O futuro dirá, analógico, digital e madeira

Autor Mensagem
ZakkWyldeEMG
Veterano
# mar/04
· votar


não adianta essa história de digital versus analógico vai longe........... no meu caso por exemplo, prefiro uma válvula a um processador+conversor+sei lá o quê......... culpa dessa minha escolha é o fato de que comecei a tocar com a conhecida zoom-505..........
e tb tem que considerar o gosto do freguês, ou seja, nem sempre o que ele ouve é igual ao que vc ouve, cada um tem o seu " ouvidoscópio " diferente, eu posso tá ouvindo a nota lá a 401,2345434 Hz e o carinha do lado pode tá ouvindo a 399,9999995476 Hz ............

Passoka
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
Cara têm cada pedal analógico que é uma bosta. Faz muito barulho, chia que nem sonrisal, esquenta, dá defeito, consome, é limitado, necessita de cabeamento, não possui versatilidade de conexões, dá trabalho prá montar, etc...
Eu odeio a maioria dos pedais digitais, com exceção do GT2, do Ibanez Tube King, do Tycobrahe Octavia, do V-Twin, do Rockman X100 e do boss digital reverb.


Assim como digitais.

Passoka
Veterano
# mar/04
· votar


flavio
Cara, eu tenho uma GT6 e te digo, tocando aqui em casa com meu ampzinho de estudo, ela não é nada. Pô, ligando num amp decente qdo chego no estúdio, é animal.

Principalmente qdo vc quer aquele crunch. Po, se eu fosse tocador de blues acho que nem teria comprado ela.

flavio
Veterano
# mar/04
· votar


Passoka
rpz meu Vamp2 tb eh a mesma coisa...qd toco na casa do meu amigo num wattsom fica ruinzinho o som...porem quando toco aqui em casa no meu meteoro v-6 ai o bixo pega de tao bom q ele eh....

old_bluesman
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly

tudo que os equipamentos digitais fazem é emular uma condição analógica. se tem um timbre melhor ou pior que os analógicos, depande do gosto de cada um, não se trata de uma verdade absoluta.

'todo radicalismo é burro'

Fabricio Breve
Veterano
# mar/04
· votar


GuitarBrombilla
Entendi sua explicação das curvas e tal, mas acho que você esqueceu de um detalhe importante, será que seu ouvido consegue perceber a diferença da curva perfeita do analógico e da curva quase perfeita digitalizada?

Se você usa uma amostragem de 8 bits e 11 KHz a degradação é óbvia. Mas se você usa uma única conversão A/D D/A de 16 bits e 44 KHz (o som dos CDs) já fica mais difícil, concroda?

Agora já estão usando 96 KHz e 24 bits, se fosse pra apenas converter A/D e D/A isso já seria mais que perfeito, mais que isso seria apenas desperdício, ninguém conseguiria notar a diferença.

Mas ainda vão tentar melhorar essas amostragem porque a perda aparece quando começamos a transformar o som digital, depois de muitas transformações as diferenças começam a aparecer, e é aí que quanto mais resolução menor será a perda.

Agora quanto aos algoritmos que fazem a distorção, também acredito que com a evolução dos processadores e dos algoritmos vai chegar uma hora que o som das valvulas será simulado com perfeição.

Vale lembrar que muitos guitarristas em estúdio já gravam a guitarra flat e usam apenas efeitos digitais. O principal motivo pra isso é que gravando a guitarra flat eles podem testar inúmeros efeitos depois nesse som já gravado, enquanto que gravar um som já com os efeitos limita as mudanças que podem ser feitas após a gravação. Uma vez que o som está digitalizado flat eles poderiam muito bem reproduzi-los na entrada de um pedal de efeito analógico e gravar novamente a saída, mas acabam dispensando isso porque usam efeitos de software. Será que esse efeito de software é tão bom quanto um analógico? Isso eu não sei responder, mas certamente esses efeitos de software que eles usam são bem melhores que os das pedaleiras, pois os algoritmos rodam em processadores bem mais rápidos e não precisam dar a saída em tempo real, o cara pode por o efeito no som gravado e esperar processar (ou seja, os algoritmos podem ser mais complexos e lentos que os das pedaleiras que precisam dar o resultado em tempo real).

