Tabela de Transistores e diodos similares.

    Autor Mensagem
    Zett RJ
    Veterano
    # ago/04


    Alguem na face da terra, poderia dispor de uma tabela ou lista de diodos e transistores similares no mercado! Cara é sinistro comprar alguma coisa no Rio de Janeiro, nunca tem nada do que agente pede nas lojas! Se não for de televisão ou som vc não encontra nada!

    Só sei quando tem algum similar quando rola no forum ou quando um tecnico das antigas me fala!

    Valeu Galera Abraços!
    Ah meu fuzz face funciona agora!!!!
    Ahahahahahaha!
    Aumenta que isso ai é Rock And Roll!

    plautz
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Cara,

    A chave pra você encontrar as peças é andar e andar.

    E ser chato! Saber previamente quais equivalentes é uma boa pedida.
    Já vi em alguns lugares que existe um programinha de equivalência (da burosch se não me engano) chamado ic database 2002, mas apesar de ir lá na página deles e catar feito um doido na rede não achei nada (alguém que tivesse podia se manifestar. Me proponho a disponibilizar na minha página).
    Se você não tem uma tabela, faça assim (que é o que faço quando não sei um similar):

    Suponhamos que você queira a achar o subistituto (não é similiar. É subistituto.) do 2N5088.

    Entre no google e procure pelo nome da peça. Quando ele te retornar a pesquisa, em uma delas provavelmente você encontrará o datasheet do componente. Dê uma olhada nele.
    Depois procure por um o mais próximo às características originais.

    Em se tratando de transistor e diodo a coisa é relativamente simples. Quando falamos de integrado a coisa piora um pouco.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.

    plautz
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Hehehe

    Foi só eu falar que não consegui e achei o bicho.

    Vou colocar lá na página agora e daqui a pouco disponibilizo o endereço.

    Abraços

    plautz
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Quem quiser o programa tá aqui (baixem os tres arquivos e rodem o executável para instalar. Tive que quebrar pois o servidor não permite arquivo maior que 200K).

    http://plautz.atspace.org/icdb/ic_de.part01.exe
    http://plautz.atspace.org/icdb/ic_de.part02.rar
    http://plautz.atspace.org/icdb/ic_de.part03.rar

    Abraços

    Zett RJ
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    CARA isso foi muito bom! vou caçar na sua pagina! meu fuzz não aguentou o tranco do ensaio hoje!

    rogerio3d
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    plautz

    Fala aí Plautz, cara vi que vc.é um cara muito prestativo no fórum, gostaria de adicioná-lo no meu MSN, para trocar uma ideia sobre os pedais eu já montei uns 07 pedais diferentes.
    Meu MSN é:
    rogeriobalestra@hotmail.com
    abraço

    Zett RJ
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    POde crer! o msn é fabiorjfisica@msn.com

    plautz
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: plautz
    · votar


    Ja adicionei os dois ai no meu MSN.

    Zett RJ - Quando for pesquisar os substitutos não esqueça de verificar suas caracteristicas. O que eu faço é o seguinte: Quero substituir o transistor X que queimou, dai o programa me diz que o Y serve. Anoto os nomes e baixo os datasheets dos safados e comparo.
    Parâmetros que devem ser observados: Tipo (NPN / PNP), Nivel de Ruido (Baixo / Medio / Alto), Hfe (Ganho do transistor).

    Supondo que queiramos substituir o 2N5088. Procuramos no programa e ele nos diz que o 2N3904 pode ser usado.

    Comparando:

    2N5088 - Tipo: NPN / Nível de Ruído: Baixo / Ganho: 300 a 900
    2N3904 - Tipo: NPN / Nível de Ruído: Baixo / Ganho: 100 a 300

    Nessa comparação, o 2N3904 PODE ser usado como substituto, mas haverá perda, já que o ganho dele é bem abaixo do original (lembrando que o ganho de um transistor varia conforme parametros no circuito, como voltagem, tensão em seus terminais, etc.)

    Bom, é mais ou menos isso ai. Qualquer coisa entrem em contato ai. Abraços.

    Zett RJ
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Po valeu mesmo fio! cara tu tem muita noção mesmo! vou pegar uns data pra ver se arrumo o trans 2n5485!

    Cara muito obrigado!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Zett RJ
    Pois é, o Plautz está certo. Eu só faço meus Fuzz com BC 108 ou 109. Nunca testei o 2N3904, mas acho que deve ficar legal pois os transistores de Ge tinham ganho baixo (ao contrário do que muita gente pensa). Tente tb o 2N2613 (tem ganho bem baixo). Encontrei alguns em uma loja de Maricá, onde trabalho como professor, mas estavam caros (R$ 2,50 cada!). Não esqueça as dicas que dei anteriormente sobre o FuzzFace, garanto que vão soar maravilhosamente bem.

    Zett RJ
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    PO eu pus um resistor variavel no lugar do 8k7 (chicão me alertou sobre casar os trans!). ficou muito bom mais estou com um fio mau soldado!

    vou acertar tudo e por numa caixa legal!
    Cara tenho um TRans BF 245A o que eu faço com isso!????? millenium????

    Zett RJ
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ai galera ponha seus conhecimentos sobre componentes equivalentes aqui ! Sugiro uma listagem de Diodos, Ci´s e Transistores!
    Vamos lá galera!

    musycal
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    caro plautz,

    baixei o programa ´de equivalencia de transistores mas nao consegui instalar o mesmo em meu pc, pois apresentou erro de instalação.

    MyNameIsRevolution
    Veterano
    # set/05
    · votar


    up

    2N5088 - Tipo: NPN / Nível de Ruído: Baixo / Ganho: 300 a 900

    posso uzar isso no lugar de um ic 741?

    MyNameIsRevolution
    Veterano
    # set/05
    · votar


    esse ci eh diodo? uehaue

    gasquez
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Caro amigo plautz, tenho um carregador de bateria da filmadora JVC, e queimou o transistor B1592-R so que naum acho pra comprar, vc poderia me dizer qual seria o substituto. Desde já fico agradecido.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Aproveitando o tópico, um teste com áudio de vários tipo de de diodos/clipagens:

    http://www.4shared.com/audio/6V67UFqX/diodorama.html

    01. Clean (no pedal)
    02. 1N4148 silicon pair (symmetric; TS-808 stock)
    03. 1N4001 silicon pair (symmetric)
    04. 1N34A germanium pair (symmetric)
    05. 1N4148/1N34A (asymmetric)
    06. Red LED/1N34A (asymmetric)
    07. Red LED pair (symmetric)
    08. Yellow LED pair (symmetric)
    09. Yellow LED/1N4148 (asymmetric)
    10. 1N4148/2x1N4001 (asymmetric)

    Créditos: http://www.guitarpcb.com/apps/forums/topics/show/4162066-diodes-all-ab out-diodes-

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tabela de Transistores e diodos similares.