Autor |
Mensagem |
Coops Veterano |
# mar/17
Galera, preciso de ajuda. Hj eu tava aqui no meu quarto no RJ, e como de costume eu abri a janela pra não morrer de calor. Até ai tudo bem, só que por volta de umas 14hrs eu tinha ido dormir no outro quarto e deixei a janela escancarada, pq como tava fazendo 36°, não acreditei que fosse chover. Pois bem, acordei e parecia aqueles filmes de fim do mundo, tava desabando água, ai eu lembrei que tinha deixado a janela aberta e quando cheguei tava tudo alagado, sendo que minha Zoom G5 foi a que mais sofreu. Dos equips, tinham dois cabos Tiaflex, a pedaleira e o Casio CTK 4440 que molhou só de um lado. Qual é a melhor coisa a se fazer? Deixar parado esperando secar? Secador de cabelo?
|
The Man Who Sold The World Veterano |
# mar/17
· votar
Coops jamais pense em ligar as coisas, o melhor a fazer mesmo é deixar secando por uns dias fora da tomada o lance do secador é complicado, melhor não usar mesmo cara
|
Coops Veterano |
# mar/17
· votar
Ligar jamais. Só que eu deixo parado tudo mesmo? Ou tento secar? Estou com medo de tirar a pedaleira do lugar e a agua entrar mais ainda.
|
The Man Who Sold The World Veterano |
# mar/17
· votar
Coops mas molhou tanto assim? passa um pano nela, se tiver água no chão no lugar que ela ta, tu ja demorou pra tirar ela de la
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/17
· votar
Coops acho que ninguem tem uma resposta certa pra isso, mas eu no seu lugar deixaria secando por um mes, com varios coisinhas que absorvem humidade no quarto
|
Coops Veterano |
# mar/17
· votar
Sim, está tudo alagado. Pra melhorar, meu setup ainda ficava próx a janela. Minha sorte é que os outros instrumentos estavam em outro local.
|
JJJ Veterano
|
# mar/17 · Editado por: JJJ
· votar
Bom... o que EU faria (se quiser fazer o mesmo, é por sua conta e risco):
Antes de mais nada, montanhas de papel toalha. Isso absorve pacas. Passava sem pensar em economizar (os equipos valem muito mais que um rolo de papel).
Depois de secar o "óbvio", tentaria virar com calma, de todos os ângulos possíveis pra ver se tem água dentro de algum buraco (não pode ficar água dentro...).
O que houvesse condição de abrir (buraco de bateria, cavidades simples presas com parafusos, etc.), abriria e secaria.
Agora, o secador. Eu sei que o pessoal ficou com receio. EU TAMBÉM TENHO RECEIO E NÃO GARANTO QUE NÃO DÊ MERDA. Dito isso... eu usaria... acho melhor o secador (no modo mais fraquinho) do que o risco de ficar com água dentro!!! Componentes elétricos costumam ter muito mais resistência a calor do que a água...
Outra coisa: se está molhado MESMO, encharcado, do jeito que você fala, EU abriria tudo. Mas não sei o seu nível de fuçar em eletrônicos... se não tiver jeito pra coisa é complicado.
Boa sorte aí!
|
renatocaster Moderador
|
# mar/17
· votar
Caraca, me bateu um Dejà Vú agora quando vi esse tópico, hahahaha. Mas o meu caso foi bem menos traumático.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/17126/
Agora, respondendo ao tópico...bom, eu tentaria com o secador mesmo. Mas em baixa potência, pois alguns componentes são sensíveis e podem se soltar com o vento se tiver muito forte.
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/17
· votar
me lembrou quando eu confundi o meu celular com o celular novo da minha namorada, levei pro banheiro e deixei cair na privada :/
|
Coops Veterano |
# mar/17
· votar
Vlw ai galera, vou deixar secando por um tempo e depois vou abrir pra ver como que tá. Obrigado pelas dicas!
|
Lelo Mig Membro
|
# mar/17
· votar
Coops
Você já deve ter feito o que a galera aí falou, no sentido de secar o grosso, absorver a água mesmo... o urgente.
Mas, agora, no decorrer dos dias... "SOL e ARROZ" meu amigo.... se você têm tempo de acompanhar seu equipo, mantenha sob calor controlado (não deixe torrar no sol), mas coloque-os para tomar sol... e o que for menor (pedais por exemplo) coloque num recipiente seco e cubra com arroz (cru), e coloque no sol.
Arroz absorve muita umidade. E o Sol, não é só o calor, têm o lance dos UV/Infra Vermelho e etc, que matam os fungos oportunistas que curtem umidade.
