::: Novo Projeto - Pedalboard DIY :::

Autor Mensagem
strinbergshredder
Veterano
# abr/15


E aí galerinha, tudo bem?

Depois de ver os preços de uns pedalboards por aí, somando com a minha vontade de me empenhar em algum projeto DIY pra passar o tempo, e por ultimo depois de ler ESTE TÓPICO, me veio uma vontade danada de começar a construir o meu próprio pedalboard. Minha intenção não é fazer algo muito grandioso nem gastar muita grana no projeto, dessa forma dei uma analisada em vários sites e relatos internet afora, e principalmente do nosso amigo Faca na Caveira, dono do tópico que eu linkei logo acima.

Minha intenção é deixar parecido com ALGO ASSIM, sendo que o meu só não vai ter aquela entrada AC já acoplada; será só a superfície em madeira mesmo.

Mais precisamente, as medidas do meu pedalboard serão de 60 cm de comprimento x 30 cm de largura x 7~10 cm de altura, com sua respectiva inclinação.

Para quem também se sentir curioso, fiz um esboço dele com um autocad online (VEJA AQUI EM 3D).

Minha idéia de construção envolve três peças de madeira para a superfície dele, conforme o projetinho cad, com um espaço entre as peças para passagem dos cabos por baixo. Na parte de cima, terá o velcro mesmo, como a maioria dos pedalboards.

Uma pergunta: Alguém tem alguma dica de tipo de madeira que eu poderia utilizar nesse projeto? Tem uma madeireira proxima a minha casa em que consigo numa boa vários tipos.

Pretendo comprar as madeiras nesse final de semana, e se eu conseguir, já começo o mais rápido possível a construção... À medida que o projeto for se desenrolando, vou atualizando aqui com as etapas e fotos do processo!

Um abraço a todos!

thmenezes_RJ
Veterano
# abr/15 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


strinbergshredder
Não entendo nada de madeiras, então alerto que posso estar dizendo uma grande idiotice. Lá vai: já vi muitos pedalboards sendo vendidos que foram feitos em compensado naval, que também ouvi ser uma madeira bem resistente.

A propósito, quanto está pensando em gastar no total? Já tem uma estimativa.

strinbergshredder
Veterano
# abr/15
· votar


thmenezes_RJ
Obrigado pela resposta cara!!

Ralmente, já ouvi sim falar no compensado naval, mas aqui por perto nunca vi a venda, e sem contar que devo precisar, pelos meus cálculos, de 1,80m para as três partes da superfície, e para as laterais eu acredito que um quadrado de 50x50 ou 60x60 seria suficiente...

Não estipulei orçamento não, pois quero fazer algo de qualidade também, pra durar... mas se eu gastar até uns 100 ou 120 reais, pra mim tá de bom tamanho..rsrs

Abraços!

f14gomes
Membro
# abr/15
· votar


strinbergshredder

Vi no face um que foi feito em "cedrinho vermelho".( restos de instalação de um forro na casa de alguém). Quem fez disse que essa madeira é bem leve mas que ficou muito firme. Mas também não entendo nada de marcenaria.

Se eu fosse fazer um pensaria em colocar os apoios para os pedais como se fossem degraus em vez dessa forma inclinada.

strinbergshredder
Veterano
# abr/15
· votar


f14gomes
Show de bola cara! Já me ajuda bastante com o nome da madeira... vou dar uma pesquisada!

Eu acabei optando por essa forma inclinada mesmo, porque pra mim fica melhor... mas de qualquer forma, obrigado pela opinião cara!

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar


Marcando... DIY é comigo mesmo! kkkkkk

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Cara cedro rosa (o popular cedrinho), pinus/pinote (não recomendo, tem tendência a expelir resina, mesmo anos depois), louro, ipê... sempre, mas sempre seco! Também vale algumas madeiras para forro, não custa passar numa loja de materiais de construção. Se quiser um desafio, faça como eu e use um fundo de carvalho - no meu caso é um case - ...

strinbergshredder
Veterano
# abr/15
· votar


JJJ
Hahaha, show de bola! Hoje já comprei as madeiras! E vo tocando o projeto! =P

Ismah
Então cara, uma pena eu ter visto seu comentário já atrasado..kkkk Fui no Cedrinho msm..

strinbergshredder
Veterano
# abr/15
· votar


::: Atualizando :::

Passei hoje na madeireira, falei com o pessoal de lá sobre o projeto, o objetivo final e etc, e entre as opções que eles tinham disponíveis, acabei ficando com o Cedrinho (também conhecido como Cedro-Rosa).

Por ser uma madeira relativamente leve, mas no entanto sólida, e por ter me parecido com uma resistência interessante pro que eu preciso, foi ela mesma que eu comprei.

Passei as medidas das peças pra atendente, e eles já me entregaram cortadinho nos tamanhos certos. Ficaram 3 peças de 60 x 30 x 2 cm, que vão formar a superfície onde os pedais ficarão; 2 peças de 30 x 7 que eu vou usar pra fazer a lateral inclinada, e por ultimo uma peça de 60 x 5 que foi aconselhada pela atendente pra fazer o apoio na parte traseira e evitar que as duas laterais se movam.

No final das contas, pro orçamento final, as madeiras me custaram apenas R$29.

Em breve mais atualizações! =P

Abraços!

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Vou postar a foto do meu case até o meio da semana...

strinbergshredder
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
Show de bola cara!! Posta sim!

