Trafo/transformador novo para pedal valvulado.

    Autor Mensagem
    francisco2004
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: francisco2004


    Pessoal,

    Estava pensando em melhorar o meu Meteoro Dr. Drive, reduzindo o ruído branco dele, que é o que mais incomoda. Já troquei as válvulas originais 12AX7 Sovtek por 12AX7 EHX e parece não ter mudado nada. As válvulas novas chiam praticamente da mesma forma que as originais, talvez um pouquinho menos. Ou seja, o problema é outro, que suponho que se deva em grande parte ao transformador original externo ("wall wart", como os gringos chamam).

    Diante do exposto, tenho as seguintes dúvidas:

    1. Se eu comprasse um transformador melhor, o ruído branco/de fundo tende a diminuir?

    2. Diminuir o tamanho do fio e fazendo uma ligação "direta" do transformador à parte interna do pedal melhoraria a situação?

    Enfim, quero deixar o pedal mais silencioso para usá-lo em gravações, ligando-o direto na interface, sem a necessidade de aplicar filtros muito pesados (digitais) de redução de ruído.

    -------
    P.S.: nos fóruns gringos, tem toda uma discussão sobre valer a pena ou não usar um SMPS (switched-mode power supply, essas fontes levezinhas dos carregadores de laptop ou de celular, além das próprias fontes de PCs). Li alguém comentando sobre usar uma fonte de laptop com a mesma especificação ou até uma diferente, utilizando um circuito adicional para alterar a voltagem e coisas do tipo. Alguém já tentou algo assim?

    Abraços

    Ramsay
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    francisco2004
    1. Não, pq o ruído branco/de fundo não é causado pelo transformador da fonte e sim por um excesso de amplificação em frequências agudas, que pode estar sendo causado por falha em algum componente do circuito do pedal, tipo um capacitor de acoplamento com fuga ou algo do gênero.

    2. Isso também não vai adiantar de nada.

    Quanto as "fontes levezinhas dos carregadores de laptop ou de celular" podem ser usadas desde que elas tenham a mesma voltagem, a mesma polaridade e suportem corrente igual ou maior a da fonte original do pedal.
    Mas, mesmo essas fontes não vão resolver o seu problema.
    A forma mais correta seria abrir o pedal e trocar o componente defeituoso causador do problema.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Faça um teste, coloque dois diodos 1N40004 em paralelo, mas com polaridade reversa, ligados em sério no positivo que sai da placa.

    Isso cria um gate, que abre quando o sinal passar de um ponto de X volts e pode solucionar...

    Revisar o circuito, pra ver se os capacitores estão bons, se não há solda fria, e se o BIAS está de acordo é um bom começo, ANTES de querer fuçar o circuito... O mesmo vale para a fonte, e o lugar que tu habitualmente toca... Pode ser uma penca de coisas causando problemas que refletem em problemas no teu amp.

    Sobre gravações, troque o filtro "digital contra ruído", por um gate. Se a relação s/n estiver acima de 48dB (sinal máximo em 0dB, e ruído em -48dB) está excelente para um circuito valvulado.

    Ir mais longe creio que não valha a pena. Vais investir uma grana quase do preço do penal (acha pra menos de 400 usado), e talvez sem ter o resultado esperado... O problema desse tipo de ruído é ganho, toda vez que ocorre um ganho muito alto, vai acontecer isso. Experimenta ligar o pedal sozinho, pode ser que a fonte dos outros pedais, esta causando isso.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Já ia esquecendo... Quanto a fonte, MUITO CUIDADO, estas citadas NORMALMENTE são DC, quando o Meteoro RTD usa fonte uma fonte externa AC (nada mais que um trafo rebaixador de 220/127 para 12VAC), e tem uma fonte interna, própria para tudo...

    francisco2004
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Ismah
    Já ia esquecendo... Quanto a fonte, MUITO CUIDADO, estas citadas NORMALMENTE são DC, quando o Meteoro RTD usa fonte uma fonte externa AC (nada mais que um trafo rebaixador de 220/127 para 12VAC), e tem uma fonte interna, própria para tudo...


    Cara, agora tu me lembrou um negócio... esse pedal tem uns potenciômetros na própria placa para controle de ganho, com uma tampa embaixo do pedal. Vou dar uma fuçada nisso antes de qualquer coisa. Valeu!

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Não faço ideia...

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    francisco2004

    Vi umas fotos do pedal e fiquei surpreso com esse trafo ai dentro, segundo este blog
    " https://guitarrasegambiarras.com/2013/02/08/meteoro-revolution-tube-dr ive/ " esse trafo eleva a tensão para a válvula. Certamente ele gera ruídos com a indução, alem de que válvula é mais ruidosa que transistores, um livro que tenho fala sobre ruido térmico e para diminuir não é algo simples e aplicável neste caso.
    Não sei qual a proporção de ruido que o trafo e o efeito térmico na válvula induzem, mas eu faria o seguinte, coloque uma chapa de alumínio entre o trafo e o circuito, para reduzir um pouco a indução magnética, em formato de 'C' e pode fixar com cola quente ou tentar adaptar na caixa. Vai ficar apertado para colocar perto dese capacitor da fonte. Na válvula pode colocar uma blindagem também, usando chapa de alumínio, nela vai ser mais fácil.
    Teste usar uma placa de madeira embaixo do pedal, as vezes funciona.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Possivelmente é o mesmo trafo do RTD, um elevador de 12 para uns 280 VAC, 200VDC retificado...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trafo/transformador novo para pedal valvulado.