Obs: Antes que me esqueça.... Se tiverem, retire tudo quanto for bateria dos equipos.
|
Ismah Veterano |
# mar/17
· votar
Eu desmontaria os pedais para por ao sol... Isso acelera a secagem interna e evita oxidações...
|
Ramsay Veterano |
# mar/17
· votar
Coops
O lance do arroz é o melhor. Se vc deixar secar por um tempo vai favorecer a corrosão dos componentes. Por isso, abra a Zoom G5 e jogue dentro 1 Kg de arroz, ou mais se precisar até preencher todo o espaço ocupado pelos circuitos. Espere por uns 2 dias, retire o arroz e se tudo der certo a Zoom G5 voltará a funcionar, pq o arroz terá absorvido toda a umidade que havia dentro.
|
LeandroP Moderador |
# mar/17
· votar
Acho que só deixar secar pode não ser uma boa. Pode ocorrer oxidação.
Posso estar errado, mas se isso acontecesse comigo eu enxarcaria o pedal/pedaleira com álcool isopropílico, limpando qualquer resíduo de água, com o álcool evaporando rapidamente.
Melhor verificar com quem manja de circuito eletrônico pra confirmar se o que estou dizendo é correto.
|
Ismah Veterano |
# mar/17 · Editado por: Ismah
· votar
Só não há garantia que o álcool retire toda a água, nem que seja menos corrosivo, ou que não danifique algum componente. Eu não faço ideia de como funcionam alguns componentes e o que pode/não pode com eles.
|
HotLicks Membro Novato |
# mar/17
· votar
Coops Que tristeza, cara! Torço pro seu equipo ficar de boa. Vá postando novidades!
Ismah "Eu desmontaria os pedais para por ao sol... Isso acelera a secagem interna e evita oxidações..." A princípio seria minha opção também, mas, será que não devemos levar em consideração o fato de que o Coops mora no RJ? Se for perto da praia então... O tempo de exposição ao sol traria junto o salitre, que é um agente oxidante. Rapaz, tá difícil... Vamos ficar na torcida!
HL
|
Ismah Veterano |
# mar/17
· votar
Se servir de consolo, descobri meu "equipamento" molhado também... Foi só um cabo, pois choveu e os furos da veneziana não deram conta. Vi agora a pouco, várias horas depois...
HotLicks
Pois eu penso mais longe... E o ácido contido na chuva devido a poluição? Se for procurar sarna pra se coçar tem bastante. Não querendo ser um mau agouro, mas o que ainda funcionar é lucro aí...
|
Adler3x3 Veterano |
# mar/17 · Editado por: Adler3x3
· votar
Hotlicks
Fiquei triste com o que aconteceu você precisa de ajuda técnica com urgência.
O ideal seria alguém com conhecimento e técnica para te ajudar.
Vá numa assistência técnica especializada em reparos de instrumentos musicais, se não der para contratar pelo menos obtenha algumas dicas seguras, principalmente do que não fazer.
|
rafael_cpu Veterano |
# mar/17
· votar
Tô com o Ramsay, Lelo Mig e renatocaster.
É tentar isso aí que eles disseram e torcer. Boa sorte!
T+
|
HotLicks Membro Novato |
# mar/17
· votar
Adler3x3 Você me confundiu com o Coops, mas o que vale é a intenção! ;)
HL
|
SkyHawk Membro |
# mar/17 · Editado por: SkyHawk
· votar
Coops É o seguinte: não tem problema algum, a chance de algo estragar é quase zero.
1. Quando secar tá novo. 2. Esquece todas as besteiras que te falaram. 3. Tira tudo da tomada, se tiver pilha ou bateria, retira. 4. Retira toda a água aparente com pano e toalha de papel, 5. Coloca em um lugar arejado para secar, não tem tempo certo. Mas uns 2 ou 3 dias é mais do que suficiente. 6. Não use qualquer soprador térmico ou secador de cabelo, isso sim vai estragar muita coisa. 7. Se tiver alcool isopropílico joga por fora e dentro de tudo (hidro-repelente). Um spray de limpa contato tem o mesmo efeito. Pode usar fluido de Zippo que é nafta e também faz a mesma coisa. 8. Por fim WD-40 com moderação (hidro-repelente e anti-corrosivo). Bate por fora e dentro dos jacks, se quiser abrir os gabinetes da um spray direto nos circuitos, mas nem isso é preciso, e só deve abrir se souber o que está fazendo. 9. Retire o excesso de WD-40, deixe agir e depois outro spray de limpa contado dentro dos jacks e fendas que irá retirar o excesso de WD-40 por dentro.
Simples assim. Lavou tá novo !
No mais relaxa, pois nada vai estragar. Já passei por isso algumas vezes. Pedais e pedaleiras são 9 volts de baixa amperagem, a probabilidade de queimar é quase zero. Amplificador é um pouco mais sensível mas truco se tiver algum problema.
