Polaridade invertida queima o pedal ou a fonte?

Autor Mensagem
    maquiro
    Veterano
    # jun/06

Desculpem a dúvida tão básica, mas não sei mesmo.
    Tenho um pedal BLE-100 da Behringer que uso com bateria 9V. Tenho também em casa uma fonte 9V 300mA estabilizada que uso em outro tipo de aparelho mas que não consigo saber a polaridade, nem olhando na fonte nem no outro aparelho.
    Pensei em ligar no pedal e arriscar, mas fiquei na dúvida: polaridade invertida queimaria o pedal, a fonte ou nenhum dos dois?

lula_molusco
    Veterano
    # jun/06
    · votar

normalmente nem um nem outro...se não tiver diodo de proteção no circuito do pedal queima o pedal

maquiro
    Veterano
    # jun/06
    · votar

Alguém sabe se os pedais da Behringer têm o tal diodo de proteção?

maquiro
    Veterano
    # jun/06
    · votar

lula_molusco
    Obrigado pela resposta. Abç.

maquiro
    Veterano
    # jun/06
    · votar

UP

SuperGeo
    Veterano
    # jun/06
    · votar

testa c/ multimetro

nobre
    Veterano
    # jun/06
    · votar

se for um pedal que se preze nao queima nao cara, soh ligar a fonte, se o pedal nao funcionar abre o conector da fonte e inverte a posição dos fios

diego_d
    Veterano
    # jul/06
    · votar

Olha cara, eu tenho um GDI da Behringer e qdo liguei a primeira vez a fonte, liguei invertida e queimou, então tome cuidado e verifique primeiro. Blz

rodolforibas
    Veterano
    # 15/jan/20 16:05
    · votar

Vão me chamar de coveiro, whatever, é pra deixar registrado na NET.
    Se ligar a fonte do Blackstar Fly3 com polaridade invertida vai queimar.
    Isso nem é pra responder dúvida, é mais pra deixar registrado caso algum abobado feito eu faça a mesma coisa e fique se perguntando o que houve de errado.
    A propósito, o plug da Fly 3 não é padrão Boss, o pino interno é um pouco mais grosso. Com uma furadeira fina eu consegui alargar um pouco (pois era todo de metal internamente) mas liguei como no padrão boss (negativo no centro) e queimou o ampzinho. Crianças, usem o multímetro.

acabaramosnicks
    Membro Novato
    # 15/jan/20 16:28
    · votar

Todo pedal que se preze deveria ter o diodo de proteção, e toda fonte que se preze deveria ter proteção contra sobrecarga e sobretemperatura. Desta maneira, se lugar errado, o máximo que vai acontecer é desligar a fonte e abrir o diodo de proteção.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 15/jan/20 16:51
    · votar

acabaramosnicks
    deveria ter
    Devería... Mas não tem...
    E tantas outras coisas "deveríam"...
    A dica do rodolforibas é válida.
    Abç

Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # 16/jan/20 03:33 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar

Depende muito do pedal e da fonte. Muito pedal não tem proteção nenhuma, nem de polaridade nem de sobretenção. No RAT, segundo dos circuitos encontrados na net, tem uma proteção de inversão de polaridade, mas pode queimar um resistor de 47.
    Fonte porcaria pode queima com a inversão, se o pedal danificar algum componente e puxar muita corrente, e com consumo maior do que ela aguenta. Liga 10 pedais vai pro saco mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Polaridade invertida queima o pedal ou a fonte?