qual a importância do pedal de delay em solos rápidos?

Autor Mensagem
veneri
Veterano
# jun/15


li algumas explicações aqui no fórum, mas ainda não ficou muito claro pra mim.
quero um som mais encorpado na hora dos solos, que estão soando meio secos demais.
não sei se compro um delay ou um tube screamer para empurrar mais o som.
Uso um cry baby gcb95 -> boss ds-1 -> boss ce-5 -> gianinni hot boost
usando o chorus eu consigo uma ambiência a mais no solo, mas ainda acho q falta algo

Rachmaninoff
Veterano
# jun/15
· votar


Não posso dizer que o delay é uma unanimidade, mas a maioria esmagadora dos guitarristas usa delay na hora do solo. Grosso modo, o delay preenche os espaços entre uma nota e outra, criando uma camada sonora inferior à melodia do seu solo, "borrando" o fundo para que a mixagem fique menos vazia.

Um booster só serve para empurrar o sinal da guitarra no preamp resultando em mais ganho, não vai lhe ajudar neste caso. Você está sentindo falta de um delay. Uma outra coisa é você ajustar o delay: um delay mal ajustado pode bagunçar seu som.

Eu não gosto de usar chorus com distorção (nem solo nem base), ao vivo fica sujo demais, ninguém consegue entender o que você está tocando.

veneri
Veterano
# jun/15
· votar


essa de preenchimento do som entre-notas esclarece um pouco mais as coisas, obrigado :)
sabe se fosso comprar o landscape echo delay sem medo??

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


qual a importância do pedal de delay em solos rápidos?

Embolar o solo.

Só há espaço, em solos que exista pausas. Geralmente se usa para aumentar o decay da nota.

Algumas vezes a soma das repetições forma acordes. Sweet child o'mine por exemplo.

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


Galera, confesso, eu nao consigo usar delay, sempre acabo exagerando um pouquinho

SpectrosGuitarman
Veterano
# jun/15
· votar


Não posso dizer que o delay é uma unanimidade, mas a maioria esmagadora dos guitarristas usa delay na hora do solo. Grosso modo, o delay preenche os espaços entre uma nota e outra, criando uma camada sonora inferior à melodia do seu solo, "borrando" o fundo para que a mixagem fique menos vazia.
[2]

falou tudo =]

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


veneri

Considero um bom delay como indispensável no meu som. Claro que não se aplica em todas situações, mas bem regulado - time, feedback e level - soma e muito, sem embolar.

Já o chorus, também não costumo usar com drive, mas tem que use.

Abç ! ! !

SpectrosGuitarman
Veterano
# jun/15
· votar


BrunoRodrigues
Já o chorus, também não costumo usar com drive, mas tem quem use.
Tipo o Zakk Wylde, Randy Roads e mais uma galera ai.
Eu particularmente não curto não, acho que o som fica estranho, mas como timbre é que nem butico... Rs

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


SpectrosGuitarman
"Tipo o Zakk Wylde, Randy Roads e mais uma galera ai. Eu particularmente não curto não, acho que o som fica estranho, mas como timbre é que nem butico... Rs"

Exatamente. O mesmo ocorre com o phaser. Não uso com drive, mas há vários clássicos com o efeito em bases e solos.

Geralmente o que funciona com um guitarrista - aspecto humano mesmo - pode não ficar bom para outro. Eu formei minha identidade de timbre há vários anos e não tenho variado muito. Contudo, respeito que faz "bom uso".

Abç ! ! !

Lelo Mig
Membro
# jun/15
· votar


veneri

Só tome o cuidado para o Delay não virar uma muleta para suas deficiências, ou apenas um artefato de truque para impressionar os incautos. Isso ocorre com muitos guitarristas e com muita frequência em nosso meio.

Um Delay e qualquer pedal de efeito, deve ser pensado como efeito, para se utilizar e aproveitar os seus recursos à favor da música e não como remédio salvador.