Certamente já existem hoje muitos desses excelentes algoritmos que são impossíveis de implementar em uma pedaleira hoje devido a velocidade de processamento, mas com a velocidade de processamento aumentando um dia eles poderão rodar em tempo real em uma pedaleira.

Pra citar dois guitarristas que gravaram a guitarra flat em seus últimos albuns: Juninho Afram (Oficina G3) e John (Pato Fu). O John inclusive foi um album gravado ao vivo, ele e o público ouviam o som processado pelos pedais/pedaleiras dele, mas o som que foi gravado era o som direto da guitarra (flat).

Só não estou certo se na hora de aplicar os efeitos algum deles usou ou não efeito analógico. Se alguem souber posta aí...

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Eu odeio a maioria dos pedais digitais, com exceção do GT2, do Ibanez Tube King, do Tycobrahe Octavia, do V-Twin, do Rockman X100 e do boss digital reverb.

Descupem-me, são pedais analógicos, erro de escrita.

GuitarBrombilla
Fabricio Breve

Com relação as curvas analógicas, faltou um pequeno detalhe que passa despercebido por todos:

Uma curva analógica tb uma representação parcial do fenômeno. Não se pode considerar que ela em um dado intervalo, contenha todos os pontos. Seria afirmar que ela possua por exemplo todos os valores no intervalo [2,3], isto é impossível dado que existem infinitos números neste intervalo, o que mesmo na velocidade da luz levaria toda a eternidade. Logo quando se tiver uma resolução digital mais apurada e que as condições do ouvido humano sejam perfeitamente cobertas (psicoacústica), aliado a velocidade e process. em tempo real ultra rápido, ........

crowley666
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
q eu saiba o boss DIGITAL reverb eh digital

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


crowley666

É digital, o nome já diz, é que eu coloquei os únicos pedais que gosto e nesta leva inclui o digital reverb, outra vez erro na escrita.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


caiohleal
o q são algorítimos???

É uma sequência ordenada de atividades, exemplo: trocar o pneu do carro, para fazer isto vc segue uma seq. de atividades.

po cara, até eu sinto diferença quando toco numa guitarra feita em alder e numa feita em mogno

Duas guitarras idênticas diferenciando apenas pela madeira? Cara se eu gravar uma guitarra com corpo em acrílico e outra em mogno, tú não distingue porra nenhuma, principalmente com efeitos no sinal. Como vc consegue filtrar o som original depois de processado? Se o seu cérebro consegue fazer isto, hahaha..., temos que estudar vc, pois vc é um caso especial da neurociência.

Impasse:
As empresas nunca provaram o aveludado, combinação com captadores, ganho de graves ou agudos, alteração tonal, e etc... das guitarras.
Eu não vou provar nada, não ganho prá isso, não vendo guitarras e não as construo.

Solução: Gravar várias guitarras com a mesma construção só diferindo na madeira. Liga-las num processador de efeitos (todo mundo usa) e aí no amplificador. Quero ver quem vai acertar se é Alder, Ash, Mogno,MDF,Acrílico, Alumínio, Cedro, Marapuá, Maple, etc.... É estatística, e o resultado eu já adivinho, uma porrada de caras que se acham fodões, errando quase tudo. A diferença pode até existir, mas é muito irrisória se comparada com os outros fatores determinantes.

Prá mim este assunto já está morto. O tempo dirá.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Fabricio Breve

Fabricio, os caras aqui do fórum talvez não tenham presenciado ou não conheceram os computadores mais antigos. Eles não eram capazes de imprimir na tela uma reta decente, saia como uma escada vai e vem. Os caras falavam que imagens no computador seria inviável pelo número de pontos e valores associados a cor, além da qtd de memória necessária. Hoje neguinho vê filme no computador melhor que em fitas analógicas de Video K7. Só os mais saudosistas preferem o K7, tem gosto prá tudo. Agora do futuro e da morte, ninguém escapa.

