Protecao contra polaridade errada

    Autor Mensagem
    Gabriel Hendrix
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Gabriel Hendrix


    Olá,
    Achei na Geofex um artigo sobre como fazer um protetor contra polaridade pra quem quer usar seu pedal(handmade) com eliminador. Alguem ja fez este(ou algum outro)? E quem sabe um pouo mais de eletronica e pudesse explicar como serao as ligacoes entre este circuito e o pedal seria otimo.

    http://www.geofex.com/Article_Folders/cheapgoodprot.htm

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Gabriel Hendrix
    Basta colocar um diodo Zener na entrada da alimentação.
    Abç

    andyeffect
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    isso vc usa 1n4007?

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Basta colocar um diodo Zener na entrada da alimentação.
    Ele estoura!

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    a maneira mais barata e pratica de protejer a inversao de polaridade eh um diodo comum em serie com um dos polos da alimentacao (melhor no positivo), se inverter o diodo simplesmente barra e a bateria se mantem ou se for fonte, esta nao queima, no artigo diz que ha' uma queda de 0,6v entao e' so usar um diodo de germanio ou dois ou tres em paralelo pra diminuir essa queda, essa queda nao tem a menor importancia se for uma fonte inves de bateria, a outra maneira com um diodo em paralelo poe em risco a fonte ou acaba com a bateria. para protejer contra uma ligacao errada de uma fonte em 220v por exemplo so eh possivel com as novas fontes que funcionam com alta frequencia (as fontes de teclado ja estao vindo assim), bem dificieis de construir, uma fonte estabilizada comum se tiver uma boa folga costuma suportar 220v em cima do zener + transistor por algum tempo.

    andyeffect
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    oldmonkey
    sim é básico mesmo, mais essa perda para o meu caso que uso adptador padrão boss é muito pequena e já funcionou, coloco o 1n4148, alguns clientes já queimaram este, rsss, eu sempre oriento em relação a polaridade e a necessidade de uma boa fonte para que o pedal possa trabalhar além da voltagem regulada um bom filtro para que ruídos tbm não atrapalhem o desempenho, mais acontece, não tem jeito.

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    estes diodos protetores hora ou outra podem queimar as vezes ate num simples pik de tensao de ligar e desligar rapidamente, mas e' para eles queimarem mesmo ao invez do restante do pedal, capacitores (47uF) de filtro e resistores (10 a 33 ohms+ ou - em serie com diodos) ajudariam a dar um atraso no caso de piks. o circuito do link acima e' um estabilizador com uma especie de tensao referencial no divisor de tensao entre os resistores de 10k e 100k e o diodo na protecao, reparem que se trocar estes dois resistores por um trimpot, nada mais e' do que uma fonte estabilizada ajustavel (encontrada em qualquer livro de eletronica), so trocaria o diodo por um zener. ha no link uma panaceica supervalorizada propaganda do que realmente o circuito e' capaz de fazer.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    andyeffect
    Cara, é esse sim.
    Um zener bem comum.
    Abç

    ghm
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: ghm
    · votar


    oldmonkey

    Esse circuito acima realmente promove uma baixa queda de tensão de alimentação além de proteger o circuito???
    Na geofex eu achei também esse link: http://www.geofex.com/Article_Folders/mosswitch/mosswitch.htm
    Nesse caso o cara usa um mosfet para proteger o circuito de inversão de polaridade. Esse também funciona legal???

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ghm
    circuitos assim, so montando e fazendo uma inversao errada propositadamente pra ver, eu jamais montaria um circuito desses simplesmente para proteger de uma ligacao invertida sendo que os outros metodos de colocacao de diodos sao eficazes e mais baratos (se nao fossem eu ja teria queimado varios teclados digitais yamaha), supondo que se tem uma pedaleira e que se quer a cada hora enfiar uma fonte diferente sem saber o lado positivo ou negativo dela eh bem provavel que nao queime pois todo circuito (que se preze) ja tem os diodos para protejer internamente, a maior preocupacao deveria ser quanto aos piks altos de voltagem que podem acontecer ou voltagens de fontes desconhecidas que possam estar bem acima ate do especificado nelas, e ai sim uma boa retificacao e estabilizacao segurariam esta etapa. imagine que na entrada de um conjunto retificador estabilizador e' possivel entrar com tensao AC DC ou DC invertida, ou seja no ultimo caso o proprio retificador estando repetido na entrada ja tambem promove a protecao contra a inversao errada. resumindo o circuito proposto no link no meu entender e inutil.

    ghm
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    oldmonkey

    A maioria dos circuitos de pedais que eu vejo tem um diodo em paralelo com a alimentação para proteger de uma possível inversão de polaridade.
    Seria conveniente colocar um diodo em série com a bateria nesse caso??
    E se eu colocar um diodo de germânio em série para diminuir as perdas Ele nâo seria mais sensível a piks de tensão do que um de zener???

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    eu geralmente prefiro o diodo em serie (1n4148 mesmo) a queda de tensao pode ser considerada insignificante visto que a maioria das fontes entegram uma tensao ligeiramente maior, nao sei afirmar com certeza em qual condicao o diodo estaria mais vulneralvel a piks (penso que seria em paralelo). pode colocar dois diodos (um em serie e outro em paralelo), geralmente quando o diodo queima ele fica com baixa resistencia nos dois sentidos (e mais comum do que ficar com alta nos dois sentidos), neste caso a protecao em serie ficaria comprometida nao protejendo o circuito, mas por outro lado a protecao em paralelo curto circuita a fonte se o diodo queimar, mas quanto a inversao simplesmente proteje bem. quanto a piks X tipo de diodo , nao sei dizer, acho que 1n4007 funcionaria melhor pois suportaria altos piks.

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    oldmonkey
    Pense num 1N5408

    Gabriel Simões
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Nunca o fiz pois sempre tomo muito cuidado com fontes e polaridade da bateria ... porém um diodo tipo 1N400X (1N4007 sempre o mais facil de achar) com o positivo no positivo do jack dc não seria suficiente e queimaria em caso de polaridade invertida salvando o circuito ?

    oldmonkey
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    o diodo nao queima ele simplesmente barra se a polaridade estiver invertida, e nao eh um componente que se queima a atoa, a queima so ocorre se os parametros do diodo forem ultrapassados no limite (alta voltagem ele queima de uma vez e alta corrente ele aquece primeiro antes de queimar)

    Gabriel Simões
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    O diodo barra se for colocado em série com a alimentacao, porém da um drop na voltagem da corrente que chega ate o circuito, sendo um problema pra quem gosta de usar bateria e tem opamps rail to rail no circuito, perdendo headroom (devido a queda na corrente).
    Por isso algumas pessoas ainda usam um diodo invertido em paralelo com a alimentacao antes do circuito, pq esse (enquanto aguentar) faria a corrente circular apenas por ele, salvando o circuito ...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Protecao contra polaridade errada