Limpeza de potenciômetros.

Autor Mensagem
Kain_Paladian
Veterano
# jan/05


Fala ae galera, blz??

É o seguinte, não entendo de eletrônica, mas se não me engano se chama potenciômetro aquele controle que é encontrado em pedais Wah-Wah ( me desculpe se falo bobagem).Eu tenho um Fat Boy II, e prescisa de uma limpeza por estar proporcionando aquele som de raspagem.O que seria melhor para eu poder limpar?Sendo que é difícil o acesso a peça.

Vlw

Curly
Veterano
# jan/05 · Editado por: Curly
· votar


Kain_Paladian
eu limpo injetando alcool isopropilico c/uma seringa e girando o eixo. se ñ resolver troco o pot, ñ acho vantagem abrir o mesmo p/limpeza manual ...

oak
Veterano
# jan/05
· votar


fat boy 2 nao usa sensor otico no lugar do potenciometro?

Kain_Paladian
Veterano
# jan/05
· votar


nao, potenciometro mesmo cara

Kain_Paladian
Veterano
# jan/05
· votar


Curly
Mas faz isso na guitarra, ou vc ja fez em pedal?

oak
Veterano
# jan/05
· votar


os dunlop cry baby e vox wah e agora os fat boy 1 usam um potenciometro selado que garante 1 milhao de ciclos, pq nao da uma procurada por eles?

kevinmoore
Veterano
# jan/05
· votar


oak
ahahha

Curly
Veterano
# jan/05
· votar


Kain_Paladian

guitarra ou pedal é a mesma coisa. infelizmente esse FB vem com um pot bem ordinário daqueles que custam 1,50 na sta efigenia e ñ dura muito mesmo. com as minhas guitarras eu faço uma coisa q nunca vi ninguém fazer mas acho que prolonga a duração do pot: eu selo os orifícios do pot com muito cuidado, usando uma pistola de cola quente

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


pot dando som raspado se arruma passando graxa de mecanico com ajuda de um palito nos contatos internos para eles deslizarem melhor, tem cara que põe grafite dentro, vai arranhar mais ainda, o arranhado nem sempre é sujeira, é a pista de carvão que se desgasta, deslocando o contato interno que corre na pista (costuma dar pra fazer sem abrir o pot) para os lados o contato sai do local onde esta gasto e melhora. selar o pot tambem é uma boa ideia pois qq residuo q entra ajuda desgastar mais ainda. palavra de macaco veio.

sgrillo
Veterano
# jan/05
· votar


Minha Guita é nova é tá com esse problema no Pot, o q eu posso fazer pra limpar???
Quanto a garantia pra mim ñ rola pq comprei em SP e ir lá só pra arrumar um Pot ñ compensa...

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


o som arranhado é que o contato falha ao passar pela pista de carvão, esta pista é um resistor comum cosntruido comprido e circular (carvão depositado), ela pode estar gasta, trincada, apenas suja , em pots pequenos dos controles de guitarra (as vezes novos) já vi casos em que o aperto do porca do eixo ou uma solda forçando (esticando) o contato trincou a pista, só da pra saber o problema exato retirando o pot e observando cuidadosamente do lado de fora. no caso da dificuldade de acesso pode-se tentar uma gota de oleo (uma ou duas so pra não melecar), faria o papel da graxa e se problema for so atrito ou sujeira resolveria momentaneamente, (mas o oleo seca, a graxa não).

GuitarHouse
Veterano
# jan/05
· votar


opa, esse assunto me interessa

Tava quereno trocar o pot do meu por um melhor, desses Cry Baby, etc

eh jogo?
preco +-

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


não conheço este tal pot selado usado nos pedais de wah wah com disseram, tive um wah wah cry baby (ano 74) e os pots eram de fio de 50k (um tambor grande) não arravam nunca, na época a sound (brasileira) fazia wah wah com pot comuns (duravam 3 meses), consertei varios trocando os pot por de fio , na epoca (ano 79, 80) achava os pot (made in brasil) igualzinho, não sei se ainda existem.

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Solupam ou Limpa-Baú



é brincadeira... não use isso de jeito nenhum he he he

GuitarHouse
Veterano
# jan/05
· votar


opa, esse assunto me interessa

Tava quereno trocar o pot do meu por um melhor, desses Cry Baby, etc

eh jogo?
preco +-


sgrillo
Veterano
# jan/05
· votar


macaco veio
Cara mas eu posso passar graxa de boa???
É alguma graxa especial???

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


em tudo que ja montei que usava pot, antes eu girava o pot pra ver o atrito (mesmo que estivessem bons), se a o eixo esta está agarrando muito ou está girando facil demais (sem agarrar um pouco) , graxa de silicone (vendem num pequeno pote em loja de eletronica uns 3 reais), passa-se no eixo internamente. na pista, espalhe um pouquinho de graxa de automovel (aquelas comum marrom de mecanico), faço isso as vezes em pots novos, se o pot estiver muito velho talves não tenha conserto mesmo.

sgrillo
Veterano
# jan/05
· votar


macaco veio
valeu cara...

GuitarHouse
Veterano
# jan/05
· votar


Tava quereno trocar o pot do meu por um melhor, desses Cry Baby, etc

eh jogo?
preco +-



Alguem sabe?

oak
Veterano
# jan/05
· votar


GuitarHouse

se nao me engano sao bem caros (bem caros mesmo), vo ser se axo alguma coisa aqui

oak
Veterano
# jan/05
· votar


http://happybob.com/marc/music_gear.htm
ta ai, da uma procurada por hot potz II, eh o nome do potenciometro

oak
Veterano
# jan/05
· votar


poco mais de 20 mangos, ateh que nao eh tao caro
http://www.musictechbrasil.com/pedais/wahwahreplacement/jim_dunlop_rep lacement.htm

GuitarHouse
Veterano
# jan/05
· votar


valeu!

b0fh
Veterano
# jan/05
· votar


oak
eh dolar esse preço, fio... vai sonhando q tu acha um hotpotz por 20 real... hauahuah.

oak
Veterano
# jan/05
· votar


b0fh

eita, entao eh bem caro mesmo :P

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


macaco veio

Eu acabei de adiquirir um wah wah Fat Boy I usado e ele já veio com este problema... até criei um tópico por causa disso.

Li aqui onde você sugere usar graxa marrom no potenciômetro, e como já estava phudido mesmo resolvi testar.

Bicho, o wah wah tá dando inveja em São Hendrix... ficou massa, bacana mesmo.... só quero ver agora quanto tempo vai aguentar (fiz isso hoje). E também tenho que regular o curso da cremalheira pro potenciômetro... mas isso é fichinha...

Valeu o toque aê! Deu certo!!!!

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


GuitarHouse

Bota graxa aê cara... resolve mesmo!!!!

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


palavra de macaco veio

GuitarHouse
Veterano
# jan/05
· votar


Posso limpar com wd-40????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/05
· votar


GuitarHouse
Não!!! WD-40 é oleoso e corrosivo!
macaco veio
Vc já viu a reedição que a Mallagoli está fazendo desse "clássico nacional dos anos 70"?
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Limpeza de potenciômetros.