a placa, dobrei as abas para traz e prendi com fita crepe. coloquei o lado cobreado para cima, pus uma folha de papel oficio em cima e passei o ferro. Depois, foi sõ deixar esfriar ( coloquei um pouco no freezer, mas sem deixar ficar gelada) e, quando tirei cuidadosamente a transp, o desenho estava todo la, sem falhas. Fiz duas placas que ficaram otimas. Usei transparencias finas, imprimindo do lado liso.

e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
cacildo poncio

Amador Gonçalves Neto
Veterano
# mai/04
· votar


Que transparencia? De plastico?

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


Marcelo Rodrigues
beleza, vou fazer o teste imprimindo do lado liso....

mas, não precisava ser tão drástico em transformar a placa num picolé!!!! hehe....

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


Amador Gonçalves Neto
usada para retroprojetor.....

SuperGeo
Veterano
# mai/04
· votar


aeuhauehaue o cara boto no freezer

Amador Gonçalves Neto
Veterano
# mai/04
· votar


me diz ai brother... é transparencia de plastico? Pô vai queimar, não vai? E a tal de papel não encontro em minha cidade, pode ser outro tipo de papel?

Valeu!!!!

bru_al
Veterano
# mai/04
· votar


Amador Gonçalves Neto

Dizem que com papel fotográfico (gloss paper) dá também um ótimo resultado...

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


Amador Gonçalves Neto
não queima não, é só colocar em camadas como mostrei na figura improvisada

bru_al
já vi isso em um site, mas parece que dá mais trabalho....quando tira (pelo menos do cara foi assim) a placa ficou com aspecto de adesivo retirado, daí teve que tirar aquelas sobras de papel.....talvez ele tenha errado, só fazendo o teste.....

Climzirus
Veterano
# mai/04
· votar


comigo foi tudo OK......esse procedimento mesmo!!!

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


Climzirus
gloss paper?

silvio_rp
Veterano
# mai/04
· votar


fiz o mesmo esquema do cacildo poncio mas com papel de poliester e tive bons resultados tb... vc encontra esse papel em lojas de materiais para engenheiros e arquitetos...

kaskudo
vc passa o spray de verniz depois q termina a corrosão e limpa a placa? Antes de furar e de comeaçar a soldar?

Climzirus
Veterano
# mai/04
· votar


cacildo poncio
ops....esqueci de especificar, mas eu vou no processo mais simples mesmo com papel polyester.......igual o sivio_RP!

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


silvio_rp
é caro este papel? vem em formato a4?
quanto envernizar a placa, pode ser antes de furar, a não ser que voce seja meio desastrado e deixe a broca "correr" na placa toda!! para evitar isso, é só puncionar onde vai furar.

abraço,

kaskudo
Veterano
# mai/04
· votar


silvio_rp
isso mesmo!
cacildo poncio
eu uso uma mini drill p/ furar a placa. fiz um footswitch p/ela justamente p/ evitar essas "escorregadas".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Confecção - Placa de Circuito