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


Lelo Mig
"aproveitar os seus recursos à favor da música e não como remédio salvador"

A exemplo daquele colega que acha que vai virar um guitar hero ao comprar um amp com reverb.

Abç ! ! !

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


BrunoRodrigues
o phaser. Não uso com drive, mas há vários clássicos com o efeito em bases e solos.

Com drive o mais comum é Flanger '-'

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah
"Com drive o mais comum é Flanger"

Quando eu usava multi-efeito usava os três - chorus, phaser e flanger - em partes específicas (com drive). Quando passei pra 100% analógico simplifiquei e o flanger nunca "entrou na lista". Mas não deixa de ter o seu valor.

Abç ! ! !

boblau
Veterano
# jun/15
· votar


veneri

um efeito que fica muito bom em solos é uma "dobra" com um delay. Uma pequena "repetição" da nota, bem curta e só uma. Este efeito costuma preencher um vazio, aumentar o drive, e ambientar o solo.

Um reverb pode fazer o resto.

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


Rachmaninoff
veneri

Veja o meu video do Ao seu lado que postei hoje atarde no forum, tem delay, e no climax do solo eu almento o delay e ligo o chorus bem fraquinho no solo, vejam detalhadamente na discrição :)

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Bom vamos com mais tempo agora...

Delay/reverb no som como ambiência

Onde isso acontece? Quando o pedal fica todo o tempo acionado.

Se sua banda toca no osso do peito, o som saindo de cada amp, ou mesmo microfonado, depende do equipamento da casa, e/ou mesa analógica sem periféricos, é muito bom ter essa ambiência.

Se a banda já estiver mais evoluída e tiver um investimento maior, com uma mesa digital seria dispensável.

Delay/reverb como parte do timbre

Onde isso acontece? Por exemplo no reggae, é comum o efeito de "delay em caverna", onde vc toca uma vez e o sinal "ecoa". Ou no shimmer reverb, ou ainda no delay em alguns trechos, como no solo de Sweet Child O'mine que já mencionei acima.

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


Mas que fique claro - principalmente aos iniciantes - que Delay e Reverb não são a mesma coisa com nomes diferentes. Cada um tem sua função, prós e contras.

Claro que cada caso tem sua particularidade, gosto pessoal, etc.

Abç ! ! !

veneri
Veterano
# jun/15
· votar


mas entao se eu quiser um solo mais encorpado nas partes rapidas é melhor um tube screamer???

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


veneri

Não tem nenhuma relação. TS é um pedal de drive, enquanto delay e reverb são de ambiência.

veneri
Veterano
# jun/15
· votar


Não tem nenhuma relação. TS é um pedal de drive, enquanto delay e reverb são de ambiência.

sim, eu sei, mas será que nao preciso de um TS pra empurra meu solo?

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


veneri
"será que nao preciso de um TS pra empurra meu solo"

Isso depende de quanto drive vc está utilizando na base e/ou o timbre pretendido.

Abç ! ! !

veneri
Veterano
# jun/15
· votar


Isso depende de quanto drive vc está utilizando na base e/ou o timbre pretendido.

quero o ganho com definição do kiko loureiro ou randy rhoads por exemplo

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Olha, agora vou te falar como roadie, quase guitar tech:

Vc tem que ver além dos pedais. Não adianta vc ter uma telecaster com captação vintage e buscar o som do CD lançado semana passada, gravado todo com simuladores.

Ou seja, entre em pauta todo seu rig, não só o pedal. O timbre desses caras é construído partindo da guitarra e suas propriedades.

Se vc precisa de um TS? Depende de todo o resto e de onde vc quer chegar.

Iversonfr
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah
Se vc precisa de um TS? Depende de todo o resto e de onde vc quer chegar.