Passoka
Veterano
# mar/04
· votar


Caramba, é superfácil comparar o timbre das madeiras. Pega uma fender american standard. Pega uma Squier Affinity e põe os mesmos captadores da fender. Em teoria as duas tem o mesmo shape e tipo de construção. Mudando só a madeira de Alder para Agathis.

Dá uma regulada na Squier e ve se dá diferença de timbre e sustain. Pô, quem nunca escutou uma epiphone com pups gibson e soou diferente mesmo sendo a mesma madeira com variação só da espessura do corpo.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Passoka

Construção cara, precisão e regulagem das máquinas que cortam, furam, fixam, etc... Material usado como tirante, parte elétrica (influencia demais principalmente os pots e o capacitor de tonalidade), fixação, etc...
É como falei, a madeira pode influenciar, mas muito pouco na casa dos 6% a 8%, no máximo 10%. O que desaparece quando se usa efeitos.
Dá uma regulada na Squier e ve se dá diferença de timbre e sustain. Pô, quem nunca escutou uma epiphone com pups gibson e soou diferente mesmo sendo a mesma madeira com variação só da espessura do corpo.

Taí outra consideração, regulada na guitarra. Vc pode pegar a melhor guitarra do mundo, se ela estiver desregulada, vai dar um som pobre.

vancano
Veterano
# mar/04
· votar


No futuro! Disse tudo!Por enquanto nenhum destes "simuladores" digitais me agradou,já comparei lado a lado amplis valvulados com Line6,POD,V-amp,continuo com os valvulados,enquanto a técnologia ainda não atinge a "perfeição" em copiar os timbres analógicos.
Tenho varios albuns iguais,um em CD outro em vinil,confesso qua em alguns casos prefiro o som do vinil,talvez,mais pelo "romantismo",tipo ouvir um disco de Hendrix na mídia para o qual foi concebido.
AllanFlyConsidero-o ,as vezes, um pouco radical em suas opiniões.Mas acho que você pode contribuir muito para este Forum,lendo suas opiniões acho que entendo o que você quer dizer a respeito da madeira influenciar no som da guitarra.Talvez não queira concordar,mas entendo,eu acho.Acho que as vezes a maneira como aborda alguns assuntos é que são o seu "problema",se é que as discussões e polêmicas te incomodam,é claro.No meu caso,gosto de discussões com o objetivo de esclerecer dúvidas,compartilhar pensamentos,experiências e idéias.Abraço.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


continuo com os valvulados,enquanto a técnologia ainda não atinge a "perfeição" em copiar os timbres analógicos.

Estou de acordo, ainda é cedo para se largar o amplificador valvulado (vamos esperar a terceira geração). Para mim que toco covers, não posso me dar ao luxo de possuir vários amplis. Se eu tocar Blues - Fender DeVille , Metal - Mesa Boogie, Hard - Marshall, Jazz - Roland Jazz Chorus, Progressivo - Hiwatt, etc... Para mim o V-amp2 é satisfatório, não é 100% todos os amplis, mas chega bem perto, custa pouco, é fácil de se carregar, vem com efeitos em geral e a caixa tb vem junto....

um pouco radical em suas opiniões

Fica difícil de se discutir quando as pessoas "acham" mas não sabem o pq. Elas não possuem argumentos reais, fica no "disse me disse", "acho que é", "meu professor disse", "O luthier falou", "Tá escrito no site da Fender", "É assim durante anos", "Influencia sim", "Todo mundo sabe disso", "Uma fender é diferente de uma Gibson por causa da madeira", "O solo da árvore tb influencia", etc....

"Radical é......."


Admitir que:
- A Terra é plana,
- O sol gira em torno da Terra,
- A Amazônia é o Pulmão do Mundo
- A escala diminuta é demoníaca,
- Elvis Presley não morreu,
- O Santo Sudário é Falso,
- A arca de Noé repopulou a Terra,
- Eva saiu de uma costela de Adão,
- O homem descende do macaco,
- Marte é um planeta habitado,
- Os americanos foram os primeiros a chegar na lua,
-...........................................

t_uriel
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
Ótima sua lista mostrando o q é ser radical! ahahaha!

