Fonte Definitiva p/ Pedais.

    Autor Mensagem
    SoRRoW
    Veterano
    # nov/07


    Descobri uma fonte excelente para pedais, fonte de POS, isso mesmo, POS, são esses terminais de transação de debito e credito encontrados em estabelecimentos comerciais.

    A fonte é chaveada, entrada de tensão automática de 100 a 240, e tem saída de 9v por 2A nominal e 4A de pico. O único problema é esse, dos 9v, pois alguns pedais, mais especificamente os da BOSS tem um diodo logo na entrada que "come" 0,6v, mas nada que um ferro de solda não resolva. :-)

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    caracas!!!

    acabei de pegar uma fonte aqui e de fato tem essas específicações...

    ligarei hoje mesmo na MASTERCARD dizendo que a fonte do meu pos queimou, pedindo uma outra... vamos ver o que eles falam..

    SoRRoW
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Apenas lembre-se que você precisará inverter a polaridade, pois nestes equipamentos o positivo esta dentro do pino.

    B.Frusciante
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    SoRRoW
    Sobre o que você falou que come 0,6v, isso é verdade?
    Então, uma fonte com 9,6 volts seria mais ideal que uma de 9v?

    SoRRoW
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Sobre o que você falou que come 0,6v, isso é verdade?
    Então, uma fonte com 9,6 volts seria mais ideal que uma de 9v?


    De fato, a fonte deveria ter uma tensão de pelo menos 0,6v a mais. Isso se dá a um diodo que protege contra inversão de fase, alguém me corrija se eu estiver errado.

    É valido lembrar também, que se você tem a intenção de medir qual a voltagem esta sendo entregue no pedal, faça isso com o pedal ligado, pois em algumas fontes, a tensão cai um pouco no momento em que é aplicada carga.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    não tenho como testar agora, mas é estabilizado?

    ogaitnas
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    /me contente com minha fonte da hayonic p/ vários pedais hehe

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    POS = Point Of Sale = Ponto de Venda = PDV

    Na verdade, acredito que quando a Boss especifica que ele requer 9V, e o PSA-120 tem 9V de tensão nominal na saída, não creio que exista necessidade de ser mais que isto. Corrijam-me se estiver errado, mas estes 0,6V podem ser desprezados.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    depende do pedal... acredito que nos BOSS sim, mas em um pedal mais sensível a essas alterações, tipo um fuzz ou um delay analógico ou wah, acredito que faça diferença

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    De qqr forma, a dica do SoRRoW é muito boa. E tem vários outros "apetrechos" por aí que dão 9V com mais de 1A na saída. É possível até fazer uma fonte de 9V a partir de uma fonte de computador, usando um LM317 ou similar.

    A diferença é que fonte de computador pode chegar a 30A, dependendo de qual "rail" se usa.

    Exemplo prático:

    Usando uma fonte de PC, aplica-se uma carga nela, com um resitor de 10ohm, 10W, e deixa esta carga ligada permanentemente.

    Aí, usando -3.3V +12V (total no neutro = 15.3V), dá pra alimentar um circuitozinho baseado em um LM317 que dá 9V regulados na saída. Um circuito destes é bem simples e fácil de se construir.

    Obviamente uma fonte destas é muito mais "parruda" do que uma fonte de pedal que estamos acostumados, e muito mais estável.

    SoRRoW
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    não tenho como testar agora, mas é estabilizado?

    Sim, totalmente, imagine que POS são equipamentos que contem processadores,o que eu trabalho, possui 2 arm, inclusive sistemas contra abertura da maquina, e tambem anomalias na alimentação afetam o sistema de segurança da maquina.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    certo...

    vou testar depois fazer review, tá dito?

    SoRRoW
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Manda bala no review.

    SoRRoW
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    vou testar depois fazer review, tá dito?

    Testou a fonte?

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    SoRRoW

    Cara, ainda não... Liguei na redecard pedindo outra, pois não posso deixar a loja sem fonte... Acho que pego a fonte amanhã... O que eu vi é que a fonte é leve pacas...

    SoRRoW
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    O que eu vi é que a fonte é leve pacas...

    Chaveada, por isso é leve.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Man, fonte já está em minhas mãos... Logo logo testo!

    BaNdAiD
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Igor Fediczko

    daqui a pouco vc vai estar pedindo uma por semana, e vendendo aki no forum!! heuheuheuheue

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    daqui a pouco vc vai estar pedindo uma por semana, e vendendo aki no forum!! heuheuheuheue

    é sabido que a economia "informal" movimenta o pib do brasil.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    por enquanto não testei com pedais, mas passei multimetro e deu 8.9v em várias tomadas... 110, 220, 230, 127, com estabilizador e sem, deu sempre 8.9v

    Não sei como se comporta com pedais puxando um pouco, mas gostei de ligar no "foda-se" e ele sempre dar 8.9v.

    ou seja... "essa tomada é 110 ou 220v?" - resposta: "foda-se".

    medi uma bateria minha aqui, deu 8.74v.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fonte Definitiva p/ Pedais.