Confecção de Placa de CI sem impressora à laser!

    Autor Mensagem
    Invalid User
    Veterano
    # jan/09


    Tipo, achei interessante pra caramba e sai baratinho fazer. Gostaria de compartilhar com vocês, tirei lá do site HANDMADES, tutorial feito por Carlos Batista Figueirôa!

    http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id= 139&Itemid=53

    Abraços;

    Raizen
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Raizen
    · votar


    Invalid User

    Tendo em vista que os circuitos não são tõ complexos assim dá pra fazer usando caneta para PCI. Dá trabalho mas sai do mesmo jeito.

    Outra coisa...o cara no tutorial falou em "envernizar a placa" num conhecia isso.

    Outra coisa,

    Uma solução mais eficiente para corroer a placa é: (lê-se: corrói em 1 minuto)

    HCL(45%)+H2O2(50%)+H2O

    nas proporções: 21%, 4% e 75%

    lindoso
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    tbm tava pensando em fazer na impressora a laser, mas vo fazer na caneta msmo

    vo fazer o mini fuzz do bertola, n eh tao dificl, eh facil

    Henrique S.
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Raizen

    só tem o risco de cair sua mão fora...

    Raizen
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Henrique S.

    Não é para crianças mexerem com isso.

    Invalid User
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Raizen

    Porra véi, ácido clorídrico?!

    O cloreto de hidrogênio é irritante e corrosivo para qualquer tecido com que tenha contato. A exposição a níveis baixos produzem irritação na garganta e nariz. Em níveis mais elevados pode levar até ao estreitamento dos bronquíolos, acumulando líquidos nos pulmões, podendo levar a morte.

    Dependendo da concentração, o cloreto de hidrogênio pode produzir desde uma leve irritação até queimaduras graves na pele e olhos.


    Wikipedia

    Invalid User
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    lindoso

    Vou pegar o kit do minifuzz semana que vem, mas esse dá pra fazer à mão tranqüilamente!

    kyo_ryo
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Raizen
    Tive um colega de laboratório que só faltava se cagar quando íamos fazer reações com ácidos concentrados... hehe

    Invalid User
    Quando eu fiz um projeto desses eu simplesmente coloquei a figura em um pendrive e levei em uma copiadora. Foi baratinho, já no papel adeqüado. Não é mais fácil?

    Henrique S.
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Raizen

    cara, mas cloridrico, mesmo bastante diluído, causa fortes irritações ao menor contato com a pele! sem contar riscos de queimaduras fortes

    e vai puxar a placa de dentro da solução como? só se for uma pinça de madeira, ou vidro!

    e outra , percloreto não é exatamente um ácido, ele só corroi o cobre (e mais alguns metais) o que facilita no manuseio (eu mesmo pego e ponho a placa com a mao)

    se quer acelerar a reaçao, deixe o pote em "banho maria" com agua quente

    Raizen
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Minha nossa para que tanto alarde? É só tomar cuidado!

    Seguem videos de reações usando essa solução:

    http://www.youtube.com/watch?v=_O8CX2F3mzU

    http://www.youtube.com/watch?v=k6PUJopnjIs&feature=related

    Ant--
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Henrique S.
    e vai puxar a placa de dentro da solução como? só se for uma pinça de madeira, ou vidro!

    Ele eu não sei, mas eu deixo sempre pendurada numa linha de nailon (de pescar). Faço um furinho no canto, amarro essa linha e todo movimento que faço com a plaquinha é usando essa linha. Inclusive para retirar do percloreto e levar para enxague. No problem at all.
    Claro que o HCL exige mais cuidado, inalação e talz... mas sem neura dá pra manusear tranquilo.

    edumnovaes
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    eu sei uma dica ai nesse processo:
    -depois de lavar a placa deixe ela molhada e coloque a transparencia em cima com a placa molhada...
    -e em vez de usar um pano como proteção, pode se usar apenas um papel sulfite... (potência do ferro no médio)

    markolino
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    cara, eu testei já

    papel de etiqueta, papel Glosy, transparencia, couche 12g

    vamos la:

    o de etiqueta funcionou porem o acabamento fica amador..

    o papel glossy eu nao achei especial para impressora laser, mesmo assim imprimi na laser, porem de 30 circuitos impressos , uns 29 sairam borrados(nao é culpa do papel em si)

    ao transferir ele é otimo.. eu diria o mais pratico

    a transparencia foi horrivel, tem que ficar com o ferro um tempao e pra dar certo tem que ser perfeito a taxa de tempo\calor do ferro

    e ainda sim nao fica perfeito

    ja o papel couche
    custou 10 centavos a folha e o glossy 2 reais a folha..

    imprimiu perfeitamente
    e na hora de transferir foi melhor ainda

    RECOMENDO PAPEL COUCHE !
    nao tem de melhor
    minha placa ficou perfeita !


    Raizen
    Outra coisa...o cara no tutorial falou em "envernizar a placa" num conhecia isso.

    é recomendavel cara, se nao fica horrivel a placa depois..

    eu fiz o seguinte

    comprei BREU em pedra (agropecuarias) comprei 50 centavos
    e 0.5 litros de alcool de etilico (posto ) ..

    misturei e deixei um dia parado num pote plastico fechado..
    no outro dia a pedra ja tinha se desolvido..
    fica parecendo uma urina..

    dai é só passar esse lance na placa com um pincel , sempre no mesmo sentido..

    depois disso passa um pano de tecido uma vez pra tirar o exesso

    minha placa ja ta com as soldas e da pra ver que a parte cobreada continua limpinha e sem ferrugens

    e ah ,na hora de soldar ela funde e ajuda na solda !


    abraço !

    lindoso
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    na verdade, eu n sei de nada sobre eletronica, quem vai fazer eh meu irmao, ele faz o curso de eng. eletrica, ai entende do assunto

    eu sako um pouko, o suficiente pra fazer o mini fuzz
    mas eu kero uma coisa bem feita, entao nem vo arrisca...

    pode ser uma boa levar a uma copiadora a laser, axo q vo fazer isso msmo




    vlw

    Invalid User
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Vou postar nesse tópico minha dúvida... tava lá eu com o ferro de solda, liguei pela primeira vez e notei uma parte mais áspera na ponta. Não tem problema colocar solda ali? Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Confecção de Placa de CI sem impressora à laser!