Sobre o lance da influência da madeira concordo com vc quando diz que isso é irrisório quando o sinal é processado... mas concordo mesmo!

Sobre o processamento digital, uma vez q sou da área de desenvolvimento, não posso concordar mais também! O processamento digital hoje já está muito avançado. Acho q atualmente a maior vantagem é a praticidade de ter diversos sons aos seus pés.

MAS...

pessoalmente, eu acho que ter uma pedaleira com diversos pedais é uma boa opção uma vez que pedaleiras digitais pra mim são como computadores. Vc compra uma hoje e em breve ela será obsoleta. Eu acho que para mim funciona bem comprar os pedais que fazem o q vc precisa e comprá-los da melhor qualidade possível (alguns inclusive digitais, mas ainda assim pedais com funções específicas, como Delay e Whammy)! Isso forma uma pedaleira completa e personalizada, e que terá muito menos atraso com o tempo... mas insisto... isso vale para mim e não quero dizer q isso é o mais certo para vc ou outra pessoa qualquer!

Mas legal essas discussões q vc levanta!
Falows!

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


Q marca eh essa??? "memphYs"????????

caiohleal
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
grava então uma mesma coisa com uma guita em mogno e outra em alder q eu adivinho qual é qual

bocao
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
Se a madeira não influi em nada, então pq caras fodões então naum usam guitas de compensado, que eh muuuito mais leve? Os caras não iriam ficar carregando aquele peso todo a toa. Agora se vc acha que sabe mais que Jimi Hendrix, Jimmy Page, etc...

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


bocao
Ë por que compensado não da uma boa estabilidade para o capatador.

Leia o que eu escrevi em outro topico, repetindo:

A alma da guitarra sólida são os captadores, eles respondem a vibração das cordas e para serem mais eficientes ele devem estar livres da vibração do corpo.
Quando tentaram colocar captadores em violões viram que os captadores se moviam com a vibração do tampo e geravam microfonia.
A solução era aumentar a massa do corpo, com um nivel aceitavel e por um motivo prá lá de tradicionalista os fabricantes utilizaram madeiras mais duras e densas.

Alguem poderia perguntar: E por que uma Les Paul tem um sustain maior e prolongado, não é a madeira?
A influencia que tem no som seria, quanto mais densa a madeira(Corpo em mogno por exemplo), maior será a sustentação natural, mas a questão é que isso independe de ter que ser madeira.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


Um exemplo é uma Telecaster que a meira é Alder e uma Thinline que a madeira geralmente é mogno.

As duas guitarras em si são uma Telecaster o que diferencia na Thinline é uma maior sustentação no som, já que a madeira é mais densa(ela tem um corte em "f" na parte superior, mais isso úm acabamento).

Essa Thinline poderia muito bem ser construida com acrilico ou outro material mais denso e ter muito mais sutain ainda se quiser.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


O que vcs entendem por timbre.
Timbre pra mim é a variação na gradação dos diferentes harmonicos em uma notas. O captador que tem no seu ganho de grave, medios e agudos uma variação.
O que uma madeira alder ou um mOGno vai diferenciar nisso?

Me diz uma coisa, eu e o AllanFly estamos falando porque a madeira nao é dos fatores marcantes para resultado de um timbre.
Se vcs discordam, então nos expliquem o porque, que eu quero entender como.


Bug
Veterano
# mar/04
· votar


Ehhh lele... Nao ia falar nada mas nao vou aguentar... :-))

Pessoal, na minha concepção a guitarra tem que ser tratada como um instrumento acustico. Explico: vamos considerara este dito 'instrumento acustico' e pensar q ele deve ser composto pela propria guitarra + amp + efeitos. Juntem tudo isso, microfonem o amp e o que se tem la do outro lado é um som unico formado por varios elementos, e cada um destes elementos (valvulas, algoritmos logicos, circuitos integrados, cabos, falantes, molas, madeiras, cordas, captadores, o proprio guitarrista, sua pegada, etc) dando sua contribuição para o timbre e som final que é absolutamente unico. Agora basta saber o timbre que mais lhe agrada.

Sobre a discussão entre analogico e digital é apenas uma questao de gosto.