Mesmo estando tudo ligado, uma molhada não estraga nada. O roodie do Doug Aldrich no Rock in Rio, virou o pedalboard dele e retirou um aguaceiro de dentro e ele nem parou de tocar. O risco aí, se estiver usando cabo, é choque por estar plugado em uma parede de Marshall.
|
boblau Veterano |
# mar/17
· votar
SkyHawk
+1!
o mais radical destes acidentes que presenciei foi no show do Whitesnake no RJ onde um tempestade caiu no meio do show e uma cachoeira caiu bem na pedaleira do Doug Aldrich que estava bem na minha frente. Literalmete inundou tudo, pedais viraram submarinos. Nada do cara parar de tocar. O técnico dele ficou maluco Numa pausinha mínima o técnico pegou a pedaleira do chão e despejou a água de dentro! E colocou a pedaleira num lugar mais abrigado.
Depois ele fez isso de novo.... Incrível, nada parou de funcionar.
|
JJJ Veterano
|
# mar/17
· votar
SkyHawk Esquece todas as besteiras que te falaram.
Pô, o cara já chega chutando o balde e chamando todo mundo de besta... Que atrevido!... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
|
Lelo Mig Membro
|
# mar/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar
SkyHawk
Abrir um aparelho eletrônico e colocar arroz não é besteira, nem inventei o procedimento.
Aconselho se informar um pouco melhor antes de dizer que falei besteira. Você pode até confrontar o procedimento e teorizar prós, contras ou ineficácia... se tiver dados técnicos.
Obs: Operei e lidei com sistemas de sonorização, ambiente e ao vivo por mais de 20 anos, não passei por apenas uma chuva em palco...
|
SkyHawk Membro |
# mar/17 · Editado por: SkyHawk
· votar
JJJ Não foi essa a intenção, desculpa. Mas lí o tópico todo e vi muita informação equivocada. Como os nossos equipos são amados e mesmo os mais baratos sempre são comprados com algum sacrifício, me preocupei com o caso do nosso colega e fui direto para que ele não fizesse nada que fosse piorar a situação.
Algumas sugestões que deram foram muito ruins de fato.
Esse procedimento: elemento de alta volatilidade (alcool isopropílico, limpa contato ou nafta) retira toda a humidade, WD-40 anti-corrosivo e tmb hidro-repelente e elemento da alta volatilidade para retirar todo o excesso de WD-40 é o roteiro correto para água em circuito eletrônico.
|
Ismah Veterano |
# mar/17
· votar
SkyHawk
A curto prazo... A longo não sabemos, e oxidação e corrosão são danos a longo prazo! O Doug vai lá e compra 10 outros pedais sem avisar ninguém, se fosse o caso do colega ele nem teria feito o post.
Eu concordaria contigo, falando de um set analógico, já fiz lavagens bem mais complicadas e sequei em forno. Isso sou eu, com equipo analógico. O que não é o caso do colega. A G5 e o CTK são digitais, cheio de processadores etc... Se só lavou a pasta térmica (vale pro amp também), pode ser que queime quando ligar ou um tempo depois, devido a dificuldades de dissipação e consequente sobre aquecimento...
Choque por causa do Marshall? Isso sim é bobagem... Só se já houvesse defeito prévio no aparelho, e não seria um aviso, seria O CHOQUE. Se o chassis estiver devidamente aterrado, precisaria ter tensão vinda de outro ponto... Do board? Talvez, mas não os 9VDC das fontes... Aliás, resta saber se ele não usa um switcher a distância e wireless (90% certo)...
O amplificador é tão sensível quanto os pedais, mas é o menos provável de ser atingido, já o AF... Se pegou chuva os danos são severos, porque geralmente é papel...
|
SkyHawk Membro |
# mar/17
· votar
Ismah
Frase de um economista: "No longo prazo todos estaremos mortos" ...... Rssssssssss
|
Ismah Veterano |
# mar/17
· votar
Um pedal bem pode durar 20, 30 anos... A oxidação aparece em 6 meses, mais tardar 1 ano...
|
Coops Veterano |
# mar/17
· votar
Galera, boas notícias. O teclado ta vivo. Acabei de ligá-lo. Deixei os dois dentro de um quarto aqui que fica muito quente de tarde. Não tive coragem de deixar torrando no sol. A pedaleira que ainda não tive coragem de ligar, o maior problema é que não sei como funciona, pq não entrou água nas entradas, visto que todos os cabos estavam conectados. A unica passagem que tem é a parte da válvula. Provável que eu abra ela antes de testar.
|
brucesantos Membro Novato |
# mar/17
· votar
Coops Compra uma caixa de giz escolar branco, abre a tampa traseira da pedaleira e deixa uns dias dentro... vão absorver toda a umidade.
|