Com certeza.

veneri
quero o ganho com definição do kiko loureiro ou randy rhoads por exemplo

Ganho com definição vem de válvula de power distorcendo, não de pré. Já não seria o caso provavelmente de um Mesa, mas sim de um Marshall no talo, som esse do Randy Rhoads por exemplo. A melhor maneira que temos hoje de chegar num som próximo sem derrubar as paredes, é com amplis valvulados pequenos e talvez um pedal empurrando, porém nunca será a mesma coisa. Você conseguirá a distorção com definição porém sem o mesmo punch e graves. Você está vendo muitos pedais e não falou o mais importante, que é o ampli que você tem. Não adianta querer o timbre do RR e enfileirar um monte de pedal bom se o conjunto total dos equips não está adequado.

veneri
Veterano
# jun/15
· votar


Você está vendo muitos pedais e não falou o mais importante, que é o ampli que você tem.
tenho um staner gt-100, ampli bem pesado, mas não é valvulado

brunolegionario
Veterano
# jun/15
· votar


Amigos boa noite, um help aqui.


tenho um delay vox joe satriani time machine, peguei na semana passada.
´
hoje que tive como fuçar de vez.

surgiu uma duvida que não consegui resolver....

quando eu toco a corda ela nao sai o som no amplificador. o som que sai é apenas do sinal do delay.

exemplo: toquei a corda agora... não sai o som "original"... dai a 1 segundo sai no amplificador o som do delay.

onde que to errando?
era pra sair ambos os sons, tanto o som original em tempo real quanto o do delay certo?

ja liguei direto ... guitarra >> pedal >> amp continua a mesma coisa.

ja liguei em linha com o resto dos pedais... ja liguei o pedal apenas no Loop de efeitos... e nada... so sai o som atrasado...

alguem?

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


brunolegionario

Ja tentou as 2 saidas dele? Uma é out, a outra é Dry, tentou ligar nas duas e variar as configurações com elas?
Isso é porque esta saindo apenas o efeito, que na verdade deveria estar mesclado com o sinal original da guitarra

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


veneri

É um amp linear, vai te servir muito tempo com o uso que faz. Sinceramente acho que teu caso não é pra um TS. Talvez um Box of rock te sirva melhor.

Lelo Mig
Membro
# jun/15
· votar


brunolegionario

Cara, nunca usei este pedal, e talvez te fale o óbvio (desculpe se for o caso), mas você aparentemente não destrinchou, ainda, a caixinha por partes, como faria Jack o Estripador.

- O botão Level, aumenta o volume do efeito em relação ao sinal original, quanto mais alto, maior o som processado em relação ao original. Alguns Delays, não sei se é o caso deste, com o Level no talo ou perto dele, o sinal original some e somente o som processado (delay no caso) aparece. Isso não é um defeito e sim um recurso do pedal.

O resto, apenas para complementar a resposta:

- D Range - Seleciona/Altera a faixa de atraso em milisegundos (de 125 à 5800).
- Time - A quantidade de atrasos (pulsos de repetição).
- Feedback - O número de repetições.
- E a chavinha Hi-Fi/Lo-Fi, uma espécie de "equalizador" que intensifica o efeito destacando os graves ou agudos.


É um pedal muito bem cotado entre os Delays.

brunolegionario
Veterano
# jun/15
· votar


Alex guitar man

Já sim velho. Se eu colocar somente na saída Dry o efeito aparece. Só aparece na saída out.

Lelo MiG

Então, eu havia pensado q poderia ser essa parada do level, mas de fato.não é. Já fucei tudo quanto é jeito, já deixei igual a videos do YouTube mas o som não sai mesclado. Só ta saindo o som do efeito. Quando desligou o pedal o som original naturalmente soa blz.

As funções dele são ótimas, o TAP tempo responde bem, o pedal em si foi o melhor delay que já tive e usei até agora (até pq foi o mais caro) ... Mas esse pequeno problema não consegui resolver.

Se.tiver alguma outra ideia....valeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a qual a importância do pedal de delay em solos rápidos?