Detonando com o mito do C.I., amp. op., transistores e clipagens MÁGICAS em Drives e Distortions

Autor Mensagem
Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Fernando de almeida
Relaxa brow ... esse ambiente não é para isso ... isso aqui é para informação e descontração ... O Brother Ismah tb é tranquilo ... provavelmente ele não quis ser ofensivo, mesmo que tenha soado pra vc assim ...
Não, ele é chato com muita gente aqui do Fórum mesmo, deve ser um passatempo pra discordar das pessoas.

Ismah
Tu por acaso não é o Roadie de Bom Princípio que o meu amigo Felipe Arnhold me falou é????

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


macaco veio
Trabalho na Universidade sr. macaco :v

HortaRates
Membro
# set/17 · Editado por: HortaRates
· votar


Me metendo no assunto da eletrônica... Se eu bem entendi o quê o macaco veio disse... O potenciômetro altera a ordem do filtro?
Eu não consigo imaginar como isso é possível... Alguém pode me explicar?
Edit:
Li e reli o que ele disse e não acho que foi isso que ele quis dizer. Deixa pra lá hahaha

Fernando de almeida
Veterano
# set/17
· votar


macaco veio
Não Sr, não no super overdrive, a frequência de corte está fixada num valor, o que altera é o nivel do corte,
NO SD-1 da Boss???? Essa eu não sabia ... altera só a amplitude então ... Essa é novidade!!!! Mais uma que aprendi ...
É só nesse ou tem mais algum pedal que o Tone funcione assim????

Ismah
Veterano
# set/17 · Editado por: Ismah
· votar


macaco veio
no super overdrive, a frequência de corte está fixada num valor, o que altera é o nivel do corte
Fernando de almeida
É só nesse ou tem mais algum pedal que o Tone funcione assim????


Eu já vi alguns designs parecidos:

-> O tone é um mixer entre o sinal filtrado e o não filtrado... Um filtro RC é divisor de tensão em função da frequência, se pra um lado ele joga o grave, pra outro ele joga o agudo, aí o tone é o misturador entre esses dois.

-> Existe um filtro ativo de 24dB oitava (acho que era linkwitz-riley), e o tone gerencia a mistura desse com o não filtrado.

IMHO, são circuitos mais caros e complexos, que tentam reinventar a roda...
Eu acharia do carvalho se fosse um paramétrico, mas esse não é prático, quanto mais botão, menos vão virar eles... Pra músico, 3 botões são demais, porque o cara procura preset ainda...

Paludo756

Sobre teu comentário, prefiro não dizer nada... Tu não precisa vir sempre com duas pedras em cada mão, as vezes é só zoeira mesmo...
Só que eu não sou nem um e nem outro dos citados...

Pô, o Felipe toca bagarai, o cara brinca de tocar baixo a peça...
Talvez pela estrada com a orquestra da cidade, mas é um músico pronto pra sair em turnê com qualquer banda. Sabe tocar com, e sabe se portar em, uma banda... É um músico bastante acima da média geral, e é meio que autodidata pelo que sei, mas a oportunidade que fez dele músico, eu não tenho dúvida que foi a orquestra - e isso me causa uma inveja boa...

A gente compartilhou de várias coisas nessa vida já... Ele é uns anos mais velho que eu, mas... Fomos colegas de escola, a mãe dele foi minha professora, moramos relativamente perto, os dois foram um dos poucos que enveredaram pro rock, e dos ainda mais poucos que foram pra música e pra noite...

Então se ele falou mal, acredito que seja eu mesmo... kkk
Pergunta sobre a fonte que "construimos" (ou desconstruímos, depende do ponto de vista), pro guitarrista da banda dele, num show no Kitreko a uns 2 anos. Se foi comigo o feito, sou eu mesmo!
Mas não sou só eu, tem bastante técnicos na redondeza, no rock como roadie MESMO, tem mais um que trabalha volta e meia com a Rosa Tattooada, mas não conheço ele direito.

Tenho uma "inveja boa" do Felipe, por poder ter ido estudar, porque eu não pude, mesmo querendo muito...
Comecei a trabalhar na noite, não por querer, mas por falta de grana em casa... Sempre quis participar da orquestra WBK, mas nunca deu... Chegou uma hora que eu chutei o balde, e deixei pra lá ser músico...

HortaRates
Me metendo no assunto da eletrônica... Se eu bem entendi o quê o macaco veio disse... O potenciômetro altera a ordem do filtro?

