limpeza de placa de pedais

    Autor Mensagem
    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16


    amigos, estou com uma dúvida. conserto muitos pedais e as vezes eles chegam com excesso de fluxo e sujeira (gordura) na placa no lado do layout. gostaria de saber se eu poderia limpar as placas usando um cotonete embebido de alcool isopropilico? isso também se aplica a limpeza dos potenciometros ?

    Calime
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    thiagoahaeuro

    Pode sim. Dependendo da forma que fizer, uma escova de dente de cerdas macias, junto do álcool isopropílico é a melhor solução pra isso(ao invés do cotonete). Daí vc usa o cotonete mais pra algum canto de dificil acesso. Geralmente qdo preciso fazer algo nesse sentido, é assim que faço, e o resultado sempre foi bem legal.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    usa em pedais? depois de seco a placa fica meio esbranquissada. é normal?

    macaco veio
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Fluxo e' uma merda, eu ja tentei de todo jeito tirar o fluxo da solda nova (nao sei pra que que colocam fluxo na solda), voce solda e o fluxo se espalha junto fazendo aquela melequeira. Ja tentei comprar solda sem fluxo mas nao achei, acho que nao fabricam. Eu faço da seguinte maneira, quando faço uma montagem depois de tudo soldado eu ponho um pouco de tinner (so tinner que tem força pra tirar essa merda) numa bandeija e ponho a placa sobre o tinner com uma quantidade de tinner que so cubra o lado do cobre, nao vase por cima das peças. Ai vou passando escova de dente. Tem que repetir umas 3 vezes porque a merda vai espalhando mais e ir secando e retirando o excesso com papel. Fica meio esbranquiçado mesmo. Ainda nao descobri outra maneira,

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    realmente fluxo é uma bosta, parece acucar derretido,uma meleca,grude. com alcool isopropilico consigo tirar pq ele tem um pouco de acetona na composicao. peguei uns pedais boss cheios de fluxo, dai foi so assim pra essa coisa sair

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    a boss usa fluxo na soldagem dos fios , mas um amigo meu mandou um pra um cara fazer mod e ele voltou com 50 % da placa melecada com fluxo, aquela coisa amarela escorrida das soldas. agora vou limpar essa placa com o alcool isopropilico. agora estou com uma duvida, meus pedais consomem 280 mA , acho q posso usar uma fonte com 7809 para alimenta-los né? vou usar o diodo para dar 9,6v, fazer um layout mas como faco para diaponibilizar aqui pra galera do fórum? ja que é uma copia da original psa120t pode ajudar né?

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    macaco veio

    Isso se dá pela temperatura errada da solda, provavelmente muito quente. Tem toda um esquema para se achar a temperatura certa e etc... Não me pergunte mais, que está longe de meus domínios rs
    Sei que marca/composição de estanho estás usando, mas vale a pena considerar outra marca. Eu uso e recomendo Cobix 60/40 (carretel azul), mas vale a pena conferir as diferenças. Tenho um 40/60 (uso em alta temperatura segundo meu finado pai) que precisa de um ferro tradicional, de 750W no mínimo, ou nem cócegas faz. Uso ele com a pistola de solda que é violenta, e aquece rápido, se não nem pra fumacear. rs

    Segue o link com os tipos de estanho fabricados pela Cobix...

    http://www.cobix.com.br/linha-geral-de-produtos

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    uso esse mesmo estanho do carretel azul pra fios, com um ferro de 40w e um do carretel vermenho (mas fino) com um ferro de 25w ( pra coisas delicadas )

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a limpeza de placa de pedais