Como soar como o Queens of the stone age (resposta definitiva)

    Autor Mensagem
    eternansiedade
    Membro Novato
    # set/15




    Achei esse canal em minhas andanças youtúbicas e foi o timbre mais próximo que já ouvi do QOTSA. Obviamente são bons equipos, há processamento e etc. Mas o que achei a grande chave aí foi o preamp que sempre é subestimado. O que mais gostei é que aponta um caminho que pode ser adaptado com o que se tem em mãos.
    Também tem um vídeo do Jack White que ficou igualmente bom. Tem um do Tame Impala também, mas conheço pouco a banda.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Isso é mito!

    eternansiedade
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Ismah
    Isso é mito!


    Mito é uma palavra polivalente.

    JulianoJ
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    A afinação mais grave também ajuda. O som fica mais "gordo"

    krz4fx
    Veterano
    # set/15 · Editado por: krz4fx
    · votar


    eternansiedade

    Muito bons os timbres do Josh que ele conseguiu!!! Para os sons de octafuzz do QOTSA, um bom (Univox) Superfuzz é a pedida!!!

    eternansiedade
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    krz4fx
    Muito bons os timbres do Josh que ele conseguiu!!! Para os sons de octafuzz do QOTSA, um bom (Univox) Superfuzz é a pedida!!!

    Com certeza. Também o Fulltone Ultimate Octave funciona bem. O problema é que esses dois pedais são difíceis, se não impossíveis, de achar. Fora que quando se acha são preços exorbitantes.
    Eu tinha um clone do Octavia que conseguia dar um jeitinho de chegar a algo próximo.
    Hoje estou com um Muff e um drive da Mojo Hand, que com um preamp legal consigo fazer algumas coisas próximas também. Na verdade, o que gostei muito no vídeo foi o uso do preamp simulando os ampegs.
    O que sempre me intrigou no som do qotsa é que o Josh Homme sempre fala em entrevistas que só usava os captadores do braço e normalmente os sons que mais se aproximam do timbre dele são com captadores da ponte.

    FBlues_rock
    Veterano
    # set/15
    · votar


    eternansiedade
    Bom tópico, tenho curtido bastante a banda e veio a calhar... :)

    Engraçado ele usar um simulador de amp em outro amp e não usar o pedal "original" que caracterizou a pegada da guitarra dele.

    Mas o mais interessante é que ficou realmente muito parecido. Ponto para o fato que não precisa usar o mesmo equip para ter som muito similar.

    Sobre o Univox Superfuzz, tem o MJM China Fuzz e o BYOC Leeds, que acha relativamente fácil e não é caro (mas tem que montar! hehe). No meu caso tenho o Foxrox Octron + uns fuzzes para montar um bom fuzz oitavado, mas curto mesmo o Bearfoot Candy Apple para timbres na linha do QOTSA.

    Também já vi um demo do Black Arts LSTR que gostei tanto do timbre em si quanto na música original, ainda que não seja o mesmo. Ou seja, pode não compor ou tocar igual à banda, mas pode até mexer um pouco no set e ficar com timbre que agrada ainda mais seus ouvidos.

    PS: o cara do vídeo tem gosto parecidíssimo com o meu: usa o mesmo amp que eu tenho (Tone King Imperial), uma semiacústica "flat" assim como eu, também usei um Klone até pouco tempo atrás (o Rockett Blue Note o tirou da board), e ele usa pedal da VFE, marca que está entre as que mais gosto de pedais (meu Delay é o Blueprint da marca e vou pegar o Tractor Beam assim que o dólar baixar).

    PPS: segue a demo do LSTR e do Bearfoot Candy Apple citados, se interessar:





    eternansiedade
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    FBlues_rock

    Na verdade eu acho que esse uso é pelo que ele tinha em mãos, ou seja o próprio equipo. Gosto disso. Pelo que acompanho do canal do cara, ele tá começando a crescer agora e talvez esteja recebendo patrocínio há pouco. Ele sempre usa o mesmo amp e as mesmas três guitarras.
    Eu vi umas demos do Tone King Imperial MKII e achei animal. Os graves são absurdos. Brincando com o mid bite parece que dá pra tirar um som de fuzz só dele mesmo.
    Testei esses dias o preamp que simula ampeg. Dali sai 50% do som. Engraçado que só curto semi-acústica e fuzz nas mãos dos outros, nas minhas não funcionam. Deve ser a pegada.

    eternansiedade
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Em tempos de crise pegar esse BYOC Leeds por U$100, mais fretes e mais impostos tá longe de ser uma opção viável. Ao menos pra mim. Acho que consegue algum handmade aqui bem mais em conta e com qualidade semelhante. Fora que sou péssimo com solda, sempre fica um estanho do tamanho de uma bolinha de gude.

    FBlues_rock
    Veterano
    # out/15 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    eternansiedade
    Gosto um pouco mais do falante do primeiro Tone King Imperial (o que tenho), entretanto o atenuador embutido do MKII faz ele valer mais a pena, com certeza.

    Sobre o canal, não sei a quanto tempo existe, mas já gostei do trabalho.

    O som não é nem 10% do simulador de Ampeg, acredite. Se funcionou bem como drive para QOTSA, com outros tantos pedais de OD/Distortion conseguiria timbre similar também. O set todo do cara é bom, isso faz muita diferença.

    Quanto a não gostar de fuzz na sua mão, lembro que é muito importante mexer nos knobs da guitarra, interagem muito com fuzz. Outra coisa importante também é qual pedais usou (o FZ da Boss é de desanimar qualquer novato em fuzz, por ex... hehe). Se pegar um bom fuzz, como os Tone Bender e Muffs, acho difícil não gostar...

    O Leeds custa 75, com cupons de desconto, 65. Fora que o valor de imposto costuma ser atribuído, e não vejo tributarem alto um equip todo desmontado... rs
    Ainda assim, acho mais negócio pegar um pedal que faça bem a função de Superfuzz e mais coisas além disso (ou seja, que sirva para tocar outras coisas também) se for o primeiro fuzz no seu set.

    eternansiedade
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: eternansiedade
    · votar


    FBlues_rock

    Não, o que disse é que fuzz não soa legal comigo usando semi-acústica. Em guitarras de corpo sólido me dou bem com eles. Tenho um Muff com mods atualmente, mas já tive um Devi Ever Rocket, um EQD Hoof, um clone do Octavia americano e alguns outros chineses. Definitivamente fuzz é meu timbre saturado, mas minha semi-acústica não se dá bem com eles. Pelo menos aos meus ouvidos. É uma Danelectro Convertible que só tem um lipstick. O timbre até fica bacana, mas sou muito chatos com chiados e microfonia e uma guitarra acústica (porque ela não pode nem ser chamada de semi) com single-coil traz muitos deles.

    E com certeza o set é muito bom, mas esse pedal é demais. Aliás, todos ali são.

    Achei demais esse atenuador dos Tone King por serem um pot como controle de volume e não uma chave seletora como em outros amps. Uso um amp de 5W que tem atenuação para 1W e 0.1W. Tem vezes que quero, digamos, 3W e fica aquele impasse: no 5 fica muito alto para tocar no meu apartamento, mas o 1 satura demais.

    FBlues_rock
    Veterano
    # out/15
    · votar


    eternansiedade
    Tem o atenuador avulso, o Ironman Atennuator, da Tone King. Ouvi dizer que é excepcional. O problema é o preço... rs

    Eu mesmo tinha comprado um atenuador bom (Rivera Rockcrusher), mas vendi mês passado, pois acabo tirando meu timbre do amp quase clean + pedais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como soar como o Queens of the stone age (resposta definitiva)