Eu vejo duas hipóteses:
-> Um mixer entre a saída de dois filtros de ordem diferente
-> Sobreposição de 2 filtros. Digamos que eu tenha um em 3 kHz, e o tone varia a sintonia de um entre 2 e 6 kHz. Quando os dois se cruzam eu tenho um roll-off de dois casos...

macaco veio
Veterano
# set/17
· votar


Fernando de almeida

A maioria é tudo assim (tones stacks, baxandals) um capacitor define a frequência central e os resistores definem o ganho (deixando passar ou barrando ou atuando no ganho ativo de um estagio). Vamos supor um controle onde um capacitor define a frequencia central de 100hz, (um tone stack por exemplo), ao girar o potenciometro a frequencia de 100hz é atenuada ou amplificada (depende se tem ganho). Ao ser atenuada (girando pra um lado) ela vai levando junto as frequencia laterais (99hz, 98hz, 97, etc e 101hz 102hz etc) mas sempre em menor volume pois ela é frequencia central que tem o maior volume, girando pro outro lado pode amplificar se houver ganho, ou seja, esta deslocando mas o corte é 100hz, as outras estão indo de carona com volume menor. Se o filtro é de segunda ordem digamos levou junto 99 e parou em 80 (a carona não aceita 79hz 78 etc não vai ter atenuação) e levou junto 101 ate 120 (o mesmo caso), se o filtro for de primeira ordem vai descer até 60 (59, 58 etc não vai mais), o mesmo pra cima (foi ate 140). O filtro de segunda ordem é então mais perfeito pois a largura é menor (chama-se Q mais estreito), um filtro perfeito (sei la de centézima ordem) cortaria só os 100hz sem levar nenhuma outra frequencia junto. Pra mudar a frequencia de corte tem que mudar o valor do capacitor ou ter um filtro com indutor (ou um falso indutor feito com CI) e capacitor juntos (ai já é paramétrico). Descomplicando, atenuou ou amplificou uma frequência central, o resto foi de lambuja com menor ganho porque um filtro não é perfeito.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Foste propositadamente simplista?

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Pô, o Felipe toca bagarai, o cara brinca de tocar baixo a peça...
Aquela tal apresentação que falei em outro tópico tocando Tom Sawyer foi ideia dele.
Talvez pela estrada com a orquestra da cidade, mas é um músico pronto pra sair em turnê com qualquer banda.
Com certeza, ele tocou na minha banda por quase meio ano.
É um músico bastante acima da média geral, e é meio que autodidata
Na verdade ele fez aula, e bastante aula, aprendeu música cedo com a orquestra, e depois seguiu com aula com um professor aqui de São Leopoldo.
A gente tentou de tudo pra tocarmos alguma música do Dream Theater juntos (banda favorita dele), mas as que ele pega são impossíveis pra mim, e as que eu pego são impossíveis pra ele. Que banda do demônio.
empre quis participar da orquestra WBK, mas nunca deu...
Já fui assistir tanto essa orquestra que já perdi as contas, confesso que quase me ofereci como guitarrista quando eles estavam precisando, acabaram pegando um que o Felipe se esforçou pro cara deixar o sangue de guitarrista de bandinha.
Tenho uma "inveja boa" do Felipe, por poder ter ido estudar, porque eu não pude, mesmo querendo muito...
E não só, ele é um aluno genial, e muito gente fina. Ele teve uma ótima oportunidade pra estudar, a mesma que eu tive, estamos aproveitando bem. Uma pena que ele não tenha despertado interesse por pedais e amplificadores valvulados, se não a gente já estaria fazendo projetos no trabalho. Ele ficou no SS e pedaleira, pela praticidade, e eu entendo ele.

Tu não precisa vir sempre com duas pedras em cada mão, as vezes é só zoeira mesmo...
Beleza cara, apesar disso estamos sempre aprendendo alguma coisa, foi mal aê, desconsidere, ando dormindo nada nos últimos 2 meses.

