Ruído em um pedal caseiro

    Autor Mensagem
    Gabriel Hendrix
    Veterano
    # fev/05


    Acabei de montar o foXX tone machine mas ele está com um problema: ele distorce, mas esta dando varios estalos(pop's) quando toco. Alguém aí ja teve um problema parecido em algum pedal feito? ah e também, quando abro totalmente o volume, ironicamente ele nao sai som nenhum... :/ (o volume abaixo do maximo ele sai som, mas com o problema citado acima(pop's)).

    Qualquer informação , ótimo..

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    revise as trilhas da placa, vê se não tem nenhuma interrompida nem encostada uma na outra...
    revise as soldas, ligações, valor correto dos componentes, componente queimado, etc, etc.. que tem alguma coisa errada tem, é só descobrir o que é.

    Gabriel Hendrix
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Renato gomes
    Valeu cara, mas isto tudo eu ja fiz. Qunto a isto está tudo ok.

    Outra coisa curiosa. Quanto mais grave a nota, mais estalos. Ou seja, na sexta corda E, -> muitos pop's. Na primeira corda, 12a casa-> nenhum pop.
    Agora, quando ligo a chave da oitava, tudo fica ok.

    Link para o esquema:

    http://www.generalguitargadgets.com/diagrams/ftmsc.gif

    guitarRox_fpl
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Gabriel Hendrix

    quando abro totalmente o volume, ironicamente ele nao sai som nenhum
    ve se a solda do potenciometro ta ok, e se não for a solda troca o pot. pq ele pode ta com defeito...
    flw t+

    Gabriel Hendrix
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Renato gomes
    Na verdade realmente pode ser um componente queimado. No caso um transistor, pois os caps estao ok. E podem ser os diodos tb, mas tem alguma forma de saber se os diodos ou os trans. estao queimado sem retirá-los da placa?

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    sem retirar da placa não tem como.
    substitua-os por algum novo. esses transistores e diodos são baratos...
    isso pode ser transistor com problema...
    mas isso ta com mais cara de ser voltagem de bias dos transistores incorreta.
    volto a repetir: cheque os valores dos resistores e capacitores e veja se não tem algum com problema ou trilha em curto ou interrompida, solda encostando uma na outra, etc...

    abraço,
    Renato.

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    faça um teste... tire o D3 e o D4 da placa e veja se resolve o problema.
    se resolver, o problema é neles.

    faça tb o que o guitarRox_fpl falou... veja o potenciometro. pode estar com defeito.

    Gabriel Hendrix
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Renato gomes
    Verei isso sim. Aliás, vc poderia me dizer qual a funcao dos dois no circuito?

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Renato gomes
    · votar


    o D3 e o D4 servem pra clipar o sinal.
    eles pegam a onda do sinal de audio e "amassam" ela pra distorcer mais o som.
    se vc estiver usando diodos de silício, eles clipam em 0.6 volts. os de germanio clipam em 0.3 volts. isso significa que tudo que estiver acima de 0.3 volts eles vao abaixar pra 0.3 volts. isso faz a onda ficar "amassada" nos picos.
    eu prefiro os de germamio.
    não sei se vc entendeu... é dificil explicar isso sem um desenho hehehehe

    Gabriel Hendrix
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Renato gomes
    Tudo bem. Eu sei o que é clipar. Foi bom saber pois eu achava que eram os D1 e D2 que clipavam. Eu vou trocar o Q1 e o Q2 e ver como fica.
    Valeu.

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    o D1 e D2 servem pra garantir que o sinal do octave vá somente para a saída do circuito e não volte pro início.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruído em um pedal caseiro