Tem como inverter polaridade de uma fonte 9v?

Autor Mensagem
beier
Veterano
# ago/06


Achei aqui em casa uma fonte de 9v e de 200mA.

Eu pensei na hora "foi! vo por no pedal!" e na mesma hora parei.

O centro da fonte é positivo, e meu pedal precisa de centro negativo.

Já li pessoas falando que basta cortar os fios e inverte-los.

Mas isso funciona mesmo? Não vai dar problema no pedal? É q eu acabei de comprar o pedal e a grana ta curta pra investir numa fonte agora.

Flw

oldmonkey
Veterano
# ago/06
· votar


é isso so mesmo, so virar os fios. mas o ideal é saber o q que essa fonte era usada, se ela era usada para algum aparelho de som (walkmam etc) provavelmente vai servir bem, se era usada por exemplo em barbeador eletrico etc, ai pode não ser bem filtrada internamente e dar ruido no pedal.

beier
Veterano
# ago/06
· votar


oldmonkey
ela era utilizada em um telefone sem fio (so q na base, obviamente!)

entao vo inverter os fios amanhã mesmo!

vlw!

André Moura
Veterano
# ago/06
· votar


Igual eu, comprei o GDI 21 da Behringer, que por sinal valeu cada centavo investido dos 160 reais e comprei uma fonte no camelô na rua por 10 reais, 9v e 200 mAh, infelizmente era invertido, é só cortar o fio igual eu fiz mesmo que funciona tranquilo...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/06
· votar


Cuidado, essas fontes de camelô são toscas e nunca fornecem a voltagem especificada, ademais comportam-se como fontes de ruído.
Abç

beier
Veterano
# ago/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Na verdade nem sei se é de camelô, acredito que não.

Nela está escrito "Atlinks USA, Inc".

Então é so cortar os fios e inverte-los?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/06
· votar


beier
Sim

beier
Veterano
# ago/06
· votar


oldmonkey
André Moura
Mauricio Luiz Bertola
vlw gurizada!

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bom, só pra ter ceteza.

É o seguinte, minha Eventide Modfactor veio com uma fonte muito grande e estou querendo aproveitar a PS12 (que tem 1 saída pra cabo de força sobrando) na Modfactor. Já calculei e a amperagem da PS12 e comporta todos os pedais na boa.

A PS12 tem plugs para pedais "centro negativo" enquanto a Modfactor é "centro positivo" (tip hot +).

Se eu fizer um cabinho, dedicado pra Modfactor, com plug centro positivo não vai danificar a fonte, correto?

Vlw!!!

wppereira
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Se eu fizer um cabinho, dedicado pra Modfactor, com plug centro positivo não vai danificar a fonte, correto?


Não terá problemas amigo. A fonte não será danificada em nenhum caso (caso a amperagem máxima seja respeitada). Apenas certifique-se da polaridade para não danificar a Modfactor...

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


wppereira

:-)

Blz! Já calculei a amperagem total do sistema e verifiquei que a Modfactor é centro positivo.

Vlw!

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Faz esse cabo com uma cor verde cana, ou rosa-choque, qualquer coisa pra identificar que esse cabo tem a polaridade trocada.

Henrique S.
Veterano
# set/09
· votar



Faz esse cabo com uma cor verde cana, ou rosa-choque, qualquer coisa pra identificar que esse cabo tem a polaridade trocada.
(2)

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


DotCom
Henrique S.

Excelente idéia!!! Eu ia colocar uma etiqueta apenas, mas o cabo de outra cor é muito mais prudente.

Vlw!

CaioRobertoBR
Veterano
# fev/14
· votar


Galera vou usar esse tópico pra tirar uma dúvida minha:

Seguinte, se eu pegar qualquer aparelho eletrônico, seja pedal, modem etc e a polaridade da fonte for diferente do aparelho, o que acontece? Queima? Não funciona? Funciona "meia boca"?

Desde já obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


CaioRobertoBR
Ou não funciona, ou queima...
Abç

CaioRobertoBR
Veterano
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu mestre Bertola :)

Diego Young
Veterano
# fev/14 · Editado por: Diego Young
· votar


Galera, por favor, me respondam essa dúvida.

Estou com uma fonte lanscape que tem centro negativo, e meus pedais EHX todos tem centro positivo. Não quero trocar de fonte, nem cortar o fio da fonte, tem como eu fazer um adaptador com um esquema desse aqui? Isso inverte a polaridade?

http://imageshack.com/a/img401/5561/42l0.png

Obrigado desde já !!!

