teste caseiro de ruido de fonte

    Autor Mensagem
    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16


    gente,gostaria de compartilhar um jeito de testar ruido em fontes. ontem peguei 3 fontes, sendo uma hayonik para 4 pedais (modificada contra ruido) uma fonte da minha pedaleira, chaveada e uma fonte chaveada chinesa de 9 volts ( era de um roteador) dai queria me decidir qual usar para alimentar meus 8 pedais. para isso liguei uma de cada vez , alimentando o board e , e emquanto isso ligava o chuveiro de casa. a chinesa com o som limpo ja dava um bom ruido. a da minha pedaleira dava um pouco ,porem a hayonik nao deu NENHUM ruido. esse é um bom teste para se fazer antes de adquirir uma fonte

    Amago
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Boa dica

    Ramsay
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    thiagoahaeuro
    Isso não quer dizer nada!!
    A Hayonik por não ter regulador de tensão, deve ser só o trafo, 4 diodos, um resistor e um capacitor de filtragem, não sofre com a baita variação na voltagem da rede que é propiciada por um chuveiro elétrico.
    Já as fontes chaveadas sofrem muito com isso e por isso esse seu teste é furado e não pode ser levado em conta.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    nao, a haionik usa um regulador 7809

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    e as fontes chaveadas por conta da variacao de tensao geram ruido sim, é isso q estou questionando ,pois hoje as redes eletricas tem constante variacao de tensao, entao devemos pensar 2 vezes antes de adquirir uma chaveada e usar esse teste para ve-las em funcionamento em possiveis momentos de oscilacao de tensao na rede eletrica !

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    thiagoahaeuro

    Cara, tu caiu meio de paraquedas aqui, tens ideias legais, e uma imensa vontade de ajudar, mas pera lá né che... Ruído por queda de tensão é a coisa mais improvável de acontecer...

    Um LM7809 operar com até 35 VDC na entrada (todos para saída de 5 a 18V), precisaria ter uma queda de 24V na entrada, o que não é pouca coisa não!

    Os ruídos mais comuns são RF, indutivos (motores, principalmente trifásicos), harmônicos, ground loops (raramente na fonte), etc...

    O colega Ramsay e alguns outros, tem mais propriedade qu'eu para falar sobre. Meu entendimento é que...

    As chaveadas, são mais imunes e eficientes (90% contra 60% das lineares). E sensíveis a isso, pois elas mandam sempre uma tensão idêntica na saída, e alternam entre diversos valores de tensão DC, variando o clock, e largura de pulso ("digitais", e raras de se ver) que carrega um capacitor, que atua como "linearizador" da coisa... Para obter 9V, se poderia pulsar senoide de 25V conduzindo em meio ciclo (13V peak = 9,1Vrms) ou 18V em onda quadrada. Caindo a tensão precisa-se chavear com um clock maior, mas o sistema tem um limite (por ser P uma constante), e passado o limite...

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    amigo entendi o q disse sei disso ,sei q queda de tensao nao gera ruido ( po isso estabilizador nao retem ruido) mas no caso das chaveadas o ruido é gerada pelo chaveamento continuo para estabilizacao da tencao da saida da fonte. o ruido no caso da fonte chaveada vem por conta de nao existir um isolamento q seja 100% da rede eletrica. ja nas fontes lineares o transformador isola a rede eletrica inicial da final .

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    mas quando me referi a variacao de tensao me referi a EMI E RFI nao q vai ficar variando entre 220 e 180 volts ,mas sim as quedas rapidas de tensoes (no qual a fonte chaveia para manter a mesma tencao na saida) e as interferencias de motores, transformadores, resistencias e etc
    como por exeplo quando se liga um condicionador de ar e vc percebe q um estabilizador de pc chaveia rapidamente( barulho do relê) , voce percebe uma queda de tensao por um curto periodo de tempo:)

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    thiagoahaeuro
    no caso das chaveadas o ruido é gerada pelo chaveamento continuo para estabilizacao da tencao da saida da fonte

    E se o clock da fonte for superior a 20KHz como em notebooks? (pra guitarra acima de 5~6K já tem nada muito "útil" numa mix).

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    exatamente , a velocidade do chaveamento é o clock, no quan é determinada por um circuito integrado

    macaco veio
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    fica um teste muito generico e nao da comparar fontes com configuracoes muito diferentes. O Ismah disse que ruido por queda de tensao e' a coisa mais improvavel de acontecer. Como improvavel? Suponha que tenha uma fonte linear com 78xx, liga-se um chuveiro a tensao cai, cai a tensao no trafo, a tensao pode nao ficar alta suficiente para o 78xx ter o que cortar, nao estabiliza direito e ai tem ruido humm. A minha opiniao e' que eu escolheria uma chaveada so se eu souber que ela e' muito bem feita e com um esquema bom, do contrario eu prefiro uma linear mesmo que seja apenas uma razoavel.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    concordo com vc uma boa chaveada q tenha tbm um bom filtro de saida

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    macaco veio

    Que chuveiro é esse que derruba 15~20V?

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    termosistem 7800w

    macaco veio
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Que chuveiro é esse que derruba 15~20V?
    KKKK... ué mas pode acontecer, suponha que a fonte foi feita pra 120v (e é meio xing lingue) e esta ligada em 110 e ai se liga um chuveiro. kkkk

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Tá serto...

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    é mesmo pq fontes chaveadas boas funcionam bem até com 90 volts

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a teste caseiro de ruido de fonte