Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil
Entrar
Sair
Notificações
Amigos pendentes
Home
>
Fóruns
>
Pedais & Pedaleiras
O que é polaridade da fonte?
Autor
Mensagem
Erich Moura
Membro Novato
#
dez/17
Eu fui comprar uma fonte em uma loja ontem e a vendedora perguntou qual a polaridade dos meus pedais, sendo que isso interferiria em qual fonte eu deveria comprar.
Eu sei que a dúvida é básica, mas não sei nada de polaridade da fonte, achava que qualquer fonte de 9v serviria para qualquer pedal.
JJJ
Veterano
#
dez/17
· Editado por: JJJ
·
votar
9 volts cc (corrente contínua) é a tensão padrão (embora existam fontes de pedal de 9,6V, 12V, etc). Precisa saber a corrente que aguenta (tem pedal que "come" corrente pra caramba, mas uns 500mA deve dar pra praticamente qualquer pedal, salvo escrito em contrário no manual) e a polaridade (negativo ao centro/positivo à massa - mais comum - ou o oposto - é só ver o desenho que tem geralmente no aparelho a ser ligado).
MauricioBahia
Moderador
#
dez/17
· Editado por: MauricioBahia
·
votar
Erich Moura
Como o
JJJ
mencionou, você precisa "casar" amperagem, voltagem e polaridade entre a fonte e o equipamento a ser alimentado. Além disso, é preciso saber se a fonte é AC ou DC. Tenho pedais que só aceitam fontes DC, outros só aceitam fontes AC.
Consulte o manual do produto!
Geralmente, nos manuais dos produtos, lá no final, tema descrição completa da fonte determinada.
A polaridade, geralmente, é citada informalmente como "centro negativo" ou "centro positivo". Essa citação advém do desenho que está gravado na própria fonte e muitas vezes no próprio equipamento eletrônico. O desenho mostra os sinais de "-" e "+" sendo indicados ao centro circunferência.
https://1.bp.blogspot.com/-bOdPisTM4Ds/V2rjyBMrfaI/AAAAAAAAYyg/1uaiLQV gU_40xNmOBHcbMRrdBj5LHJvEACLcB/s1600/POLARIDADE%2BPLUG.gif
Outro exemplo, desta vez indicando "centro negativo":
http://www.mundomax.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/04/Polaridade- Aptadores-AC.jpg
Ismah
Veterano
#
dez/17
·
votar
De um jeito direto: polaridade se refere entre quais partes há diferença de tensão (X volts). Pode ser entre centro e borda/anel, ou borda e centro.
Enviar sua resposta para este assunto
Nome ou apelido:
Senha
Responder tópico na versão original
Tópicos
relacionados a
O que é polaridade da fonte?
Polaridade invertida queima o pedal ou a fonte?
Tem como inverter polaridade de uma fonte 9v?
Polaridade de fonte para DS-1 e Groovin
Fonte Onerr Pa 23 ou Fonte Landscape P/ 5 Pedais Ps 5 Ou Fonte Landscape P/ 5 Pedais Ps 2 (com links
Protecao contra polaridade errada
Música em Geral
Guitarra
Violão
Pedais & Pedaleiras
Amplificadores
Contra-Baixo
Teclado
Bateria
Canto
Gaita
Sax