Ismah
Veterano
# fev/14
· votar


Diego Young

Dar, até dá. Mas é muita gambiarra.

Diego Young
Veterano
# fev/14
· votar


Ismah

Mas tem outra solução sem ter que comprar outra fonte ou estragar a minha fonte ?

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


Diego Young
Velho é mais fácil inverter 'lá dentro da fonte'.
Tipo, se tu inverter dentro da fonte, tu não precisa fazer gambiarra, mas não conheço internamente estaas fontes da land.

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


Deve ter algo assim dentro da fonte.
EXEMPLO
Daí é só trocar os fios =]

LeandroP
Moderador
# fev/14
· votar


Diego Young

Utilizar um adaptador é meio arriscado, porque ou você pode esquecer ou outra pessoa ligar seu equipamento sem o adaptador e você queimar todos os seus pedais. Recomendo abrir a fonte com cuidado, verificar os fios que saem da fonte para alimentar os pedais e inverter, como já foi dito. Ou fazer isso com os pedais, invertendo os fios da entrada, caso sejam os pedais que estejam fora do "padrão".

Evite utilizar adaptadores sempre que você puder.

Diego Young
Veterano
# fev/14
· votar


LeandroP


Utilizar um adaptador é meio arriscado, porque ou você pode esquecer ou outra pessoa ligar seu equipamento sem o adaptador e você queimar todos os seus pedais. Recomendo abrir a fonte com cuidado, verificar os fios que saem da fonte para alimentar os pedais e inverter, como já foi dito. Ou fazer isso com os pedais, invertendo os fios da entrada, caso sejam os pedais que estejam fora do "padrão".

Obrigado leandro, gostei mais da possibilidade de inverter a polaridade de entrada do meu big muff, por que é o único trocado no meu set, isso por acaso seria uma coisa descomplicada? valeu !

amilanezi
Veterano
# fev/14
· votar


Melhor é desfazer a solda do plug e inverter no plug mesmo...fiz assim numa fonte minha.

o/

LeandroP
Moderador
# fev/14
· votar


Diego Young

É bem simples inverter a polaridade da entrada do pedal, desde que você saiba soldar. Assista alguns vídeos disponíveis na internet e poderá aprender como fazer. Se você nunca soldou antes, pratique "sacrificando" alguns componentes eletrônicos avulsos, baratos e fácil de adiquirir, até aprimorar a sua técnica de solda de uma forma "satisfatória". Depois você pode finalmente fazer isso no seu pedal. Ou então peça pra algum técnico dizer quanto custa e pede pra ele inverter a polaridade pra você. Se a solda for bem feita, ela pode inclusive ser desfeita e refeita, caso precise voltar a polaridade do pedal como era antes.

Ismah
Veterano
# fev/14
· votar


Diego Young
estragar a minha fonte ?

Estragar como vivente? Penso que todo guitarrista deve saber torcar um cap, ajustar oitavas e tal... Mas se não te garantir, pague 20 conto pra algum técnico fazer, lojas de eletrônica costumam fazer isso.

Brunooliveira
Veterano
# abr/14
· votar


Deve ter algo assim dentro da fonte.



No caso da imagem supondo que o fio terra fosse vermelho...qual dos 2 seria o''centro negativo''?

Pergunto isso porque..tenho uma fonte de ligar apenas 1 pedal..mas tenho uma outra que ligava 5 e pifou...cortei o fio e fiquei com um cabo pra ligar' 5.

Queria fazer o que...ou ''adicionar'' as 5 na fonte que funciona ou cortar no circuito e botar o fio com as 5 mesmo.

Mas fiquei com medo de ser invertido alguma coisa.

As 2 tem fio preto e cinza...e o outro só preto.Ambas eram centro negativo 9v.

Abraços

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


Brunooliveira

Testar é interessante... emenda de um jeito (sem muita firúla) e testa. Tem 50% de chance de acertar de primeira, e 100% de descobrir quem é quem...

MauricioBahia
Moderador
# abr/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Para mudar a polaridade, basta inverter os fios no plug da fonte que vai pro pedal. Assim, o centro negativo passa a ser positivo e vice-versa.

Simples assim.

Espero ter ajudado.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tem como inverter polaridade de uma fonte 9v?