Chegou uma hora que eu chutei o balde, e deixei pra lá ser músico...
Já chutei o balde a dois anos, mas muita banda me procurava pra tocar, e eu dizia: _cara, guitarrista tem 50 por esquina! Mas não, tem que ser eu :v
A minha banda está se engajando, e sabe porque? É a primeira banda que consegui colocar na cabeça dos caras que a gente não vai ficar famoso e sair comendo todo mundo por aí tocando Heavy Metal no Brasil, a banda é levada profissionalmente, ganha um dinheiro e tal, mas é somente coisa de final de semana, e a gente vai fazendo nossas autorais pra deixar nossas marquinhas, pra quem sabe, com muita sorte nossos netos não rirem das músicas gravadas zoando que são do tempo do Windows 10 e ruins pra pêra.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Legal saber isso! Eu acho que o Felipe tem intenções maiores para com a humanidade, do que construir pedais e amplificadores antiquados... rs

Eu chutei o balde como músico, porque tenho carreira como técnico... E sem modéstia eu estou abaixo de um músico mediano, apesar de estudar. Talvez tocar em grupo me faria melhorar, talvez não...
Minha escolha foi ganhar a vida com música indiretamente, e acabo tendo de dançar conforme o que toca...

Mas deixemos para outra hora, já desvirtuamos bastante...

Fernando de almeida
Veterano
# set/17
· votar


macaco veio
A maioria é tudo assim
Mestre, sinceramente, em pedais, a maioria dos Tones que analisei, era um filtro passa baixa RC simples e o potenciômetro (que é o "R" do RC) aumenta ou diminui a frequência de corte, cortando ou deixando passar as freq médias e altas ...
Vou começar a ver direito mais pedais e rever alguns pedais que já analisei ...


um capacitor define a frequência central
Mestre, qual seria a configuração do circuito???
Com um capacitor, em filtros RC com 1 capacitor, pode-se fazer passa baixa e passa alta e com 2 ou mais resistores, podemos acrescentar a possibilidade de atenuação do sinal... não me lembro de um circuito com 1 capacitor com passa faixa ...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/17
· votar


Concordo com o Lelo Mig sobre o efeito placebo e o poder da propaganda.
Ontem mesmo o guitarrista da minha banda, ao invés de um distorção brabo que ele tem, levou um desses mini pedais chineses (Moer) e.... Fez o som dele....
Pedais são bacanas. Mas mais bacana ainda é um músico que saiba usá-los...
Abçs

macaco veio
Veterano
# set/17
· votar


era um filtro passa baixa RC simples e o potenciômetro (que é o "R" do RC) aumenta ou diminui a frequência de corte, cortando ou deixando passar as freq médias e altas ....
não me lembro de um circuito com 1 capacitor com passa faixa ...

passa banda não tem jeito, o potenciometro neste caso altera o ganho da frequencia de corte e não o corte, o que se pode ter é dois filtros (com dois capacitores) tendo duas frequencias centrais de corte, uma de um lado do potenciometro e outra do outro tendo uma variação ao girar o cursor, ai pode se dizer que esta variando a frequencia com muito menor volume pois está tirando um filtro de sintonia até alcançar a sintonia do outro filtro. Sua analise de RC está certa pois é da formula, mas depende do circuito pois R varia resistencia (não corta frequencia) ai tudo fica dependente da configuração pois entra em jogo a impedância do circuito onde R varia a impedãncia. É bem complicado a coisa.

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


macaco veio
É possível mudar sim a frequência de corte, vide por exemplo o funcionamento de uma pedal de Wah.

macaco veio
Veterano
# set/17
· votar


Claro que é possivel, conforme o tipo de circuito e complexidade, wah wah usa até indutor junto. Tem que ver o que se está realmente alterando o ponto de corte ou se está desviando a sintonia do filtro ou ainda se o circuito está com corte fixo e apenas aumentando e diminuindo o ganho. É que estava se falando do ton no pedal de overdrive e eu inclui a maioria de tone stacks de amplificador e ai coisa generalizou, foi mal da minha parte, KKKKK

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Capaz, sua colocação foi bem colocada. Eu percebi essa faixa fixa de frequencia do Boss Super Overdrive quando apliquei sinais nele com um gerador de função e analizei a resposta em frequência no osciloscópio, e consegui perceber que a diferença se torna maior em frequências mais altas, em torno de 1 kHz a 3 kHz.
Existem pedais que conseguem variar a frequência de corte sem o uso de Indutores, usa-se um 'circuito girador', que consegue apresentar na sua saída a mesma resposta que um indutor, ele está presente em alguns Equalizadores.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


macaco veio
tone stacks de amplificador
Esse é um tema super interessante para ser detalhado aqui no FCC

Paludo756
sua colocação foi bem colocada.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk UI kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Detonando com o mito do C.I., amp. op., transistores e clipagens MÁGICAS em Drives e Distortions