Ex: Pq um Porsche velho, 1950, sem nenhuma tecnologia de linha, um motorzao velho que ainda faz uso de um carburador ha decadas ultrapassado pode custar 5, 6 vezes mais caro que um AUDI A6 que tem a seu dispor toda a tecnologia de ultima geracao?

:))

[]s

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl

Que bom, arrumei um aliado. Seus argumentos são muito lógicos e consistentes, parabéns.

Bug

Pessoal, na minha concepção a guitarra tem que ser tratada como um instrumento acustico. Explico: vamos considerara este dito 'instrumento acustico' e pensar q ele deve ser composto pela propria guitarra + amp + efeitos. Juntem tudo isso, microfonem o amp e o que se tem la do outro lado é um som unico formado por varios elementos

Corretíssimo, perfeito. Neste conjunto total, a influência da madeira é ainda menor, talvez menor que 1%.


Pq um Porsche velho, 1950, sem nenhuma tecnologia de linha, um motorzao velho que ainda faz uso de um carburador ha decadas ultrapassado pode custar 5, 6 vezes mais caro que um AUDI A6 que tem a seu dispor toda a tecnologia de ultima geracao?


Pq o Porsche velho é uma relíquia, assim como as fenders 57, possuem um valor inestimável pelo valor histórico e pela raridade. Se vc pudesse escolher entre o Porsche e o Audi, escolheria o Porsche pq poderia vendê-lo e comprar um Audi, Uma Ferrari, e uma Masseratti.

affcl
Veterano
# nov/05
· votar


os mesmos que acreditam na sonoridade de difererntes madeiras
nunca ouvi tanta merda de uma só boca na minha vida

bissinhu
Veterano
# nov/05
· votar


a briga do alan fly eh antiga aki no forun, a questão nun eh qual eh o melhro ou não........ ate posos concordar q o digital eh o futuro, so que eu GOSTO do analogico....... tem gente q GOSTA do digital.
nen que os digitais dominen o mundo, eu vou continuar usando alalogicos.
Mas q o fly tem razao, ele tem =)

nettoroses
Veterano
# nov/05
· votar


infelizmente.naum queria que issu acontecesse

danielcastelli
Veterano
# nov/05
· votar


bissinhu
Em parte...

Sancast
Veterano
# nov/05
· votar


Sobre o lance de "simular" as madeiras, acho q será possível sim... "hmmm... hoje eu quero um som mais com cara d guitarra de alder"... aí vai lá, seleciona a opção e pronto...

Mas, pra fazerem um simulador digital desses, os caras vão ter q se basear numa determinada peça de alder... e, com algum trabalho, poderão conseguir um timbre bem semelhante, senão idêntico... porém, o timbre varia bastante de instrumento para instrumento, mesmo ele sendo feito da mesma madeira e tendo as mesmas peças, pois cada peça de madeira possui uma sonoridade diferente, mesmo sendo da mesma espécie e tendo o mesmo corte...

Acho que é isso q dá a identidade d um instrumento... e essa "diversidade musical" simulador algum conseguirá imitar...

Un Perro
Veterano
# nov/05
· votar


Sobre o lance de "simular" as madeiras, acho q será possível sim... "hmmm... hoje eu quero um som mais com cara d guitarra de alder"... aí vai lá, seleciona a opção e pronto...

se for como dizem, ou seja, se a influencia da madeira gira em 6%, 1%.. Vai adiantar de nada simula-la.. uhaeuhea

Eu só acredito quando me mostrarem testes e provas bem convincentes.. Pq de teoria, cada sujeito da terra faz uma agora.

Mais ae galera, nao vao achando que pq a madeira nao influencia no timbre (isso eu nao sei, soh to dizendo pra aqueles que acreditam nisso), q o cara vai escolher guitarra de compensado pq eh mais leve e tals.
Tem muitas outras coisas, tipo sustain, resposta ao ataque, alem de outras como qualidade em si e varias outras coisas que a madeira se faz presente.

O importante é que agrade aos ouvidos, seja digital, analogico, feita de mogno, de compensado, seja azul, amarelo..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O futuro dirá, analógico, digital e madeira