Fernando de almeida
Veterano
# abr/15
· votar


marcando ...

strinbergshredder
Veterano
# abr/15
· votar


Fernando de almeida
Show de bola Fernando! Fica ligado que eu pretendo trazer atualizações em breve!

Abraços!

Buja
Veterano
# abr/15
· votar


strinbergshredder
Opa DIY é das coisas que eu mais gosto velhao. Senta a marreta nessa ai hein...curti a ideia. Isso me lembra do pedalboard que eu fiz acoplado dentro de uma mala de viagem, kkk, ficou maior style e muito pratico.
To doido pra ver seu projeto mano. Faça de uma forma de seja facil de transportar tambem velhao. É muito bom.

Buja
Veterano
# abr/15 · Editado por: Buja
· votar


#duplo

Aproveitando que o post foi mesmo, depois te dou uma chamada la pra gente trocar uma ideia do projeto!!!

strinbergshredder
Veterano
# abr/15
· votar


Buja
hahaha, que legal q tu passou por aqui velhão!

To empolgadaço nesse projetinho! hehe

Depois te dou uma ligada! Qualquer coisa ainda tô com aquele msm numero da Tim! =P

Abraços velhão!

LeandroP
Moderador
# abr/15
· votar


strinbergshredder

Você pode utilizar madeiras como cumarú, curupixá, ipê. São madeiras resistentes. Por outro lado, são pesadas e pode tornar o seu projeto inviável, dependendo da forma como irá transportá-lo.

Faça uma pesquisa com materiais sintéticos, como plástico. Pode parecer fraco, mas dependendo do perfil do plástico você consegue a resistência necessária com um peso mínimo.

Se encontrar algum material fácil de cortar em casa, com um perfil enrijecido, tipo um perfil "U" por exemplo, fica fácil de trabalhar, fica firme e leve. A montagem pode ser feita através de rebites ou parafuso e porca.

LeandroP
Moderador
# abr/15
· votar


Por exemplo, trilho de box de banheiro, que é feito em alumínio. Tem seu perfil enrijecido, face plana, e de fácil usinagem, corte, dobra, etc. Dando umas voltas por aí dá pra encontrar em ferro velho.

strinbergshredder
Veterano
# abr/15
· votar


LeandroP
Valeu pelas dicas Leandro! Num primeiro momento, tô mais purista...rs, mas nada impede de depois dar um acabamento mais elaborado!

Tuas dicas tão anotadas aqui!

Abraços!

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Vou ficar devendo a foto por hora. Meu celular ficou dentro da Doblô da banda rsrs

strinbergshredder
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
kkkk.. sem problemas cara! Quando vc resgatar ele aí vc manda =P

strinbergshredder
Veterano
# abr/15 · Editado por: strinbergshredder
· votar


::: Atualização :::

E aí pessoal! Aproveitei o feriado aqui no RJ e parti pra dentro do pedalboard hoje...

Acabou que não relatei aqui... na segunda feira (dia 20), havia batido um papo com meu pai sobre algumas ideias que tava tendo pro pedalboard e tal, e quando cheguei do trabalho as madeiras já estavam todas pintadas..haha

Pintamos com uma tinta que já tinhamos aqui em casa, um esmalte sintético da Coral na cor grafite, e como já tinha dado uma boa lixada na madeira, ficou muito legal na minha opinião!

Enquanto isso, já fui fazendo minhas rondas no mercado livre, e comprei já o velcro por lá mesmo. Acredito que deva chegar hoje, sexta feira. o Velcro eh de 10 cm de largura, mas não é auto adesivo.... Acabei comprando também no Solda Fria pezinhos de borracha pra colocar tambem e dar um acabamento legal.

Na terça feira, a tinta já estava seca, fui no material de construção, comprei uma cola de sapateiro para o velcro e parafusos. De resto já tinha aqui em casa furadeira, broca, e etc, só faltou mesmo um pouco mais de tempo...rsrs

Hoje comecei a fazer a montagem de tudo. Furamos, colocamos os parafusinhos e tal, e o resultado tá aqui:

::: FOTO 1 :::

::: FOTO 2 :::

::: FOTO 3 :::

Confesso que fiquei extremamente satisfeito até agora! A estrutura tá com um peso legal, bem sólida e robusta, e ao meu gosto tá muito bonito! hehe =D

Assim que chegar o velcro, pezinhos e etc, trago mais atualizações!

Abraços!!

Iversonfr
Veterano
# abr/15
· votar


strinbergshredder

DIY nível profissional hein, está ficando muito bacana mesmo, parabéns!

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


strinbergshredder

Acho que vou acabar fazendo o meu assim também. Mas ia dar ainda mais peso (!!!) kkk

strinbergshredder
Veterano
# abr/15
· votar


Iversonfr
Muito obrigado cara!! É muito prazeroso a gnt mesmo meter a mão na massa pra fazer, ver sair um resultado legal, e ainda ser elogiado!! Valeu!! =D

strinbergshredder
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
hehehehe... bom cara, esse meu não ficou tão pesado não, pelo contrário!

Experimenta sim! (y)

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


No meu caso o case já é a base, ele já é pesado, com essa armação pra esconder os cabos o peso aumenta ainda mais kkkk

strinbergshredder
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
É... com case a parada fica bem mais pesada mesmo.... mas pelo menos proteção vc vai ter, e organização também! A parada é pensar pelo lado bom..haha

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


O lado bom: ele só sai de casa em emergências kkkk

strinbergshredder
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
hahahahahah!

ps: ainda ta devendo a foto! =P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ::: Novo Projeto - Pedalboard DIY :::